Descubra Berlim pelos olhos de um casal de guias e bloggers brasileiros: entrevista com o Agenda Berlim

Certo, vocês, sabem que eu amo Berlim, né?

Tour em português em Berlim
Amsterdam não é ciumenta... (Foto: © daskleineatelier / Adobe Stock)

Quando a gente visitou Berlim em 2009, em plena friaca de janeiro, o pessoal achava que eu era doido. Mas eu estava adorando andar na cidade nevada, descobrindo que a cidade onde ocorreram alguns dos momentos mais importantes da história do mundo era mais do que apenas um pano de fundo...

Estava viva, moderna, reconstruindo o seu futuro sem apagar as cicatrizes de seu passado. Eu sabia que iria voltar.

E voltei. E meus passeios no frio foram mais completos, porque dessa vez eu fui guiado por um casal-sensacional de blogueiros, a Nicole e o Pacelli, do indispensável Agenda Berlim.

Foi assim...

Eu iria (re)descobrir Berlim com um casal de brasileiros, blogueiros, guias e... amigos

Guias Brasileiros em Berlim
Nicole e Pacelli, do Agenda Berlim, inseridos na história da cidade que amam (,em>Foto: Daniel Duclos)

Eu conheci a Nicole Plauto e o Pacelli Luckwu longe de Berlim, no histórico II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros do Porto (obrigado, Rita!). Estava calor (pros nossos padrões de norte da Europa), apesar de ser novembro, e estava sol (eu contei a história toda aqui). Mas nós achamos um pouco de frio, numa varanda conversando de noite até tarde sobre a vida, o universo e blog.

Nos identificamos em diversos aspectos, pessoais e na ética de trabalho, e fiquei muito feliz de descobrir que o III EEBB seria em Berlim. Chamar a Nicole e o Pacelli para serem parceiros no Ducs foi natural. E quando cheguei em Berlim em novembro seguinte, continuamos nosso papo, emendando um ano de conversas.

Lá a parceria se fortaleceu, e evoluiu. Nos moldes do casal Rafael e Priscila, do blog Cultuga, que também viraram amigos e parceiros, eu tive a honra de a Nicole e o Pacelli aceitarem serem colunistas-convidados do Ducs por um período de seis colunas mensais!

Escuta, o papo tá legal, mas vamos chamar a Nicole e o Pacelli pra participar? Assim vocês se conhecem melhor. Você vai gostar deles!

A história de duas paixões: Por que Berlim?

Eu: Olá Nicole, oi Pacelli. Me conta uma coisa, desde quando vocês moram em Berlim? 

Agenda Berlim: Olá, Daniel. Pacelli respondendo aqui com Nicole ao lado.

Guias brasileiros em Berlim
Pacelli e Nicole em seu ambiente... (Foto © Agenda Berlim)

Então, nós moramos em Berlim há aproximadamente seis anos, mas já havíamos morado em outra cidade aqui na Alemanha por mais um ano. E aí já se vão 7 anos de Alemanha ao todo.

Eu: Wow, já é um tempo!

Quer dizer que era um sonho antigo morar na Alemanha, ou aconteceu?

Agenda Berlim:  Nós sempre tivemos vontade de estudar fora do Brasil. Tanto eu quanto Nicole já tínhamos terminado o que tinha pra fazer de inglês e começamos com o alemão porque tem um bom curso em Recife, cidade onde nascemos e crescemos.

Eu fiz alemão enquanto já estudava economia na UFPE, Nicole começou um pouco antes.

Claro que poderíamos ter ido para um país de língua inglesa, mas aí, pra fazer um curso completo seria bem mais caro.

E essa era, e ainda é, uma grande vantagem da Alemanha. A graduação, mesmo para estrangeiros (nós não temos cidadania europeia) é gratuita, o que dá uma economia enorme para o estudante.

E aí quando ainda estávamos na graduação de economia em Recife, fomos atrás de um intercâmbio pra Alemanha e conseguimos. Moramos um ano por aqui, eu em Tübingen e Nicole em Buxtehude, próximo de Hamburgo.

Gostamos tanto que resolvemos ficar. O problema é que nós decidimos muito tarde e já não dava mais para nos candidatar às universidades. Daí que tivemos que voltar pro Brasil e passamos um ano em Recife estudando alemão, juntando e traduzindo documento para nos candidatar para uma (na verdade duas) vagas em Berlim.

E sempre quisemos Berlim porque era e é nossa cidade favorita.

Blog e guias sobre Berlim: transmitindo conhecimento e paixão por história e uma linda capital

 Eu: Hoje vocês estão bem estabelecidos, trabalhando como guias e com o super blog Agenda Berlim se destacando em uma cidade que é destaque em si.

Como surgiu essa vontade de fazer o blog? Veio antes ou depois de começarem a trabalhar como guias?

Guias brasileiros em Berlim
© Agenda Berlim

Agenda Berlim: Que bom ter o reconhecimento, principalmente de quem entende do negócio.

A ideia do blog surgiu antes.

Como nós já éramos apaixonados por Berlim decidimos escrever o blog basicamente por duas razões: uma era pra ter ainda mais motivação pra explorar a cidade, a segunda era pra mostrar ao público brasileiro que tinha muita coisa legar pra conhecer por aqui.

Isso era 2011, ainda não tinha tanto brasileiro interessado na Alemanha ou em Berlim.

E a gente sempre entendeu. Primeiro é que a língua já assusta muito.

A Alemanha é um pouco mais longe que outros destinos mais tradicionais. E, por mais que isso já esteja melhorando bastante, ainda há uma má impressão que alguns brasileiros têm sobre os alemães. Mas digo logo que todos que vêm com essa ideia saem daqui positivamente surpresos.

Bom, e aí que quando o blog ainda estava no comecinho, com poucas postagens, começaram a aparecer pessoas interessadas no nosso acompanhamento como guias.

E pra gente foi maravilhoso. Já fazíamos algumas matérias de história na universidade, apesar de estudar economia. Eu tinha feito vários cursos ainda em Tübingen sobre cultura e história alemã. E, o mais importante pro que fazemos, sempre adoramos mostrar nossa cidade preferida, tão rica em história, para os nossos conterrâneos.

Foi o útil e o agradável juntos que deram muito certo.

Guiando brasileiros em Berlim: a história na prática, onde ela aconteceu (e acontece)

Eu: Muito super certo! Tive a oportunidade de fazer um tour histórico por Berlim contigo, e fiquei impressionado com a segurança do conhecimento e, ao mesmo tempo, a capacidade de engajar a gente numa história que não é simples.

Qual o segredo? Como vocês encaram esse desafio de passar conteúdo denso de maneira interessante?

Agenda Berlim: Mais uma vez agradeço o reconhecimento.

Então... Primeiro acho que você deve ter sempre em mente que, por mais que seus viajantes estejam profundamente interessados no assunto, eles estão viajando, curtindo as férias às vezes. Então não adianta ficar jogando datas e nomes de figuras históricas e esperar que aquilo vá ser absorvido facilmente.

Mas acho que o principal nem depende da gente, é uma vantagem de Berlim.

Olha só, Roma tem uma história riquíssima, é o berço de nossa civilização e tem mais de 2500 anos. A importância é indiscutível. E Berlim? Berlim é praticamente um bebezinho comparado a isso. O ponto é que a história mais fascinante de Berlim é toda no século XX. Como eu digo, é o século em que todos nós nascemos. Ou seja, é tudo ainda muito palpável.

Guias brasileiros em Berlim
Berlim reflete seu passado (Foto: Daniel Duclos)

Nós, às vezes, chamamos nossos viajantes a recordar da data de nascimento dos pais e dos avós, pessoas com as quais nós normalmente convivemos bastante. A partir dessa perspectiva tudo se torna assustadoramente próximo.

E quando passamos por trechos do muro de Berlim? A grande maioria das pessoas se lembra exatamente o que estava fazendo quando recebeu a notícia de que o muro caíra.

Quando há uma proximidade dessa, fica mais fácil explicar e aprender tudo isso, mesmo com um conteúdo relativamente complicado.

Um tour em português por Berlim personalizado e sob medida para você

Eu: E nesse processo, o quanto o perfil do cliente influencia?

Aliás, tem um perfil de cliente que procura vocês, ou é bem diverso?

Agenda Berlim: Ah, influencia bastante. Isso porque antes de fecharmos os acompanhamentos, nós sempre pegamos o perfil dos viajantes com um breve questionário e com as trocas de e-mail. Assim dá pra sondar melhor o interesse de cada grupo.

Tour guiado em português por Berlim
Pacelli distorcendo as barreiras do tempo durante um tour memorável por Berlim (Foto: Daniel Duclos)

Então às vezes a gente recebe um pessoal fissurado em Segunda Guerra e que conhece os nomes dos principais generais e os locais de cada batalha importante. Aí você pode dar mais detalhes por esse aspecto enquanto que passa mais rápido pelos pontos sobre a monarquia prussiana.

Ao mesmo tempo, a gente recebe pessoas que querem ver somente coisas bonitas e leves. Nesse caso a gente explora mais os palácios reais, belas catedrais ou cafés aconchegantes e bairros alternativos de Berlim.

Eu: Ou seja, o tour de vocês é bem personalizado...

Agenda Berlim: Sim! Berlim tem muito a oferecer pra qualquer tipo de interesse. Essa é outra enorme vantagem de se trabalhar aqui.

E isso é bem interessante, porque nos nossos anos de experiência, mesmo fazendo o mesmo roteiro, passando pelos mesmos locais, os passeios são completamente diferentes.

Até porque as pessoas são bem diferentes.

Tours em Berlim para todas as idades: sim, crianças são bem-vindas!

Eu: Verdade! Nessa filosofia, vocês atendem inclusive famílias com crianças né? Essa parte me interessa, porque pretendo voltar com os saguis!

Como são os tours? Quais as principais opções?

Agenda Berlim: A gente costuma oferecer os acompanhamentos de acordo com o perfil do grupo (casal, família, amigos).

Mas claro que, pra quem tá visitando Berlim pela primeira vez, os pontos mais conhecidos como Portão de Brandemburgo e Ilha dos Museus não podem faltar.

Tour guiado em português por Berlim
(Foto: © mojolo / Adobe Stock)

Então normalmente tem esse básico com os principais pontos da cidade. Temos também um bem focado na história de Berlim do século XX, cobrindo tanto Segunda Guerra e Nazismo quanto o comunismo e Guerra Fria.

Pros que se interessam mais profundamente por essa parte da história, fazemos o acompanhamento guiado no Campo de Concentração de Sachsenhausen, do qual somos guias certificados.

Alguns bate-volta são bem procurados também, como à cidade de Dresden e Potsdam, onde a família real da Prússia tinha boa parte de seus palácios e jardins.

Para quem se interessa pelo cotidiano da cidade, ou já conhece o básico de Berlim, nós mostramos alguns bairros da cidade com perfis bem diferentes.

Pela nossa experiência, sempre que as crianças são levadas para os passeios pela cidade junto aos pais, elas se comportam e inclusive curtem. É só fazer umas paradas estratégicas e ser bem flexível. Acabamos atendendo a família como um todo, o que é o ideal.

Ao descobrir a história e os pontos turísticos de Berlim com o tour guiado, esperamos o inesperado

Eu: bacana. Mal posso esperar para fazer um tour com a Carla e os nossos saguis. 

Me conta pra gente uma história legal da reação de clientes a algo que vocês estavam contando ou mostrando e eles não esperavam? Tem?

Com certeza. O caso mais clássico é quando nós entramos no meio de um estacionamento meia boca, sem nada demais e dizemos que aquele ponto, completamente sem graça, é um dos mais importantes locais históricos do século XX.

E esse estacionamento, na época do nazismo, era onde ficava o bunker de Hitler, local onde ele passou os últimos dias e se suicidou. De certa forma, marca o fim da pior guerra da história e de todo o terror nazista.

Ainda outro exemplo que chega a ser divertido de descrever é quando passamos por baixo do Portão de Brandemburgo em direção ao Tiergarten. Dizemos que há vinte e sete anos atrás, se estivéssemos fazendo aquilo já teríamos sido alvejados pelos guardas de fronteira da Alemanha Oriental. Vinte e sete anos, não é tanto tempo assim.

Tem também aqueles que se emocionam e chegam a chorar ao passar pelo Memorial do Holocausto. É uma história triste. Mas eu sei que Nicole já fez alguns dos nossos clientes chorarem de emoção ouvindo a história da queda do muro de Berlim.

Descubra Berlim com um casal de especialistas com experiência e conhecimento para compartilhar

Eu: Posso imaginar. Eu super recomendo qualquer tour com qualquer um de vocês. Tanto que a Nicole e o Pacelli já tem parceria aqui com o Ducs desde 2016, super sucesso.

Além disso, eles vão fazer uma série especial de seis colunas mensais no Ducs para contar um pouco mais de Berlim. Estreou dia 5/6/2017 (leia aqui) e as pautas estão MUITO legais.

E pra quem quer ir já se adiantando... Pacelli, indica aí três posts super bacanas do Agenda Berlim pra galera já ir se familiarizando!

Agenda Berlim: Agradecemos a oportunidade, Ducs. Somos fãs do Ducs Amsterdam desde 2011 e é uma honra sermos seus parceiros. Vamos nos divertir bastante escrevendo por aqui.

Por enquanto, deixo as seguintes sugestões para os leitores mais ávidos:

Eu: Leitura super recomendada sobre uma capital fantástica. Agenda Berlim é demais! E além do blog, onde a galera acha o Agenda Berlim? Manda os links pra gente!

Agenda Berlim: Vamos lá:

Eu: perfeito! Eu já acompanho... acompanha também!

Contrate o tour em português do Agenda Berlim e faça parte do grande grupo de clientes e amigos que aproveitaram uma viagem mais rica

Reserva o tour com a Nicole e o Pacelli, é só preencher o formulário aqui embaixo.

Você não vai se arrepender!

  • DD barra MM barra YYYY

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com