Foto do dia – Reichstag de Berlim

Berlin - Reichstag

Berlim é uma cidade antiga, e a a história abriu grandes feridas em seu meio. Não apenas a Guerra, como os anos de divisão pelo muro abriram espaços urbanos à força. Estas feridas foram preenchidas por tecido urbano novo, criando cicatrizes onde construções novas convivem com outras antigas.

O Reichstag, parlamento alemão, é uma representação clara desse processo de cicatrização urbana.  Os nazistas colocaram fogo nele em 1933, culpando os comunistas e usando o crime como pretexto pra assumir o poder. Durante os anos de divisão da Guerra fria, ficou vazio com o muro a poucos metros, era um triste símbolo: a antiga casa que representava o povo alemão silenciada e em ruínas entre a fonteira das superpotências indiferentes à ela. Depois da queda do muro em 1989, a reunificação trouxe de volta o parlamento, e o prédio ganhou interior ultra moderno, e a fachada histórica uma nova cúpula futurista, de aço e vidro, substituindo a antiga, destruída no infame incêndio de 1933.

Sensores eletrônicos acompanham o sol e deixam entrar a luz natural sem ofuscar quem está embaixo no parlamento. A entrada é gratuida, mas as filas podem ser longas. Eu e Carla esperamos apenas 30 minutos: o frio de -7C afastou os menos determinados.

Foto: Daniel Duclos
Câmera: Sony DSC-W80
Local: Berlim
Tirada em: 11/01/2009

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.