Visitando Berlim para participar do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Um ano depois do épico encontro do Porto, era hora de voltar a me reunir com os blogueiros brasileiros na Europa. Mas dessa vez, em Berlim.

Perfeito! Desde que visitei em 2010, Berlim é uma das minhas cidades favoritas, e olha que fui duas vezes no frio. A primeira em janeiro, e agora para o III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, nos dias 12 a 14 de novembro.

Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros
A galera em Berlim (Foto: © Felipe Minnicelli)

Como se eu precisasse de mais motivos além de reencontrar os amigos e rever a linda Berlim, a organização do evento, ou seja, a Nicole e Pacelli, do Agenda Berlim, mais a Claudia do Brasileiros Mundo Afora, me convidaram para palestrar, falando de profissionalização de blogs.

Indo do aeroporto de Schönenfeld para o centro de Berlim

Eu fui de Amsterdam a Berlim de EasyJet. A sua sede fica no aeroporto de Schönefeld, o que acrescentaria uma horinha na minha viagem, até chegar no hotel. O preço, entretanto, compensava.

(Foto: Daniel Duclos)

Schönefeld é bem mais longe da cidade, mas é fácil de chegar. Tem trem direto, embora você tenha que andar uns minutinhos do aeroporto até a estação. De noite, numa friaquinha de -3°C, foi importante eu ter levado luvas para ir arrastando a mala comigo. Com a mão descoberta teria sido doloroso.

É um aeroporto pequeno, mas mesmo assim você acha uma loja da visitBerlim. Que sorte: é um dos patrocinadores do III EEBB, e eles disponibilizaram um Welcome Card, que dá descontos para diversas atrações e inclui passe de transporte público.

Mas eu cheguei tão cansado na sexta a noite que acabei esquecendo de pegar o meu, acredita? Felizmente eu tinha um excelente lugar para descansar...

Onde se hospedar em Berlim: O excelente Scandic Hotel

Scandic Hotel Berlin
(Foto: © Felipe Minnicelli)

Eu nunca havia ficado em um Scandic apesar de estarem presentes em 7 países e serem a maior rede de hotéis da região nórdica da Europa, e nem sabia o que estava perdendo. Os hotéis são estilo business, muito confortáveis e práticos, mas eu curti mesmo foi a decoração com alces.

Scandic Hotel Berlin
E eu sou fã da decoração estilo bem-vindo à Escandinávia, alces inclusos (Foto: Daniel Duclos)

Além de tudo, eles têm uma visão moderna de marketing, procurando trabalhar com blogueiros. Tanto é que abraçaram o III EEBB, recebendo diversos blogueiros, patrocinando um jantar e também a estadia dos palestrantes (obrigado, Scandic!).

Me dei bem!

Conforto e conectividade

Mas não adiantaria todo esse discurso pro-blogueiros se eles não tivessem um wifi excelente. Uh, eu sei, parece estranho, mas sim, tem hotel grande com wifi ruim ou inusável. No Scandic funcionou lindamente. Ótimo!

O pessoal do EEBB a essa esta altura estava na cervejaria Mikrobrauerei do The Circus Hostel Berlin, mas estava tarde e eu precisava jantar. (Se você se interessou sobre a cervejaria, deu sorte: o Agenda Berlim tem post!).

O restaurante do Scandic é gostoso e estiloso e tem inclusive uma página do menu apenas com opções vegetarianas.

Me dei bem de novo!

Ok, hora de ir dormir, que amanhã é dia puxado: palestras de manhã até a noite e a Nicole deixou bem e abundantemente claro que pontualidade é uma qualidade muito apreciada na Alemanha...

(Deveria ser no mundo todo, btw).

Reserve sua estadia no Scandic Hotel Postdammer Platz via meu link afiliado do Booking.com.

As palestras do III EEBB (manhã)

Sabe, ter um espaço moderno que facilite o trabalho ajuda demais pra gente aguentar o dia todo de trampo. Então já vou de cara agradecer à Microsoft Berlim por ter fornecido o espaço Microsoft Atrium.

E deu super certo a doutrinação psicológica do casal Agenda Berlim: começamos pontualmente, com a Claudia e o Pacelli falando, já que, uh, a Nicole perdeu a voz!

Pela cara da Nicole, de braços cruzados, é um erro que ela não cometerá duas vezes 🙂 Pelo menos a Claudia achou engraçado o Pacelli se aproveitando para falar sem ser contestado 😀 (Foto: © Claudia Boemmels)

O que aprendi no caminho do hobby à profissionalização

E pra eu dar aquela acordada, fui logo eu o primeiro palestrante. Apesar de eu sempre, sempre ficar nervoso antes de dar uma palestra (e olha que essa é a terceira vez que eu falo num EEBB!), sempre dá certo, e eu me sinto logo em casa.

(Foto: © Claudia Boemmels)

O título da minha palestra foi: "O blog como empresa: 10 lições que aprendi no caminho do hobby à profissionalização". Muita gente me pergunta "mas Ducs, onde você trabalha aí em Amsterdam" e eu... no Ducs, oras 🙂

Berlim, uma cidade legal o ano todo

Depois da minha palestra, a visitBerlim nos deu as boas vindas (e para crédito do Christian Tänzle, alemão diretor de imprensa da visitBerlin, ele só mencionou os 7 a 1 uma vez). A palestra foi super descontraída e falou sobre o papel crescente de Berlim que vêm se destacando como um dos maiores centros turísticos da Europa, com atrações o ano todo.

Sim, inclusive no inverno, como veríamos nos dias seguintes.

Desmistificando o SEO

Mas continuando. O Erick do blog Euro Dicas assumiu o palco e debulhou numa palestra sobre SEO que conseguiu algo muito difícil: ser divertida, motivadora e clara falando sobre algo extremamente técnico. SEO é uma das áreas que mais podem influenciar o sucesso do seu blog, e o Erick pôs a galera no pique de explorar e agir, mesmo quem tinha medo.

Way to go, Erick! (Foto: © Felipe Minnicelli)

Uma solução profissional para venda de ingressos

A manhã se encerrou com a palestra de mais um patrocinador do III EEBB, a GetYourGuide. A Denisa apresentou uma excelente solução para vendas de ingressos em parceria com os blogs. Atraente, eficiente e profissional, a GetYourGuide é, além de patrocinadora do EEBB, parceira oficial do Ducs para venda de ingressos 😉

Ufa, tá bom pra uma manhã né? Vamos almoçar!

As palestras do III EEBB (tarde)

O almoço foi patrocinado pela GetYourGuide, e também tinha opção vegetariana, yes! Tava gostoso, mas passou muito rápido, conversando com a galera! Já era hora de continuar.

Produzir conteúdo bom e bonito, uma aula!

Estava na vez do casal sensação da blogosfera, a Priscila e o Rafael do Cultuga. Nem preciso dizer que sou fã dos dois desde o EEBB passado (tanto que eles inclusive viraram colunistas convidados e parceiros do Ducs), mas as vagas no fã clube do casal estão ficando cada vez mais disputadas.

E eu com aquela cara de "eu já sabia". (Foto: © Felipe Minnicelli)

A palestra deles deveria ser obrigatória para todos os blogueiros: dicas para produção de conteúdo. Me deu uma alegria ouvir eles falando coisas tão importantes sobre como construir sua história, como fazer um post mais atraente e ao mesmo tempo útil, como tomar cuidados essenciais na coleta e transmissão de informações.

Essencial.

Fazendo parcerias com o Futuro

Agora era hora de outra dupla sensacional: a estrela do EEBB passado, a super Rita do O Porto Encanta e a Juliana do Eu Ando pelo Mundo. O tema interessava a todos: como fazer parcerias que resultem em projetos de sucesso com seu blog.

(Foto: © Felipe Minnicelli)

E as duas tinham experiências lindas para compartilhar, a Juliana com o "Calor nos Alpes" e a Rita com o "Duas Bloggers, um Caminho" sobre o caminho de Santiago. A palestra foi, além de esclarecedora, muito divertida e dinâmica, graças ao carisma das duas palestrantes.

Elas enfatizaram o profissionalismo e a visão de longo prazo no trabalho com empresas. Palestra essencial para estabelecer o blog como a atividade séria que é.

Uma palestra social para falar das novas mídias

Ufa, quase no fim. Para animar, os organizadores inauguraram um novo formato: rodada de discussões. O tema era redes sociais, e foram chamadas blogueiras especialistas de cada uma das principais redes.

Quem moderou o debate, com muita simpatia, alias, foi a Rode Veiga-Pfeifer, do Entre Duas Culturas. Dava para notar que ela era professora pela competência ao estimular e organizar a discussão.

(Foto: © Felipe Minnicelli)

Dividindo o palco com ela estavam: Isabela Discacciati, do Itália per Amore (Facebook), Camilian Siqueira, do Destino Munique (Instagram), a Letícia Diethelm do Viva Viena (Snapchat), a Suzana Paquete do That Good Trip (Twitter) e a Gisele Almeida, do Viajar Pela Europa (Youtube).

A discussão foi ótima, cheia de dicas voando de todos os lados, palco e plateia, bem no espírito do EEBB: todos ensinam, todos aprendem. Um encerramento perfeito pro dia de palestras. (E pontualmente, impressionando até os alemães!).

Agora era hora de jantar. Voltamos pro Scandic numa noite fria, mas muito clara.

Jantar de confraternização no hotel Scandic

Como eu mencionei lá em cima, o Scandic tem todo um trabalho com blogueiros, e o Kai, representante do hotel nos deu as boas vindas, falou um pouco do trabalho de marketing associado com a blogosfera e depois nos encaminhou para um excelente jantar.

Para comemorar o espírito de troca, os blogueiros sortearam lembranças que trouxeram de suas cidades. Foi bem engraçado (mostrando que algumas mesas têm mais sorte do que outras *cof*) e já virou tradição no EEBB.

Por falar em brindes, diversas empresas locais apostaram na força do blog e nos deram brindes bacanas. Coloco aqui a descrição da Nicole em seu excelente post sobre o IIII EEBB, que inclusive consultei diversas vezes para escrever esse:

  • A Ampelmann nos deu as sacolas lindas que usamos no dia oficial de palestras e ainda cartões postais, lápis, e lindas tags de mala.
  • A Frau Tonis Parfum nos deu uma amostra de perfume made in Berlin, além de cupons de desconto na loja física e online.
  • A Ritter Sport enviou seus chocolates deliciosos para adoçar o nosso fim de semana juntos.
  • A Holmes Place nos ofereceu 20 minutos de massagem e 1h de spa para todo mundo relaxar depois do dia intenso de palestras. Demais, né?!

Cansadão e tiozinho, eu fui pro quarto em vez de estender a noite no bar do hotel. Mas parece que a coisa foi longe 😉

Vendo Berlim do alto: Panoramapunkt

Domingão e demos sorte: estava um lindo dia de sol (frio! Sol aqui no norte da Europa é que nem luz de geladeira: ilumina mas não esquenta) e pudemos ver do alto Berlim dando espetáculo.

(Foto: Daniel Duclos)

Subimos 24 andares em 20 segundos no elevador ultra rápido do Panoramapunkt, um prédio histórico no coração de Berlim.

A vista é arrebatadora, e você pode ver os principais marcos da cidade. E com Berlim dando show, encerramos oficialmente o III EEBB.

Mas espere, ainda tinha mais...

Tour a pé com o Agenda Berlim

Olha a sorte de ter um EEBB organizado por guias profissionais: tivemos o privilégio de ver o casal Nicole e Pacelli em ação. Cada um ofereceu um tour na tarde fria (e digo, bem fria) de Berlim.

A Nicole liderou as pessoas pelo “Passado e presente de Berlim: os bairros de Prenzlauer Berg e antigo bairro judeu”. O programa era: Mauerpark, Oderberger Str., Kastanienallee, Hackesche Höfe, Blindwekstatt, antigo cemitério judeu, Sophienkirche e antiga sinagoga. Quem foi disse que foi muito bacana!

Eu preferi seguir o Pacelli com o passeio “Berlim do século XX: da formação do Império Alemão à Queda do muro de Berlim”. Eu que não ia perder uma aula de história no local onde ela aconteceu!

Berlim reflete seu passado (Foto: Daniel Duclos)

Ah, sim. Foi mais do que um tour, de fato foi uma aula de história in loco. O Pacelli, por quatro horas no frio, demonstrou conhecimento, segurança e didática em um assunto complexo e de vital importância para entendermos o mundo de hoje, a história de Berlim no século XX. É um assunto que me interessa e estudo há anos, e mesmo assim aprendi muito.

Eu voltarei para Berlim só para fazer esse tour de novo. E se você quer fazer um tour com o Agenda Berlim, reserva mas é já, que vai valer cada eurocent. Falo com conhecimento de causa.

Pacelli faz passado e futuro se fundirem em sua aula-tour! (Foto: Daniel Duclos)

Um passeio (desconfortável) pelo passado comunista da Alemanha: Trabi

Na segunda, meu último dia de EEBB, ainda dava tempo para mais um passeio de manhã. Fomos convidados pela Noir Berlin, uma loja de souvenires inspirada na arte de Thierry Noir, para dar um rolê de Trabi.

Trabi era o pequeno carro produzido pela Alemanha comunista. Era tão ruim que o Pacelli contou a seguinte piada corrente na época da queda do muro de Berlim: sabe como dobrar o valor de um Trabi?

Enche o tanque dele.

O pessoal da antiga Alemanha comunista não deve ter achado muita graça, mas a gente hoje acha. (Foto: Daniel Duclos)

Não é crueldade, é que o bichinho era ruim mesmo. Meio que construído com papelão e chiclete, a injeção de combustível confiando na gravidade para acontecer, sacolejando pelas estradas alemãs, o Trabi ainda assim exigia uma espera de até 18 anos para quem quisesse comprar.

E se você quiser tirar a prova, pode dar uma volta na quadra com um Trabi passando pela Noir Berlim

Quer dizer, se não estiver muito frio e o carro pegar. (Foto: Daniel Duclos)

O sistema de aquecimento é um cobertor. Sério.

Hora de voltar pra casa

Ok, Berlim, hora de dizer até logo. Minha linda esposa e minha dupla de saguis me esperavam. Me despedi dos heroicos resistentes que ainda estavam por lá e segui até o aeroporto para embarcar de volta para Amsterdam.

O EEBB mostrou mais uma vez o valor de desvirtualizar. Num mundo avatares e arrobas, é essencial enxergar as pessoas. Apesar de, como blogueiros, sermos nativos do meio digital, há mais de uma maneira de conectar: não há wifi que substitua o abraço.

Berlim foi inesquecível. Berlim sempre é.

Além das fontes linkadas no post, eu utilizei muito o sensacional Resumão do III EEBB escrito pela Nicole. Eu li tantas vezes que a essa altura eu já tenho algumas partes decoradas. Obrigado, Nicole, Pacelli e Claudia, por mostrarem que eficiência combina com carinho.

Patrocinadores do III EEBB

Scandic Berlin Potsdamer Platz | visitBerlin | Microsoft Berlin | GetYourGuide

Blogs participantes do III EEBB:

Agenda Berlim | Almost Locals | Ana de Amsterdam! | Aqueles que viajam | As viagens da Re | Backpackingalone | Barcelona emociona | Blog Brazuka | Brasileiros Mundo Afora | Catalogo de viagens | Claudias Welt | Conexão Berlim | Cultuga | De Café por Barcelona | Destino Munique | Direto de Paris | Ducs Amsterdam | Em Roma | Entre duas culturas | Eu Ando Pelo Mundo | Euro Dicas | femmevolatil | Grossa, eu?! | Guia de Roma | Italia per Amore | Ká.entre.nós | Ligado em Viagem | Londres com crianças | Londres Pra Você | Manaria Araujo | Maria De Lux | Me Joguei no Mundo | Milão nas mãos | No mundo da Paula | o Porto encanta | Praga Boemia | Rumo a Lisboa | Rumo a Madrid | Sete Mil Km | Sol de Barcelona | SOSViagem | That Good Trip | Trend Tips | Trupe da Trip | Turista Fulltime | Um casal na Alemanha | Viagem Hamburgo | Viagem Jovem | Viajando por Aí | Viajar pela Europa | Viajoteca | Viva Toscana | Viva Viena | Vou para a Alemanha

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

3 comentários em “Visitando Berlim para participar do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros”

  1. Poxa, Ducs, que post bacana!! Como sempre essa sua arte de contar histórias faz dos seus posts relatos especiais. Muito obrigada pela disposição em ser o nosso palestrante e pelo carinho. Nós adoramos receber você em Berlim. Volte com a família! Beijos!

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.