O que fazer em Amsterdam em fevereiro: encontro do clássico e moderno no frio holandês

Escolher o que fazer em Amsterdam em fevereiro pode ser desafiador. O frio já está há vários meses na Holanda e ainda vai demorar pra ir embora... mas ficar em casa? De jeito nenhum! A dica é ficar na rua só o tempo suficiente para chegar ao destino programado.

Pra quem está só de passagem por Amsterdam em fevereiro, garanto que o frio não atrapalha, desde que você vista roupas quentinhas. Mas muitos dos holandeses já estão enjoados do frio. Por isso, vamos de dicas culturais de Amsterdam indoor!

O que fazer em Amsterdam em fevereiro: Musical Jesus Christ Superstar

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro no RAI Theater (serviço completo mais abaixo)

Agenda cultural em Amsterdam: Jesus Cristo Superstar
(Foto: © Margot de Heide, divulgação)

A ópera rock Jesus Christ Superstar tornou-se mundialmente conhecida quando virou filme, em 1973. E vai ser encenada em Amsterdam.

Apesar do protesto de alguns grupos religiosos, o filme fez grande sucesso comercial e de crítica, e é reconhecido até hoje. Em 2012 ganhou um prêmio do Huffington Post como "melhor filme sobre Jesus".

Ted Neeley, que na época era baterista de uma banda de rock e o ator substituto do musical Jesus Christ Superstar na Broadway, foi escolhido pelo diretor do filme, Norman Jewison, a fazer o papel de Jesus. Desde então, o Neeley atua como Cristo.

Agora, aos 73 anos, Neeley encena na turnê europeia do musical, que retorna a Amsterdam a pedido dele. É a sua chance de ver um fenômeno cultural de longa duração (e ainda explorar uma área menos turística, mas muito interessante de Amsterdam).

A produção é do italiano Massimo Romeo Piparo, que desde 1994 monta o espetáculo na Itália. Quando Jesus Christ Superstar completou 20 anos em cartaz, em 2014, ele convidou Neeley para o papel principal.

Uma ópera rock que fez história e continua relevante até hoje

Em Jesus Christ Superstar, escrita em 1970 por Andrew Lloyd Weber (música) e Tim Rice (texto), Jesus é uma figura humana, com fraquezas e emoções. Judas Iscariote é quem tem um papel importante e inteligente.

O musical mostra a traição a Cristo como algo positivo para o futuro do cristianismo — já que sem a morte dolorosa, Jesus não teria conquistado tantos adeptos no mundo todo.

O jornal holandês De Volkskrant escreveu que na montagem atual durante a cena da crucificação, são exibidas imagens de crueldades que continuam acontecendo no mundo — passando por Auschwitz, Vietnã e chegando às guerras mais recentes, como a da Síria. Nas entrelinhas, sugere-se que o sofrimento de Jesus não trouxe um mundo melhor.

Serviço

Onde: As últimas apresentações da turnê Jesus Christ Superstar acontecem no RAI Theater em Amsterdam de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

Quando: De terça a sexta o espetáculo começa às 20h, no sábado há duas apresentações, às 14h e às 20h e no domingo apenas às 14h.

Quanto: Os valores dos ingressos variam entre 59 e 89 euros.

Como chegar: O RAI Theater fica no RAI Amsterdam. Para chegar lá, basta descer na estação RAI de trem ou metrô - linha 51 vindo da Estação Central de Amsterdam. O tram 4 também passa por lá, desça na parada Europaplein.

O espetáculo será em inglês com legendas em Holandês. Mais informações e fotos sobre a ópera-rock aqui.

O que fazer em Amsterdam em fevereiro: a arte de Marinus Boezem na Oude Kerk

Até 26 de março (veja mais abaixo serviço completo)

O artista holandês Marinus Boezem, na ativa desde os anos 1960, desenvolveu novos trabalhos para a Oude Kerk.

"Oude Kerk", em português, significa "Velha Igreja". Só que na igreja transformou-se num espaço para exposições. Em 2014, a diretora dessa "igreja", Jacqueline Grandjean, foi até o ateliê de Boezem, que fica em Middelburg (quase na Bélgica!) para convidá-lo para criar algo na Oude Kerk.

Aceito o convite, Boezem passou dois anos indo até Amsterdam e observando a Oude Kerk para chegar ao conceito da obra que pode ser vista desde novembro do ano passado.

O que fazer em Amsterdam em fevereiro: agenda cultural de arte
A arte conceitual de Marinus Boezem oferece uma nova perspectiva da igreja mais antiga de Amsterdam. Note também no chão as marcações de antigos túmulos da igreja, que inclui nomes famosos como a esposa do pintor Rembrandt)

O labirinto vertical é o que continua exposto. Nele, os visitantes podem aparecer ou desaparecer.

De elevador, você pode subir até a  janela mais alta da mais antiga igreja de Amsterdam. E de lá, a 15 metros de altura, ver a Oude Kerk sob uma perspectiva exclusiva.

A arte conceitual de Boezem e o desejo humano de atingir o divino

Como um dos fundadores da arte conceitual - aquela que abre mão dos objetos para se concentrar em ideias e conceitos. Marinus Boezem já expôs em importantes 'templos' de artes na Holanda, mas também em Berna, Nova York, Berlim, Tóquio e Veneza.

Boezem tem uma "quedinha" por igrejas. Especialmente as góticas, como a Oude Kerk, que o artista vê como metáfora para o desejo humano de voar para o divino, deixar o terreno e erguer-se em sua própria existência.

Descubra a igreja mais antiga de Amsterdam sob nova perspectiva

O que fazer em Amsterdam em fevereiro
(Foto: Evannovostro / Shutterstock, Inc.)

A Oude Kerk é a igreja mais antiga de Amsterdam. Há 700 anos havia ali uma capelinha de madeira. Na época, não haviam as construções que existem hoje e pressupõe-se que estava às margens do rio Amstel. Atualmente, ela é a igreja europeia que possui o maior teto abobadado de madeira construído na idade média.

Com a expansão da cidade, a Oude Kerk passou a se situar bem no meio do De Wallen, bairro também conhecido como Red Light District (uma das top 5 atrações de Amsterdam).

Sua missão: Manda uma foto pra gente?

Se você for até lá, você tem uma missão: fazer uma foto da obra de um artista anônimo que, à sua maneira, faz uma crítica à prostituição. Procure uma mão acorrentada que segura um seio na calçada em frente à igreja. Bate uma foto e manda pra gente?

Ah! E o pintor Rembrandt casou-se na Oude Kerk com Saskia van Uylenburgh. Saskia também foi ali enterrada, em 19 de junho de 1642.

Serviço

Quando e onde: As obras de Marinus Boezem ficam na Oude Kerk até 26 de março. A Oude Kerk fica aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h e no domingo das 13 às 17h30.

Quanto: Os ingressos custam 10 euros e quem possui I Amsterdam City Card ou o Museumkaart entra de graça. Você pode comprar o I Amsterdam Card aqui via Ducs!

Como chegar: A Oudekerk fica na Oudekerksplein e você pode caminhar até lá saindo da estação central.

Curta um filme no cinema mais antigo ainda em funcionamento em Amsterdam

(Foto: Divulgação The Movies, used with kind permission)

E por falar em prédios antigos, o The Movies foi fundado em 1912 com o nome de Tavenu. Depois ganhou o nome de Hollandia e foi um dos poucos que conseguiu sobreviver aos anos 1960, quando a maioria dos cinemas amsterdameses fecharam suas portas. Sua especialidade eram os filmes de ação.

Só nos anos 1970, após a troca de proprietário, que sala ganhou o nome de "The Movies" e passou a exibir filmes de melhor qualidade.

Atualmente, o The Movies possui quatro salas e continua exibindo longas metragens de qualidade, entre blockbusters e cinema de arte.

O interior é todo art déco e a parte mais antiga do prédio, construída no século XVII, abriga o restaurante do cinema que ganhou o nome de Tavenu. O The Movies é o meu preferido em Amsterdam por ser aconchegante e pequenino. Apesar de possuir quatro salas, tem apenas 400 cadeiras no total.

Serviço

Onde: O The Movies fica no Harlemmerdijk e os ônibus 18 ou 22, que partem da estação central de Amsterdam, te deixam lá. Desça na  parada é a Harlemmerplein.

Para saber quais filmes e em quais horários estão em cartaz, visite o site do cinema.

Quanto: Os ingressos custam 10 euros e são vendidos meia hora antes de cada exibição na bilheteria do The Movies. Mas você também pode ligar e reservar a sua entrada pelo número 020 638 60 16.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com