O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Todo mundo é gay em Amsterdam – Gay Pride 2009

por Daniel Duclos em 06/08/2009

Ah, a internacionalmente famosa tolerância de Amsterdam, que tanto incomoda um monte de gente que por algum motivo acredita ter direito de dizer como outras pessoas devam viver suas vidas, explodiu esse fim de semana passado durante a Gay Pride Amsterdam 2009 e passou uma mensagem muito clara: todo mundo é alegre em Amsterdam.

Laranja também uma das cores do arco-íris (Foto © 2009 by Ron Beenen)

Laranja também é uma das cores do arco-íris (Foto © 2009 by Ron Beenen, used with permission)

Esse trocadilho espertinho com o duplo sentido de gay, homosexual e alegre, foi explorado recentemente pela cidade na campanha "Everyone is Gay in Amsterdam", campanha turística que tem como alvo, óbvio, os gays. Achei muito apropriada, na verdade. Quer dizer, uma cidade que entende que liberdade pressupõe tolerância e respeito é uma cidade realmente alegre. As pessoas podem ser o que são e vivem suas vidas sem encher o saco das outras.

Claro que existe preconceito aqui. Claro que existe gente intolerante em Amsterdam e, tristemente, quem agrida homosexuais. O que acontece em Amsterdam é que estes idiotas intolerantes não estão no poder, como acontece em muitos lugares no mundo. Aqui, idiotas intolerantes tem de engolir seu ódio e fazer o mesmo que todo mundo, ou seja, lidar eles mesmos com os próprios grilos sem brigar com quem não tem nada com isso. Esta é a lei e, em quebrando-a, cana. O resultado? Mais liberdade, e mais liberdade sempre é mais alegria no geral. Então, sim, everyone is gay in Amsterdam.

Um dos direitos mais sagrados da sociedade holandesas é de se expressar (sem agredir), e como qualquer outro grupo de pessoas poderia fazer, e faz, os gays usam um fim-de-semana por ano para mobilizar Amsterdam e dizer "we are proud". E, óbvio, para todo mundo se divertir numa festa do tamanho da cidade, independente de quem gosta do quê com quem na cama (ou nos canais). Tem desfile de barcos no canal, tem baladas por toda parte e tem até uma "Olímpíadas Gay". Resumindo, tem farra.

We are proud

Propaganda da Parada

A expectativa pra festa toma conta da cidade, os jornais só falam disso, os sites também. Ah, você abre o jornal e descobre que o exército holandês dá permissão pros seus soldados participarem da festa... de uniforme! Oras, participar ou não nunca esteve em discussão - vai quem quer. A questão era se podia usar o uniforme. Ano passado, não deixaram. Esse ano, mudaram de idéia e disseram, ah, que seja, vão como quiserem.

Achou demais os militares liberarem o... uniforme? Pois saiba que o Partido Democrata Cristão pôs um barco no desfile pelos canais da cidade. Ficou irritado? Em Amsterdam você tem duas opções: ganhar uma úlcera com isso ou desencanar e se juntar à festa com o resto da galera, porque essa festa vai ficar aqui mesmo - ainda bem!  Ah, o ING resolveu desencanar e também pôs seu barquinho no canal.

Infelizmente, nós não pudemos participar da farra - estávamos em outra cidade! Awwnn! Sim, uma pena, apesar de ter sido por uma boa causa. Mas tem erro não, ano que vem tem outra, e enquanto 2010 não chega, você pode ler a cobertura da Amsterdam Gay Pride 2009 que a Bailandesa fez no Brasileiros na Holanda. Leia ouvindo Gloria Gaynor e cantando: "I am what I am, and what I am need no excuses..."

Irrite-se, ou junte-se à festa (Foto © 2009 by Ron Beenen)

Irrite-se no seu canto, ou junte-se à festa (Foto © 2009 by Ron Beenen, used with permission)

Foto's Ron Beenen - www.ronbeenen.nl / Photos used with kind permission of Ron Beenen / Fotos de autoria de Ron Beenen, gentilmente cedidas para o Ducs Amsterdam.

Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de retribuir o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Outro jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando e dá uma força preciosa.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam!

Algo a dizer? Manda bala! :)

(Ah, você tem uma dúvida? Leia antes a FAQ. É sério! Se você ler os comentários vai notar que um GRANDE número de respostas minhas são "veja essa FAQ" e o link pra resposta que a pessoa queria. Tipo, a resposta já está lá, basta olhar! Poupa o tempo de todo mundo, mas especialmente o seu, que tem a resposta bem antes...)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 19 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Laura abril 2, 2011 às 04:49

Porque depois da faculdade vou ir para Holanda com um amigo, to querendo saber como é antes de ir. Obrigada.

Responder

Laura abril 2, 2011 às 04:46

Para se casar tendo uns 23 anos precisa da permissãos dos pais morando na Holanda?

Responder

Laura abril 2, 2011 às 04:30

Olá, sou laura, e tenho 18 anos, quero saber se os rapazes são tolerantes as meninas gays, eu acho que sou bi, mas não tenho certeza, os rapazes de onde moro concerteza não são incluindo meus primos que soltam inderetas para pessoas gays direto, claro que eles não sabem que sou e nem desconfiam. ^.^

Responder

Flavio maio 4, 2010 às 19:37

ameiiiiiiiiiiii, sou gay e adoroooooooooo quero morrer holandessssssssss

Responder

Life Abroad agosto 13, 2009 às 17:25

Hi Daniduc,
Thanks for the comment on my blog! Ijscuypje is located on 1e van der Helststraat 27, near the Albert Cuyp Market. It’s open until 8:30pm every day, and is definitely my favourite spot to grab an “ijsje” in Amsterdam!

Responder

Daniduc agosto 13, 2009 às 18:56

Hi Heather! Thank you very much for sharing this precious tio :P I’ll drop there ASAP (before the Dutch summer runs away to hide itself in the next year :) )

Responder

Juliana agosto 9, 2009 às 18:32

coloca um link pra comu do facebook :D
anh anh? heheh

Responder

Vinicius Kfuri agosto 9, 2009 às 12:05

Fechado entao, uma cerveja e a gente conta toda nossa experiencia e primeira impressão de Amsterdam… a propósito, estavamos falando de ir no ‘t Arendsnest, será uma boa ideia?

Estamos agora preparando nossa cestinha para um piquenique no vondelpark para desfrutar do sol que trouxemos do Brasil (se bem que parece que hoje o tempo está mudando)

Enfim, vamos nos falando ! Abss

Responder

Daniduc agosto 16, 2009 às 00:40

E ai cara, essa cerva sai ou não sai? Corre, que o verão aqui acaba rápido, hehe. Escreve qdo tiver um tempinho. Abração!

Responder

Juliana agosto 8, 2009 às 18:06
Vinicius Kfuri agosto 7, 2009 às 23:07

Ducs! Chegamos em Amsterdam. Agora estamos pra cima e pra baixo comprando coisas pra casa e tentando conhecer um pouco. Hoje fomos na Ikea e saimos carregados (e sem carro!). Enfim, muito obrigada pelas dicas e logo aviso que ainda vamos precisar de algumas! Se voces precisarem de algo que possamos fazer, estamos a disposicao. Abraco

Responder

Daniduc agosto 7, 2009 às 23:57

Hoi, Vinicius, en hartelijk welkom in Amsterdam! :) Já descobriram o IKEA, é? Hehehe, estão se integrando rapidamente.

Que carro que nada, o negócio é vocês descolarem uma bicicleta ASAP. To curioso pra saber onde vocês acabaram ficando no fim (a gte fala por email).

Vamos sair pras uma biertje (mas pra ser local tem que fazr o afspraak antes :)

Responder

Bailandesa agosto 6, 2009 às 23:39

Dani e Ducs.. foi mesmo uma festa. Saí mais lalegre. A atmosfera da cidade era uma verdadeira e sustentável leveza de ser. Grande post!

Obrigada pelo link para a matéria.

Responder

Daniduc agosto 7, 2009 às 13:13

Eu que agradeço a sua matéria (e as fotos do Ron :) Todos os links postos no Ducs são muito merecidos.

Ano que vem nós estaremos lá!

Responder

marcia santos conceiçao junho 13, 2011 às 02:35

que legal aqui no brasil temos a nossa parada gay e e um espetaculo na verdade na bahia salvador e um susseso muitooo bomm amei a reportagem vc esta de parabens pela sua reportagem porque aqui na bahia todo mundo tem seu lado gay a bahia na verdade e gayy!!!!!!!!!!! adoroooooo ameiiii de verdade a reportagem PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Barts agosto 6, 2009 às 23:09

Gostei da coisa “irrite-se no seu canto” ou participe da festa …

Um dia, todo o mundo será assim, e eu poderei ser louca em paz, o menino da esquina poderá ser gay sem que ninguem o questione por isso, o RBP poderá ser geek com orgulho, enfim, todas as tribos serão aceitas, no mundo todo…

Responder

Daniduc agosto 7, 2009 às 13:12

Barts, um dia será. Até lá, Amsterdam continua mostrando o caminho! :)

Responder

Simone de Lucia Baptista agosto 14, 2009 às 23:11

Acho que isso vai levar séculos para acontecer. Por agora, o que vejo é a cara das pessoas em choque com qualquer diferença de quem não segue os padrões do grupo. Tribais, Boh

Responder

Daniduc agosto 16, 2009 às 00:47

Verdade, pode levar séculos. Ou pode nunca acontecer. De qualquer maneira, vou com a “filosofia da Catedral”, colocando os tijolinhos de hoje pra que, ao menos, tenham sobre o que construir algo ainda mais alto nos séculos que virão.

E, sim: tribais, boh.

Responder

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: