Ir de Amsterdam pra Bruxelas é bastante fácil. Há trem de hora em hora entre a Amsterdam Centraal Station (Estação Central de Amsterdam, em holandês), e, se você quer economizar, também dá pra ir de ônibus.
Ônibus entre Amsterdam e Bruxelas: Eurolines
Embora, pra te dizer a verdade, nunca fui de ônibus. A viagem demora umas três horas e meia e, dizem, é bem desconfortável (eu não saberia dizer. Se você fez essa viagem, conte nos comentários como foi). A Eurolines é a empresa que faz a conexão (faça a busca de preços e horários de ônibus entre Holanda e Bélgica).
Agora, de trem eu tenho mais experiência. Fiz a viagem diversas vezes, inclusive uma como baldeação de quando fui de Amsterdam à Londres de trem (eu fui também de Amsterdam à Londres da avião uma vez). Há dois trens que fazem a linha de Amsterdam à Bruxelas.

Trem entre Amsterdam e Bruxelas: Thalys
O primeiro, mais luxuoso, é operado pela Thalys. Ele é mais caro, requer que se faça reserva com antecedência — ou seja, seu lugar é marcado num determinado horário. A viagem dele dura cerca de 1h54 e é bem agradável, na verdade. Eu nunca peguei este trem pra Bruxelas, especificamente, mas já duas vezes pra Paris, e é o mesmo, inclusive parando em Bruxelas. Eu apenas continuei viagem.
(Eu escrevi um artigo com um monte de dicas de Paris. Se você também está indo pra lá, vale a pena ler!).

Ele pára, porém, apenas na estação Brussel-Zuid (Ou Brussels-Midi em francês), o que pode ou não ser um problema pra você. Ok, hora de explicar as...
Estações de trem da Bélgica
Bruxelas tem 3 estações principais de trem: Norte (fr: Bruxelles-Nord, nl: Brussel-Noord, en: Brussels North), Centro (fr: Bruxelles-Central , nl: Brussel-Centraal, en: Brussels-Central) e Sul (fr: Bruxelles-Midi, nl: Brussel-Zuid, en: Brussels-South). Atenção que “Estação de trem” em francês é Gare, então os nomes também aparecem por ai como Gare du Nord etc. Enfim, é simples: norte, centro, sul. O resto da confusão é só nome, já que a Bélgica é um país trilíngue (francês, a versão deles do holandês, o flamengo, e também alemão, falado numa pequena parte do país).
A estação Sul é a mais moderna, e onde param os trens de alta velocidade. É bastante grande e com muitas facilidades. A do centro é uma estação subterrânea. Quando fui estava em reforma, e estava bastante maltratada. Acredito que agora esteja bem melhor. É a melhor localizada se você quer ir pro centrão de Bruxelas, onde está localizada, perto da Gran place e outras atrações famosas da cidade. E a do norte é super bonita, moderna, mas a vizinhança é um pouco, bem, suspeita, ou assim me pareceu.
Agora, vamos pra outra opção de...
Trem entre Amsterdam e Bruxelas: NS
A NS é a companhia holandesa de trens (o nome NS é abreviação de Nederlandse Spoorwegen, Ferrovias Holandesas). Ela opera um trem entre a Amsterdam Centraal Station e a Brussel-Zuid que sai de hora em hora (atualmente no minuto :53, começando às 5h53 e terminando às 20h53— mas ó, verifica isso, porque pode mudar. É verdade agora, quando tô escrevendo o artigo. Já te digo como verificar, pera um pouco).
Os trens são bem menos confortáveis do que os da Thalys (uma vez passei bastante frio em um deles, indo pra Bruges, mas a culpa foi da brasileira que insistia em abrir a janela) e a viagem demora mais também: 2h49. E ele também faz bem mais paradas intermediárias entre Amsterdam e Bruxelas (o que pode ser uma vantagem, dependendo de onde você quer descer).
Em compensação, você não tem lugar nem hora marcada no dia (dia, sim, tem, na maioria dos casos). Se você perder o trem das 14h53, pode pegar o das 15h53 sem problemas.
História de trem entre Amsterdam e Bruxelas
Uma vez eu estava sentado no último vagão no trem entre Amsterdam e Bruxelas, quando notei um grupo de moleques (hã... pessoas bem jovens), com mochilas, indo sentar no espaço no fim do trem. Achei estranho, porque o trem estava cheio de lugar (desvantagem de não ter lugar e hora marcados: pode acontecer de o trem estar cheio anquele horário. Aí é esperar esvaziar em alguma estação...)
Bem, estávamos prestes a cruzar a fronteira entre Holanda e Bélgica (fronteira nominal: os países aboliram barreiras há bastante tempo, antes da União Européia. Aliás, o modelo de fronteiras aberta da Holanda, Bélgica e Luxemburgo, o BENELUX, serviu de modelo pra UE) quando os cobradores começaram a passar. Um pediu minha passagem (mostrei) e a colega dele foi pro fundo do trem, odne achou os moleques.
— Hã, pode me dar uma mão, disse ela pro colega.
— Sim?
— Tem cinco pessoas aqui atrás... sem passagem. Sem dinheiro. E sem passaporte.
Pãtz. Péssima ideia, eu diria se perguntado, isso de embarcar em trem internacional sem nenhum papel desses que costumam ser relevantes, tipo, passagem, euro e passaporte. Na próxima estação desembarcou todo mundo, molecada e cobradores, e um dos caras tentou dar o perdido, mas foi, hã, impedido pelo cobrador. Em segundos, caras grandes com escutas no ouvido apareceram e cercaram a todos. A última vez que vi os nossos intrépidos viajantes eles estavam sentados contra a parede da estação cercados de meganhas.
Talvez tenha sido um caso de "pareceu uma boa ideia na hora". Nunca saberei. Ainda bem.
Como pesquisar trens e horários e comprar a passagem de trem entre Amsterdam e Bruxelas
Aqui a situação fica um pouco complicada. Pra consultar horários e trens, é super simples: basta ir ao site holandês de trens internacionais (não se assuste, eu linkei a versão em inglês). Faça sua busca e pronto.
Comprar, nesse site, é que é mais complicado, porque até onde eu testei, eles só aceitam cartão de crédito europeu! Ahá, agora te peguei, hã? (Ou melhor, eles te pegaram. Eu não tenho culpa e acho uma idéia bem idiota num site de trens internacionais).
Como fazer? Bem, sempre dá pra tentar comprar no guichê, na hora — mas há o risco de estar esgotado ou só ter passagens mais caras.
Existem outros sites de venda de trens, mas não cheguei a testar. A Dione, leitora do blog, indicou esse como uma alternativa que aceita cartões não europeus: http://www.b-europe.com/
E, claro, você pode sempre resolver o problema fazendo uma excursão de um dia para Bruxelas saindo de Amsterdam comprando um ingresso com a parceria Ducs Amsterdam / Ticketbar aqui (eu sou comissionado pela venda de ingresso desse passeio).
Não sei o preço da passagem porque ele varia o tempo todo!
Ah, sim, não me pergunte o preço da passagem! Cada companhia tem um preço, e dentro da mesma companhia varia o preço conforme o dia, horário, se é ida e volta ou só ida, quanto tempo antes você tá comprando e sei lá eu mais que fatores o departamento de marketing e preços usa pra determinar essas coisas (dois dados viciados e meia garrafa de tequila, me parece às vezes...) Tão, se você perguntar eu responderei: não sei! E é sincero: eu não sei mesmo 🙂 Pesquise no site que linkei e você terá tudo bonitinho.
Precisa de hotel em Bruxelas ou Amsterdam?
Ok, chegando lá, talvez você precise de um hotel? Escolha um hotel na Bélgica seguindo essa dica, ou veja meu artigo cheio de dicas de hotéis, casa barco e acomodações em Amsterdam.
E, se seu pique é viajar de trem, veja meu artigo sobre como fui de trem de Amsterdam à Berlim em uma paisagem nevada pelo norte da Alemanha.
