O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

A Rainha da Holanda abdicou o trono! E agora?

por Daniel Duclos em 04/02/2013

Dona Trix renunciou! O Willem-Alexander vai ser o novo rei! Teremos um Rei na Holanda, depois de tanto temp...

*Olhares fulminantes me miram intensamente sob sobrancelhas franzidas*

Hã... eu sempre me esqueço do protocolo. Huh... desculpem... Ok.

Sua Majestade Beatrix, pela Graça de Deus, Rainha dos Países Baixos, Duquesa de Linburg, Princesa de Oranje-Nassau (etc etc etc), anunciou aos 28 dias do mês de janeiro do ano da graça de 2013 que abdicaria o trono do Reino dos Países Baixos em favor de seu filho, Sua Alteza Real, Príncipe Willem-Alexander dos Países Baixos etc e tal.

(Pausa pra ver se deixam passar o etc. e tal).

E assim, a Holanda deixará de ter uma rainha para ter um rei.

Rainha Beatrix da Holanda

Valeu, moçadinha, se precisarem dos arquivos, a chave da gaveta tá ao lado da pena de ouro. Qualquer coisa não me liguem. Fui.
(Foto de Emiel Ketelaar, GFDL & CC-BY-SA, retirada da Wiki-commons)

 1. Como assim, renunciou? Mas por quê?!

Certo. A Dona Trix, hã, Dona Beatrix, renunciou o trono não porque estava doente nem nada assim, mas por tradição. A mãe dela, Dona Juliana, havia renunciado em favor dela em 1980 (ou seja, o reinado dela durou 33 anos). Antes dela, a avó, Dona Wilhemina, renunciou em favor da Dona Juliana, iniciando a tradição de passar o abacaxi pro filho e ir curtir férias.

Ou em geral pra filha, já que o último rei da Holanda foi Willem III, que morreu em 1890, antes de abdicar . (Aliás: Holanda, Países Baixos, é tudo meio confuso mesmo. Eu expliquei a história toda no artigo 6 curiosidades históricas sobre a Holanda (que você não sabia)).

2. Mas, tipo, a Rainha, ou Rei, enfim, manda alguma coisa?

Olha, não é que nem Rainha de livro infantil, reinando absoluta e mandando cortar cabeças. A Holanda é uma democracia parlamentarista, e quem governa é o parlamento, mais ministros (que são encabeçados pelo Primeiro Ministro). Isso assim, simplificando (muito) a história.

Porém, veja só, também não é somente uma figura decorativa, adornando o Reino que nem brinco de pérola em orelha de madame. Ela dá um trampo sim.

Carruagem de ouro - Prinsjesdag

Não que ela pegue ônibus, claro...

Por exemplo, ela participa um tanto do processo de formação da coalização que irá governar o país. Ela é oficialmente neutra na coisa, servindo mais como um juíz, mas participa.

Eu expliquei o processo todo, incluindo o papel da Rainha, no meu artigo sobre política holandesa na ocasião das eleições de 2010. Leia, é bem esclarecedor.

Além disso, o monarca tem um papel focal e centralizador, um mediador no caso do bicho pegar na política. E é um símbolo do Reino. Ou seja, mandar, mandar, não manda, mas também não é assim, serve só pra encher revista de fofoca, saca?

3. Tendi. E agora, quando que o Willem-Alexander assume?

Dia 30 de abril de 2013, Príncipe Willem-Alexander será inaugurado como Rei, na Nieuwe Kerk de Amsterdam (Igreja Nova... uma guriazinha do século XV, porque a Oude Kerk, Igreja velha, tem uns 100 anos a mais, e é do século XIV).

Veja só que ele será "inaugurado" e não "coroado". Aparentemente tem uma diferença, ou assim me garantiram os holandeses. Pelo jeito, coroação é uma cerimônia religiosa e inauguração não. Eu acho curioso fazer questão de marcar que não é religioso e depois se intitular Rei "pela Graça de Deus", mas hey, cada um com seu cada qual e nem vou entrar nesse perrengue.

De toda forma, a partir de 30 de abril de 2013 temos um novo rei.

4. Peraê um pouquinho, 30 de abril não é o dia da Rainha? Um Rei? Mas... mas... mas...

É... poisé. 30 de abril é, de fato, o dia da Rainha, o maior feriado nacional holandês. Quando o país todo para pra fazer festa, com Amsterdam liderando a maior delas. É impressionante.

Queen's day 2010 - Koninginnedag

O Dia da Rainha é um feriado móvel, ocorre no aniversário do monarca.

A Trix faz aniversário em janeiro, mas ela resolveu manter o feriado no dia do aniversário da mãe. Oficialmente é uma homenagem, mas na prática todo mundo sabe que o clima da primavera é melhor pra fazer festa na rua do que a chuvinha fina e cortante do inverno holandês...

Mas esse dia da Rainha será especial: será o último por um tempo. O Rei é inaugurado, e se Amsterdam já virava uma baderna gigante em dias da Rainha normais, imagino esse...

Conto tudo como é o dia da Rainha em Amsterdam nesse artigo.

5. Tá, e agora, como fica o Dia do Rei?

A idéia (a minha idéia tem acento, viva com isso) é agora fazer o dia do Rei no aniversário do Willem-Alexander. Pô, mas fim de abril é perfeito na Holanda!

Então... O Willem nasceu dia... 27 de abril! Ae, que prático! Pronto, taí o novo dia do Rei: dia 27/04, valendo a partir de 2014...

Não, calma. Não seria Holanda se não tivesse complicação. Dia 27/04/14 é domingo e, por algum motivo, não se comemora dia do Rei (nem da Rainha) de domingo. Então, excepcionalmente, em 2014 o dia do Rei será em 26 de abril!

Simples! Eu resolvi morar num país simples! Adoro!

6. Certo. E... huh... é verdade que a Holanda terá uma Rainha argentina?

Podemos mudar de assunto?

Não?

Grumbles.

Ok, é assim: O Willem-Alexander é casado com a Máxima, que é argentina.

(Eu nem precisaria dizer, porque, convenhamos, só um argentino pra chamar a filha de Máxima. Eu acho a minha a máxima também, mas nem por isso...)

Enfim, a Princesa Máxima permaneceria como princesa, mas os holandeses adoram, amam, ela, e acho que estavam desconsolados por ter de ficar sem rainha. Rainha é mó legal! Daí o parlamento votou que ela poderia assumir o título oficial de Rainha em vez de princesa consorte.

Ela tem obviamente a cidadania holandesa, mas a Argentina não permite abrir mão da cidadania, portanto, ela tem dupla. Ou seja, teremos uma Rainha Argentina.

Ao menos ela é, reconheço, muito simpática e eu tiro onda mais por tradição, porque na verdade eu curto muito a Argentina (nem começa, que a nação que inventou o alfajor, meu doce predileto no mundo todo, tem direito a se gabar de montão).

É isso. Vida longa ao Rei (e à Rainha, e às 3 lindas filhotas do casal, e à Dona Trix, e a todo mundo porque, tipo, viver é muito legal).

(Mensagem subliminar: mande alfajores pro Daniduc. Ops, escrevi isso alto?)

 

 

Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Comprar ingressos online é um dos melhores jeitos de evitar ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam e fuja dessa roubada!

Algo a dizer? Manda bala! :)

(Ah, você tem uma dúvida? Leia antes a FAQ. É sério! Se você ler os comentários vai notar que um GRANDE número de respostas minhas são "veja essa FAQ" e o link pra resposta que a pessoa queria. Tipo, a resposta já está lá, basta olhar! Poupa o tempo de todo mundo, mas especialmente o seu, que tem a resposta bem antes...)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 53 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Paulo abril 4, 2014 às 23:32

Parceiro muito show o seu blog, parabéns mesmo! Comprarei seu guia pelo simples fato de sua generosidade em passar informação.
Mas vamos a pergunta, eu chego no dia 24/04 e estou no Mercury airport (Oude Haagseweg 20, Slotervaart Amsterdam, 1066 BW) e dia 26 (hehehe ja vi a farofada) gostaria de participar do dia do “Rei”, para onde devo ir? Qual transporte devo usar?

Antecipadamente agradeço

Responder

Daniel Duclos abril 4, 2014 às 23:45

A baderna mesmo acontece no centro e arredores (Jordaan, Museumplein…). Vá pra lá. Transporte? Meu amigo, no dia do Rei só tem um transporte que é garantido mesmo de funcionar, que é o que eu chamava na minha adolescência de “pé dois”, sola de borracha, ou como diz minha mãe “apézito”. Pense no Aerosmith… “Walk this way…”

Responder

Rebeca Moreira março 28, 2014 às 14:28

Oi Daniel, tudo bem?
Tenho acompanhado suas postagens no facebook e tenho adorado. Parabéns! Queria, se possível que você me tirasse uma dúvida. É que estou chegando em Amsterda no dia 26.04, bem no feriado. O transporte publico irá funcionar normalmente? Posso ficar tranquila em chegar no aeroporto e pegar o trem ou preparo o meu bolso para o taxi?

Obrigada pela atenção dispensada!!
Abraços,
Rebeca

Responder

Daniel Duclos março 29, 2014 às 12:19

Rebeca, pela minha experiência dos Dias da Rainha, a baderna impera nos transportes, e os trens são lotadíssimos e nada confiáveis. E mesmo taxi, prepare-se pra ser cobrada extra… sorry, queria ter uma resposta mais legal pra você, mas Não é a minha experiência.

Responder

Eloisa julho 20, 2013 às 03:49

Daniel,
O seu blog é show!
As informações são super úteis e ainda de lambuja dá pra rir muito com seu jeitão descontraído de descrever, escrever e informar os assuntos.
Você é muito talentoso e está de PARABÉNS!!!
Estou planejando ir para a Holanda em JUNHO de 2014 e vou devorar seu blog!!!
Todos os elogios que recebe são super merecidos.
Mas deixa eu parar de babar, pois meu note não é a prova d`água.

Responder

Daniel Duclos julho 23, 2013 às 22:10

Oi Eloisa

Super obrigado e uma excelente viagem pra você :)

Responder

Maristela junho 19, 2013 às 18:29

Daniel, gostei do seu jeito bem humorado de descrever as coisas. Parabéns!

Responder

Daniel Duclos junho 19, 2013 às 18:36

Obrigado maristela

Responder

Paula maio 7, 2013 às 23:46

Obrigado Daniel por ter explicado. Agora o Edu fica por conta do meu tablet que preenche automaticamente e eu nao percebi :) het spijt…

Responder

Joselia maio 1, 2013 às 21:40

Olá, adorei sues textos! Serão de grande valia para meus alunos que irão falar sobre a Holanda em nossa feira cultural. Se possível indique sugestões sobrea culinária holandesa…Obrigada

Responder

Daniel Duclos maio 7, 2013 às 02:04

Joselia, há diversos textos sobre culnária holandesa no blog. Um deles: http://www.ducsamsterdam.net/coisas-pra-comer-em-amsterdam-ou-na-holanda/

Responder

maria batista abril 30, 2013 às 01:05

muito bom trabalho o seu como sempre. Parabéns pelo empenho.

Responder

Paula Charité abril 29, 2013 às 22:18

Edu, boa noite!
Apenas uma coisa que não entra na minha cabecinha :-/ . Todos os movimentos holandeses, governo, trabalho oficial da rainha fica em Den haag, por que a iniciação do rei será em Amsterdam? Talvez seja uma pergunta tola, mais nem meu esposo que é holandês conseguil me explicar de forma clara, talvez vc poderia me esclarecer.

Grata! :-*

Responder

Daniel Duclos abril 30, 2013 às 00:28

Porque Amsterdam é a capital da Holanda.

Sim, você está certa sobre a sede do governo e monarquia ser em Haia (Den Haag). Ainda assim, a capital oficial da Holanda é Amsterdam, mesmo que seja apenas para fins cerimoniais, principalmente.

O motivo disso é histórico. Se estiver curiosa, eu expliquei detalhadamente no ítem 1 desse artigo: http://www.ducsamsterdam.net/6-curiosidades-holanda/

Agora é minha vez de perguntar algo: quem é Edu?

Responder

guilhermino abril 29, 2013 às 15:58

Daniel, tenho lido várias noticias, dizendo que a Maxima será a primeira rainha latino-americana na Europa, mas na verdade ela é a segunda, a primeira foi a carioca Maria da Graça, filha do Dom Pedro I, que foi Rainha de Portugal Maria II, reinando de 1834 a 1853…

Responder

Daniel Duclos abril 29, 2013 às 16:43

Guilhermino, eu não sou nenhum especialista, mas pode haver o argumento que a Rainha Maria II nascendo em 1819, portanto antes da independência do Brasil, não era tecnicamente brasileira, portanto, não seria sul americana. Se isso tem mérito ou não, não sei – como eu disse não sou especialista. De toda forma, acho que esse título de “primeira rainha sul americana na Europa” é um mero detalhe técnico e não tem grande relevância, servindo apenas como curiosidade, seja de quem for.

Responder

Walkiria Lobo abril 2, 2013 às 02:48

Cara, na boa: eu curto móóóinnnntttooooo (tradução: muito) ler o que você escreve. Só é meio difícil não rir olhando pra tela do computador e deixando todo mundo curioso sem saber se pergunta ou não do que eu estou tentando não rir.
Por favor, não pare nunca de escrever, tá bom?
Além de divertido, espirituoso, engraçado pra caramba, você também traz informações muito úteis e acessíveis. Parabéns e muito obrigada!
Beijos pra família!
Com amor, da Presidente do seu fã-clube,
Wal Lobo
(Ribeirão Preto – SP – Brasil)

Responder

Daniel Duclos abril 3, 2013 às 02:25

Fiquei até tímido deposi dessa X) Mas brigado demais Walkiria! Cê nem imagina como é bom ler esse comentário! Obrigado e um grande abraço

Responder

José Gonçalves Cravinho março 22, 2013 às 17:23

A Holanda o Sistema de Governo é uma Monarquia mas o Povo apesar de ser apoiante da Casa d’Oranje e Nassau,todavia tem mais sentimento rèpublicano do que Povos de muitas Répúblicas.E no que respeita à simplicidade relato aqui um caso passado com a falecida raínha Juliana quando foi visitar uma Casa de Velhotes.Uma das velhotas quiz «botar»palavra para agradecer à raínha mas manifestou uma certa hesitação e disse que não sabia se devia dizer Vossa Alteza ou Vossa Majestade.E a raínha Juliana respondeu-lhe:-Diga simplesmente Minha
Senhora.Isto para comparar com Portugal, que é uma terra de doutores e de Vossas Excelências.

Responder

Daniel Duclos março 22, 2013 às 19:59

Por outro lado, a Rainha Beatrix logo que assumiu o trono esclareceu que com ela não tinha essa de “Minha Senhora” e era “Sua Majestade”.

Responder

A Carlos e Monica março 13, 2013 às 07:50

Olá, Fantástico o blog, virei fanzoco. E vou levar fotinho de mamis e sogra pro restaurante! Ops…
Eu estava programando levar a digníssima senhoura e a fióta de 3 anos pra ver as tulipas, moinhos e clichês entre 28 de abril e 2 de maio… aí vi que vai ser A muvuca geral… necas! Como só tenho essa semana, inverti, vou primeiro pra França e depois pra Amsterdam… 4 dias… aí chego dia 2 de maio pra ir embora 5 ou 6, mãs… tem outro feriado/festa/bagunça/muvuca por esses dias não tem ? ai meu santo protetor da batatinha com maionese… que faço? Obrigado pelas dicas!

Responder

Daniel Duclos março 20, 2013 às 18:23

Carlos, tem o dia memorial e o dia da libertação, veja aqui: http://www.ducsamsterdam.net/holanda-memorial-nacional-mortos/ abs

Responder

Gabee Violet fevereiro 22, 2013 às 00:47

É com muito prazer que leio este blog, é muito divertido! Leia desde o Brasil para tentar me ambientar e agora que estou aqui acho melhor ainda. Pena mesmo que não vou muito a Amsterdam para ver uns detalhes que você sempre fala… DEMAIS O BLOG! Parabéns!

Responder

Daniel Duclos abril 30, 2013 às 00:31

Muito obrigado Gabee! :)

Responder

Carlos Fernando Collares fevereiro 11, 2013 às 03:45

Daniel,

Se não me engano, nesta última eleição de 2012 a Rainha não participou do processo de formação de gabinete pela primeira vez. Pode conferir, mas acho que foi votado pelo Conselho de Estado (Raad van State).

Responder

Daniel Duclos fevereiro 13, 2013 às 23:19

Bueno, ela já estava, como dizer, “em fim de mandato” :)

Responder

Ana Audun fevereiro 5, 2013 às 13:37

Hahaha que “máxima” isso, mas sabes que acontecer isso aqui na Dinamarca é o sonho de muito dina, eles säo loucos pelo futuros rei e rainha daqui, e assim como na Holanda a princesa que será rainha também näo é “local” e é adorada pelos dinas (ela era Australiana). Näo posso culpa-los também gosto do Frederik e a da Mary. http://www.royalinsight.net/content/frederik-mary-biography

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 22:44

Oi ana. Legal conhecer o casal vizinho :) Parecem muito simpáticos mesmo!

Responder

Valéria fevereiro 5, 2013 às 13:10

como não morrer de rir com seus artigos? Amo!!! ops, calma aê Carla, é nos sentido literário, com todo respeito.

Responder

Daniel Duclos fevereiro 6, 2013 às 20:04

Haha, brigado Valéria :D

Responder

Danielle fevereiro 5, 2013 às 11:57

Muito bom seu artigo, Daniel!!!
Rendeu uma boa risada no final! haha =D
Parabéns pelo seu trabalho!
Abraço!

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 12:12

Oi Danielle, obrigado :D Um grande abraço

Responder

Tahiana fevereiro 5, 2013 às 10:08

haa, seu site é demais, realmente como disse em um comentário acima, parece que é uma conversa informal. Incrível! adorei.

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 12:12

Oi Tahiana – que legal! O blog é isso mesmo, um bate papo com vocês! Obrigado e grande abraço

Responder

Cátia Vanina fevereiro 5, 2013 às 06:42

Bem, já fica até repetitivo, mas fazer o quê? Adoro seus textos, além de divertidos, humorosos, respeitosos, ainda traz explicações claras e curtas… Parece que tudo fica mais fácil hehehehe…
Vc podia lançar um livro, tipo: “Tudo que vc precisa ou gostaria de saber da Holanda” hehehe… Canso de perguntar coisas ao meu marido e ele não sabe me responder, mas ele mora aqui há uns anos, não é holandês e sempre me diz pra perguntar pra um holandês… Acho que agora vou passar a perguntar é para o Sr. Duclos ;)… Abraços

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 12:11

Oi Cátia. Não fia repetitivo não, pode dizer que eu aprecio muito hehehehe. O livro está nos planos. Quem sabe sai esse ano ainda? :)

Um grande abraço

Responder

Stella Machado fevereiro 5, 2013 às 01:22

Reinado com tempo marcado não é monarquia: é república disfarçada.

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 01:23

Vixi, eu já acho que república com presidente que é filho de presidente não é república, é monarquia disfarçada. ;)

Responder

Toninho H. fevereiro 5, 2013 às 01:16

Caro Daniel, mais um ótimo artigo…apenas uma pegadinha no seu pé quanto diz que a rainha abdicou “ao” trono…ela abdicou do trono ou abdicou o trono…chatinho esse tal de português né?

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 01:18

Valeu, Toninho, tá corrigido! E ó, pessoal, podem corrigir mesmo, hein? Tenho grilo não, aliás, muito agradeço!

Abraço

Responder

Tadeu fevereiro 5, 2013 às 00:00

Muito bom esse artigo, como os outros, bem explicativo, útil e informativo. Parabéns.
Já vivi a emoção da dia da Rainha, em 2011, mas em 2014, estaremos aí novamente, só que no verão, quem sabe pego uma versão atualizada do seu guia e você autografa?!

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 00:46

Será um prazer!!! Abração

Responder

Maria Paula fevereiro 4, 2013 às 23:39

Desculpe-me, escrevi seu nome errado… Em tempo, corrijo… Duclos!!

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 00:45

Ih, quem sou eu rpa falar de erro de digitação haha. Não tem problema algum. Abs

Responder

Maria Paula fevereiro 4, 2013 às 23:36

Daniel Ducios!!!
Eu achei seu artigo fantastico!!! Parece que vc esta falando com a gente!!!
Muito grata pelas palavras soltas e hilarias!!!
Abracos, Maria Paula

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 00:45

Que legal Maria paula, muito obrigado! Fico muito feliz que você gostou!! Um abraço

Responder

Luiz fevereiro 4, 2013 às 21:46

Alfajor só se vc for buscar em Bruxelas no dia 19 de março (dia 1º de março, antes de ir pra UE, passo nos hermanos).

Responder

Daniel Duclos fevereiro 4, 2013 às 21:49

Não me tente, Luiz. Eu já fui buscar alfajor bem mais longe (Barcelona…) :)

Responder

Anderson Felizardo fevereiro 4, 2013 às 21:29

Não comemoram o dia da Rainha/Rei no domingo por conta da tradição religiosa protestante de guardar os domingos.

Responder

Daniel Duclos fevereiro 4, 2013 às 21:40

Valeu Anderson. Abraço

Responder

Tadeu fevereiro 4, 2013 às 23:56

Pensei que fosse por causa da ressaca muito forte na segunda…

Responder

Daniel Duclos fevereiro 5, 2013 às 00:45

haha :) O Jenever pegou forte…

Responder

Tio Marlon abril 2, 2013 às 22:06

Também pensei isso… kkkkkk

Responder

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: