No tema gastronomia como era de esperar num post escrito por mim, hehe, vou falar sobre os pães na Holanda.
Não sei vocês, mas eu morria de curiosidade antes de vir pra cá, sobre quais os tipos de pães disponíveis por aqui.
Tomada por um preconceito e influenciada por depoimentos de visitantes dos Estados Unidos, tinha a imagem que pão fora do Brasil era de forma branco industrializado e bagel. Me assustava um pouco pensar em viver apenas com essas opções. Eu achava que pão francês só no Brasil e “será que tem na Holanda?”. Essa imagem de que os EUA apenas tem pão branco industrializado e bagel já começou a mudar, pois já li um relato sobre casas de pães na Califórnia que oferecem uma variedade de pães de alta qualidade. Acabei concluindo que não tenho conhecimento suficiente pra dar pitaco sobre os pães disponíveis nos States, mas após alguns meses de Holanda posso seguramente falar sobre os pães e a cultura sobre eles daqui.
A primeira boa surpresa que tivemos ao chegar foi que tem uma variedade imensa de pães. Encontramos inclusive o pão francês que tanto prezamos no Brasil, em forma de baguete como na França e individual como no nosso país. Com o plus de ainda encontrá-lo facilmente na versão integral. Em São Paulo me lembro apenas do Pão de Açúcar vendendo pão francês integral.
E por falar em integral, essa é a parte mais peculiar da cultura holandesa na área da panificação, os pães integrais são a preferência nacional! SIM, eles adoram (mesmo) pães integrais e estes são largamente disponíveis, nos mais variados formatos e tipos. Curioso também é que nos restaurantes quando você ve um sanduiche descrito no menu, se o tipo de pão não estiver especificado, é alta a probabilidade de que seja o integral, que é o mais comum. Estamos acostumados com o padrão ser o branco e o integral vir especificado, mas aqui é o oposto. Muito frequentemente o integral é o padrão e o branco é que vem especificado.
Além do integral, tem pães brancos de variados tipos também para quem os prefere. E bagel para os aficcionados por ele. Sério, não sei se ouvi falar demais dele e isso criou uma expectativa mais alta do que deveria, mas honestamente, não vi nada de tão especial no tal bagel. Sim, ele é gostoso, mas pra mim é só um pão gostoso no formato de rosca. Tem inclusive uma lanchonete aqui chamada Bagels & Beans (existem outras de bagels também) que é muito boa. Eles vendem diferentes tipos de bagel, o ambiente é super agradável, eu recomendo um café da manhã lá. A Camila pode confirmar. (Provavelmente ela nunca lerá essa citação, desnaturada que é minha querida irmã :P).
Outra curiosidade é que o pão aqui não dura mais que 2 ou 3 dias. Acostumados no passado a comprar um pão integral no supermercado com validade que ia de 01 semana a 10 dias, aqui notamos rapidamente a diferença no tempo de duracão. Os fungos não demoram muito a aparecer, o que pra nos é ótimo sinal. Fora conservantes! 🙂
Característica já mencionada aqui, relacionada a cultura alimentar e que podemos de certa maneira relacionar a esta abundancia de pães, é o fato de na hora do almoço a tradicão ser comer um sanduiche acompanhado em geral de algum tipo de leite (lembram, eles adoram). Eles não fazem uma refeição como as de costume no Brasil. Tem que variar o sanduiche né? Não dá pra comer o mesmo pão todos os dias. E o seu nível de holandezisse sobe se você levar de casa o seu sanduiche, preparado com o pão do AH, afinal não vai gastar dinheiro a toa na hora do almoço, certo? A gente já falou aqui também que eles são morrinhas.
“Ok, tá tá tá, já sei que aí tem um monte de pães, mas onde se compra o pão? Existem padarias?”
O pão pode ser adquirdo no supermercado, o de fabricação própria deles e os industrializados, sendo que os de fabricação deles são a maioria e muito bons! Em SP em geral é o contrário, os de fabricação própria são aqueles que a gente compra quando quer economizar.
Além do supermercado, há casas de pães especializadas e lá você vai encontrar pães diversos, fresquinhos e deliciosos. Muitas vezes elas vendem sanduíches e coisas para você comer na hora também. Acaba sendo uma espécie de Casa de Pães / Lanchonete. A que conhecemos vende inclusive todos os pães orgânicos.
Tem também as feiras onde comumente se encontra pelo menos uma barraca de pães. A feira dos fazendeiros do Nieuwe Market tem uma barraquinha de paes orgânicos.
Então já sabe, pode ficar tranquilo, que por aqui não falta opção de pão. Tem pra todo gosto. 🙂
Serviço:
1. Bagels & Beans
Kinkerstraat 110
1053 EC Amsterdam
É uma rede com diversos endereços.
2 - Casa de pães "Vlaamsch Broodhuys"
Elandsgracht, 122/bg
1016 VB Amsterdam
Também tem diversos endereços na Holanda.
OBS: Nos sites em holandês quando estiver procurando por relação das lojas clique em "Winkels" que significa "Lojas" em holandês.
3 - Feira dos fazendeiros no Nieuwmarket
Localização: Nieuwmarkt (Centro velho de Amsterdam)
Quando: Ano todo, aos Sábados das 09:00 as 17:00
http://goamsterdam.about.com/od/wheretoshopinamsterdam/a/best_markets.htm
4 - Relação de diversos mercados/feiras em Amsterdam.