Como vocês foram parar na Holanda?

Rating: +3

Positive Negative

Foi uma história cheia de idas e vindas altos e baixos. Resumidamente: a Carla arrumou um emprego (em informática, que eu sei que vão perguntar) no Brasil mesmo, mas pra um projeto na Holanda. Nós viemos, e gostamos, e a Carla procurou um emprego aqui na Holanda, direto com uma empresa holandesa, e eu fui fazer o Ducs Amsterdam como negócio e para gerar um salário.

(Se quiser a versão mais completa, veja esse artigo)

Juntando as duas rendas conseguimos nos estabelecer aqui em definitivo antes do projeto que nos trouxe acabar.

Mas eu sei que a maioria das pessoas que pergunta isso está na verdade perguntando outra coisa. Está querendo saber é "como *eu* consigo parara na Holanda?" e esperar vendo nossa história fazer também.

Isso tem alguns problemas. Primeiro, nossa história foi em 2007 e muita coisa mudou desde então. Mas o principal é: pela minha experiência, cada história é uma, e raramente tem um caminho reto e direto (o nosso não foi, eu só contei a versão resumida). Não tem uma receita pronta, misture duas colheres de sopa de coragem, uma xícara de dinheiro, misture com duas doses de sorte e...

Né assim que funciona. Expatriar exige jogo de cintura e muita vontade de ir atrás das coisas você mesmo. Esperar algo pronto é a atitude errada.

Dito isso, eu reuni minhas dicas para arrumar um trampo bacana na Holanda aqui. Dá uma lida! Espero que ajude!

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.