Água de beber

Uma das coisas mais óbvias sobre a Holanda é a sua relação com as águas. Quer dizer, o país vive abaixo do nível do mar, empurrando lagos e oceanos de lugar, construindo canais, inundando áreas de propósito pra defesa militar, a relação é onipresente. Mas pra gente, eu mais Carla, se manifestou de uma maneira bastante mais prosaica, numa coisa que nem é uma particularidade da Holanda, mas de qualquer país com um sistema de saneamento desenvolvido. Foi assim.

Logo que chegamos, ficamos em um hotel, por poucos dias. Abri o frigobar e vi lá aguas minerais. Como estávamos tontos e cheios de jet-lag, foi dessa mesmo que bebemos no primeiro dia, mas obviamente logo resolvemos procurar uma alternativa, porque a danada custava bem mais que a gasolina custa no Brasil. Bem mais. Logo descobri uma loja de conveniência perto do hotel que vendia água mineral mais barato que o hotel, o que ainda não quer dizer que era barato.

O mercado de água mineral é dominado pela SPA aqui na Holanda, num ponto que SPA virou sinônimo de água mineral. Se você quiser pedir uma água mineral sem gás prum holandês peça por SPA blauw, ele vai te dar (depois de achar muito interessante que você tenha aprendido algo de holandês, e te responder tudo em inglês) qualquer água mineral sem gás que ele tiver - provavelmente a SPA mesmo.

Depois que mudamos pro apê aqui, descobrimos outra mania onipresente dos holandeses, a rede de supermercado Albert Heijn (até onde eu apurei, pronuncia-se álbert réin, com o r com o som de J em espanhol ou h inglês, de house), onde passamos a gastar nossos suados euros em garrafas de SPA de litro, como fazíamos no Brasil antes de comprarmos um filtro. Até que um dia um colega da Carla, holandês, descobriu o que estávamos fazendo e replicou, chocado:

- O que você está fazendo? Por que você está desperdiçando seu dinheiro assim?!

O homem não conseguia conceber que estávamos gastando dinheiro para tomarmos apenas água mineral no dia-a-dia. Que absurdo! Por que não simplesmente tomávamos da torneira?! A Carla, ainda incrédula, perguntou:

- Well, but is it safe?

O espanto do holandês cresceu alguns pontos, e começou a exclamar que era perfeitamente seguro e que a população inteira da Holanda vivia tomando água da torneira sem maiores problemas há algum tempo. Oras!

A Carla chegou em casa aquele dia com a novidade e logo tentamos nos adaptar. Mas anos de condicionamento não são fáceis de se livrar e foi MUITO estranho tomar água da torneira. No segundo dia eu desisti e comprei uma boa e velha e segura SPA. Mas logo depois não me conformei. Havia de ser psicológico. Voltei a insistir na torneira. E, após me despir do preconceito, percebi que era muito gostosa. Sai da torneira geladinha, uma delícia mesmo. Tanto que fui ver como que ela chegava assim na casa das pessoas.

E descobri que os holandeses desenvolveram um complexo sistema de limpeza e filtragem de suas águas de beber, que inclui um passo exclusivo: filtragem através de dunas de areia! É sério! E é impressionante. Eles passam, em certo estágio da filtragem da água que irão distribuir pelas torneiras, a água por áreas de dunas, que agem como gigantescos e naturais filtros de areia. As dunas ficam fechadas pro público, claro, sendo usadas com esse exclusivo propósito. E isso contribui pra Holanda ter uma das melhores águas de torneira do mundo. Segundo o site Waterland.net:

"The Dutch water sector is renowned for its excellent reputation regarding water supply, with a ranking in the global top. In the Netherlands, the taps distribute healthy water that is chlorine-free, biologically stable and safe to drink." (Fonte, acessada em 28 de abril de 2008)

Um modelo do sistema de filtragem de água potável holandês pode ser visitado no museu científico-estilo-pode-e-deve-tocar-em-tudo NEMO, onde tem uma sala ilustrando todos os passos da filtragem, inclusive a passagem pelas dunas, e onde a criançada se molha loucamente numa fuzarca tremenda. Outro lugar que recomendo a visita. Ainda não pude ir ver o sistema de dunas filtradoras, mas assim que for, prometo fotos pro Flickr 🙂

SERVIÇO

NEMO - science center

http://www.e-nemo.nl/ (Versão em inglês)
Oosterdok 2
1011VX Amsterdam
Preços: veja aqui
Localização no Google Maps.

View Larger Map

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com