Quando pensamos na Holanda o que nos vem a cabeça são os tamancos de madeira, a maconha e os moinhos de vento. São as imagens chavão. Turistando pela Holanda não se pode dexar de visitar os moinhos de vento de Kinderdijk. E claro que lá fomos nós.
É uma área que concentra 19 moinhos de vento. Em 1997 foi incluída na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Os moinhos não estão mais em operação, mas estavam até os anos 50. Eles haviam parado o funcionamento em 1927, mas na segunda guerra mundial, com a dificuldade de se conseguir combustível, os moinhos voltaram a operação até os anos 50. A função destes moinhos de vento era movimentar as águas dos canais para um reservatório com o objetivo de manter o nível de água dos canais evitando as enchentes com as quais a Holanda sempre sofreu. A última grande enchente data de 1421. A origem do nome do lugar vem de uma lenda. Kinder significa criança e dijk significa dique. Diz a lenda que durante a grande enchente de 1421, chamada de "Enchente Elizabeth", o berço de uma criança foi mantido em equilíbrio por um gato até a encosta de um dique e o local onde isto ocorreu teve seu nome batizado de kinderdijk [1]. Apesar de não estarem operacionais, podem ser utilizados em caso de emergência como ocorreu durante a Segunda Guerra [2].
Como se chega em Kinderdijk?
Para chegar em Kinderdijk, há 03 cidades na Holanda das quais partem ônibus que vão até a entrada do Parque, Utrecht, Rotterdam e Dordrecht. De Utrecht o ônibus leva 01 hora e meia, de Rotterdam 45 minutos e de Dordrecht confesso que não sei. Decidimos ir por Rotterdam, pois preferimos fazer a maior parte do caminho de trem ao invés de ônibus. Neste blog você encontra a descrição de uma pessoa que foi por Utrecht. Por Utrecht o ônibus sai da estação central de trem, por Rotterdam, é preciso pegar o metrô até a estação "Rotterdam Zuidplein" antes de pegar o ônibus.
Bem, de Amsterdam pegamos o trem na Estação Lelylaan (Amsterdam tem bem mais que uma estação de trem) e fomos até Rotterdam. Para ir da Amsterdam Lelylaan até Rotterdam Centraal, foi preciso trocarmos de trem em Schiphol (sim, a estação do aeroporto) que fica a 07 minutos da Lelylaan. E de Schiphol é cerca de 50 minutos até Rotterdam, o que dá um total de aproxidamente 01 hora de Amsterdam a Rotterdam. Em Rotterdam, saímos da estação de trem e fomos até a estação de metrô mais próxima. Atualmente as estações de trem e metrô não estão conectadas. O entorno da estação central de Rotterdam está em obras, mas não sei se é devido a isso que as estações estão separadas. Saindo da estação de trem o caminho até o metrô está bem sinalizado.
Chegando no metrô, pagamos 03 zonas para ir até a estação "Rotterdam Zuidplein". Compre antes o stripstrippenkart para pagar o metrô, pois na estação a única maneira de comprar é em uma máquina que só aceita o cartão chipknip (chip pré pago nos cartões que existe aqui na Holanda) como forma de pagamento. Você pode comprar o strippenkart em alguma loja AKO que como o Albert Heijn existe aos montes por aqui.
Chegando na estação Zuidplein procuramos pelo ponto de ônibus. Há um terminal de ônibus junto ao metrô de onde parte o trem para Kinderdijk. O destino do ônibus é Utrecht e ele passará na frente de Kinderdijk. Provavelmente o ônibus que se pega em Utrecht é com destino a Rotterdam Zuidplein. Nós não tivemos problemas em acertar o ponto onde desceríamos, pois os moinhos de vento são bem visíveis e quando começamos a ver já era o próximo ponto. Mas para não ter dúvidas o motorista do ônibus avisa a turistada que devem descer ali. O nome da parada é "Molenkade". Nós esperamos por cerca de 45 minutos o ônibus, pois aos finais de semana ele só passa de hora em hora. Abaixo pode-se ver a indicação dos horários do ônibos. Note que esta informação é válida para Maio de 2008. Para uma informação mais precisa consulte o site da Arriva, a companhia de ônibus que opera esta linha.
Para visitar Kinderdijk não é preciso pagar nada. A área é aberta a público. Pode-se caminhar entre os moinhos ou andar de bicicleta (é possível alugar lá). Carros e motos não são permitidos dentro do parque, mas é possível deixá-los num estacionamento pago na entrada do parque. Há um moinho aberto para visitação de 01 de março a 26 de outubro e paga-se 3,50 euros para visitá-lo. Claro que já que estávamos lá visitamos. Foi muito interessante ver o seu interior. O operador do moinho vivia lá com sua família. E ainda hoje os moinhos são habitados. Não sabemos se as pessoas de fato moram lá ou se hoje são "casas de campo" para o final de semana.
Além disso, pode-se fazer um passeio de barco pelos canais ao redor dos moinhos. O passeio é pago e custa 3,00 euros por pessoa. Vale a pena. A vista do barco é linda e o barco passa pos todos os moinhos da área.
Passamos uma tarde extremamente agradável em Kinderdijk. Saímos cedo de Amsterdam, pois a viajem é razoavemente longa (02:30 sem contar as esperas), mas valeu cada minuto da viagem. Se puder, inclua Kinderdijk em seu roteiro. O passeio será muito mais agradável num dia de sol na primavera ou verão, mas é imperdível em qualquer época do ano.
[1] Fonte: http://www.kinderdijk.nl/history.htm
[2] Fonte: http://www.kinderdijk.org/hist.shtml
Fotos
Veja as fotos da nossa visita à Kinderdijk.
Serviço
- Lista dos patrimônios da humadade pela UNESCO: http://whc.unesco.org/en/list
- Informações gerais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Kinderdijk
- Companhia de ônibus que opera a linha para Kinderdijk: http://www.arriva.nl
- Companhia de trem Holandesa: http://www.ns.nl
- Kinderdijk no mapa:
Você sabia que dá pra ver moinhos de vento sem sair de Amsterdam?