O dia em que meu prédio na Holanda pegou fogo

Está rolando a Eurocopa 2008. A Eurocopa é o campeonato europeu de seleções de futebol, que ocorre a cada 4 anos e é bem popular por aqui. O país está todo de laranja, a cidade para na hora do jogo e segunda agora foi a estréia da seleção holandesa (Oranje, fala-se "oraniê") contra os atuais campeões do mundo, a Itália. A Holanda, como eu disse, se vestiu com a cor nacional e parou, nós com os holandeses, pra ver os italianos levarem um toco de 3 a 0. Sorry, Italië, mas não deu procês. Mais humildade de uma próxima ocasião.

Enfim, o post terminaria por aqui e teria outro título, se a vitória da Holanda na estréia não tivesse desencadeado uma série de eventos que, apesar de assustadores, não machucou ninguém e nos rendeu uma caixa de bombons artesanais muito gostosos.

Para comemorar a vitória da Oranje, nossos vizinhos de prédio, do terceiro e último andar, resolveram subir para o telhado, ao qual somente o apê deles tem acesso, pra fazer um churras ao ar livre na gloriosa noite. Agora, não há uma churrasqueira no telhado, eles levaram uma portátil pequenina, muito popular por aqui.

Aparentemente eles se empolgaram e foram, hã, "dormir" sem apagar direito o fogo. Depois eles efetivamente caíram no sono, seguros de que estava tudo bem. Não estava.

Ignorantes dessa série de eventos, dormíamos nós a sono solto ao lado de nossas camisas da seleção holandesa quando umas 3 e meia da madruga somos acordados pelo uivo longo e constante da campainha. Pulamos da cama, tontos e sem saber o que estava rolando. Ouvíamos pessoas esmurrando a porta do prédio - que não tem porteiro. Há uma porta comum levando pra escadas que dão acesso aos 3 apês. Na porta da rua tem uma campainha que toca no interfone de cada apê. Estamos no primeiro andar. E nem fodendo que iríamos abrir a porta da rua as 3 e meia da manhã sem saber o que caralhos está rolando direito.

A campainha continuava uivando e pessoas faziam uma confusão na porta da rua. Correndo, me esgueiro pra ver pela janela quem era, mas não consigo. Ouvimos a porta da frente ser arrombada e pessoas subindo as escadas correndo. Agora, sendo paulistas, não nos cruzou a mente que poderiam ser pessoas querendo nos ajudar. Se alguém invade seu prédio de madruga é pra te atacar... certo?

Começam a esmurrar a porta do apê. Apavorados, a Carla sai correndo pra pegar o celular e ligar pra polícia, estamos sendo invadidos! Quando chego na cozinha vejo pela janela, ainda sem óculos e todo tonto, luzes e pessoas uniformizadas correndo. Eu falo:

- Meu amor, acabo de notar que há pessoal de emergência na rua, e aparentemente é aqui. Será que não seria uma boa abrirmos a porta da frente pra vermos o que é? (que é tradução de: "CARALHO! FODEU, PORRA, ABRE A PORTA LÁ QUE DEU MERDA SÉRIA E É AQUI! CARAAALHO!" que foi o que eu efetivamente disse.)

A Carla correu pra porta e abriu. Demos de cara com diversos bombeiros zunindo escadas acima, em direção aos andares superiores. WHAT IS GOING ON? perguntou Carla.

- FIRE, GET OUT OF THE BUILDING, NOW, NOW!

E nós saímos. Eu só não sai de cuecas porque a Carla pensou rápido e me alertou que seria prudente pegar a carteira com os documentos, que por acaso estava no bolso da calça, o que me poupou passar frio na rua. Pusemos a calça e saímos pra rua. Olhamos pro prédio e estava em chamas.

Não por muito tempo. Em questão de segundos, os brandweerlieden (bombeiros) apagaram o incêndio. Na rua havia caminhões de Bombeiros (Brandweer), Polícia (Politie) e paramédicos (não vi como que era). Estavam com escada magirus, o circo completo. Isolavam a rua e tiravam pessoas do prédio vizinho.

E nossos dois amigos do terceiro andar começaram a se desculpar, já conscientes da cagada. E aí nos contaram a história do churrasquinho. No fim, fomos pra casa de uma vizinha, esperar a operação rescaldo e a inspeção de segurança, pra ver se poderíamos voltar pro prédio.

Essa vizinha, descobrimos ali, chegou de madruga do trabalho e notou as chamas, que ainda estavam no começo. Ela chamou a emergência e saiu correndo pra tocar a nossa campainha, efetivamente salvando nosso prédio e possivelmente as vidas dos vizinhos do terceiro andar.

Algumas horas depois os bombeiros nos liberararam pra voltar pra casa, declarando o prédio seguro. A estrutura não havia sido afetada, sem danos no nosso apê, nenhum ferido. O vizinho precisa de um telhado novo, entretanto. E consertar alguns danos feitos pelos bombeiros no combate, inclusive de água. Mas ele também pode voltar pro apê, mais tarde.

O tempo todo os bombeiros e policiais foram extremamente educados e profissionais. Impressionante.

No dia seguinte os vizinhos bateram na porta aqui de casa e nos deram uma bela caixa de bombons artesanais da Australian Home Made, delícia. Recomendo experimentar, mas sem a parte do fogo no telhado antes.

- Uh... er... sorry?

- Well, shit happens.

Nós, por nossa vez, demos um buquê de flores pra vizinha trabalhadora e abnegada que nos salvou e nos acolheu durante a emergência. Se ela houvesse chegado 20 minutos antes ou depois, ou não tivesse notado as chamas no começo, o estrago poderia ter sido sério. Felizmente não foi.

Sexta feira agora a Oranje joga de novo, desta vez contra os malvados engolidores de escargot e amantes de baguete, os franceses. Mais fácil ainda de torcer a favor da Laranja Mecânica, depois de 86, 98 e 06. Esperamos que a noite seja quente, mas apenas metaforicamente. Hup Holland, hup!

Serviço

Telefone de emergência na Holanda: 112 (http://www.112sos.nl/)
Coloque na memória de seu celular. Na hora do pânico você não quer ficar pensando, hmmm, qual era mesmo?

O que falar ao acionar a emergência (http://www.brandweer.nl/jeugd/wat_doe_je_bij_brand/alarm_bel_1-1-2/):

Bij 1-1-2 willen ze altijd van je weten (No 112 eles sempre querem saber de você:)

  • hoe je heet - Como você se chama
  • wat er gebeurd is - Qual é a ocorrência
  • waar het gebeurd is - Aonde é a ocorrência
  • en of er mensen gewond zijn - Se você ou outras pessoas estão feridos

- Fogo em holandês: BRAND (fala-se BRANT, com som de tê mudo no final).

- Bombeiros: Brandweer - http://www.brandweer.nl/

- Instruções dos bombeiros sobre como agir em caso de incêndio: http://www.brandweer.nl/jeugd/wat_doe_je_bij_brand/

  • blijf kalm - fique calmo
  • waarschuw alle andere bewoners - alerte todos os outros moradores
  • vlucht volgens je eigen vluchtplan. Ga naar buiten en blijf buiten - fuja de acordo com seu próprio plano de fuga. Vá para fora e fique fora
  • houd deuren en ramen gesloten en sluit deuren achter je - feche todas as portas e janelas atrás de si
  • blijf laag bij de grond (zo kun je onder de rook doorkruipen) - fique abaixado no chão (caso consiga ficar abaixo da fumaça)
  • gebruik nooit de lift - nunca use o elevador
  • bel direct 1-1-2 - ligue imediatamente para 112
  • breng jezelf nooit in gevaar - nunca se coloque em perigo

- Polícia: Politie - http://www.politie.nl

Para entrar em contato com a Polícia sem ser em caso de emergência, não use o 112. Ligue para 0900-8844.

Espero que você nunca precise dessas informações.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com