Literatura de viagem – livros e guias para Amsterdam

Quando a mudança pra Amsterdam surgiu na nossa vida, saímos pesquisando tudo o que podíamos sobre nosso futuro lar. A página da Wikipédia foi devorada em segundos, o Google cantou forte nas abas de nosso navegador. Os recursos on-line rapidamente ficaram insuficientes pra curiosidade dos Ducs e fomos pra uma das nossas fontes  favoritas: o bom e velho livro de papel.

Amsterdam books

Eu sou viciado em livros. Cresci no meio deles. Sempre achei estranho casas em que os livros ficam numa estante na sala e só. Durante minha vida, na casa dos meus pais, livros estavam na estante da sala, estavam na cozinha, na copa, nos quartos, embaixo das camas, em cima das camas, no banheiro (um clássico) e basicamente em toda a parte. Algumas vezes estavam em cima da mobília, outras eles eram a mobília. Livros eram lidos dentro, fora e através da casa. Quando fui morar sozinho, trouxe minha paixão por livros comigo.

Nossas coisas ficaram no Brasil, biblioteca inclusa, e alugamos um apê já mobiliado aqui em Amsterdam. Curiosamente, a casa não vinha com estantes. Logo os livros começaram a se empilhar pelos cantos, comprados aqui mesmo. O Ikea amenizou a falta de estantes, mas não muito. A pilha não para de crescer.

Uma parte razoável desta pilha, claro, é composta de literatura de viagem, guias, mapas e outras coisas que usamos pra saber mais sobre o lugar que moramos e os outros que viajamos. Usamos também os livros pra escrever os artigos dos Ducs.

Se você é que nem eu, e está à procura de alguns bons livros a respeito da cidade que será seu lar (por poucos dias ou muitos anos, não importa), talvez se interesse em indicações selecionadas direto da pilha dos Ducs.

Guias e mapas

Lonely Planet Amsterdam e Lonely Planet The Netherlands - Ah, o Lonely Planet já é tão clássico que é um chavão. Companheiro inseparável da turistada, é um dos mais completos de todos. Tem tanta coisa que dificilmente você esgotará as dicas. Apesar de bastante completos não são muito profundos. O que na verdade é bom, porque senão pesariam uns 10 quilos e seria impraticável levá-los na mochila.

Eu me encrenco um pouco com os mapas do Lonely Planet. Acho meio chato de achar as atrações no mapa. Outra coisa que acho meio chato é o índice remissivo deles. Acho um pouco difícil de achar as informações.

Muito bem pesquisados, é raro encontrar erros. Quando achei, reportei pra própria Lonely Planet e obtive retorno rápido e muito legal.

No geral, acho o Lonely Planet um guia excelente pra pesquisa prévia, e pra ler no hotel ou albergue, mas um pouco desajeitado de usar no campo. Mas já salvou nossa vida em alguns momentos, e as dicas são quentes.

Rough Guide Directions Amsterdam - A série directions da Rough Guide é impressa em papel couché, super bonito. As informações são curtas e diretas ao ponto, e tem boas idéias. Muito menos completo do que o Lonely Planet, mas um pouco mais prático de usar na hora em que estiver efetivamente batendo perna pela cidade.

Get Lost, the cool guide to Amsterdam - Um guia alternativo pra Amsterdam. Escrito por Joe Pauker, um fumeta esquerdista que mora aqui, manja a cidade e dá as dicas que você não vai achar nos guias tradicionais. Ele fala do que ele sabe e não só dá o serviço, mas a opinião dele sobre tudo. Foi neste guia que fiquei sabendo do Bonuskaart do Albert Heijn, que me economizou incontáveis euros desde então.

Eu fiz um artigo dedicado somente ao Get Lost aqui no Ducs.

Amsterdam, Everyman MapGuides - se você está buscando um companheiro de campo, um guia pra levar pra bater perna com você, é esse. Na verdade, é mais um mapa comentado. Ele divide a cidade em zonas, e cada zona ganha um mapa ampliado da parte que interessa, com as principais atrações claramente marcadas (acompanha uma rápida descrição). Esse é o cara que você quer pra responder aquela famosa pergunta: "pra onde eu vou agora?"

Pequeno, leve, prático, mapas grandes e precisos, com o principal da cidade. Direto, reto, sem firulas. Eu o vejo mais como um complemento aos outros guias, e não um substituto. Não espere dicas quentes e reviews profundos, mas sim um mapa fácil de seguir com os locais todos claramente marcados.

História e cultura

The Undutchables (by Colin White & Laurie Boucke) - Agora, se você está vindo morar na Holanda, esse é o livro pra você. Um casal de americanos que mora aqui há bastante tempo escreveu uma engraçadíssima, cruelmente precisa e completa descrição da vida holandesa como ela é. Os caras pegam pesado e vão com o dedão direto na ferida. Eu ri alto lendo o livro, algumas vezes até as lágrimas.

Um livro esculhambando enquanto disseca a cultura de um país, ainda mais um livro escrito por americanos, poderia causar uma revolta nacional. Mas em vez disso, os holandeses adoraram, riram deles mesmos, fizeram uma tradução pro holandês, e o bichinho virou best seller por aqui.

The Unduchables não poupa nada. Algumas horas inclusive eu acho que a sátira cruza a linha e fica até um pouco ofensiva mesmo pra um povo com muito senso de humor. Apesar disso, se você vai morar, ou já mora, aqui, você tem de ler. Sério. É tudo verdade.

Amsterdam, a brief life of the city (by Geert Mak) - Um livro sério, mas leve, que conta a rica e relevante história de Amsterdam através dos séculos. Se você se interessa por história, mas contada de uma maneira agradável, focando no dia-a-dia, esse é o seu livro. Eu usei bastante ele pra escrever o artigo sobre o antigo muro da cidade de Amsterdam, por exemplo.

My 'dam life, three years in Holland (by Sean Condon) - Um escritor australiano de 35 anos se muda pra Amsterdam porque a esposa arrumou um trampo aqui. Um livro engraçado, sarcástico, sobre a vida na Amsterdam moderna. Embora no final ele dê uma desacelerada, dei boas risadas ao longo dele, e me identifiquei em vários momentos. Escrevi um artigo sobre o My 'dam Life no Ducs também.

Dealing with the Dutch (by Jacob Vossestein) - Um livro sobre cultura holandesa voltado para negócios e trabalho. Sério, preciso e um pouco chato. Eu acabei não terminando de ler, confesso. Mas se você está vindo trampar aqui na Holanda, pode ajudar bastante.

 

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com