Portugal é um país amigo das crianças. Apesar de não termos saguis, vemos os gestos de carinho, principalmente das pessoas mais velhas, e também orientamos durante os nossos tours e consultorias famílias que desejam manter os miúdos envolvidos com atividades em toda a viagem.
Pensando em facilitar o seu roteiro, trazemos na coluna de hoje algumas sugestões de bate-volta a partir de Lisboa que você poderá fazer com os seus filhos. São locais fáceis e rápidos de chegar.
E, pode anotar: vai fazer sucesso entre os pequenos!
1. Sintra: palácios para recriar histórias de fantasia

Sintra está a 30km de Lisboa e pode ser acessada de carro ou trem urbano (via estação do Rossio). Por aqui, vale a pena tirar um dia completo. Assim, você pode passear com tranquilidade, visto que os parques são enormes.
A parte positiva do tamanho das atrações é que a área para correr também é muito grande rs. Ou seja, dá para gastar muita energia nessa vila.
São muitos palácios, parques e um castelo que fazem parte desse cenário romântico, envolvidos por muitas belezas naturais. Entretanto, com crianças, sugerimos eleger duas atrações, no máximo. Uma para o período da manhã e outra para a tarde.
Lanternas em mãos?
A primeira sugestão de passeio e a de acesso mais fácil é a Quinta da Regaleira - um verdadeiro paraíso para os pequenos. Essa é uma antiga residência particular do início do século XX, mas que tem sua magia no imenso jardim onde estão escondidas pequenas grutas e o Poço Iniciático (o cartão postal da quinta).
Leve uma lanterna para explorar as grutas (também pode ser a luz do seu celular, se for mais forte) e não tenha receio de entrar em qualquer uma delas. A maior parte não tem iluminação artificial e essa sensação de que se está entrando em um local escondido é o que mais vai animar a família.
Ah, e são seguras, não se preocupe!
Pelos caminhos reais
Para o período da tarde, você poderá escolher entre o Palácio da Pena e o Palácio de Monserrate. Ambos são referências românticas do século XIX e inseridos em jardins riquíssimos. Certamente, um cenário mágico que poderá despertar a curiosidade e a imaginação dos pequenos exploradores.
Ah, e não se esqueça de levar água e lanches para o passeio, seja qual for a idade dos seus filhos. Apesar de ter diversas pastelarias e alguns restaurantes no centro histórico de Sintra, não são todos os parques que têm um bom café e com acesso rápido. Use também calçados confortáveis, pois há muitos desníveis nesses percursos.
2. Cascais: o que mais eles querem além de praias?

Cascais também está a 30km da capital, seja de carro ou trem urbano (via estação Cais do Sodré). Se a sua viagem está marcada para o final da primavera ou durante o verão português, essa região se torna uma passagem quase que obrigatória em um bate-volta a partir de Lisboa rs.
O mar é bastante frio, quando comparamos com a água no Brasil. Entretanto, a beleza do local e o entusiasmo das crianças faz com que a gente se esqueça desse detalhe.
Desde Estoril até Cascais há um longo areal dividido em diversas praias. Nesse percurso, um dos destaques é a Piscina Oceânica Alberto Romano, junto ao paredão, que ganha ainda mais brilho quando a maré está baixa.
Você verá salva-vidas (chamados de nadadores salvadores) e restaurantes abertos à beira mar durante todo o período balnear (geralmente entre 15 de junho e 15 de setembro - datas que podem ter pequenas alterações de acordo com o ano). Mas, fora de época, também vale a pena fazer uma caminhada por ali, pois a região é bastante agradável.
Mas não são somente os banhos...
Entretanto, não são somente as praias que fazem de Cascais um destino interessante para visitar. O centro histórico tem diversas ruas fechadas ao trânsito, somente com calçadão, e ciclovias com 16km de extensão que também podem ser usadas por toda a família.
Há algumas empresas no centro histórico da vila que alugam bicicletas de vários tamanhos e cadeirinhas para bebês. Porém, deixamos também a dica para quem viaja com filhos maiores, adolescentes, que usam bicicletas de adulto. A Câmara de Cascais disponibiliza postos que emprestam bicicletas gratuitamente. O projeto se chama Bicas. Há um ao lado da estação de trem e o outro na Eco-Cabana, que é o posto de turismo de natureza da região. Cada um com cerca de 20 bicicletas.
3. Óbidos: a vila que parece ter saído de um livro

O trajeto entre Lisboa e Óbidos tem cerca de 85km e pode ser feito de carro ou ônibus (via rodoviária do Campo Grande/ estação de metro Campo Grande).
Esse é um passeio recomendado para o ano todo, exceto em dias de chuva, pois a graça desse destino está em andar por sua área exterior.
Óbidos é uma vila medieval bastante ativa e com uma vasta programação cultural o ano todo. Para as crianças, a Vila Natal (dezembro), o Festival do Chocolate (março/ abril) e o Mercado Medieval (julho/ agosto) são os eventos mais atraentes. Entretanto, fora desse período, a muralha que envolve a vila com 1,5km de extensão, suas pequenas ruas e as casas brancas, com molduras em azul e amarelo, vão encantar a todos.
Chegar a Óbidos é ter a sensação de que se está entrando em um livro de contos ou em uma cidade de bonecas. É tanto charme e graciosidade que vemos a cada esquina...
Tire, ao menos, meio período para passear por aqui.
4. Por dentro das Grutas de Mira de Aire

Quem viaja ao Santuário de Fátima, pode conjugar esse bate-volta com um passeio bem interessante para as crianças. Estamos falando das Grutas de Mira de Aire, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e as maiores do país.
Essas grutas ficam a 15km de Fátima e a 115km de Lisboa. Elas são idealmente acessadas de carro e têm estacionamento próprio gratuito.
Não é necessário agendar o passeio. Mas vá com o tempo, pois as visitas são guiadas. Pode ser que, ao você chegar, tenha acabado de entrar um grupo e o tempo de espera seja de 30 minutos.
O percurso tem uma descida de 683 degraus (calma, não é de uma tacada só!) passando por diversos ambientes, entre plataformas e pequenos lagos iluminados artificialmente com diversas cores.
Ao final do passeio, alcançamos 130 metros de profundidade! Já imaginou como eles vão ficar impressionados? Mas o retorno a superfície é feito de elevador (ufa!).
Independente da época do ano, é importante se agasalhar. As grutas são naturalmente úmidas e a temperatura média lá dentro é de 17 graus. Não vá com carrinho de bebê, pois não há acessibilidade. Entretanto, é um percurso seguro para as crianças.
Esperamos ter inspirado você e a sua família em um roteiro kid-friendly de bate-volta a partir de Lisboa! Até a próxima coluna 🙂
Chame os Cultugas para te acompanhar na sua viagem a Lisboa
A Priscila e o Rafael são, como você pode ver, especialistas em Portugal e estão prontos pra te acompanhar em um passeio bacana. Eles não só entendem muito de Portugal, como são excelentes conversadores - v0cê vai aprender sem nem notar. Reserva com eles um tour. Eu garanto que você não vai se arrepnder!