website statistics

O que acontece em Amsterdam em Julho: Gay Pride e outros eventos promovendo inclusão e paz

O que um festival com expressões artísticas e gastronômicas do Caribe e Suriname, a celebração do orgulho gay e um festival internacional de dança têm em comum?

Amsterdam Gay Pride 2017
Amsterdam tem muito orgulho em passar uma mensagem de inclusão em paz (Foto: Kjell Leknes / Shutterstock.com)

Além de acontecerem em julho e em Amsterdam, os três são eventos culturais engajados em expressar uma mensagem de paz e em defesa de grupos menos favorecidos dentro da sociedade.

Bora conhecer?

Festival de dança em Amsterdam: Julidans

Quando e onde: De 4 a 15/7, em oito locações espalhadas pela cidade

Medo, amor, migração e excesso de informação são alguns dos temas abordados nos espetáculos do Julidans, festival internacional de dança contemporânea que ocorre anualmente em Amsterdam.

Nessa 27ª edição, o Julidans se destaca por dar muita atenção à humanidade. Como lidamos com as mudanças na sociedade, na política e no meio ambiente? Para onde caminhamos?

Bailarinos de diferentes estilos de danças se apresentam neste festival e, com seus movimentos rítmicos, respondem a essas perguntas. Ao mesmo tempo, o Julidans acontece em oito palcos espalhados pela cidade e apresenta o que há de mais ousado na dança de diversas partes do mundo.

Festival de dança em Amsterdam
(Foto: Saskia de Ruiter, divulgação Julidans 2017)

Você pode, por exemplo, assistir ao espetáculo DFS, da coreógrafa argentina Cecilia Bengolea, de street dance, e do francês François Chaignaud. Os ritmos desta apresentação são a música jamaicana e a do século XIII, cantada por Guillaume de Machaut.

Ou então conhecer um grupo de teatro dança num espetáculo cujo nome é Beytna. A palavra de origem libanesa significa ser convidado pra ir na casa de alguém. A casa em questão, é a do libanês Omar Rajeh. E os convidados são o coreógrafo japonês Hiroaki Umeda, o tologês Anani Sanouvi e o belga Koen Augustijnen.  A mãe de Rajeh cozinha para eles e juntos vão comer, beber, rir e talvez chorar - só lembrando, é um espetáculo de dança!

Além de espetáculos de dança, o festival também traz filmes e conversas com os coreógrafos antes ou depois dos espetáculos. Os eventos podem ter entrada gratuita ou custar até 50 euros, de acordo com a atividade ou o local em que ocorre.

A programação completa do Julidans 2017 (em inglês) está aqui.

Festival de verão em Amsterdam: música, esporte e gastronomia no Kwaku Festival

Quando e onde: De 15 de julho a 6 de agosto no Nelson Mandelapark

A gente costuma dizer que, se comparado ao Brasil, a Holanda é um país “classe média”, pois maioria da população tem um salário que possibilita ter uma vida medianamente confortável.

Tanto é que entre os fatores que classificam uma criança como pobre é o fato de ela estar em uma família que não lhe possibilite comprar roupas novas ou viajar nas férias anualmente.

Foi pensando nas crianças que não viajavam que, em 1975, criou-se um campeonato de futebol para estas crianças também terem algo divertido para fazer nas férias de verão. Mas o evento cresceu e tornou-se um festival de música, esporte e gastronomia para todas as idades.

Festival de verão em Amsterdam
(Foto: Divulgação Kwaku Summer Festival)

O Kwaku festival acontece no Parque Nelson Mandela, que fica no Bijlmer. O bairro tem a maioria da população descendente de surinameses, caribenhos - países e ilhas que eram ou ainda são colônias holandesas.

Embora o Suriname faça fronteira com o Brasil, só comecei a ouvir falar desse país quando me mudei pra Holanda. Visitar esse festival é uma rara chance de, estando em Amsterdam, conhecer um pouco mais da cultura do Sruiname (e é possível que nas próximas férias talvez você queira ir para Paramaribo - eu já fui e recomendo!).

Não sei se para você isso é novidade, mas no Suriname há muitas gerações de chineses, hindus e africanos. Imagina a culinária gostosura que se tornou a comida surinamesa!

Mas no Kwaku festival você também poderá desfrutar da cultura africana (especialmente da África do Sul, Serra Leoa e Gana), além de um show da banda estadunidense Earth, Wind & Fire.

Serviço para o Kwaku festival 

O Kwaku festival acontece de 15 de julho a 6 de agosto no Nelson Mandela Park. Vá de trem para lá: desça na estação Bijlmer Arena. Você adquire os ingressos a 5 euros nesse link. Na porta eles custam €7. Crianças até 13 anos não pagam.

Não perca o Amsterdam Gay Pride!

Quando e onde: De 29 de julho a 6 de agosto em diversas locações

A Holanda é uma das pioneiras no reconhecimento dos direitos das pessoas com orientação sexual diferente do padrão que a sociedade patriarcal nos impõem.

Ainda que avançar mais seja necessário até na Holanda quando o assunto é respeito à diversidade, a Amsterdam Gay Pride é uma maneira que a comunidade LGBT encontrou para dar mais visibilidade a causa e dar cada vez mais espaço para aqueles que ainda estão reprimidos.

Gay Pride Amsterdam 2017
(Foto: kavalenkau / Shutterstock.com)

Esse ano, por exemplo, durante a parada de barcos do orgulho gay, haverá um barco da comunidade iraniana, país em que pessoas do mesmo sexo que querem viver juntas precisam viver em segredo absoluto e ser homossexual pode levar à pena de morte. 

Para você ter uma ideia do quanto já se avançou, entre os 80 barcos que participam do desfile do orgulho gay, há também os barcos de vários partidos políticos (da esquerda e da direita), dos marroquinos e do Ministério holandês da defesa.

Bastante conhecida internacionalmente, a parada de barcos do orgulho gay  vai acontecer em 5 de agosto, a partir das 13h e percorrerá 6 quilômetros pelos canais de Amsterdam.

Um evento além do famoso desfile de barcos

Talvez seja o evento, dentro da programação, que dê maior visibilidade à comunidade chamada LGBT, mas o Amsterdam Gay Pride deste ano tem muitas outras atrações de rua.

A abertura, em 29 de julho, será a Pride Walk: uma caminhada à meia noite com músicas, bandeiras e banners em solidariedade às comunidades LGBT que vivem nos 76 países que os criminalizam pessoas por serem quem são. A passeata começa no homomonument  e vai até o Vondelpark, que passa a se chamar Pride Park durante estas festividades.

Haverá também um trem, o NS Pride Express. Em 31 de julho, às 13h, ele parte de Amsterdam em direção a Zandvoort aan Zee - uma das praias mais próximas de Amsterdam. Em seguida, os passageiros do trem irão caminhar no vilarejo até a praia - onde estarão montados vários palcos e acontecerão diversas festas, também nos dias 1º e 2 de agosto.

No total serão mais de 200 eventos, incluindo um cinema ao ar livre nos dias 2 e 3 de agosto, o concerto Senior Pride no dia 3 de agosto, diversas festas de rua em 4 e 5 de agosto e, para encerrar, uma festa no Dam, em 6 de agosto, das 14h às 22h.

A programação completa está aqui nesse site.

Anote outras dicas para a agenda cultural de  julho em Amsterdam

O Openluchttheater no Vondelpark e a exposição ARTZUID foram dicas da coluna de junho e continuam em cartaz. Confira aqui.

O que fazer em Amsterdam em junho
(Foto: Divulgação Vondelpark Openluchttheater)

Também em julho os festivais Over Het IJ (de 14 a 23 de julho) e o  Robeco Summer Nights (de 1º de julho a 31 de agosto). Falei sobre eles na coluna de julho do ano passado.