Dois anos depois de me tornar oficialmente um amsterdamer, deixarei de ser um. Eu e Carla estamos mudando pra Haia, a 56 km e 40 minutos de trem de Amsterdam. E também, a "verdadeira capital da Holanda". É em Haia que está o governo, onde a Rainha trabalha, onde estão as embaixadas, sede do direito internacional.
A piadinha mais recorrente que ouvi quando contava da mudança era "ah, então você vai mudar o nome do blog pra Ducs em Haia"?
Oras, claro que não! 🙂
Com dois anos de Amsterdam — e muitas outras cidades na Holanda, aliás — nele, o Ducs Amsterdam agora também será em Haia. Amsterdam continuará aparecendo aqui. É uma cidade que fica perto, é fácil de vir (muita gente mora em Haia e trabalha em Amsterdam), e continuará sendo parte de nossa vida. Apenas iremos acrescentar mais uma cidade ao blog, uma que é um tanto desconhecida dos brasileiros em geral.
Aliás, eu descobri que Amsterdam também é bem desconhecida dos brasileiros! Claro, todo mundo ouviu falar, mas pouca gente sabe o que tem, como é a cidade além do muito promovido sexo-na-vitrine-maconha-liberada. Em dois anos de Ducs Amsterdam esforcei-me pra mostrar, afinal de contas, como é Amsterdam, e descobri coisas muito além dos clichês.
Vou contar um dos maiores segredos de Amsterdam pra vocês: o lance do sexo-drogas é muito mais um show pra turistas do que a cidade de verdade.
Não que eu saberia dizer com confiança o que é Amsterdam de verdade. O pessoal me pergunta "dá pra conhecer Amsterdam em um dia?" Não. Dá pra ver o centro da cidade em um dia. Conhecer Amsterdam leva uma vida. Ou mais. Continuarei explorando a cidade sempre que possível, mas com mais vagar agora, pois estarei também ocupado em formar a "minha Haia", explorar um ambiente novo, descobrir mais uma cidade, não como turista, mas como morador.
O blog continuará com artigos que procuram informar e entreter, as dicas continuam vindo, as fotos também, tenho muitos projetos que incluem Amsterdam ainda por realizar pra mudar e melhorar ainda mais o blog.

Agora, vamos também explorar Haia. Quem quer vir junto?
Seu email:
Você pode sair a hora que quiser.
(Ah sim: asjeblieft, tuitem, compartilhem no Google Reader, no Facebook e onde mais puderem. Dank jullie wel! 🙂 )