Amsterdam é uma cidade limpa?

Greve dos lixeiros e garis em Amsterdam

Não me levem a mal, eu amo Amsterdam. Mas isso não quer dizer que a ache perfeita (desde quando perfeição é pré-requisito pra amor?). Um dos primeiros mitos sobre o primeiro mundo que caiu foi o da "limpeza". Pode ser que as cidades suíças sejam limpas: em Genebra vi um pouco de lixo, mas muito pouco e era de madrugada, compreensível.

Já em Amsterdam o papo é um pouco diferente. Não que ela seja totalmente imunda (já explico a foto) mas não é difícil de encontrar lixo nas ruas (e cocô de cachorro) e lixeiras lotadas. Alguns bairros são mais limpos do que outros, uma vez que a coordenação da limpeza é responsabilidade do stadsdel ("subprefeitura").

Agora a situação calamitosa da foto é excepcional. Os lixeiros e garis estão entrando e saindo de greve já tem um tempo. Eles querem um acordo coletivo com a municipalidade ("Gemeente") de Amsterdam, e o bicho vem pegando nessa área. Pouco antes do Koninginnedag de 2010, os lixeiros fizeram mais uma greve, dessa vez de 24 horas. Mas logo após a festa (quando toneladas de lixo são deixadas nas ruas, inclusive impedindo o tráfego de trams, já que os trilhos ficam entupidos) os lixeiros fizeram um mutirão na madruga e a cidade amanheceu limpa (notícia em holandês, mau aí).

Mas no dia 6 de maio, eles voltaram a entrar em greve (essa também tá em holandês, sor-ry). Aliás, a treta dos lixeiros não é só em Amsterdam: em Utrecht também está rolando uma disputa (e em Haia também teve greve). A paralisação atual vai até pelo menos dia 19 de maio (sim, em holandês), mas a chance de uma ação mais longa é grande.

É uma pena. Espero que seja atingido logo um acordo bom pra todas as partes (confesso minha ignorância acerca das exigências e reivindicações de parte a parte UPDATE: li as reinvindicações dos lixeiros e me pareceram bem razoáveis), uma vez que, parafraseando um slogan da subprefeitura de oud-zuid, Amsterdam é linda demais pra estar imunda.

A coleta de lixo na Holanda é um assunto complexo e variado. Ainda vou voltar a falar disso em artigos futuros. Enquanto isso, um dos primeiros vídeos que fiz quando cheguei em Amsterdam, mostrando a coleta de um caminhão de lixo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=IWh7pC_gyqQ

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.