website statistics

5 motivos para você se apaixonar por Rotterdam

Eu estava aqui pensando em quem está vindo para Holanda e quer colocar Rotterdam na sua lista de cidades para conhecer. Talvez você esteja com um pouco de dúvidas se vale ou não incluí-la na sua viagem.

(Foto: CC BY-NC-ND Viisoreanu Florin Gabriel)

Primeiro de tudo, super vale!

...Falou a tendenciosa, mas vale mesmo! Quando cheguei em Rotterdam, me apaixonei de cara. Quer saber por quê? Venha comigo que irei te contar os meus 5 segredos para você descobrir e se apaixonar por Rotterdam!

1. Rotterdam é moderna, mas ainda é possível ver sua história

Como Rotterdam foi bastante destruída na II Grande Guerra é sempre vista como um destino para ver a Holanda “moderna”. Isso é verdade, mas é possível descobrir os resquícios do tempo por aqui, o que dá uma outra dimensão para quem conhece a cidade.

Por aqui ainda existem muitas marcas da cidade pré-guerra. O hotel New York, na frente do rio Mossa – de onde saíam os imigrantes para as Américas – é o meu melhor exemplo.

Rotterdam vale a pena? Hotel New York
As camadas do tempo são visíveis na Rotterdam moderna (Foto: gnoparus/Shutterstock.com)

Eu gosto de ver o edifício antigo em meio à paisagem moderna da parte sul da cidade. Ali você terá uma mostra perfeita das camadas da história no espaço urbano.

2. Rotterdam tem ciclovias urbanas perfeitas para iniciantes

A primeira vez que vim para Holanda (como turista), queria muito me aventurar pelas ciclovias. Só que quando cheguei em Amsterdam, não tive coragem de me arriscar.

Ciclistas, caos e trânsito demais para a minha falta de habilidade. A vontade, porém, continuou comigo.

Uma das grandes alegrias que tive ao chegar em Rotterdam foi descobrir a cidade de bike. Andar de bicicleta no perímetro urbano é totalmente diferente de fazer isso em um parque, e, como Rotterdam foi reconstruída depois da II Guerra, as ciclovias aqui são bem sinalizadas, grandes e muito tranquilas.

Um paraíso para iniciantes ineptos como eu.

3. Rotterdam tem mentalidade criativa e experimental

Esse é o grande segredo para quem visita Rotterdam. A cidade transpira criatividade! Parece que tudo que normalmente é vetado em outros lugares, aqui o povo diz: “por que não?”. É um estado de mente inspirador!

Porém, essa experimentação toda pode ou não dar certo. Quando dá, ela pode se traduzir em um Markthal, um prédio espetacular, para pegar um exemplo da arquitetura.

Vale a pena ver Rotterdam? Markethal em Rotterdam
(Foto: CC BY-NC Markthal, Rotterdam by Tom Roeleveld)

Mas também pode resultar em uma Paulus Kerk, a igreja mais estranha que já vi na vida. Digam o que acham?

Rotterdam vale a pena? Paulus Kerk
Uma igreja... eu acho? (Foto: Christian Mueller / Shutterstock, Inc.)

O interessante é que os rotterdammers aceitam e gostam disso. Tudo faz parte do processo. Eles se divertem com suas experiências excêntricas. As estranhas e as maravilhosas. Quem tiver um olhar atento verá que isso define a cidade, não apenas a arquitetura. Está na gastronomia, nas lojas, no humor... É bom demais!

4. Rotterdam curte a cultura vintage

O termo vintage é muito usado para moda (falando da recuperação de estilos de décadas passadas, com peças entre 20 e 100 anos de idade). Mas vintage é também um estilo de vida e... vou te falar, como ele define essa cidade! Rotterdam tem um amor ao vintage que vocês não imaginam. Até rota do vintage tem aqui (veja Instagram: @vintagerouterotterdam).

Pensando como historiadora arrisco dizer que isto tem algo relacionado com o trauma da destruição durante II Guerra. Que acham? Nesse mar de modernidade, como sobrou pouca coisa para contar história, a busca pelo vintage se torna uma espécie de “caça ao tesouro”. Uma oportunidade de se reconectar com o passado.

5. Rotterdam tem eventos sazonais sensacionais o ano todo

Sabe aquele conselho sobre checar os eventos sazonais na cidade que vai visitar? Não ignore se estiver vindo para Rotterdam. Tem sempre algo acontecendo por aqui. Sempre mesmo! Isso é algo que realmente me impressiona.

A cidade tem uma história especial com alguns eventos sazonais. Acho que dois em especial devem ser considerados com carinho. O North Sea Jazz e o International Film Festival. O primeiro acontece em julho (em 2017: 07, 08 e 09/07) e o segundo em janeiro/fevereiro (em 2017 já passou, mas tem todo ano!).

Eu adoro jazz e amo filmes. Então, posso estar sendo mais uma vez um pouco tendenciosa, confesso. No entanto, fato é que a cidade fica com uma dinâmica diferente na época desses festivais. No caso do festival de jazz, por exemplo, você vai encontrar gente tocando jazz pela cidade toda.

O humor de todos fica mais leve e, como o festival é no verão, as folhas estão verdes e há flores pelas ruas. Se estiver vindo para cá nessa época, não perca a chance de ver pessoalmente. E se vier durante outra parte do ano, procure que vai ter algo bacana acontecendo, certeza!

E aí, deu uma vontade colocar Rotterdam na sua lista de destinos? Esses são os meus motivos. Você vai descobrir os seus também! O mais importante é a gente lembrar que um lugar sempre pode ser descoberto de muitas formas e que ele sempre pode mostrar diferentes lados para aqueles que sabem onde procurar 😉