
O navio que leva o nome da cidade de Amsterdam teve a construção concluída em 1748, mas não é esse que está ancorado na frente do museu de ciências NEMO (uma das atrações de Amsterdam para crianças). O navio original foi feito para levar tijolos, armas e prata para comprar bens nas Índias Orientais (sul da Ásia) numa viagem de ida, e na de volta trazer os bens comprados com a prata, como especiarias, tecidos e cerâmica. E assim enriqueciam os holandeses, com a boa e velha mistura de comércio e poder militar.
Infelizmente o Amsterdam não teve muita sorte. Sua primeira viagem, saindo de um porto de Texel, fracassou e teve de ser abortada. A segunda também não deu certo e ele teve de voltar também, mas a terceira tentativa, em janeiro de 1749, foi a final: uma tempestade o afundou no Canal da Mancha, perto da costa inglesa. E lá ficou até ser redescoberto em 1969, sendo hoje seus restos cobertos de lama uma atração em si.
Em 1985, mais de 400 voluntários resolveram construir uma réplica do navio usando ferramentas da época. Em 1990 a réplica ficou pronta. Ela é quase perfeita (existem algumas pequenas diferenças intencionais). Em 1991, a réplica foi aberta pra visitação pública em frente ao Museu Náutico de Amsterdam. Como a sina de um navio Amsterdam não é fácil, o museu fechou pra renovação até o verão de 2011, se nenhum outro imprevisto ocorrer.
A réplica, porém, está aberta pra visitação na frente do NEMO. A entrada custa €6,00 e se você quiser ver o navio junto com o NEMO, sai os dois por €15,50 (preços de 2010. Confirme a informação online).