Hoje a gente recebeu a Aline Lickel, vlogger, madrinha e amiga que mudou recentemente de San Francisco de volta para Amsterdam. Nós aproveitamos para bater um papo com a Ali sobre nossa exoeriência em comum de mudar para Holanda, aprender holandês, arrumar emprego em Amsterdam, ter filhos e criar filhos longe da família e outros aspectos da adaptação à vida de quem muda de país.
Esse é um assunto que abordamos bastante no Ducs, então, além do vídeo para você ver ali em cima, tem uma série de links para você explorar.
- 5 vantagens e 5 desvantagens de morar fora do Brasil:
- Como transferir dinheiro da Holanda para o Brasil
- Como viemos parar na Holanda:
- Como arrumar emprego na Holanda:
- Dicas para arrumar emprego na Holanda:
- Nosso vídeo sobre reencontro da família:
- Vídeo sobre a mudança da Aline pra Amsterdam:
- Dicas para se adaptar a outro país:
- Aprendendo a dizer não na Holanda:
- Como funciona o médica da família (huisarts) na Holanda:
Não se esqueça de se inscrever inscreva no canal da Ali Lickel!
E, claro...
...Se inscreva AQUI no nosso canal...
Créditos para Como morar na Holanda, emprego em Amsterdam, aprender holandês e mais: Bate Papo Ducs feat. Ali Lickel
------------------------------------------------------------------------------
Direção e produção: Ducs Amsterdam (http://www.ducsamsterdam.net)
Imagens: Aline Lickel
Edição: 432 Produtora ()
Arte: 432 Produtora
Música: Riot - Dixie Outlandish (YouTube Audio Library
Na verdade quando muitos pensam e deixar o país, pensam que é só comprar uma passagem e uma mala e partir, e na real isso é apenas uma pequena parte do processo. Nada melhor do que ter alguém ou um blog como esse para esclarecer como é a vida fora. Parabéns.
Ótimas dicas! Estou planejando minha viagem e procurando por várias informações no seu blog para ter mais dicas e me sentir mais segura. Obrigada! Gostaria de te perguntar se você já ouviu falar em uma corretora de cambio chamada OnlineCâmbio, preciso trocar meu dinheiro e parece que esse site tem várias opções e o preço mais barato. Queria saber se vc confia nesse site.
Oi Priscila, não conheço e não tenho como te dar referências sobre essa corretora, desculpe.
Priscila, eu já utilizei os serviços da OnlineCâmbio e gostei bastante, dá uma olhada também em outro site de cambio online chamado Levycam, ai você pode fazer uma comparação entre os dois.
Olá Ducs! Adoro o seu Blog, leio desde o ano passado e já peguei diversas dicas para mim, sem falar que me divirto muito com vocês!!
Namoro um holandês a 3 anos já, e no começo desse ano, morei durante 3 meses em Rotterdam, foi um choque cultural, sem dúvidas! haha
Nesses 3 meses, eu estudei holandês com aulas ministradas em inglês, e foi muito confuso pra eu entender inglês que já é um pouco difícil pra mim (tenho inglês avançado), e aprender o holandês ao mesmo tempo.
Foi um pouco frustrante eu me esforçar tanto e conseguir falar algo só depois de umas taças de vinho depois da aula haha Gostaria de saber se com vocês foi assim também. Beijos.
Não sei como foi pro Dani e pra Carla, mas para mim, que convivia muito com holandeses, era fundamental aprender o idioma a qualquer custo (e fiz uns 10 cursos) porque, de verdade, eles até falam inglês, mas quando estão entre eles e você é a única que não fala holandês, eles não vão falar em inglês... Na maioria dos cursos que eu fiz, a aula era ministrada em holandês mesmo... só se eu tivesse alguma dúvida que o professor ou professora explicava em inglês... e é normal a gente demorar pra falar porque é uma língua muito diferente da nossa. Mas se queremos falar, o segredo é continuar falando... e ignorar as pessoas que teimam em falar inglês com a gente, ou aquelas que riem de nosso sotaque... é continuar, persistir, seguir estudando ...
beijos,
Engraçado que as principais fontes de emigrantes para Amsterdam são Berlim, Londres e... São Francisco.
Será que o pessoal gosta de continuar vivendo na bolha da liberdade? 🙂
Adoro esse blog!!!
Além de útil, é leve, divertido e descrevem a Holanda com um tempero brasileiro...
Ajudou muito na minha recente viagem a esse país adorável( mesmo naqueles momentos "frente a frente" com as placas em holandês..rsrs)