Esclarecimento sobre a estratégia da Holanda para lidar com o Corona virus e criar imunidade de grupo

Na segunda feira dia 16/3/2020, o Primeiro Ministro da Holanda, sr. Mark Rutte, fez um pronunciamento à nação sobre a crise do Corona Virus. Ele disse que a Holanda se via diante de três cenários possíveis:

  1. O vírus se espalha sem controle, na ausência de medidas. Isso resultaria em catástrofe, em muitas mortes, especialmente de pessoas idosas e vulneráveis, além do colapso do sistema de saúde. É, portanto, um cenário inaceitável.
  2. Um fechamento total da população holandesa, como feito em outros países, que já estavam diante do cenário de colapso do sistema de saúde. O problema desse cenário são dois: primeiro, ele é insustentável por muito tempo, e segundo, assim que suspenso, o problema retornria com força total. É impossível isolar o vírus para sempre.

O que a Holanda está optando é o cenário 3.

Nesse cenário, há uma série de medidas que não visam isolar o vírus (detalhadas aqui), mas retardar seu espalhamento, distribuindo o número de vítimas ao longo do tempo, preservando a capacidade do sistema de saúde de cuidar das vítimas, especialmente as mais vulneráveis. Pra proteger essas pessoas, foram implementadas as medidas anunciadas no domingo (fechamento de escolas, fechamento de bares, restaurantes, academias, cafés, saunas, sexy clubs, coffee shops, manter distância de um metro e meio, auto isolamento em caso de sintomas e de pessoas vulneráveis). Dessa forma, o virus vai se espalhar mais lentamente, entre as pessoas mais fortes tendo sintomas mais leves e ficando imune e parando de transmitir a doença.

Isso criaria uma "imunidade coletiva", que deverá servir até a vacina ser desenvolvida e a imunidade ser distribuída para todos.

O que é a imunidade de grupo proposta pela Holanda

A analogia usada pelo site Nu.nl é como se a população da Holanda fosse uma pilha de gravetos. Se ninguém tem a imunidade, se um pega fogo, a pilha toda se incendeia de uma única vez. Com imunidade coletiva se estabelecendo, é como se a maioria dos gravetos estivesse molhada - mesmo que um esteja seco e pegue fogo, o fogo não se espalha. É esse equiíbrio que a Holanda quer atingir, controlando o fogo.

Portanto a Holanda quer chegar a um equilíbrio entre medidas restritivas à vida normal e o retardamento do vírus, evitando um pico agudo de infecções simultâneas.

Fontes:

https://www.rijksoverheid.nl/documenten/toespraken/2020/03/16/tv-toespraak-van-minister-president-mark-rutte
https://www.nu.nl/coronavirus/6038171/hoe-werkt-groepsimmuniteit-waarom-kiest-het-kabinet-niet-voor-lockdown.html
Artigo interessante:
https://medium.com/@tomaspueyo/coronavirus-act-today-or-people-will-die-f4d3d9cd99ca

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

6 comentários em “Esclarecimento sobre a estratégia da Holanda para lidar com o Corona virus e criar imunidade de grupo”

    • O seu comentário está imediatamente abaixo desse. Clique no botão amarelo "mostrar os comentários". A questão da imunidade a longo prazo está sendo estudada ainda. Mas existem estudos que indicam sim imunidade a curto prazo. Esse por exemplo: https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.03.13.990226v1.full Dica: em assuntos científicos, procure ler artigos científicos e ouvir discussão de cientistas que trabalham na área, são mais precisos do que reportagens (nisso incluo o meu próprio post, já que, apesar de ter cursado faculdade de biologia, não sou cientista e estou apenas explicando o meu entendimento dos especialistas. O melhor é ler sempre os especialistas de fato). escutar os especialistas é o que o governo da Holanda está fazendo (e até o momento, está funcionando, conforme o Ministério da Saúde e Meio Ambiente dos Países Baixos, gráficos aqui: file:///Users/daniduc/Downloads/COVID-19_WebSite_rapport_20200408_1036%20(1).pdf )

      Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.