
O Homomonument em Amsterdam foi construído em 1987, homenageia as vítimas da discriminação por sua orientação sexual. Não somente as que sofreram durante a Segunda Guerra, como primeiro nos ocorre, ainda mais estando o monumento tão perto da Casa da Anne Frank, mas todas elas.
O monumento é extremamente bem-executado. São três triângulos grandes, cada um de um jeito, interligados por discretas linhas que juntam-se para formar um quarto triângulo, onde os três são os vértices. É uma obra que requer atenção pra ser compreendida e descoberta.
O primeiro, em baixo relevo no chão, contém o verso em holandês "Naar Vriendschap Zulk een Mateloos Verlangen". O ao seu lado há o outro, em alto relevo, projetando-se do chão. Após conectar esses dois, ocorre a dúvida: e o terceiro?
É preciso seguir as linhas no chão, cruzar a rua e ver o terceiro triângulo boiando sobre o canal (Herengacht) e formando o vértice. É esse vértice a nossa foto do dia.
Você pode ver um esquema do monumento para compreender melhor, ou vê-lo de cima, no Google Maps. Mas se tiver a oportunidade, vá ver e tente fazer você mesmo as conexões que ele exige. Se você não estiver atento, irá passar batido. Mas quando você toma consciência dele, verá que é bem maior do que pensava. Exatamente como o sofrimento e o preconceito sofrido pelos homossexuais ao longo da história – e até hoje.
(Todo ano Amsterdam faz uma parada gay que toma a cidade e os canais.)
