O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Viagem entre Suíça e França: a volta ao lago Genebra (Lac Leman)

Em 2009 eu e a Carla resolvemos comemorar nosso aniversário de casamento com uma viagem. Moramos em Amsterdam, e planejamos uma viagem de carro ao redor do Lago Genebra, na fronteira franco-suíça. Para maximizar a diversão, demos uma escapada pros Alpes franceses, em Chamonix-Mont-Blanc.

Vista da varanda do hotel em Montreux

Montanhas, lago, onde começa um e termina o outro?

O Roteiro

Pegamos o avião em Amsterdam e desembarcamos no aeroporto de Genebra (K). Lá ficamos dois dias, conhecendo a cidade, e passeando de barco pelo lago.

copyright 2009 by Google maps - As legendas das letras estão no texto

Depois, alugamos o carro e cruzamos a fronteira da França e fomos até Les Houches, uma linda vila (B) distante 8 km de Chamonix (C), com uma vista sensacional do Mont-Blanc, mas mais barata. Ficamos três dias lá, subimos ao topo do Aiguille du Midi, um dos cenários mais espetaculares que já vi.

View from Aiguille du Midi

De Les Houches/Chamonix pegamos o carro e fomos por estradas secundárias que cortavam os Alpes em direção ao Lago Genebra. Paramos em Thonon-les-bains (D), de onde fomos ver a vila medieval de Yvoire (E), preservada para alegria dos turistas, e a cidade-se de da famosa água mineral, Evian-les-bains (F).

Yvoire

De lá, cruzamos a fronteira e entramos de novo na Suíça, em direção à Montreux (G). Lá conseguimos, por acaso, um hotel de 4 estrelas com vista pro lago pelo preço de um hotel comum.

Glion

De Montreux visitamos a vila de Glion-Montreux (I), diretamente montanha acima, com lindas vistas do lago. Estava nevado e realmente muito bonito.

Glion

Também visitamos o castelo medieval de Chillon (H), com um cenário de filmes. E claro, pagamos um dos maiores micos da nossa vida (leia: eu te desafio a não rir).

Depois de dois dias em Montreux, seguimos viagem para Lausanne (J), onde ficamos um dia, e dali voltamos à genebra, onde devolvemos o carro e embarcamos de volta à Amsterdam.

Você pode ver nosso roteiro no Google Maps também.

As histórias

Eu estou contando a viagem em uma série de posts sem data pra acabar. Ainda há muito o que contar sobre essa viagem memorável!

Além desses, saíram posts menores, em geral em cima de uma foto de destaque. São bem curtos e valem uma visita:

As fotos

O nosso Flickr está inundado de fotos desta viagem. Um bom lugar pra começar é olhar a Coleção da Viagem.

Yvoire Viagem França-Suíça 09 Montreux/Glion Genebra - Les Houches (estrada)
Mt Blanc Ao redor do Lago I: Glion Montreux em dois tempos Hotel Montreux Les houches
Chillon

Apesar de já termos o upload de milhares de foto, ainda há mais o que mostrar. Claro, é muita coisa e e não espero que alguém veja uma por uma. A idéia é colocar todas as fotos no Flickr e deixar as pessoas explorarem no seu próprio ritmo o que mais interessar, enquanto vamos destacando algumas aqui no Ducs Amsterdam.