Abrindo janelas para um mundo maior: as palestras do II EEBB

Cartaz do II EEEBB - Porto

Esse fim de ano foi péssimamente péssimo pra mim. Yeah. Após o choque, eu lentamente dei meus primeiros passos na longa estrada da cura, e apesar de saber que a caminhada vai durar a vida toda, em novembro dei mais um passo importante nela.

Eu fui convidado para palestrar no II Encontro Europeu de Blogs Brasileiros (II EEBB) na encantadora cidade do Porto.  Não só palestrar, aliás, mas conhecer, me empanturrar e de maneira geral ser mimado como um rock star pela cidade do Porto toda.

Com o apoio da O Porto Encanta e da Associação de Turismo do Porto e outros patrocinadores, a Rita Branco, do blog O Porto Encanta organizou um espetáculo para nós blogueiros descobrirmos a cidade.

Claro que a viagem virou artigo cheio de dicas do que fazer no Porto, mas nesse eu irei contar aqui como foram as palestras do II EEBB.

Se você é blogueiro, quer virar blogueiro ou apenas quer descobrir outros blogs legais, vem comigo.

Porto, Portugal, local do II EEBB
O Encontro construiu pontes duradouras entre os blogs

Então, como eu estava dizendo, era um dos palestrantes e confesso que estava um pouco tenso. Por tudo que rolou, eu não pude ensaiar (na verdade, quase não vim, porque ainda por cima fiquei doente na véspera).

Então estava um pouco apreensivo com o tempo de palestra - seriam 20 minutos - eu tenho uma boa noção de tamanho de palestra preparada versus tempo, mas...

E o medo do véxi, né?

IIEEBB: A platéia
(Eu não precisava ter me preocupado - estava cercado de amigos.)

A primeira palestra foi da blogueira portuguesa Susana Ribeiro, do Viaje Comigo. Ela contou a história dela, como ela largou o jornalismo para virar blogueira, os altos e baixos da transição e como isso mudou a vida dela. Inspirador - mudança não é fácil, mas é a essência da vida. Eu sei bem.

Se você está preso num trabalho ou num lugar que não está funcionando pra você, escape! A Susana deu o trampo necessário e anos depois ali estava ela nos contando como foi. E, huh, sim, dá pra viver de blog (esse era o tema da minha palestra, você vai ver).

Daí, que palestrou foi a Elena Paschinger, do Creativelena. Ela é austríaca e mandou ver num português super fluente contando o que é turismo criativo, e nos inspirando a fazer um turismo em que experimentamos a vida local bem além do tradicional roteiro-padrão, colocando (muitas vezes literalmente) a mão na massa junto com quem mora e vive o lugar.

Eu aprendi bastante e fiquei empolgadão pra comprar o livro dela para me aprofundar no tema. O legal dessas palestras é isso: elas abrem janelinhas de 20 minutos para um mundo maior - e não é essa a essência de viajar? Abrir uma janela para um mundo maior que nos convida a explorá-lo?

Porto, Portugal: ribeira
Vem, vamos explorar, o mundo é maior (na foto, por-do-sol na Ribeira, Porto)

Opa, chegou a minha vez. Falo como foi daqui pouco. Por enquanto vou pular pra palestrada Helô Righetto do Aprendiz de Viajante sobre a experiência de lançar - e vender - o Guia Londres para Iniciantes e Iniciados (resenhei aqui, mas resumo: se você vai pra Londres ou apenas curte guias de viagem compre!).

Outra super palestra que aprendi muito, mesmo eu já tendo a experiência de ter lançado meu próprio guia. A Helô ensinou, inspirou e fez a gente rir numa palestra bem humorada (e criativa).

A palestra da Helô ilustrou bem o propósito de um blog de viagem: compartilhar experiências para inspirar os outros em suas jornadas.

Mais duas palestras por vir. A próxima era da Cristina Rosa, do Sol de Barcelona. A Cris foi quem tirou a ideia de um encontro europeu de blogueiros brasileiros das telas do Facebook para a realidade de amigos e colegas de profissão se encontrando no mundo real, organizando o primeiro deles em Barcelona, e estabelecendo a tradição que a Rita seguiu tão bem aqui no Porto.

A Cris falou da união entre blogs, algo que acredito muito, e dos frutos que ela gera e gerou. Unir e colaborar é um caminho saudável e sustentável.

Essa foi uma das principais mensagens do II EEBB: somar, unir, compartilhar, uma comunidade enriquece todos os seus membros. O aprendizado do encontro foi muito além das técnicas da profissão, foi o espírito de união.

E a última palestra foi do Ivo Madaleno, o Pinstagram Guy, um português cheio de dicas de como usar o Instagram direito, encontrando pessoas, engajando seguidores e de maneira geral se divertindo com essa mídia social tão bacana. Eu mesmo comecei já a por em prática as dicas do Ivo (pega elas aqui), no meu Instagram.

Vem junto comigo lá!

iieebb_porto_ivo
O Ivo dando as dicas e convidado pra ir junto também.... (Foto: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.)

No meio disso tudo, teve a minha palestra. Foi sobre como Viver de Blog (algo que eu faço enquanto cuido dos nossos saguizinhos, a Babyduc e o Bebêduc), dando as dicas para quem quer fazer isso também. Fácil, não é, trabalho de monte, isso dá. (Desculpa, baixou o Yoda por um momento).

iieebb_hehe
iac iac 😀 (na foto: a Cris Rosa do Sol de Barcelona, a Magê do Milão nas mãos e um blogueiro aleatório)

Conforme a Rita ia me apresentando, eu fui sentindo o carinho e o apoio imenso dos meus amigos blogueiros, me recebendo de braços abertos e sorriso no rosto, eu fiquei tão, mas tão contente por ter teimado e vindo apesar de tudo. Foi tão lindo que eu até tropecei na hora de me levantar da cadeira - isso tudo pra mim?

iieebb_porto_daniduc_2
"Sério, quem é esse cara?" (Foto: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.)

Sim, era, e me diverti imenso fazendo a palestra (tanto que passou um pouco do tempo, mas todos foram muito tolerantes 🙂 ), conversando, na verdade, contando história, mais do que "palestrando", esse encontro foi uma imensa oportunidade de conversar.

É bom demais ver o retorno do trabalho da gente estampado no rosto das pessoas - porque, olha, isso não tem Youtube e Hangout que resolva ainda.

IIEEBB Porto: plateia
Tirei essa foto no meio da minha palestra! 😀

Já que estávamos numa manhã de conversar sobre nosso trabalho e como ele afeta nossas vidas e a de outros,  tivemos um retorno fantástico em um vídeo maravilhoso sobre o impacto dos blogs de viagem, Diz aí, Dilene:

Obrigado, Dilene, de coração.

E emocionado, é minha vez de agradecer a todos que me acolheram nesse encontro. Sério, eu fui verdadeiramente acolhido.

As pessoas tomavam cuidado para eu não me perder (eu sou perdido naturalmente, mas por causa desse fim de ano traumático, eu estava, na real estou ainda, meio fora de fase, digamos), as pessoas me deram dicas, as pessoas me abraçaram, as pessoas me disseram coisas lindas, as pessoas me deram cartões postais e presentes legais, as pessoas me fizeram rir, as pessoas, esses blogueiros fantásticos, me fizeram ficar feliz de participar de uma comunidade linda que está pavimentando o caminho para o futuro com um trabalho inovador no presente.

Hey, blogueiros, vocês fazem parte do meu processo de cura e por isso e muito mais, OBRIGADO!

E para não perder o costume: obrigado, Rita! Você tem o nome de blog mais adequado do mundo!

rita_branco_iieebb
Obrigado, Rita!

Agora é esperar o próximo Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em 2016, que será em Berlim, com o casal sensacional Nicole e Pacelli, do Agenda Berlim. Pelo que conheci deles nesse encontro (virei fã), já sei que vai ser demais!

Já estou até pesquisando passagem.

Tchau do pessoal do IIEEBB
Até o III EEBB - Berlim!

Lista dos blogs participantes do II EEBB

Essa lista foi compilada pela Renata Inforzato e agradeço à ela, e recomendo que leiam o seu relato sobre o II EEBB.

Organizadora

O Porto Encanta – Rita Branco

Palestrantes

Blogs Participantes

Lista dos apoiadores e patrocinadores do  II EEBB

Agradeço a todas as empresas listadas abaixo que abraçaram e acolheram os blogueiros brasileiros, nos proporcionando uma experiência inesquecível. Os reviews individuais das empresas cujo serviço experimentei sairão em futuro artigo no Ducs Amsterdam.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com