A comida na Holanda

Como já comentamos por aqui antes, acho que um dos temas que mais desperta a curiosidade das pessoas é a comida. Era inclusive uma das maiores que eu tinha antes de vir pra cá.

Eu estava esperando fazermos um vídeo na Feira do Nieuwmarket (ainda nos planos), que é a feira onde tudo que é vendido lá é orgânico, no Natuurwinkel, supermercado orgânico e no Albert Heijn, a rede de supermercados que domina a Holanda. Sem ele a Holanda para, sério mesmo. Mas como preparar e editar 03 vídeos talvez demore um pouquinho ainda, decidi escrever e depois postar as novidades quando os vídeos saírem do forno.

As perguntas clássicas:

- O que se encontra por aí? Tem carne, peixe, frango, legumes, verduras, frutas? Quanto custa? E leite, yogurte, queijo? Ouvi falar que queijo holandês é bom, é mesmo? Muito caro? E feijão, tem? Não é só no Brasil? Ervilha, lentilha, grão de bico? Ahn? Ahn?

Bem, a resposta é simples. SIM, tem tudo isso aqui na Holanda. Verdade verdadeira. Aqui se acha de tudo e com muita facilidade. Com o adicional de que na versão orgânica certamente muito mais disponível que no Brasil.

Uma coisa que percebemos é que no Brasil temos muito a visão de comida no exterior com os modelos norte-americanos, Estados Unidos e Canadá, onde a fama é de que comida é junk, que mesmo no supermercado é difícil achar coisas de qualidade e saudáveis, que todas as embalagens são gigantescas e tudo é salgado e apimentado. Não posso afirmar que seja assim mesmo, porque nunca vivi e nem sequer passei por estes países. Mas posso dizer que aqui na Holanda e não só, em outros países da Europa também, isso não é nem um pouco verdade.

Aqui a disponibilidade de alimentos é muito semelhante com a do Brasil. E se bobear a variedade é maior. Leite e yogurte certamente tem mais opções de compra. Lembram que eles adoram leite?

Frutas, legumes e verduras tem diversos também. Agora um alerta, manga não tem como no Brasil. Ai que saudades de uma manga docinha e caldosa. A daqui não tem gosto de nada e é borrachuda. A banana é semelhante a nanica o que não me agrada muito, porque a que eu gostava no Brasil era a prata. Mas, já me acostumei. Maçã eu perdi a conta de quantos tipos eles tem aqui, acho que é a preferência nacional. O que certamente deu certo com a maçã foi a torta. A torta de maçã holandesa, a Appel Gebak, é o seguinte. Se vier pra Holanda, sério mesmo não deixe de experimentar. Recomendamos a Winkel 43.

Aliás torta Holandesa é torta de maçã, a torta Holandesa que conhecemos no Brasil de Holandesa não tem nada. Ja perguntei pra vários Holandeses e ninguém nunca ouviu falar de algo parecido.

E os grãos? Feijão, diversos tipos. O preto igualzinho ao gaúcho e carioca, o marrom igual ao paulista e mineiro, e além desses tem um avermelhado, o branco e um rajado. Temos também grão de bico, lentilha, soja. Arroz? Tem integral, branco, pra risotto, selvagem, pra sushi, enfim, o que você imaginar, tem.

Além da disponibilidade de comida, uma outra coisa legal aqui é que, oposto aos Estados Unidos, tem muita coisa disponibilizada em embalagens pequenas, ideal para casais e pessoas que moram sozinhas. É facílimo comprar leite e yogurte em embalagem de 500 ml, peixe vendido em bandejinhas com 250g ou 300g. No Albert Heijn é muito comum também embalagens pequenas com um mix de vegetais para você preparar como quiser. E há várias opções com diferentes combinações de vegetais. Assim você não precisa comprar um brócolis ou uma couve-flor inteira. Muito pratico e ecológico. O desperdício é bem reduzido.

Além de todas essas opções disponíveis nos lugares comuns aqui, ainda tem uma enorme variedade de casas especializadas e produtos de outros países, inclusive Brasileiro.

O fato de ter opções saudáveis e semelhantes as do Brasil não significa que os hábitos alimentares dos Holandese sejam parecidos com os nossos, tema pendente para um post futuro. Agora os ingredientes estão disponíveis, basta prepará-los como sempre fizemos no Brasil e você não irá ganhar peso automaticamente só porque está vivendo em outro país.

Abaixo, fotografia mostrando um prato tipicamente Brasileiro preparado com ingredientes exclusivamente Holandeses.

Comida bem Brasileira na Holanda

Arroz integral, feijão preto, escarola refogada e ovo frito.

Alguns produtos comprados no Nieuwmarket e Natuurwinkel (Orgânicos):

Comida na Holanda

Tomate-seco, cenoura, frutas, castanha-do-pará, aveia, queijos, manteiga, etc.

Alguns temperos:

Comida na Holanda

Cravo, nós-moscada, cardamono e canela em pó.

Serviço:

1 - Seção de fotos no fotolog dos Ducs: Set Gastronomia

2 - Feira dos fazendeiros no Nieuwmarket

Localização: Nieuwmarkt (Centro velho de Amsterdam)
Quando: Ano todo, aos Sábados das 09:00 as 17:00

http://goamsterdam.about.com/od/wheretoshopinamsterdam/a/best_markets.htm

3 - Natuurwinkel - Supermercado de produtos orgânicos

http://www.denatuurwinkel.com

4 - Albert Heijn - Rede de supermercados dominante na Holanda (leia o post sobre eles)

http://www.ah.nl

5 - Winkel 43

Endereço:Noordermarkt 43, Amsterdam

 

6 - Documento preparado pela Access (organização que provê informações sobre a Holanda pra estrangeiros que estão tentando aprender a viver por aqui) com indicação de casas especializadas na venda de produtos típicos de outros países: food_from_home.pdf

7 - Finalmente Brasil - Casa especializada em produtos Brasileiros

http://www.finalmentebrasil.nl/

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Um jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando… e me dá uma força preciosa!

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam

Reserva um hotel bacana aqui em Amsterdam!

Booking.com

Eu escrevi um artigo com muitas onde ficar em Amsterdam.

E se você fizer sua reserva através dos links do Booking aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente (ao mesmo tempo que você paga menos pelo hotel).

Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português e pagar menos! :) Todo mundo ganha!

Booking.com

4 comentários em “A comida na Holanda”

  1. Estou com os meus filhos na Bélgica indo para Haia e Amsterdam, eles têm 3 e 4 anos e a comida tá complicado. Conhecem algum lugar para comer arroz e feijão em Haia ou Amsterdam? Grato

    Responder
    • Em Amsterdam tem vários restaurantes brasileiros. Tem o Samba Kitchen, que é churrascaria e tem também o Sabor de Maria. Em Haia tem também uma churrascaria brasileira. Se tiver a oportunidade de cozinhar, nos supermercados se vende feijão enlatado... e é bem bom!!!

      Responder
  2. Olá, adorei a matéria. Nunca saí do Brasil, mas no sue blog, viajo na maionese. Adoro saber essas curiosidades holandesas... rsrs....Mas o que mais me chamou a atenção foi em saber que a torta holandesa que conhecemos no Brasil não é holandesa. Corri na internet pra saber o por quê, e descobri que a nossa torta holandesa é nossa mesma. Foi uma moça da Cidade de Campinas, SP, que criou a torta. Deu o nome de torta holandesa pra homenagear bons momentos que passou na Europa. Que legal né? Beijos. Adoro seu blog.

    Responder

Deixe um comentário

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.