Moinhos de vento em Amsterdam

Assim como muitos brasileiros suspiram fundo quando um estrangeiro imediatamente pula pra "samba! futebol! praias! carnaval!", ou pior ainda "mulher gostosa! mulher fácil!", os holandeses tem o saco meio cheio de ouvir "tulipas! tamancos! moinhos de vento!" - ou pior ainda "maconha! sexo no parque!" (isso ainda vai valer um post a parte UPDATE: virou!).

Mas o poder do clichê é grande, e quem poderia resistir à tomar uma breja holandesa ao pé de um moinho de vento? Isso é possível sem sair de Amsterdam e é um programa relativamente vazio de turistas. No fim deste post tem informações de como ir lá (é o número 3 da minha lista).

Apesar dos suspiros dos nederlanders quando se toca no assunto, moinhos de vento (molen) são parte importante da herança cultural holandesa. Aliás, vindo pra cá fica evidente o motivo de os holandeses terem desde o começo construído tantos moinhos: o que mais tem aqui é vento! A energia eólica até hoje é utilizada no país com os moinhos de vento modernos (chamados de "turbinas de vento"). E os moinhos de vento antigos, clássicos, que sobreviveram, são criteriosamente catalogados e preservados, e alguns (poucos) ainda operam! A maior concentração de moinhos no estilo antigo na Holanda está em Kinderdijk, passeio do qual já falamos, mas pouca gente sabe que há moinhos de vento mesmo em Amsterdam!

A Windmills World lista oito moinhos em Amsterdam, mas não é bem assim. Muitos estão "nos arredores", isto é, fora da cidade. Só que há, de fato, pelo menos três deles no meio urbano e você pode facilmente passar na frente. Não são abertos pra visitação pública, infelizmente. Bem, talvez no dia nacional do moinho de vento - Nationale Molendag. Sim, há um dia nacional (em 2008 foram dois, um fim de semana) do moinho de vento. No segundo sábado de maio, os moinhos tem suas pás cobertas com velas e entram em operação, e muitos podem ser visitados! Não tenho certeza quanto à estes 3 em específico. Mas chega de papo. Vamos à eles.

Lista de Moinhos de Amsterdam.

1. De Otter

Moinho usado até hoje (ocasionalmente) pra serralheria. É um dos mais sem graça de visitar: você não pode chegar perto e é bem fora de mão, mais longe do centro, e não tem nada de muito legal nos arredores pra aproveitar a viagem. Porém é bem fotogênico, fica à beira dágua, bem bonito.

> Entrada na Molen Database.
Endereço: Gillis van Ledenberchstraat 78 - Amsterdam

Moinho de vento em Amsterdam - De Otter

2. De Bloem

Esse é mais legalzinho de passar na frente. E dos lados, o que é uma vantagem sobre o De Otter: nele você pode dar a volta completa e tirar fotos de vários ângulos. Se por acaso você estiver nas redondezas, talvez visitando algum amigo ou o Westerpark, pode ser curioso dar um pulo.

> Entrada na Molen Database
Endereço: Haarlemmerweg 465 - Amsterdam

Moinho de vento em Amsterdam

3. De Gooyer

Esse moinho é mais central e nele opera uma cervejaria (http://www.brouwerijhetij.nl/), e ao seu pé fica um bar (que aqui eles chamam de Café). Pode ser um bom jeito de passar um par de horas relaxando enquanto bebe e petisca, especialmente se for no verão, quando as mesinhas estão na calçada.

Se quiser saber mais sobre a cervejaria que fica no moinho, veja a terceira dica deste artigo com dicas locais que os turistas não conhecem. Se quiser saber onde tomar as melhores cervejas de Amsterdam (esqueça Heineken – essa é pros turistas) veja esse artigo sobre cerveja na Holanda.

Mas no inverno também é legal (a foto que eu tirei, logo abaixo, foi num dos dias mais frios que passei aqui).

> Entrada na Molen Database
Endereço: Funenkade - Amsterdam

DSC03772

Moinho de vento em Amsterdam

Mais moinhos na Holanda

Veja como é Kinderdijk, área tombada como Patrimônio da Humanidade, com 19 moinhos de vento reunidos em uma mesma área - a maior concentração de moinhos clássicos do mundo!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com