website statistics

A Suíça em miniatura: parque para visitar com crianças e adultos

Olá, pessoal! Enquanto estou de férias no Brasil, eu conto com a ajuda dos amigos pra manter o Ducs rodando. O artigo dessa semana é do Michel P. Zylberberg, blogueiro fera responsável pelo Rodando pelo Mundo. O Michel mora na Suíça, e vai dar uma dica de passeio bacana por lá. Manda bala, Michel!

Foi bem interessante ser convidado a escrever esse post para o Ducs Amsterdam, afinal Daniel Duclos é casado e tem uma filha, eu também. É expatriado desde 2007 na Europa, eu também. Ele é apaixonado por viagens e fotografia, eu também. Mas as coincidências não param por aí, já que se não fosse por um parque de miniaturas holandês chamado “Madurodam”, esse meu post provavelmente não existiria.

Pois é, foi esse belo projeto que inspirou Pierre Vuigner a criar algo parecido aqui na Suíça. Apesar de uma das frases preferidas de Vuigner ser Meu Deus, eu tenho mais sorte do que inteligência”, a “Swissminiatur” acabou sendo inaugurada dia 6 de junho de 1959, depois de muita projetação e trabalho duro – consolidando-se ainda mais com o passar dos anos. A paixão continuou na família e o diretor do parque atualmente é um dos filhos de Pierre, Dominique Vuigner.

swissminiatur01
Fotos © 2013 by Michel Zylberberg

"Conheça a mini Suíça em uma hora"

Ok, é inevitável afirmar que a Suíça é um país pequeno – é possível cortar o país inteiro de carro em umas 4 horas de viagem, mas na “Suíça em miniatura” você poderá viajar pelos mais famosos monumentos, casas e castelos da terra do chocolate. Construções conhecidas como os castelos de Burgdorf e Chillon, o Parlamento federal em Berna, os alpes nevados e até mesmo a imponente Catedral de Milão (única obra onde é possível visitar também o interior e, obviamente, não-suíça). O ambiente impressiona. Tanto adultos quanto crianças se rendem a essa incrível sensação de mergulhar em um mundo mágico, ao se tornarem gigantes por um dia. O cuidado com todos os detalhes é evidente a cada passo.

O lugar escolhido para a construção foi um belo terreno de 14.000m² em Melide, na beira do Lago Ceresio. As cifras são impressionantes! Cerca de 130 modelos em escala 1:25, uma rede de mais de 3.500 metros de ferrovia em miniatura, 18 trens (33 locomotivas e 320 vagões) que atravessam os binários, barcos, teleféricos, automóveis, 1.500 variedades de plantas e mais de 15.000 tipos de flores. Se a atração já é um prato cheio para os pequenos, existe também um pequeno parque de diversões com uma piscina onde é possível brincar com bóias tipo “carrinho de bate-bate”. No verão existem ainda as aberturas noturnas especiais e eventos.

swissminiatur08
Fotos © 2013 by Michel Zylberberg

O slogan do parque é “A Suíça em uma hora!”, mas você pode gastar muito mais se perdendo entre as belezas e curiosidades de lá – não que seja algo negativo. Além das miniaturas, esse museu a céu aberto conta com um panorama “real” de tirar o fôlego, já que é cercado por montanhas como o Monte Generoso, San Salvatore e o Monte San Giorgio (Patrimônio Natural da Humanidade - UNESCO).

Sinta o gostinho do passeio no vídeo oficial de divulgação:

(Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui)

Onde fica e como chegar

Para você se localizar melhor e poder planejar a visita, o parque fica no sul da Suíça (parte italiana), perto da fronteira com a Itália. São 60km de Milão, 200km de Zurique e apenas 4km de Lugano (onde moro). É fácil chegar de trem ou carro e até mesmo de barco, partindo de Lugano. Para quem estiver viajando da Suíça para a Itália (ou vice-versa) o parque fica bem ao lado da autoestrada e uma parada pode ser uma ótima escolha. Se durante o passeio bater aquela fome, no parque existe um restaurante self-service com comida local, italiana, chinesa e indiana.

swissminiatur03
Fotos © 2013 by Michel Zylberberg

O parque abre também durante o inverno, as datas variam um pouco a cada ano, então é sempre bom dar uma olhada no site oficial do parque.

Esses são os horários em 2013:
14 de janeiro até 15 de março
– aberto todos os dias das 13h à 16h (com 30% de desconto no preço da entrada individual e restaurante fechado)
16 de março até 27 de outubro – aberto todos os dias das 9h às 18h (limite para entrada as 17:30h).

Como tudo na Suíça, o parque não é tão barato. Adultos pagam CHF 19 (Francos Suíços – no câmbio atual 10 Francos correspondem a uns 8 Euros / 21,5 Reais) e crianças/adolescentes entre 6/15 anos anos CHF 12. Para grupo de mais de 15 pessoas existe desconto, CHF 13 adultos e crianças/adolescentes entre 6/15 CHF 8. Portadores de deficiência não autossuficientes e respectivo acompanhante têm entrada grátis.

Quer continuar Rodando pelo Mundo?

Assim como o Duc faz esse trabalho tão legal aqui, também tenho um blog de viagens onde falo das minhas aventuras aqui na Europa ou em qualquer outro lugar no qual eu consiga por os pés.

Trabalho como Designer Gráfico em um jornal aqui de Lugano (Suíça) e sempre que posso ganho o mundo com as minhas gringas (esposa e filha). Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse meu mundo e também curtir colaborações de outros viajantes convidados, fica o convite: Rodando Pelo Mundo.Você pode me acompanhar também no Facebook, Twitter e Instagram. Só me resta agradecer o super convite e desejar toda felicidade e paz aos Ducs e à todos 🙂