O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Stroopwafel é o sucesso

por Daniel Duclos em 16/10/2008

O típico biscoito caramelado holandês, o stroopwafel, foi o hit da curtíssima temporada dos Ducs em Brasil. Uma das coisas típicas pra comer em Amsterdam (ou na Holanda, o doce faz o sucesso sempre que viajamos pro Brasil. Já nos acostumamos a levar a mala cheia. O pessoal já chega cumprimentando "olá, fez boa viagem, cadê os stroopwafels?" :D

Conhece o bichinho não. Tem problema, o tio Duc apresenta pra você:

O Stroopwafel

Stroopwafel Stroopwafel é um biscoito (bem, mais um waffle, mas enfim) dividido em duas metades grudadas por um caramelo. É mais uma das grandes contribuições da cidade de Gouda pro mundo (você já comeu o queijo de lá? Não? Aconselho.) A idéia parece simples, e é, mas o o efeito é devastador e duradouro. Levamos vários pro Brasil agora, e cara, fez sucesso. Muito. Tenho encomendas pelas próximas décadas e tem gente vindo pra Holanda com uma mala vazia reservada exclusivamente para fins de contrabando dos biscoitinhos.

O stroopwafel (fala-se strôôpváfel, o "oo" do holandês não é "u", que nem no inglês, e o "w" soa como vê. E o "éle" do final é bastante articulado, como o dos gaúchos, não como o dos paulistas, que soa como "u") é gostoso de comer mesmo puro - ouvi dizer, numa história de cortar o coração, que dá até pra comer que nem bolacha maria, um atrás do outro. Mas esse não é o Jeito Certo (além de um pusta desperdício de gostosura). O Jeito Certo de comer é um por vez, e com café. Vamos elaborar.

Pegue um stroopwafel do tamanho da boca do seu recipiente de café (existem stroopwafinhos pra xicarazinhas e stroopwafel de verdade pra usar no recipiente correto de café, ou seja, caneca) e tampe-a, bloqueando a saída dos vapores quentes. Assim ó:

Stroopwafel

Dentro da caneca há café (o outro stroopwafel da foto é apenas pra fins decorativos e não deve ser comido imediatamente após o primeiro.)

Pronto, é isso. Agora espere. Parece fácil, mas é a parte mais difícil do processo. Tem que amolecer um tanto o stroopwafel, derretendo o caramelo e absorvendo um pouco do aroma do café. Demora aí uns dois, três agoniantes, eternos, minutos. Quando ele estiver molinho, mande ver entre goles de café.

Stroopwafel

No ponto

Mas lembre-se: um stroopwafel por vez! É que nem vinho do porto, não é pra você encher a cara, é pra apreciar. E assim dura mais, porque, sabe, é muito chato ter que andar oitocentos metros até o Albert Heijn mais próximo e comprar outro pacote destas gostosuras que se encontra em qualquer esquina... aqui na Holanda :D Então se vier pra cá, inclua o Stroopwafel nos seus projetos. Ele se vende principalmente em supermercados. Entre no primeiro Albert Heijn que você achar, compre um pacotinho e dê um jeito de conseguir uma caneca de café e pratique o Jeito Certo de comer stroopwafels. Pode me agradecer depois.

Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.


Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Outro jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando e dá uma força preciosa.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam!

Ah, e se você está querendo comprar passagens aéreas, o Ducs Amsterdam tem uma parceria com a KLM: Clique aqui!

Pessoal, o Ducs só existe com a força de vocês! Então, divulguem, comentem, usem os serviços que o Ducs oferece e vamos que vamos! Obrigado sempre!

Algo a dizer? Manda bala! :)

(Ah, você tem uma dúvida? Leia antes a FAQ. É sério! A maioria das respostas tá lá...)

Outra coisa que é importante é habilitar receber notifcações de novos comentários por email, porque tem um monte de gente que faz uma pergunta em um post aleatório e depois esquece onde fez a pergunta, nunca vê a resposta e acha que não foi respondido, quando na verdade a pessoa é que esqueceu onde que foi... com o aviso por email isso não acontece.

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 49 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Stella outubro 4, 2014 às 23:13

Estive em Amsterdã mes passado e comprei alguns stropwaffles no mercado Albert Heijn. O que mais gostamos foi o 30% menos açúcar , embalagem com a marca do mercado. E realmente muito gostoso. Vale a pena experimentar.
Outra guloseima imperdível é o cookie da http://www.vanstapele.com/. Simplesmente divino.

Responder

Danielle setembro 1, 2014 às 17:50

Oi Dani!
Vasculho seu site sempre. Ia em maio para Amsterdam (cidade que já amo sem conhecer) mas conseguir transferir para Abril \o/\o/\o/

Mas o que venho falar não é isso.

Estive perambulado pelo Zona Sul (mercado de rico aqui do rio) e achei esses stroopwafel holandeses no mercado. Você conhece?
Como são carinhos resolvi perguntar a você antes de comprar!

Esses são os links das imagens:

http://i.imgur.com/mPrgfyH.jpg

http://i.imgur.com/p818tQS.jpg

Obrigada =*

Responder

Daniel Duclos setembro 1, 2014 às 17:59

Oi Danielle, não conheço, mas eu duvido que sejam ruins :) Stroopwafel holandês ruim eu ainda não achei :P

Responder

Danielle setembro 1, 2014 às 18:04

Vou comprar para provar então!
Fica a dica para os cariocas que tiverem saudades do original.

Responder

Adriana maio 30, 2014 às 22:59

Poxa, eu tive a sorte de enfim ir a Amsterda…. sem comentarios que e capaz de eu deprimir…. ou chorar…. de saudade. enfim, ai num dos dias fui até Zaans Schans, que e pertinho de Amsterda e iver a sorte, a benção de comer um stroopwafel fresco, à moda Duch segundo a plaquinha.;;;;feito por um cara que mais parecia o marido da Angelina Jolie. Ahhhh, santo Zeus! É para guardar esta memoria olfativa, degustativa e visual ate as próximas vidas ou para todo o sempre! Ele pegou um bolinho de massa, colocou na chapa e aquilo virou um wafel fininho e lindo e cheiroso e quente; ai cortou com uma habilidade impar aquele finissimo biscoito ao meio ( apostaria ser impossivel…mas ele fez na nossa frente) e entao recheou na hora com uma generosa e grande colherada de caramelo. É de comer rezando. E com café,claro! Experiencia única na vida daqueles que amam guloseimas verdadeiramente.
: )

Responder

Rui outubro 29, 2013 às 09:46

Aos saudosos do stroopwafel:
Descobri por acaso em Salvador-BA, minha cidade natal a qual retornei depois de 17 anos de RJ, um pacotinho com 10 UN e custando apenas R$ 12,00! estou colocando o link para interessados da área.

http://holandawaffle.blogspot.com.br/

Responder

Fernanda Scafi setembro 16, 2013 às 20:19

Finalmente fiz o meu post sobre onde comprar stroopwafel no Brasil: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/09/onde-comprar-stroopwafel-no-brasil.html Obrigada pelo empréstimo da foto rs.

Responder

Ana março 5, 2013 às 19:14

Oi Daniel,
Estive em Groningen e experimentei o stroopwafel. Putz, tudo de bom! Devo confessar que deu vontade de comer o pacote todo numa tacada só, mas como vc disse, ter que ir com calma (talvez dois por vez hehehehe).
Estou tentando ir pra Amsterdam no meio do ano, então se vc ainda estiver pensando naquele escambo de alfajor por stroopwafel, me dá um toque! Abs!

Responder

Daniel Duclos março 8, 2013 às 19:11

Oi Ana! Brigado, mas estou agora no Brasil fazendo o estoque hehe. Uma excelente viagem

Responder

Elisa Pennings janeiro 10, 2013 às 00:16

Eu também aaamo stroopwafel! Em São Paulo e em Holambra (minha cidade – interior de SP) tem vários lugares que vendem… Claro que nada como o original, mas, ainda assim, é ótimo! Tem gente que fabrica aqui e entrega em São Paulo e, durante alguns eventos turísticos como a Expoflora, em Setembro, o stroopwafel é feito na hora pra quem quiser ver! Bom demais!

Responder

Livia dezembro 19, 2011 às 03:59

Poxa, Daniel, que blog bacana esse seu! Tô planejando minha viagem à Amsterdam interamente baseada nele! Obrigada por tanta dica legal!

Responder

Alice novembro 3, 2011 às 15:08

Tirando o da feira (quentinho), qual a melhor marca de stroopwafle? Eu já experimentei algumas e acho que já tenho a minha favorita, mas queria ouvir a opinião de um expert e de outros brasileiros na Holanda…. Sugiro lançar a pergunta na sua página do fb! Que tal?

Responder

Rafael outubro 20, 2011 às 15:09

Quando vc leva pro brasil, eh o do albert hejin mesmo?

Responder

Priscila [Inquietos] outubro 19, 2011 às 18:51

Eu AMO Stroopwafel!

Essa semana mesmo comprei vários em Porto Alegre e trouxe para amigos paulistas que não conheciam.

Mas eu aprendi que se come com chá, não com café (o que é uma excelente ideia tb!)

Abs

Responder

Daniel Duclos outubro 19, 2011 às 19:15

Aqui na Holanda o pessoal manda ver com café (inclusive são um povo muito mais café do que chá, no geral). De todas as formas, é uma delícia!

Responder

Celso Junior outubro 19, 2011 às 01:37

BOa noite Daniel,

Muito bom e útil o blog. Não sei como estaria planejando minha viagem sem ele. heheheh.

Vou ficar apenas dois dias em AMS, agora em novembro, e gostaria de saber se existem aqueles ônibus turisticos que passam pelos principais bairros e atrações. Se existem, onde posso ter mais informações?

Ah, pretendo ficar no Vondelpark… é uma localização de fácil locomoção?
Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

Responder

Daniel Duclos novembro 29, 2011 às 16:33

Sim, existe ônibus de turismo. Eu particularmente não gosto, mas se você curte, tem sim! Dá uma olhada: http://www.tours-tickets.com/showdetails/-/tours/excursions/amsterdam/amsterdam-city-tour/15

Vondelpark é uma excelente localização

Responder

Ivo setembro 23, 2011 às 01:22

Olá!!

Graças às tuas dicas tive umas óptimas férias em Amsterdam!! Muito Obrigado!!!!!

Adorei as Stroopwafels, o AH e a cervejaria do moinho!! Espectacular.

Abraço, directamente de Portugal ;)

Responder

Daniel Duclos setembro 30, 2011 às 03:01

Oi Ivo! Excelente, fico muito feliz de saber! Um grande abraço diretamente de Holanda :)

Responder

marcia agosto 10, 2011 às 22:10

Experimentei está semana esse doce delicioso, infelizmente não vi o seu site… agora estou a procura do doce no RJ… impossivel que ninguem tenha a ideia de trazer para cá e vender… é delicioso.

Responder

Rui outubro 3, 2011 às 19:58

Olha Marcia, há pouco mais de um mês, entrei numa loja da Cacau Show no centro do Rio, e vi uns na prateleira embalados em caixinhas individuais, por cerca de R$ 3,70 ou 2,70. Tentei achar no site da loja e nada! Voltarei lá agora que voltei da holanda pra ver se tem mesmo, ou foi um acidente…

Responder

Rui outubro 7, 2011 às 01:53

Verificado! Chama-se Wafle Caramelo e custa R$ 2,70.

Responder

Ricardo Alcerito julho 19, 2010 às 02:07

os stroopwafels são realmente uma delícia. sorte morar em são paulo. porque? simples descobri uns caras que fazem o tradicional stroop aqui em sampa. não preciso mais esperar a colaboração de amigos viajando por lá para trazer essa delícia. acho que eles entregam no brasil todo. vale a pena experiementar, o biscoito é muito bom e igualzinho ao original.
fica ai a dica: http://www.sobremesasdomundo.com.br
abraços

Responder

Lissandra fevereiro 10, 2010 às 03:26

Puxa, Daniel, depois de ler o blog, cheguei em Amsterdam decidida a experimentar o stroopwafel, sonhando com o sabor do caramelo derretido… Não consegui comer um “verdadeiro”. Nó último dia, já na Central Station, esperando o trem para Paris, fiquei me lamentando por não ter experimentado. Meu marido saiu atrás e ao perguntar pra um casal onde podia achar, eles apontaram uma lojinha, mas disseram pra ele não ter esperanças de encontrar um como o que eles estavam comendo naquele momento: e exibiram um (segundo o Ademar) com um aspecto delicioso…
No final, ele achou um pacotinho, industrializado… Deu pra conhecer. Eu gostei… Mas já prometi que, na volta à Holanda, vou devorar uns no primeiro dia, derretidinho na xícara de café… A se vou! rs

Responder

Stefânia janeiro 10, 2010 às 00:38

Poxa… depois de muito esforço eu tinha esquecido dessas pequenas gostosuras! Agora voltou tudo! Que saudade de Amsterdam, que saudade dos stroopwafles!!!

Responder

yasmin novembro 19, 2009 às 03:19

Nooossaaaa, esse biscoito é maravilhoso!!!
estive em amesterdam esses dias e fiz o que vc escreveu – enchi a mala dessa maravilha e falei pra todo mundo que tava traficando o biscoitinho holandes!!!!
Preciso da receita dele urgentemente os que to levando pro Brasil vão acaba, e quando acaba o que faço??
claro que não vai chegar nem perto do original, mas engana!!

Responder

Daniduc novembro 21, 2009 às 00:39

Oi Yasmin

Hahaha, é mesmo muito bom! Eu não sei de nenhuma receita, esse é o departamento da Carla. Mas como aqui eu encontro o stroopwafel fácil, tô atormentando ela pra descolar uma receita de alfajor, na verdade.

Olha, se alguém qusier fazer um escambo internacional de alfajor por stroopwafel, tô conversando.

Aliás, se alguém estiver ai, num dilema horroroso, pensando “mas o quê, o QUE posso dar de presente pro Daniduc?”, não sofra mais. A resposta “alfajor” nunca será errada :)

Aliás, pra quem gosta de easter eggs, no Ducs Amsterdam tem um: abra o código fonte desta página e dê uma busca por daniduc :)

Abs

Responder

daniduc junho 8, 2009 às 19:05

Oi Carla

cafeterias, restaurantes e padocas realmente não têm o Stroopwafel. Supermercados, sim, tem. E algumas lojas de turistas. MAs se quiser experimentar a delícia de um modo exclusivo, e na hora, vá até o Albert Cuypmarkt e procure o carrinho de Stroopwafel, e peça um quentinho, feito na hora, com o caramelo já derretido. É pra comer e se lambuzar, no ato – a única espera é o tio da barraca preparar o seu :)

Responder

Carla junho 8, 2009 às 17:59

Olá!!
Estive em Amsterdam em maio/09 e não encontrei o Stroopwafel para experimentar na cafeterias, restaurantes e padarias….a nao ser no supermercado e nas lojinhas da estação de trem….
É isso mesmo? Passei horas em busca dele e nada….:(
Tive que aguentar a curiosidade e experimentar os que comprei depois que cheguei ao Brasil…

Seu blog é muito legal e ajuda bastante com as dicas.
Abraço.

Responder

daniduc abril 14, 2009 às 14:22

Ola! Fui quem escreveu – legal que pode ser util pra vc! Abs!

Responder

Mariana abril 13, 2009 às 19:23

O gente lá em cima escrevi errado : ” Ser uma Delicia !!!…” e

:)

Responder

Mariana abril 13, 2009 às 19:22

Unhh… Isso deve se uma Delicia !!! Obrigado a quem ô escreveu, porque estava fazendo um trabalho e isso foi o Tema Principal !!!

Valeuuuuuu Mari :-)♥

Responder

Cris fevereiro 20, 2009 às 19:06

Olá… a Carla me falou que era para conferir a versão holandesa e estou aqui babando no seu wafel!!! Tem coisas deliciosas assim que a gente só conhece viajando, eta mundo bom!

Responder

Gus outubro 30, 2008 às 21:13

bom! me parece bom! Eu realmente acho que pode ficar melhor (tipo um stroop* 2.0, com doce de leite), mas topamos experimentar o original mesmo quando (não se) formos a Amsterdam…

Aliás, por falar em sumidos… cadê os posts? As massas de Toronto clamam por novidades.

Responder

daniduc outubro 25, 2008 às 13:07

Opa Alexandre! Novembrão taí! Demorou pra gente marcar! Quando ces podem/preferem/sugerem? (manda por email a resposta :) abraço.

Responder

Gueda outubro 25, 2008 às 08:35

Opa!

Esse negócio de ir para Gouda experimentar o Stroopwafel original nos interessa….

Aliás, qdo quiserem aparecer aqui em Haarlem, tem uns artesanais show de bola também.

Abraços.

Responder

daniduc outubro 18, 2008 às 08:27

Opa, comentário da Carol de novo! \o/ Estavam fazendo falta :) Só falta o Gus agora ;)

Stroop -> syrup

E quanto ao dice de leite, ou melhor, dulce de leche: agreed 100%. Bjs e bem-vinda de volta ao Ducs em Amsterdam.

Responder

Carol outubro 18, 2008 às 03:20

hummm!

Curiosidade: o que significa “stoop”? (Chutes: “pára tudo!” “fino” “crocante” “de caramelo” “para tomar do Jeito Certo com café”)

Eu justo estava hoje aqui (em Montevidéu) filosofando com minha amiga uruguaia que o mundo dito civilizado se esforça para fazer doces numa busca cega para chegar ao doce de leite. Tem fudge disso, “caramel” daquilo. Ela disse que muitas vezes, na Inglaterra por exemplo, ela via coisas e pensava “nisso aí o que faltava ter era doce de leite”. Foi justamente o que pensei ao ser seu post. Em vez de caramelo, tinha que ter uma camadinha de legítimo doce de leite tipo “repostero” (em espanhol, não sei bem a tradução, mas é o doce um pouco mais consistente usado em confeitarias como recheio (o normal daqui é bem mais líquido do que no Brasil).

Um dia os povos do Velho Mundo conseguem combinar leite com açúcar e baunilha e atingem a perfeição.

Responder

rbp outubro 17, 2008 às 01:23

Deal :)

Responder

daniduc outubro 16, 2008 às 22:38

@rbp pra aprender, nada melhor que provando o original diversas vezes, pra ter uma boa amostra. Então, quando vcs vierem, rola um pulinho em Gouda?

@barts: releia o chat e você verá que não ouviu inverdades, apenas interpretou mal o que leu.

e ah, sim, voc6e tira de cima da caneca e come normalmente ;)

Responder

Barts outubro 16, 2008 às 19:03

Pera la, pera la ..

Entao eu só ouço inverdades … Alguem me falou hoje de manha que estava “fazendo” sropsdxufhswuierw E o café, e nao comprando eles na Albert Heijn!

desculpe a inguinorança mas, depois que ele tiver molinho eu tiro ele de cima da caneca e como normalmenet, ou vou tomando o café pelos buraquinhos do biscoito? :|

Responder

rbp outubro 16, 2008 às 18:29

Preciso aprender a fazer esse negócio…

Responder

daniduc outubro 16, 2008 às 17:29

@Ali:

Daqui pouco a Karina vem pro seu resgate :) hehe. bjs

Responder

daniduc outubro 16, 2008 às 17:29

@Marina e Ronnie:

estamos de volta!! :) O sorvete ainda não tomei não. Vou ter que dar um jeito nisso ASAP :)

E aí? Quando vamos pra Gouda experimentar o stroopwafel original? :)

Responder

Marina e Ronnie outubro 16, 2008 às 17:24

vocês estão de volta! Foi tudo bem no Brasil? Já experimentaram o sorvete de stroopwafel? Muito bom.

Responder

Ali outubro 16, 2008 às 14:50

Estas fotos estão uma tortura. Vou fechar este blog já. E o google reader!

Responder

daniduc outubro 16, 2008 às 12:59

Oi mãe! Ora compensar, na proxima eu levo mais pacotes :) Bjs

Responder

Ida outubro 16, 2008 às 12:24

E agora vejo tem até fotos bonitas e no ponto! mandei ver assim no más…vou ter qy esperar nova visita para me diliciar como se deve…

Responder

Ida outubro 16, 2008 às 12:22

Sbe o miske? inventei agora o tiske…tiske de me contar tdo o feedback sobre stroopwafel (pelo nome eu deveria ter desconfiado, mas achei que era coisa de holandes), falou que era para por no café – eu dei uma molhadinha só, ñ derreteu nada…

Responder

{ 15 trackbacks }

Previous post:

Next post: