Foto do dia – Homomonument em Amsterdam

Homo monument - Westermarkt - Amsterdam
Foto: Daniel Duclos. Tirada em Amsterdam, em 15/11/2007

O Homomonument em Amsterdam foi construído em 1987, homenageia as vítimas da discriminação por sua orientação sexual. Não somente as que sofreram durante a Segunda Guerra, como primeiro nos ocorre, ainda mais estando o monumento tão perto da Casa da Anne Frank, mas todas elas.

O monumento é extremamente bem-executado. São três triângulos grandes, cada um de um jeito, interligados por discretas linhas que juntam-se para formar um quarto triângulo, onde os três são os vértices. É uma obra que requer atenção pra ser compreendida e descoberta.

O primeiro, em baixo relevo no chão, contém o verso em holandês "Naar Vriendschap Zulk een Mateloos Verlangen". O ao seu lado há o outro, em alto relevo, projetando-se do chão. Após conectar esses dois, ocorre a dúvida: e o terceiro?

É preciso seguir as linhas no chão, cruzar a rua e ver o terceiro triângulo boiando sobre o canal (Herengacht) e formando o vértice. É esse vértice a nossa foto do dia.

Você pode ver um esquema do monumento para compreender melhor, ou vê-lo de cima, no Google Maps. Mas se tiver a oportunidade, vá ver e tente fazer você mesmo as conexões que ele exige. Se você não estiver atento, irá passar batido. Mas quando você toma consciência dele, verá que é bem maior do que pensava. Exatamente como o sofrimento e o preconceito sofrido pelos homossexuais ao longo da história – e até hoje.

(Todo ano Amsterdam faz uma parada gay que toma a cidade e os canais.)

homomonument
Foto: Daniel Duclos. Tirada em Amsterdam, em 17/10/2009

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com