O que fazer em Berlim: Museuminsel (ilha dos museus)

Além de uma história riquíssima, Berlin tem também um acervo cultural monumental do qual a ilha dos museus (Museuminsel), um Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO, é parte importante. A ilha do rio Spree, onde começou a cidade, hoje é tomada por museus de classe mundial. O mais famoso deles é o Pergamo, cuja atração principal é a entrada de um templo da antiguidade grega clássica, na cidade-estado de Pergamo. A entrada do templo, com escadarias, colunas e esculturas, está remontada, e é possível vê-la do tamanho que era. Impressionante.

Berlim, Pergamonmuseum

Berlim, Pergamonmuseum Berlim, Pergamonmuseum

Além da entrada do templo de Pergamo, há também a entrada do mercado da cidade-estado, e o portal de Ishtar, um dos portões internos da Babilônia (ahã, a cidade bíblica), todos montados, reconstruídos dentro do museu após as ruínas serem escavadas de seu local original. Estátuas gregas pré-clássicas e clássicas, romanas e outras também estão em exposição. Quando fomos, havia também uma exposição contendo estátuas clássicas de deuses que, durante o domínio soviético, foram enviadas à Moscou e depois devolvidas, e agora, restauradas, estão de volta ao museu. Esta exposição esteve em São Paulo, na FAAP, em 2006, gratuitamente.

Berlim, Pergamonmuseum

Outro museu de importância na ilha é o Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional), com quadros de pintores de diversos períodos (classicismo, romantismo) e, nossos preferidos, impressionistas. Pra rematar as pinturas, claro, estátuas da antiquidade greco-romana, por que não?

Berlim, Alte Nationalgalerie

No fim do dia sobrou tempo pra ver rapidinho, antes de fechar, o Alte Museum, onde vimos a seção egípcia, cuja estrela é o busto de Nefertiti, praticamente intacto após alguns milhares de anos, ainda preservando a beleza madura da Grande Esposa Real de Akhenaton.

Berlim, Altes Museum, Busto da Nefertiti

Serviço

Os museus podem ser visitados das 10:00 às 18:00 de terça a domingo, exceto quintas, quando funcionam até as 22:00. Segunda fecham. Você pode comprar a entrada para um único museu ou um passe para todos os museus, que foi o que fizemos. Passamos o dia todo na Museuminsel, com uma parada pra comer qualquer coisa no café do Pergamo. Os audioguides são inclusos no preço, e estão disponíveis em diversas línguas, nenhuma delas o português, obviamente. Escolhemos inglês e valem muito a pena pegar (não só porque são de graça, seu cheap bastard) pois dão grandes insights sobre o que se está vendo.

A página dos museus públicos de Berlin é o lugar para acessar todas as informações relevantes, que além de preço, localização, horários e outras praticidades, também fala de explosições, acervos e mais.

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.