Quando resolvemos nos mudar pra Berlim, em 2011, um dos critérios que pesou na nossa escolha – além, claro, de amarmos a cidade – foi o de que Berlim tem tudo a oferecer. É uma cidade grande com uma vasta oferta cultural e que dificilmente nos entediaria.
Veja, nós viemos pra cá como estudantes, então não tínhamos grana pra viajar muito; morar numa cidade repleta de atrações (muitas gratuitas, inclusive) era essencial.
Mas por mais que Berlim tenha atrações e atividades suficientes para anos de vida na cidade, aos poucos fomos explorando os arredores dela. E não nos arrependemos: descobrimos cidades incríveis, bem diferentes de Berlim e de fácil acesso a partir da capital alemã.
Especial para você, querido leitor do Ducs, selecionamos 5 bate-voltas bem legais para fazer a partir de Berlim.
Vem com a gente:
1. Bate-volta de Berlim a Potsdam – a cidade dos palácios prussianos

A cidade de Potsdam fica a apenas 30km de Berlim, então não tem nem razão de não visitá-la. Dá para chegar por lá de S-Bahn (metrô de superfície) e a viagem dura cerca de 30 minutos.
Potsdam abriga o famoso Park Sanssouci, patrimônio da UNESCO e delicioso para passeios despreocupados.
O parque conta com dois palácios principais: o palácio Sanssouci e o Neues Palais. Além deles, ainda tem uma bela Orangerie, uma incrível galeria de artes, o Palácio Cecilienhof, casa de banhos romanos e lindas fontes e jardins.

Com certeza a visita a Potsdam já vale somente pelo Park Sanssouci.
Mas a cidade de Potsdam não se resume a seu parque.
O centro da cidade também conta com belas construções como a Igreja de St. Nikolai, o Stadtschloss – palácio reconstruído recentemente, a rua de pedestres Brandenburger Str. com o Portão de Brandemburgo (mais antigo do que o monumento homônimo que fica em Berlim) e o belo Holländisches Viertel, o bairro de arquitetura holandesa – que tem tudo a ver com esse maravilhoso blog. 😉
Tire um dia inteiro para passear pelo Park Sanssouci e pelo centrinho dessa joinha tão próxima de Berlim.
2. Bate-volta de Berlim a Dresden – a pérola do leste alemão

A cidade de Dresden já não é tão próxima de Berlim, mas em pouco menos de 2h de trem chega-se lá.
É possível ir também de ônibus ou carro; a forma mais barata é normalmente de ônibus, e a mais confortável é de trem.
Dresden é a capital da Saxônia; foi sede de um rico e poderoso reino – principalmente nos séculos XVI, XVII e XVIII. Augusto “O forte” é a figura dominante por lá, responsável pela construção do belo palácio Zwinger.
Nós fomos a Dresden pela primeira vez em 2009, no caminho de Berlim a Praga e ficamos surpresos com a quantidade de torres que se via na cidade.

Dresden sempre nos impressiona por sua beleza e pela densidade de monumentos e é por isso que é um dos bate-volta mais interessantes para se fazer a partir de Berlim – apesar da distância.
3. Bate-volta de Berlim a Quedlinburg – romântica e medieval

A cidadezinha de Quedlinburg é patrimônio da Unesco por possuir mais de mil casas em estilo enxaimel (em alemão, Fachwerkhaus). Ela fica a cerca de 200km de Berlim e é possível ir de trem ou de ônibus (ou de carro, claro).
Infelizmente o percurso de trem dura pouco mais de 3h, mas a cidade é tão lindinha que - se você tiver disposição - não vai se arrepender.
Quedlinburg é uma cidade totalmente diferente de Berlim. Ela possui pouco mais de 20 mil habitantes e tem diminuído com o tempo. Toda a sua estrutura é medieval e a sua história precede à da capital alemã.
Não deixe de visitar o convento (Frauenstift) e de subir na parte alta da cidade, do lado menos turístico, com casinhas em estilo enxaimel ainda não completamente renovadas.

Gostamos tanto dessa cidadezinha que temos um post só sobre Quedlinburg lá no blog.
4. Bate volta de Berlim a Hamburgo – a cidade mais rica da Alemanha

A cidade é mesmo uma pérola – tanto pela beleza quanto pela riqueza. Hamburgo é a cidade mais rica da Alemanha e não esconde seu status nas suas construções.
Passear por Hamburgo é sentir a riqueza do porto, a organização e a eficiência alemãs, o povo alto e chique. Sim, totalmente diferente de Berlim.
E isso é que é bacana nesse bate-volta: ir pra Hamburgo é conhecer uma cidade grande que tem ares completamente diferentes da capital alemã. Vale a pena.

É possível ir de Berlim até Hamburgo de trem, de carro ou de ônibus. A forma mais barata vai depender da antecedência da compra, mas se você quiser experimentar o trem bala alemão, essa é uma boa oportunidade. Hamburgo fica a 290km de Berlim, mas o ICE completa o trecho em 1h e 40 minutos.
5. Bate-volta de Berlim a Wittenberg – a cidade de Lutero

Principalmente neste ano a cidade de Wittenberg está entre as mais procuradas pelos nossos clientes dos bate-voltas e da consultoria.
2017 é o ano em que se comemora os 500 anos da Reforma protestante e a cidade de Wittenberg é o ponto de partida dos caminhos percorridos por Lutero.
Mas mesmo para quem não tem interesse no protestantismo, a cidade tem muito o que oferecer: palácios, igrejas belíssimas, jardins e centro histórico.
Wittenberg fica a 110km de Berlim e é fácil chegar lá de trem, tanto com o trem-bala quanto com o trem regional. Há um passe de trem, chamado Berlin-Brandenburg-Ticket, que permite que até 5 pessoas viajem com o trem regional de Berlim a Wittenberg (e retornem) pelo valor total de 29 euros.

Curtiu? Nós acompanhamos pequenos grupos de brasileiros e portugueses em bate-voltas a partir de Berlim. Entra em contato com a gente para mais informações! Só preencher o formulário abaixo: