Um dos nossos passeios mais procurados por viajantes ávidos por uma autêntica experiência na cidade é o roteiro pelos bairros de Berlim.
Berlim é bem descentralizada e há vida independente em cada bairro. A área central, o bairro do Mitte, onde ficam os pontos turísticos e históricos mais antigos e onde a cidade surgiu, é o que todo viajante de primeira viagem deve conhecer. Mas é também o bairro que menos tem berlinense – o bairro histórico da cidade é uma área mais comercial, turística e cosmopolita.
Para ter uma autêntica experiência berlinense na capital alemã, sugiro dar um volta por diferentes bairros da cidade.
Aqui nós te apresentamos dois charmosos e interessantes bairros de Berlim: Prenzlauer Berg e Kreuzberg.
Os dois bairros possuem uma história parecida, mas foram separados pelo muro de Berlim e se desenvolveram de formas completamente diferentes.
No século XIX, os dois bairros eram de operários. Os dois foram apenas parcialmente destruídos na Segunda Guerra e ambos ficaram parcialmente em ruínas mesmo décadas depois.
Kreuzberg era um dos últimos distritos da antiga Berlim ocidental, um setor militar americano, bairro da maior parte dos imigrantes que vieram nas décadas de 60 e 70, o que fez dele um bairro multicultural.
Prenzlauer Berg era um bairro operário comunista e parou no tempo – até a queda do muro. Hoje o bairro está todo renovado e é casa para várias pequenas famílias de artistas que saíram de Kreuzberg em busca de um lugar mais calmo.
Vem passear com a gente pelo cotidiano berlinense:
O charme e a fama do bairro de Prenzlauer Berg: crianças e artistas

Ao andar com nossos clientes pelo centro de Berlim, é comum ouvirmos a observação de que a cidade não tem muitas crianças ou cachorros. Bom, se você caminhar por Prenzlauer Berg vai ter uma opinião diferente.
Prenzlauer Berg é o bairro com uma das maiores taxas de natalidade da Alemanha. Aqui quase todos os locais são kids friendly.
O bairro de Prenzlauer Berg foi pouco destruído na segunda guerra mundial, mas o governo da DDR – a Alemanha Oriental – deixou os prédios sucatearem.
Nesses prédios abandonados de Prenzlauer Berg, muitos artistas oposicionistas acabaram encontrando seu espaço e iniciando a fama de um bairro altamente criativo e interessante.

Com a queda do muro de Berlim, vários artistas buscaram o bairro, fortalecendo a fama local.
Logo o Governo da Alemanha reunificada passa a ter interesse em Prenzlauer Berg. Com sua iniciativa e os subsídios fiscais, o bairro começa a ser renovado. Muitos investidores compraram os prédios, renovaram completamente e deram uma nova cara à região.

Hoje nós temos um dos bairros mais charmosos da cidade. E a chama da criatividade continua viva. Os artistas – já bem sucedidos – costumam morar em prédios históricos renovados de Prenzlauer Berg e caminhar pela Kastanienallee, onde você encontrará boutiques de produtos criativos e de designers berlinenses.

Roteiro de passeio em Prenzlauer Berg, Berlim:
Uma caminhada entre a Kastanienallee e o Mauerpark, passando pela bela Oderberger Str. – uma das ruas mais bonitas da cidade.

Na Oderberger Str., não deixe de provar o melhor waffle de Berlim no Cafe Kauf Dich Glücklich (Oderberger Str. 44) ou comer algumas delícias no bistrô francês Fleuer de Sel (Oderberger Str. 13).
O Mauerpark é um parque na antiga faixa da morte do muro de Berlim e é especialmente interessante aos domingos, quando há mercado de pulgas e karaokê.

Se quiser explorar um pouco mais do bairro, vá também a Kollwitzplatz. Todos os sábados das 09h às 18h tem feira na praça. Às quintas tem feira de produtos ecológicos iniciando as 12h. Sente num café e observe o movimento.
O populoso bairro de Kreuzberg: convívio entre a boemia e a tranquilidade em Berlim
Comparado ao bairro de Prenzlauer Berg, Kreuzberg foi bem menos modificado dos anos 2000 pra cá.

O bairro da antiga Berlim ocidental era quase isolado, foi parcialmente destruído na segunda guerra mundial, e teve seus aluguéis congelados pelo governo nas décadas do pós-guerra.
Kreuzberg se desenvolveu com uma mistura de culturas: o bairro ficava no setor americano e por isso foi a porta de entrada de movimentos como o punk, hip hop e rap; ao mesmo tempo, se tornou o abrigo de milhares de imigrantes vindos principalmente da Turquia para reconstruir a cidade.
Em busca dos aluguéis baixos, as famílias de imigrantes foram se estabelecer no bairro parcialmente destruído. Os quarteirões com prédios históricos estavam em condições precárias e já que os aluguéis estavam congelados não havia incentivos para reforma dos apartamentos. Nos quarteirões destruídos nos bombardeios de 1945, o governo ocidental construiu conjuntos habitacionais funcionais.

O multiculturalismo é palavra de ordem em Kreuzberg e a vida noturna do bairro é agitada.
Quem quer ter uma prova da boemia, pode ir até a rua Oranienstrasse e procurar um local do seu agrado. A rua tem vários bares, restaurantes e lounges – principalmente no trecho entre a Adalbertstr. e a Skalitzer Str.

Roteiro de passeio em Kreuzberg, Berlim:
Para ver uma parte mais calma e cotidiana do bairro, vá até o chamado Graefekiez. Caminhe da estação U7 Südstern até a estação U8 Kottbusser Tor, passando pela belíssima rua Dieffenbachstrasse e fazendo uma pausa para apreciar a vista na Admiralbrücke.

Na Dieffenbachstr. experimente os deliciosos molhos do Cafe Weinblatt, uma espécie de mercearia turca no número 59 da rua.

Se estiver passeando pela área numa terça ou num sábado, é obrigatória uma parada na feira turca da Maybachufer – uma enorme feira de legumes, tecidos, comida e quinquilharia. Um costume iniciado pelos imigrantes turcos da região e que se mantém até hoje nesse canal entre os bairros de Kreuzberg e Neukölln.
Sim, Berlim tem outros bairros maravilhosos a serem explorados, mas passeando por esses dois você já poderá ter uma experiência local e mais profunda da cidade.
Agende sua visita guiada por Berlim com a gente!
E se você quiser conhecer os bairros de Berlim conosco, é só entrar em contato!
Fontes:
Berlin Kiez für Kiez - Livro da editora via reise Verlag
http://www.berlin-info.de/de/bezirke