Você já ouviu falar da luz de Lisboa? Há alguns séculos ela inspira poetas, músicos, fotógrafos e pintores, além de arrancar suspiros dos viajantes e moradores.
Não se trata de uma lenda, é mesmo um fenômeno, e com referências científicas. A magia da luz da capital portuguesa é reflexo de uma união de elementos como sua posição geográfica, a quantidade de exposição solar que recebe o ano todo, a cor de suas casas e também as pedras da calçada portuguesa.
Mas qual é a razão para levantarmos esse assunto na coluna desse mês? É que o encanto provocado por ela também é o responsável por trazer casais apaixonados para cá, seja em lua de mel, bodas ou para simplesmente celebrar o amor 🙂
Assim, separamos 5 dicas motivadas por essa luz tão bonita, que podem entrar no seu roteiro romântico em Lisboa a qualquer época do ano.
1. Passear pela Av. da Liberdade é perfeito para seu roteiro romântico em Lisboa
Bater perna pela cidade é um daqueles programas que não podem faltar em um roteiro por Lisboa. Primeiro pela facilidade de acessos entre as atrações e depois pelo charme que tem as suas ruas.

A Avenida da Liberdade é uma dessas vias estratégicas que vale o passeio a qualquer hora. Ela liga a Praça Marquês de Pombal ao centro histórico. Portanto, acaba por ser caminho para muitos viajantes — sobretudo aqueles que se hospedam nos arredores da Praça e no bairro das Avenidas Novas.
Essa também é uma das avenidas mais caras do mundo, mas não é por isso que sugerimos a sua visita. Não é preciso colocar a mão no bolso para ter bons momentos por ali.
História, beleza e segredos o ano todo
A avenida forma um importante e lindíssimo corredor de árvores em suas largas calçadas que muda de cor a cada estação do ano. A luz filtrada pelas folhas ou pelos galhos risca os diferentes desenhos formados pela histórica calçada portuguesa ao longo de todo o percurso.
Ela foi construída no final do século XIX, inspirada nos boulevards de Paris. São pouco mais de 1 km de extensão com prédios coloridos e belos jardins, perfeitos para fotografar ou apenas passear.
Ah, e especificamente os casais apaixonados por literatura vão adorar ver as esculturas dos escritores e poetas portugueses Alexandre Herculano e Almeida Garrett, que estão na altura dos números 227 e 240, respectivamente.
Na primavera e no verão, o passeio fica ainda mais gostoso parando em um dos agradáveis quiosques espalhados pela avenida para beber alguma coisa. No friozinho do inverno e do outono de Lisboa, as opções são os cafés, já próximos a Praça dos Restauradores.
2. Ver Lisboa a partir do Miradouro São Pedro de Alcântara
Lisboa é popularmente conhecida como a "Cidade das Sete Colinas", ou seja, um dos programas mais clássicos da cidade é, sem dúvidas, ver a cidade do alto a partir de seus mirantes (ou miradouros, para os íntimos).

A subida é dura, mas sempre vale a pena. Esse é um daqueles passeios que dá para fazer em qualquer época.
Eleger um para destacar aqui, hum... É quase como ter que escolher um filho preferido. Porém, quando o assunto é romantismo, um deles se destaca dos demais: o Miradouro São Pedro de Alcântara.
Sabe aquele lugar para fazer um pedido de casamento? Então... Além da vista ser fabulosa, com uma panorâmica que inclui o Castelo de São Jorge, a Baixa, a Sé Catedral e o rio Tejo ao fundo, a área em que ele está inserido tem um jardim bem cuidado, um bonito chafariz e um gradeado que lembram corações.
O melhor é que dá para incluir esse miradouro fácil, fácil no roteiro, pois ele fica junto do Chiado - que é uma das áreas imperdíveis da cidade para comer e passear, e do Bairro Alto, o mais boêmio de Lisboa. Ou seja, dá para ir de manhã, a tarde ou a noite (para ver o Castelo iluminado ?).
3. Fazer um piquenique no jardim
Sabe aquela cena com toalha de mesa no chão, copos e talheres descartáveis no jardim? Em Portugal, inclua os tremoços, as azeitonas, os queijos, os pães, os doces conventuais e um bom vinho regional. Seu fim de tarde a dois está ou não está feito?
Além de curtir a beleza de um dia de sol em Lisboa, você poderá dividir esse momento com com alguém que você adora, desde as comprinhas dos sabores locais, conhecendo um supermercado ou padaria da região, até desfrutar de um espaço verde da capital.
Fazer piquenique é algo bem comum por aqui. Ou seja, lugares não vão faltar. Porém, quer uma recomendação? Dois lugares ótimos para estender a toalha são o Jardim Amália Rodrigues e o Jardim da Estrela.

O primeiro fica logo acima do famoso Parque Eduardo VII, isso significa que a vista para Lisboa será incrível. Dá para ver o rio Tejo, a Baixa e o Castelo de São Jorge. Ele é super bem localizado e pertinho de duas estações de metrô, a Parque e a São Sebastião. E, se você quiser um espaço mais reservado, para dentro do jardim há também um bonito espelho d'água.
Já o Jardim da Estrela, é completamente diferente. Fica um pouco descentralizado (mas são só 10 minutinhos a pé da estação de metrô Rato, nada muito complicado. Para quem segue de elétrico 28, há também uma parada aqui).
Inaugurado em 1852, esse espaço centenário e mágico tem muitas árvores, flores, lagos e patos (para dividir o pão rs.). O que mais gostamos daqui é que o local é frequentado também por casais e famílias lisboetas, principalmente aos finais de semana. Dá aquele gostinho de fazer parte da rotina da cidade.

Ah… E não esqueça de usar o saco plástico do supermercado como lixo depois do piquenique. Deixar sujeira não é nada romântico 🙂
4. Tomar um café no Fábrica Lisboa
A capital portuguesa tem ótimos cafés, padarias e confeitarias espalhadas por todos os cantos. Fica difícil eleger um só para indicar. Porém, levando em conta o tema proposto, que une o clima de romance com a luz de Lisboa, destacamos um que está no nosso coração: o Fábrica Lisboa.
Localizado no centro histórico da cidade, com acesso fácil pela Baixa, junto a colina do Castelo de São Jorge, ele tem uma pegada diferente de uma boa parte da oferta lisboeta.
Não vá achando que você vai encontrar pastel de nata e doces conventuais típicos portugueses, não, não, não rs. Apesar de sermos apaixonados pela doçaria tradicional, fica difícil não se derreter por um dos croissants desse café e a decoração, ah a decoração! É como namorar escondido na sala ou na cozinha de uma vovó portuguesa rs.

Aqui, a luz de Lisboa entra tímida pela janela e pela porta, transformando por completo aquele ambiente bastante rústico, com mobiliário de madeira e detalhes da parede de pedra. Em um dos lados, uma enorme estante reúne símbolos típicos da cultura e das tradições portuguesas, do outro, mesas duplas dividem espaço com telefones antigos, livros e outros objetos vintage.
Doce fresquinho é amor
Se não sabe por onde começar, peça um croissant com manteiga e outro com Nutella. Eles são leves, fofos e saborosos. É bem provável que você e o seu par chorem por mais. Quer outra sugestão que a gente adora? O bolo de chocolate! Hum... Já consegue sentir o cheiro?
Não estranhe se algum dos funcionários tocar o sino na entrada do café. É um bom sinal: tem croissant quentinho saindo do forno...

Esse café fica na Rua da Madalena, número 21 - a três quarteirões da Rua Augusta, a rua comercial mais famosa da Baixa de Lisboa.
5. Sentar a beira do rio Tejo na Ribeira das Naus
Para fechar a seleção de locais que despertam corações na capital portuguesa, uma verdadeira e profunda relação de amor: Lisboa e o rio Tejo.
Desafiamos você a não suspirar depois de sentar ou passear a beira do Tejo para esperar o pôr-do-sol...
Um dos melhores pontos para aproveitar o fim da tarde em Lisboa é ao longo da Avenida Ribeira das Naus, área que liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré. Esse espaço foi totalmente revitalizado em 2014 e se transformou em um dos queridinhos da Lisboa atual.
Imagina o cenário: vista para a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei, dança das gaivotas sobre a água, barcos cruzando as margens, brisa fresca do fim da tarde e trilha sonora feita pelos músicos de rua.

Você ainda precisa de mais motivos para escolher namorar por aqui? ?
Curtiu as dicas? Faça um tour por Lisboa com os especialistas!