Dicas para curtir Berlim nas quatro estações do ano | Agenda Berlim

Berlim é o tipo de cidade que tem programação para todos os gostos, de todos os tipos e o ano inteiro. Então, apesar de haver épocas melhores do que outras para visitar a cidade, é possível curtir Berlim em qualquer mês.

Preparamos aqui para você dicas especiais para cada estação do ano em Berlim:

Berlim nas quatro estações: as cores do Outono

Média de temperatura no outono em Berlim: entre 0 e 15 graus.

Berlim nas quatro estações
O outono em Berlim é belo. (Foto: © Agenda Berlim)

Como Berlim é uma cidade muito verde, tendo quase um terço da sua área coberta por árvores, imagine como ela fica no outono: é uma explosão de cores tons-terra e um tapete de folhas por toda a cidade.

Berlim nas quatro estações
Essa árvore gigante fica no meio da ilha dos museus no centro da cidade. No outono ela chama mais atenção. (Foto: © Agenda Berlim)

O outono ainda traz um cheiro de terra molhada, uma umidade ausente nas demais estações, já que Berlim é uma cidade de clima seco, e um clima reflexivo paira no ar.

Se você quer presenciar esse belo fenômeno aqui em Berlim, venha entre a segunda semana de outubro e a primeira semana de novembro.

O mês de outubro traz ainda o Festival de Luzes de Berlim, quando durante 10 dias a cidade fica especialmente iluminada. Geralmente o festival inicia próximo do dia 10.

Berlim nas quatro estações
A Potsdamer Platz durante o festival de luzes (Foto: © Agenda Berlim)

Este ano, o festival vai do dia 6 ao dia 15 de outubro, mas já tem atividades começando no dia 30 de setembro.

Para quem está vindo nessa época de folhas coloridas, recomendamos, além de um passeio noturno no período do Festival de Luzes de Berlim, a ida ao parque Tiergarten, ao Zoológico de Berlim e ao Park Sanssouci em Potsdam.

Berlim nas quatro estações
O Zoo de Berlim fica especialmente colorido no outono. (Foto: © Agenda Berlim)

Berlim nas quatro estações: o frio e a calma do Inverno

Média de temperatura no inverno em Berlim: entre -3 e 5 graus.

Berlim nas quatro estações
Um dia de inverno na capital alemã (Foto: © Agenda Berlim)

O inverno aqui pode ser bem frio. A gente já pegou sensação de -30 graus. Por outro lado, também já teve inverno que não saía dos 5 graus positivos.

De qualquer forma, você tem que vir preparado. Temos dicas quentinhas neste post bastante lido lá no blog.

Mesmo andando como um boneco de neve andaria, vale a pena quase congelar pela cidade: primeiro porque qualquer lugar aqui é aquecido, então um intervalo de 5 minutos já te aquece o suficiente para continuar a caminhada. E segundo, porque a cidade fica ainda mais interessante nos meses invernais.

Berlim é uma cidade cheia de história, como a gente já escreveu na primeira coluna aqui no Ducs Amsterdam; e sua história é bastante tensa. A atmosfera ideal para explorar a história da cidade é a de um dia frio, cinzento e silencioso. Olha aí, você encontrará vários dias assim durante o inverno berlinense.

O melhor período dentro do inverno é o mês de Dezembro. A gente sabe que oficialmente o inverno só começa no dia 21, mas quando as árvores já estão completamente peladas e não há mais uma folha de outono no chão, aí já é inverno, independente do que o calendário oficial queira dizer.

Dezembro oferece o frio e a calma típica do inverno, mas traz o clima natalino consigo. Viver o Natal na Alemanha é reconhecer que todas as tradições fazem sentido. A árvore, os enfeites, as luzinhas, as comidas e os famosos mercados de Natal... tudo isso torna o mês de Dezembro especial.

Berlim nas quatro estações
Berlim tem dezenas de mercados de Natal para você aproveitar o clima natalino, o vinho quente e a comida (Foto: © Agenda Berlim)

Vindo no inverno, aproveite também os passeios históricos e a ida a alguns das centenas de museus que Berlim tem a oferecer. Existem muitas exposições gratuitas, como o centro de informação do memorial do holocausto, o museu da topografia do terror, o Tränenpalast e o campo de concentração Sachsenhausen.

Berlim nas quatro estações
No inverno, delicie-se com as belas coleções da ilha dos museus. (Foto: © Agenda Berlim)

Para os super fãs de história, não deixem de ir ao Museu histórico alemão, que possui uma coleção abrangendo 20 séculos de história germânica.

Berlim nas quatro estações
E você ainda pode ser recompensado com paisagens como esse pôr-do-sol sobre um lago congelado - ao lado de uma avenida e de um palácio. Coisas de Berlim. No inverno. (Foto: © Agenda Berlim)

Berlim nas quatro estações: as flores da Primavera

Média de temperatura na primavera em Berlim: entre 5 e 20 graus.

Berlim nas quatro estações
Surpreso que esta foto tenha sido tirada em Berlim e não em Amsterdam?  (Foto: © Agenda Berlim)

A primavera é queridinha de grande parte dos visitantes de Berlim. Ela traz flores e vida depois de um longo e frio inverno.

Logo no início da Primavera, ainda em Abril, é a época das cerejeiras.

Berlim nas quatro estações
Berlim tem cerejeiras por toda parte, um presente do Japão à cidade no pós-guerra. (Foto: © Agenda Berlim)

Pena que o período é bem curto e também varia de acordo com a média de temperatura do ano, mas se você quiser vê-las em flores, venha nas duas primeiras semanas de abril. Só se prepare para o clima louco desse mês.

Se você é fã das tulipas, já sabe que também pode vê-las em Berlim!

Aqui há o Festival de tulipas no Britzer Garten, um parque na região sul da cidade. Não é grande como o Keukenhof, mas é belíssimo. Para ver as tulipas, programe-se para vir em maio (de preferência não muito pro fim do mês).

E não só nos parques há tulipas: elas estão espalhadas pela cidade inteira.

Vindo a Berlim na primavera, aproveite os cafés e restaurantes nas calçadas e vá conhecer o Britzer Garten e o Jardim Botânico de Berlim.

Berlim nas quatro estações
A experiência da primavera europeia só é autêntica se sentar nas mesinhas das calçadas... rs (Foto: © Agenda Berlim)

Berlim nas quatro estações: as rosas e a agitação do verão

Média de temperatura no verão em Berlim: entre 13 e 23 graus.

Não só a Primavera enche a cidade de flores. No início do verão, Berlim exala o cheiro de rosas e fica ainda mais colorida do que na estação anterior.

Berlim nas quatro estações
Elas ficam espalhadas por toda a cidade (Foto: © Agenda Berlim)

Além do charme das rosas, o verão em Berlim reserva muitas atividades ao ar livre: concertos, festivais, apresentações de teatro, festas, feiras e artistas de rua tomam as ruas da cidade.

Berlim nas quatro estações
Artistas de rua se apresentam na Alexanderplatz (Foto © Agenda Berlim)

Nós temos um post com eventos do verão berlinense e atualizamos a cada ano. Entre os principais eventos, estão o Classic Open Air, concertos clássicos a céu aberto na bela praça Gendarmenmarkt, a Noite dos palácios em Potsdam e a Longa noite dos museus.

Como os dias são bem longos, quem vier no verão poderá aproveitar muitos passeios pela cidade.

Recomendamos um passeio de barco pelo rio Spree, uma ida a um lago ou à Badeschiff – uma piscina dentro do rio Spree, e um passeio de bicicleta pelo Tiergarten. Se você já for bem treinado, pode fazer o percurso Berlim – Potsdam de bike.

Já que Berlim é toda cortada pelo rio, um passeio de barco proporciona uma diferente perspectiva de todo o centro histórico da cidade. Aqui a ilha dos museus e a torre de TV. (Foto © Agenda Berlim)

Como as temperaturas variam muito a cada ano e a cada dia, é sempre bom ficar ligado na previsão do tempo. E aqui você pode ver tabelas e gráficos com médias históricas do clima em Berlim.

Seja qual for a estação do ano em que você resolva vir a Berlim, é bem provável que você vá curtir bastante a cidade. E você sempre terá pelos menos mais três oportunidades de voltar e ver uma cidade completamente diferente a cada estação.

Faça frio, chuva ou sol, teremos sempre muito prazer em acompanhar você por Berlim. Entra em contato com a gente para um passeio pela cidade!

  • Formato de dataDD barra MM barra YYYY

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Booking.com

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.