Com relação aos hábitos alimentares dos holandeses, uma coisa que se percebe rapidamente é que eles são fissurados em leite.
Eles acompanham a refeição, o lanche, o que for que estiverem comendo, com leite. Na hora do almoço, no refeitório de uma empresa holandesa é possível ver uma caixinha de 500 ml ou 1 copo de leite sobre cada bandeja.
Tenho que confessar que eles tem uma razão em gostar de leite, porque o leite aqui é muito bom. Tomamos leite puro com facilidade. No Brasil, o único que eu gostava de tomar puro era o em garrafa com rótulo vermelho, integral, da parmalat. Mas agora, depois da soda cáustica, nem esse rola mais.
Enfim, aqui o leite é sem dúvida mais presente nas refeições holandesas que suco, água ou refrigerante.
Para vocês terem uma idéia tirei uma foto no supermercado mostrando um parte da prateleira que tem leites e iogurtes. A variedade é grande. Tem kerne melk (butter milk), volle melk (leite integral), half-volle melk (leite semi-desnatado), leite com sabor de frutas, biologisch ou não, em tamanhos variados, 500ml ou 1 litro. Curioso que aqui embalagem de 500ml de leite é comum, o que acho muito bom, enquanto que no Brasil, 500ml só me lembro do leite fazenda ter e ainda assim não era em qualquer supermercado que se encontrava nesse tamanho.
Enfim, é isso. Leite aqui manda! 🙂
