O fumo na Holanda

Fumo na Holanda não é só o famoso baseado descriminalizado, o cigarro é altamente popular por aqui. Nada daquela postura Politicamente Correta disseminada nas grandes cidades do Brasil, a holandesada tira o cigarro em qualquer lugar e manda ver. Fumam sem o menor constrangimento, contribuindo pro clima anos 70s daqui. Nos primeiros dias que chegamos ficamos em um hotel, e cada vez que eu ia num saguão a camiseta ficava inteiramente impregnada com o cheiro de cigarro, mesmo exposta por apenas alguns minutos ao ambiente. Em vários restaurantes a mesa de não fumantes fica ao lado da mesa de fumante, só pra dizer que tem uma área de não fumantes. E não é impossível ver o povo mandando ver no cigarro enquanto pedala, claro...

Mas o governo está tentando mudar isso. Em alguns lugares é realmente banido o fumo, como no transporte público (pode-se fumar livremente na plataformas do trem, mas não no trem, por exemplo) e em alguns lugares, como Schiphol. Alguns estabelecimentos realmente proíbem o fumo por conta própria, e ano passado aprovaram uma lei que irá banir o fumo de locais de bares e restaurantes. Ai os holandeses se ouriçaram.

Parece rolar um argumento de que isso seria uma interferência indevida do governo num assunto particular: o estabelecimento deveria ser livre pra decidir se pode ou não fumar lá dentro, assim como numa casa. Se o estabelecimento libera o fumo, vai lá quem quer; quem se incomoda é livre pra ir em outro bar. Regular áreas públicas, como transporte, pro exemplo, é uma coisa, regular um estabelecimento privado seria outra. Porém e o funcionário que trabalha no estabelecimento? Ele estaria exposto a um ambiente de trabalho insalubre, e isso é objeto de regulamentação governamental. Esse argumento ganhou e a lei foi aprovada: deve entrar em vigor agora no dia primeiro de julho.

Ai houve mais uma controvérsia: e os Coffee Shops, quer dizer, e o fumo mesmo, daqueles enrolados em leda e que dão larica? Se o fumo for banido dos Coffee Shops, acaba o negócio de vender maconha! Seria o fim da política de tolerância na Holanda? Deixará a Holanda de ser um país hippie?

O governo foi e voltou nesse assunto. Primeiro disseram que tudo bem a maconha, depois disseram que não haveria exceções, digo, se Coffee Shops são bares como quaisquer outros, então por que eximi-los da lei? Por fim o governo concluiu que a lei caia na categoria de regulamentação do tabaco e não afeta produtos sem tabaco, e que se eles quisessem mudar a política de tolerância deles, eles mudariam, não iam ficar inventando desculpas. Sim, pode-se continuar fumando maconha nos Coffee Shops depois de julho, desde que o baseado não seja misturado com tabaco de nenhuma espécie.

E assim amiguinhos, eis que depois dessa série de contorções, a Holanda chegou num ponto realmente curioso: é proibido fumar cigarro, mas não puxar fumo em seus bares!

Sério!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com