É verdade que as fronteiras da Europa estão totalmente abertas e posso passar de um país pra outro sem nenhuma fiscalização?

Rating: +3

Positive Negative

Alguns países da Europa assinaram um tratado que permite a livre circulação de indivíduos entre eles, sem controle regular de passaporte na fronteira. Este acordo é conhecido como Tratado de Schengen, e seus termos foram incorporados à lei da União Européia, sendo que Irlanda e Reino Unido optaram por não segui-lo.

Porém, um aviso importante: ausência de checagens regulares não quer dizer, de modo nenhum ausência de checagem de passaporte. Sempre que cruzar uma fronteira, o país tem o direito de checar seu passaporte, e em intervalos irregulares, o faz. Caso sua situação esteja regular no país de onde está vindo, o novo país não pode negar a sua entrada. Mas pode, sim, verificar a sua situação a qualquer momento. No meu caso, já verificaram passaporte quando cruzei a fronteira entre França e Bélgica, por exemplo. Uma amiga minha teve o passaporte checado uma vez que cruzou a fronteira Holanda-Alemanha.

Voltar para o FAQ

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.