Um tempão atrás escrevi um artigo com dicas de cidades da Bélgica e Itália. A idéia era fazer um vapt-vupt com pequenas dicas de todas as cidades que visitamos na Europa - o que não é tarefa fácil - e começamos com cidades da Itália e Bélgica. Agora é a vez de Paris, Barcelona, Berlim, Londres e Viena!
Todos os guias indicados foram usados, testados e aprovados in loco, e estão com link pra Amazon, onde temos programa de afiliados. Se você pedir por lá, descola um bom guia, barato e ainda ajuda o site!
Ah, e depois de ler esse artigo aqui, dá uma olhada em como evitar 7 golpes e ciladas que aplicam em turistas na Europa! Sabe como é, né, quem conhece evita.
Os Ducs pesquisando in loco (nas fotos: Reino Unido e Suíça).
Paris - Mantenha o bilhete do metrô sempre com você. As fiscalizações internas são freqüentes e os fiscais nada amistosos - e foi pego sem passagem, é multa, e não tem "je ne parle pas français" e "je suis un touriste" que resolva . E no caso do RER, você só sai da estação passando de novo o bilhete na catraca. Então, nada de jogar fora seu bilhete. Durante a noite, a cada hora cheia, a Torre Eiffel pisca as luzes por alguns minutos. Espere pra ver, é bem legal. E sempre cumprimente ao entrar num estabelecimento (bonjour de manhã, bonsoir à noite) e ao sair dele (au revoir). Se alguém te cumprimentar, responda! Isso te evitará algumas patadas.
Eu escrevi um artigo completo cheio de dicas de Paris.
Guias: Paris (City Guide); The Rough Guides' Paris Directions - Edition 2 (Rough Guide Directions)

Barcelona - Cuidado com museus que fecham antes da hora 😉 Fora isso, obviamente não compre nada dos ambulantes na praia - 100 metros dela há supermercados vendendo tudo muito mais barato. Aproveite as obras de Gaudí, elas são fantásticas. Aproveite a cidade. Ela é fantástica.
Guia: Barcelona: MapGuide (Everyman MapGuides)

Berlim (DE, EN: Berlin) - Uma versão mais barata e mais “local” ao ônibus de turismo é pegar a linha 100 de ônibus no ponto inicial, na frente do Reichstag, e ir sentar no andar de cima – os ônibus têm dois andares. Ela passa por diversos pontos turísticos de Berlin até seu ponto final, na Zoologischer Garten metro. É uma alternativa popular (e barata) entre turistas e locais. (veja mais dicas do transporte de Berlim e dica da ilha dos museus, um Patrimônio da Humanidade em Berlim lu veja a página índice de nossa viagem a Berlim.)
Guia: Berlin (City Guide)

Londres (EN: London) - O museu de arte moderna, o Tate Modern, oferece tours grátis, guiados por funcionários do museu. São basicamente aulas de 45 minutos diante das obras, andando por alguns highlights do museu. Eu, que nunca fui muito fã de arte moderna - mas adoro arte em geral - achei maravilhoso, e me abriu os olhos pra muitos aspectos da arte moderna. Recomendo totalmente. Procure nos terceiro e quinto andares pelos pontos de encontro. A National Gallery, outro museu imperdível de Londres, também oferece tours guiados, que acabamos por não fazer. Ah, e tem um artigo sobre a viagem de avião entre Amsterdam e Londres.
Guia:London (City Guide)

Viena (DE: Wien, EN: Vienna) - Viena é uma cidade muito agradável, com muitos cafés deliciosos. Mas a dica do nosso fim de semana por lá foi a Donauinsel. É uma ilha artificial feito no canal do "Novo Danúbio" (que, sim, é azul), excelente pra andar, fazer piquenique, andar de barquinho, ou simplesmente bundar, como fizemos. Uma imensa área de lazer no rio no meio da cidade. Se o tempo estiver bom, vá sem expectativas, pra relaxar. Linha U1 do metrô.

Não esqueça de dar uma passada na nossa livraria virtual.