O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Outono na Holanda

por Daniel Duclos em 27/10/2010

Outono na Holanda

Reclamar do clima na Holanda é uma instituição nacional, algo que une o país mais do que final de Copa do Mundo. Reclamação é traço cultural e o clima na Holanda não ajuda muito também. Daí junta os dois e o país ecoa um resmungo coletivo e constante. Ah, não, confundi: essa é a língua holandesa mesmo.

O curto verão holandês se foi (*resmungo*) e o outono (herfst, em holandês) está em pleno vigor. Aqui na Holanda temos as quatro estações do clima temperado bem marcadas, como aprendi na escola (e nos desenhos animados. Aprendi muita coisa em desenho animado, pra minha grande decepção adulta). Como é um aspecto importante da vida na Holanda, resolvi escrever um artigo para cada uma delas, que serão publicados conforme chegar a época. Começo com este, o outono.

E aí? Vamos explorar um pouco o outono holandês?

Outono holandês

Outono na Holanda

Início e final oficial do outono na Holanda

As estações dos climas temperados são 4, e seus inícios/fins ocorrem em 4 momentos astronômicos distintos: os 2 equinócios e os 2 solstícios. Eu tive de olhar na Wikipedia pra lembrar o que é equinócio e solstíco; aprendi isso numa distante quarta série primária, na época em que havia primário.

Equinócio é quando o Sol fica no mesmo plano do Equador, e o eixo da Terra não está nem aproximado nem afastado do Sol. Solstício é quando a trajetória do sol atinge seu ponto mais baixo no céu. Não, não durante o dia (isso é o pôr-do-sol), mas durante o ano. Você sabe que o sol não atravessa o céu na mesma altura o ano todo: ele vai subindo e descendo ao longo do ano, alterando sua trajetória um tico a cada dia. Nos pontos mais baixos, ao norte e ao sul, temos o solstício, duas vezes por ano.

O outono começa na Holanda no equinócio de setembro, ou seja, o outono começa dia 22 de setembro.

Ele termina no solstício de dezembro, ou seja, o outono termina na Holanda no dia 22 de dezembro, quando você jura que já é inverno, tem cara de inverno, mas ainda dá pra tomar cerveja bock (só se vende esse tipo de cerveja no outono).

Folhas amareladas no outono holandês

Tempo instável (querendo dizer, louco).

Dizem os gráficos e dados científicos super sérios que no verão holandês chove mais. Talvez. Eu sei que, enquanto no Brasil são as águas de março, aqui são as águas de fins de setembro que fecham o verão. As tempestades são nervosas e o tempo muda muito rapidamente.

Muito rapidamente quer dizer que, em geral em outubro, o céu despenca (em forma de gelo, muitas vezes), pra em seguida mandar aquele solzinho tímido, mas límpido depois da chuva, bom pra empolgar inexperiente, daqueles que pensam "e dei bem" e na verdade, não se deram; basta esperar aí uns 35 minutos e aí o céu despenca de novo.

Venta, e venta legal. Tá, ok, venta o ano todo (não é a toa que as Terras Baixas são também a terra do moinho), mas no outono é mais. Dica: saia prevenido, que a chuva é gelada (quando não gelosa).

Se você é local, certamente conhece o BuienRadar.nl. É o que todos nós usamos pra prever aquelas tempestades traiçoeiras nas próximas horas e andar nos intervalos, enquanto os turistas se molham ( se molham mais, claro. Se molhar é parte de viver na Holanda).

No começo pode ser estranho de usar, mas você acostuma.

Outono holandês Outono holandês

Fotos tiradas com uma hora de diferença. Na primeira temos a rua coberta de gelo e logo depois, em vez de gelo, temos um límpido, embora tímido, sol enchendo as ruas.

Temperatura no outono holandês

Em setembro a coisa ainda é gerenciável, finzinho de verão e tal, mas em outubro instala-se a lúgubre perspectiva de uma longa, molhada e nublada friaca.  A temperatura vai caindo, caindo... os gloriosos 20 graus do começo de setembro desaparecem rapidamente e ficam apenas na memória (e na esperança pro verão seguinte. Vinte graus aqui é luxo).

Em começo e meio de outubro fica entre 10 e 16 graus, mais pra 12. De noite cai mais, e pode bater 3 graus. Você se recolhe, suspira e pensa: "nem é inverno ainda".  Em novembro a coisa descamba de vez, a temperatura mal chega aos 10 graus, mas não é negativa — negativo fica em dezembro (um tico, nada de frio canadense), mas aí já no finzinho, praticamente inverno mesmo.

Vai fazer frio? Sim, vai. Que roupa levar? Algo à prova d'água e quente.

As famosas folhas de outono

Ah, mas nem tudo é frio e chuva no outono holandês, não mesmo. Um monte de árvore decide que manter folhas custa mais energia do que elas obterão no longo inverno e se livram da cobertura em grande estilo e montam um belo show — um que não me canso de ver.

As folhas vão amarelando, amarelando (não muito avermelhando, entretanto), e caindo e se acumulando... é mais trabalho pros garis e donos de quintais, verdade, mas eu acho lindo. É uma das minhas coisas favoritas no outono.

Bicicleta no outono em Amsterdam

Quando chegamos na Holanda, pra morar, era outono. Eu fiquei encantadíssimo com a paisagem e até hoje tenho um fraco por ela. É uma das grandes atrações da época e um atrativo da estação.

Ah, uma dica: quando você vir um belo montinho de folhas bem arrumadinhos em um canto, daqueles perfeitos pra se chutar, ou se jogar, resista à tentação de fazê-lo. Alguém deu um trampo filha da mãe juntando as folhas e a última coisa que essa pessoa precisa é um babaca pra espalhar tudo de novo. Não seja esse babaca.

Outono em Amsterdam Outono em Amsterdam

Celebrações no outono holandês

Sint-Maarten

Aqui na Holanda o Haloween não é muito forte. Na verdade, somente nos últimos anos, devido à sempre onipresente e oniexportante cultura americana, é que começou a ter alguma expressão. Em vez dele, temos o Sint- Maarten, que acontece no dia 11 de novembro.

É uma festa super legal: as criancinhas se vestem de fantasias e saem pelas ruas (acompanhados de vigilantes pais, claro) carregando lanternas (não de acampamento, daquelas que ficam na ponta de um pauzinho). Elas batem nas casas e cantam músicas típicas e, em troca, ganham doces (ou, como dizemos eu e a Carla, "lekkerices", uma invenção nossa corrompendo a palavra holandesa "lekker" — gostoso).

Eu contei em detalhes as origens da festa e como descobrimos o Sint Maarten por acaso, em um bar que foi invadido por ondas de fofolentíssimas criancinhas cantantes e fantasiadas. Segue o link e leia lá.

Crianças comemoram o Sint-Maarten em Amsterdam

Estávamos na Holanda há poucos dias, e não entendemos nada. Mas achamos lindo.

O Papai Noel holandês: Sinterklaas

Outra festa que acontece no outono holandês e é bem típica é a chegada e celebração do Sinterklaas, o Papai Noel holandês. Há quem diga que o nosso bom velhinho (ou melhor, o bom velhinho americano, já que se fosse nosso provavelmente ele usaria bermuda e chinelo) foi inspirado no Sinterklaas da tradição holandesa, que teria chegado nos Estados Unidos via Nova Amsterdam (hoje Nova York — ela foi fundada por holandeses!).

O nome vem de Sint-Niklaas, o São Nicolau, santo padroeiro de, entre outras coisas, crianças. A festa ocorre em duas etapas. Em algum ponto de novembro (o dia é móvel), o Sinterklaas chega na Holanda vindo da... Espanha (os holandeses não sonham com o Pólo Norte). Então ele começa um tour pela Holanda, acompanhado de seu fiel ajudante, o Zwarte Piet (que nos tempos politicamente corretos causou problemas de relações públicas por ser negro) e o cavalinho, o Amerigo.

Agora, cês tem de ter uma dimensão da festa: os caras montam um show de verdade! O Sinterklaas desembarca de navio no porto de Rotterdam em um evento transmitido pra todo o país, e depois, nas principais cidades, ele desfila em uma parada que mobiliza a todos! É algo muito impressionante de se ver. Em 2008 eu acompanhei a chegada do Sinterklaas em Amsterdam e contei tudo como foi. Lá tem a história mais detalhada do Sinterklaas, Zwarte Piet e do Amerigo.

A seguda etapa da festa é a celebração do dia de Sinterklaas, em 5 de dezembro, quando as criancinhas ganham os presentes (não, não é no Natal, que aqui é comemorado dia 25 e 26 de dezembro, em vez de 24 e 25 como no Brasil). Mas essa é mais uma festa familiar — pouco provável que você veja, se for turista (ou expatriado sem família aqui).

Sinterklaas desfila em Amsterdam

A festa é disputada

Cerveja Bock - Bokbier

A cerveja bock é um tipo de cerveja vendido sazonalmente, e aqui isso é levado a sério. Elas estão à venda nos bares somente no outono. Uma vez estávamos nós e um casal de amigos (ele holandês, ela, sueca) em um bar em Utrecht. O nosso amigo holandês chamou a garçonete e pediu a primeira bock da temporada. A garçonete negou. Não podia vender a cerveja.

"Não estamos no outono".

Era dia 21 de setembro, umas 19h30. O outono começava à meia noite. Ooooooquei...

Bokbierfestival em Amsterdam

Em outubro rola o Bokbierfestival em Amsterdam. Você vai e, ao entrar, compra um copo com quantas fichas quiser. Lá dentro, dezenas de barraquinhas com cervejas bocks feitas por cervejarias da Holanda toda, mais algumas da Alemanha e Bélgica. Há desde grandes marcas (ê, Heineken) até as microcervejarias locais com as suas bocks. Agora, isso é como você vai. Como você volta, companheiro, eu não faço idéia. De algum modo, cheguei em casa, quando compareci ao evento, em 2009.

O festival acontece na Beurs van Belarge, o antigo prédio da Bolsa de Valores de Amsterdam (hoje em dia a bolsa fica num prédio moderno, e o antigo é usado pra exposições e feiras). Esse ano acontece de 29 a 31 de outubro. Se você tiver achado esse artigo depois, dá uma passada no site do evento e veja quando vai ser o próximo.

Você curte cerveja? Eu também! Dá uma olhada no meu guia de pubs favoritos e melhores lugares pra comprar cerveja em Amsterdam.

Cerveja em Amsterdam

Gezellig en lekker

Férias e outono nas escolas e as luzes das bicicletas

No fim de outubro as escolas fecham por uma semana. São as "herfstvakantie". Logo depois delas, a polícia intensifica a fiscalização por luzes nas bicicletas. Os dias estão mais curtos, mas o pessoal ainda está no ritmo de usar pouco a luzinha — que é equipamento de segurança obrigatório. Um dos poucos daqui.

Daí as multas comem soltas pra cima dos desligados (desligados, pegou? Turum-pah!). Quem estiver sem lampadinha, morre com €35,00 pra melhorar a memória.

Eu fiz um artigo sobre equipamento e regras do ciclismo urbano na Holanda; se interessar o assunto, é só seguir o link.

Névoa no outono holandês

O clima como ritmo

Sim, o clima em geral não é o ponto mais atrativo da Holanda. É úmido e gelado e faz poucos dias de sol durante o ano. Isso pode inclusive causar depressão em algumas pessoas. Porém, com tudo isso, eu gosto. Sim, ele também me incomoda às vezes (especialmente quando acabou a comida, o supermercado está a um quilômetro e a chuvinha gelada tamborila as janelas e o mundo escuro lá fora). Mas não é também o desastre total que pode parecer. O clima aqui tem também seu charme .

Eu gosto do senso de ritmo que dá as quatro estações marcadas, e da interação com o clima na minha vida (mesmo que, yeah, muitas vezes seja bem desagradável essa "interação"). São Paulo é uma cidade tão grande que acaba criando seu próprio clima e ritmo e impondo-os à Natureza. Ou ao menos eu assim sentia quando lá morava.

Oh, a Holanda é um país altamente artificial, não se enganem. "Deus fez o mundo, os holandeses a Holanda" diz um velho chavão (alguém me disse que era de Voltaire a frase, mas não achei a referência). Mas isso aqui em baixo. Por cima desse ex-fundo de mar gelado e varrido pelo vento, o clima ainda dita as regras — e isso não é uma coisa ruim.

A seguir: o Inverno na Holanda.

Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Comprar ingressos online é um dos melhores jeitos de evitar ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam e fuja dessa roubada!

Algo a dizer? Manda bala! :)

(Ah, você tem uma dúvida? Leia antes a FAQ. É sério! Se você ler os comentários vai notar que um GRANDE número de respostas minhas são "veja essa FAQ" e o link pra resposta que a pessoa queria. Tipo, a resposta já está lá, basta olhar! Poupa o tempo de todo mundo, mas especialmente o seu, que tem a resposta bem antes...)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 66 comentários… leia abaixo ou deixe um }

paulo barta dezembro 15, 2013 às 17:40

Sensácional amigo, sou Gaucho e me amarro no clima da holanda.
Seu site é joia rara.
tenho 50ano sozinho,sou supervisor de manutenção eletrica.
me da uma ideia;
quais minhas chanses aí na holanda,com sinseridade e sem rodeios.
conforme vamos manter contato.
parabéms pela escolha ,queria ter tido tua coragem há 20 anos atraz,daí tua sinseridade valer para mim,quetu acha deu me embrennhar nessa aventura.
to no aguardo .
um abraço tche!!!!

Responder

Daniel Duclos dezembro 17, 2013 às 18:59

Paulo, as chances dependem muito de cada caso; da sua experiência, contatos, disposição, jogo de cintura e, sim, um tanto de sorte. A crise de 2008 não facilitou pra ninguém. Suas chances aumentam se vocÊ tiver cidadania holandesa, depois européia e se vocÊ fala holandês, depois inglês.

Responder

Silvana Pages outubro 25, 2013 às 19:14

Hi Daniel,
Descobri seu blog por acaso, há pouco tempo. Não consegui ver muita coisa ainda, mas tenho certeza que lerei tudo aos poucos. Adorei seu jeito despojado de escrever e descrever a maravilhosa Holanda. Eu e minha família chegamos na Holanda pouquinho antes de vcs, em julho de 2007 mas, infelizmente, tivemos que mudar os planos e voltar para o Brasil em dezembro de 2011. =(
Por meio do seu blog posso matar um pouco da saudade de um país que acolheu e encantou a mim e a minha família e no qual eu viveria minha vida toda.
Aaahhhh, o outono da Holanda é lindo! Chego até a ficar em dúvida se gosto mais da primavera (que é encantadora) ou se do outono que me transmitia tanta leveza e serenidade ao observar as folhas de tons avermelhados se espalhando… Saudade!!!
Muitíssimo obrigada por reavivar tais lembranças!
Parabéns por seu trabalho! E continue aproveitando ao máximo a Holanda, pq qdo voltamos, a realidade brasileira pode ser um tanto decepcionante… Tot ziens!

Responder

Daniel Duclos outubro 28, 2013 às 22:18

Oi Silvana. Eu que agradeço seu comentário bacana demais :)

O outono é realmente lindo, e entendo sua dúvida; confesso que eu também tenho às vezes. Embora vou dizer que esse verão foi memorável também, e o inverno quando neva e deixa tudo branquinho… aaah, gosto delas todas :D

Um grande abraço e boa sorte na nova vida no velho Brasa!

Responder

Silvana Pages outubro 29, 2013 às 01:19

Bem, como não gosto de calor, eu tb adorava os verões pois as temperaturas eram amenas, mas não tivemos nenhum que fosse memorável, já o inverno, sim. Nada como ver tudo repleto de neve, ser presenteado por um Witte Kerst (Natal Branco)… =)
Infelizmente, vi agora notícias de que o outono esse ano aí tá castigando com os ventos ainda piores que estão acostumados. Espero que estejam todos bem aí!
Brigadão e boa sorte pra vcs aí tb! Abraço em todos ;)

Responder

Daniel Duclos novembro 2, 2013 às 14:57

OI Silvana, poisé, os ventos bateram forte essa semana, mas agora parece ter dado uma amenizada. ufa! Esse realmente foi o primeiro verão memorável desde que cheguei, com tempo bom direto. A Holanda toda se divertiu, nós inclusos. Espero que o inverno também seja, com Witte Kerst e tudo :) Abs

Responder

Marianne outubro 17, 2013 às 11:18

Oi!
Vi seu site e gostei bastante!
Estou indo hoje p Amsterda( estou aqui na Alemanha), e vou passar meu aniver ai.
Vc teria um restaurante p indicar p sexta, amanha?
Serão 8 pessoas! Algo legal,, animado, c comida gostosa.
Se puder, me mande algumas dicas!
Obrigado,
Marianne

Responder

Mariana Chagas outubro 10, 2013 às 20:34

Olá Ducs, minha viagem para Europa está chegando e já estou com frio na barriga…de medo de passar frio por aí, mesmo levando roupas quentes…rsrsrs…Já que não encontramos ninguém para nos acompanhar em Haia, para a visita nos Tribunais Internacionais, vamos sozinhos, mesmo sem falar inglês. O melhor meio de transporte é de trem? E qual o melhor dia da semana, segunda ou terça? Obrigada!!!!

Responder

Mayra outubro 5, 2013 às 22:30

Olá!!! Eu e o meu marido iremos para Amsterdã, pela primeira vez, dia 06/11 e estamos morrendo de medo do outono que, para nós, está mais para um inverno rigoroso. Do que precisamos para sobreviver? Chove muito? Ou dá para passear e conhecer muita coisa? Ah! Terá algum evento imperdível nessa época? Obrigada!

Responder

Daniel Duclos outubro 10, 2013 às 16:23

Mayra, o outono é lindo, o tempo é doido, chove e deschove, sempre dá pra passear e sim,, tem alguns eventos: mas eu descrevi tudo isso (iincluindo os eventos) nesse mesmo post :) As dicas e resposta que tenho estão nele. Abraços e boa viagem.

Responder

Natalia outubro 2, 2013 às 19:36

Oi, Já estou pegando quase todas as dicas para os meus dias em Amsterdã qui no seu blog. Adorei! É muito completo! Meu roteiro é 15 de novembro em Amsterdã, passo por Bruxelas, Londres e volto por Paris em 30 de novembro.
Vou com meu namorado e separamos 3 dias para ficar aí, no Ibis City Stopera, sabe? Já dei uma olhada no google maps para ver a distância dos locais que quero conhecer. Você conhece a região do hotel? Tem alguma dica de mercado ou restaurante para o café da manhã?
Vi que tem uma cervejaria em um moinho que vc indicou que fica bem próxima, certo?

Obrigada!!

Responder

Daniel Duclos outubro 10, 2013 às 15:58

Natalia, ali perto tem a Waterlooplein e nela tem um bagels & Beans,, que tem boas opções de café da manhã (até as 11 da manhã), com bagels. Eu acho honesto. Bagels & BEans da Valkenburgerstraat 68 http://goo.gl/maps/lgMLV abraço

Responder

Celina outubro 1, 2013 às 02:43

E não é que eu também sou total e completamente apaixonada pelo outono?? Principalmente na Europa, com todos esses tons de dourados, marrons e amarelos… E cada foto, hein???
beijokas na Babyduc!

Responder

Rosanna setembro 12, 2013 às 17:04

Muito bom seu blog estou lendo e aproveitando cada dica e seu comentàrios sao excelentes////parabens!!! Minha filha viu seu site no facebook e me mandou jà que moro na Holanda, parabens mais uma vez vc escreve muito bem.

Responder

Daniel Duclos setembro 17, 2013 às 15:20

Oi Rosanna, obrigado!! Um abraço

Responder

Isabela setembro 12, 2013 às 03:57

Oi Daniduc, tudo bem?
Gostaria de tirar uma dúvida com você sobre qual foi o visto para o qual você aplicou para ter residência aí, as exigências +/-…entendo que você não é agente de imigração, quero saber apenas da experiência que você teve, o seu caso específico, se você puder compartilhar…
Outra pergunta que eu queria fazer é como você se tornou adm. de sistemas, se você fez formou em outras faculdades…pergunto por inocência mesmo, porque acompanho outro site com objetivo semelhante ao seu, só que o país escolhido é a Austrália (www.brazilaustralia.com) e coincidentemente o autor do mesmo se formou em outra área mas trabalha com informática também, por isso a curiosidade.
Fico pensando, como pode vocês terem se formado em outras áreas e conseguido paralelamente uma carreira na área de computação, e se isso ajudou na hora de conseguir o visto…
Peço desculpas antecipadas por enviar meus questionamentos no artigo errado, mas eu tb não sabia p/ onde mandar hehe..
E é isso, tudo de bom para você, sua esposa e sua bebê-anjinho.

Responder

Daniel Duclos setembro 17, 2013 às 15:15

Isabela, eu tenho por política não responder sobre vistos. E mesmo meu caso foi muito específico e, além disso, em 2007, já mudou tudo. Duvido que meu caso serviria pra qualquer cosia agora.

Eu sou e sempre fui autodidata, e aprendi adminsitração de sistemas como aprendi inglês ou a ser blogueiro, estudando sozinho e fazendo. Cheguei a virar gerente de projetos, mas acabei desistindo da área (embora eu administre até hoje o servidor do Ducs).

Como eu disse, bo caso do vistp é [particular e não tem relação com a minha formação.

abs

Responder

Mariana Chagas julho 25, 2013 às 00:11

Olá Ducs,

E aí… conseguiu alguém que fale português, para ser nosso guia em Haia? Pode ser no dia 10, 11 ou 12 de novembro. Como já te disse anteriormente, o foco da nossa visitação são os Tribunais Internacionais. Aguardo a sua resposta.

Responder

Mariana Chagas junho 28, 2013 às 00:56

Olá… vou para Amsterdã de 09 a 13 de novembro. Meu marido quer passar um dia em HAIA, para conhecer os Tribunais Internacionais de lá. Só que tem um probleminha…rsrsrs…falo muito mal inglês e ele não fala nada. Gostaria de saber se você indica alguém que possa ser nosso dia durante um dia em HAIA.
Obrigada!!!!!!!!!!!!!

Responder

Daniel Duclos julho 9, 2013 às 19:08

Por enquanto não, Mariana, estou tentando achar alguém. Abraços

Responder

Lu Rodrigues março 27, 2013 às 02:39

Vou com minha filha para Amsterdam,irei à passeio,ficarei por volta de 25 dias,mas ela vai ficar 6 meses por conta de uma bolsa de mestrado,acontece que irei com ela e ficarei hospedada no apartamento dela,nesse caso como fica a carta convite de hospedagem,já que irei com ela? Obrigada! ah! seu blog é muito bom!! parabéns!

Responder

Daniel Duclos abril 3, 2013 às 02:11

Lu Rodrigues, por política eu não respondo sobre visto ou burocracias: elas mudam toda hora, variam caso a caso, e dada uma info errada as consequencias são bem chatas pra pessoa. Eu aconselho sempre a procurar uma embaixada pra tirar as dúvidas de uma fonte com autoridade no assunto.

Responder

Taís Alice janeiro 30, 2013 às 21:28

Olá!!
Tenho uma perguntinhas para vocês… Vou a Berlim e Praga no início de outubro (infelizmente, desta vez, minha viagem não inclui Amsterdam, mas está dando muita vontade de conhecer ao ler o blog de vocês)!!! Gostaria de saber se Daniel ou Carla têm notícias/informações sobre o clima/temperatura por lá nesse período do ano.

Aproveito para parabenizá-los pelo blog. Sou de Minas Gerais e estou me divertindo muito com os relatos!! Passo mal de tanto rir dos relatos!

Abraços e obrigada!

Responder

Daniel Duclos janeiro 30, 2013 às 23:09

Oi Taís

Vocês no caso sou eu :) A Carla tem o blog separado, o Entrepanelas.net, e apenas eu mantenho o Ducs.

Infelizmente não tenho informações sobre o clima em Berlim e Praga nessa época. Fui a ambas no inverno (e era frio, Berlim até mais do que Praga). Mas no outrono,r ealemnte não saberia dizer.

Obrigado e um abraço

Responder

Silvana agosto 30, 2012 às 20:39

Olá Daniel,

No dia 13 de outubro, eu e mais dois amigos chegaremos em Amsterdam e como vamos ficar 9 dias por aí, estamos pensando em fazer um bate-volta para alguns lugares: Haia – Rotterdam – Gouda – Haarlem – Voledam/Marken.
Você acha que dá para fazer isso ou ficaria muito corrido? E Utrecht vale a pena conhecer?

Responder

Daniel Duclos agosto 30, 2012 às 20:41

Acho que sim, vale. Dê uma lida nesse artigo, vai te interessar: http://www.ducsamsterdam.net/5-cidades-legais-pra-vistar-perto-de-amsterdam/

Abraços

Responder

Rose julho 10, 2012 às 02:12

ola, Daniel, conheci su blog hoje. Eu e meu marido estamos indo para a Holanda em 21 de outubro, para participar de um congresso, estou completamente perdida para preparar as roupas e com medo da lingua. Se puder peço sua orientaçaõ.
Obrigada.
Rose

Responder

Daniel Duclos julho 10, 2012 às 15:14

Rose, eu falei um pouco aqui: http://www.ducsamsterdam.net/faq-perguntas-e-respostas/e-frio-em-amsterdam-faz-frio-na-holanda-que-roupas-devo-levar-pra-amsterdam/ e claro, no guia (www.ducsamsterdam.net/guia) também. Muito Resumidamente: temperaturas abaixo de 10 graus, mas acima de zero, chuvas repentinas. Proteja do frio e leve algo pra te proteger da chuva. Para mais detalhes, veja os links que passei.

Responder

Helder Nobre setembro 30, 2011 às 23:35

Adorei ver as fotos do inverno Holanda, não conheço o inverno fui ano passado em julho no verão e esse ano fui para Suíça e Itália, mais gostei mais da Holanda, ano que vem se Deus quiser irei novamente gostaria muito de ficar morando lá, mais e muito difícil conseguir um visto para não ficar clandestino para quem e casado, quem tiver uma dica me diga eu agradeço, valeu um abraço.

Responder

Maíra julho 15, 2011 às 01:11

Olá.
Sou professora e preciso fazer uma apresentação com os alunos sobre os pássaros da Holanda, gostaria que vc me desse alguma sugestão, já que não consigo encontrar nada consistente a respeito. Se puder me ajudar.
Obrigada.

Responder

Rui de Campos julho 15, 2011 às 01:25

Aqui vai um link sobre pássaros na Holanda. O nome dos pássaros são em Inglês mas a descrição em Português. Espero que ajude.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.xs4all.nl/~sbpoley/nl/birds.html

Rui de Campos

Responder

Rui de Campos julho 15, 2011 às 01:27

tem de copiar o link inteiro para ver o artigo devidamente traduzido

Rui de Campos

Responder

Maíra julho 16, 2011 às 00:01

Obrigada pela dica. Já li e curti. Vai me ajudar bastante.

Maíra

Responder

Fabricio Reis julho 14, 2011 às 13:36

Fala Daniel,

Achei muito bacana seu post sobre o Outono, pretendemos passar alguns dias em Outubro por aí, e pelo visto precisamos nos preparar para as chuvas/frio, etc.. que poderemos encontrar!!! rsrs..

Gde abraço

Responder

neyla junho 12, 2011 às 16:20

Olá!
Sou Baiana e vou estar passando por Burges,Bruxelas e Amsterdan entre os dias 26 e 29 de junho. Gostaria de saber sobre o clima destas cidades neste período .
Gostei muitíssimo do blog! é um guia e tanto! um abraço e muito AXE

Responder

julieta mansour maio 12, 2011 às 23:09

Vou chegar em Amsterdam dia 2 de novembro. Qdo sera o festival da cerveja nesse ano? 2011. Vi q essa data sua foi de 2010.
Adorei seu site! Depois vou pedir mais dicaS!
Abç,
julieta

Responder

maria clara novembro 2, 2010 às 22:28

Legal seu blog! Eu e meu marido estamos indo pra Amsterdam .. a ideia é passar o ano novo! Adoramos as dicas, principalmente as menos turísticas. Te adicionei no twitter para acompanhar novidades!
abçs

Responder

Daniduc novembro 8, 2010 às 22:42

Oi Maria Clara

Obrigado pela companhia! Uma grande viagem pra vocês :)

Responder

Isa Hurtado novembro 2, 2010 às 20:27

Oi Daniduc (é seu nome mesmo?),
no Canadá as estações também são bem definidas. No início a gente acha lindo as folhas caindo, o céu tão diferente, a natureza inteira mudando… mas a verdade é que no segundo ano, depois que cai a primeira folha, é desespero na certa. O outono já banalizou e, fora as roupas um pouco mais estilosas da estação, o outono já banalizou e será só prévia do invernooooooo.

Ótimo blog, abraço!

Isa

Responder

Daniduc novembro 2, 2010 às 20:39

Oi Isa. Meu nome completo está escrito ao fim de todo artigo que escrevo no Ducs (caixinha cinza com a minha foto). Daniduc é um apelido antigo que mantive e inclusive deu origem ao nome do blog.

Aqui esse é meu quarto outono, mas estou tão encantado quanto o primeiro. Logicamente, na Holanda não temos o inverno canadense, mas acho que cada estação tem seu charme, e gosto de observar as mudanças e do senso de ritmo.

Brigado pelo elogio, fico feliz que tenha gostado do blog. Grande abraço

Responder

Juliana outubro 29, 2010 às 01:18

Ola! Parabéns pelo blog, antes de viajar peguei umas dicas daqui e segui, obrigada. Acabo de chegar daí e vim dar uma olhada aqui ja pra matar a saudade. Amsterdam é simplesmente MARAVILHOSA e no outono super charmosa assim como vc está comentando nesse post, apesar da chuvinha q peguei ontem mesmo durante o dia todo. Amanha começa um festival de cerveja preta e eu perdi :( Quando pedi a cerveja bock falei o “o” aberto e a garçonete perguntou: bock? Com a pronuncia “buck”, como se estivesse falando livro em ingles, achei engraçado a pronuncia deles. Mt boa a viagem q fiz, quem tiver se preparando, q aproveite bastante e curta esse país encantador.

Responder

Daniduc outubro 29, 2010 às 02:35

OI juliana

Massa que sua viagem deu certo e pude ajudar! Legal mesmo. Então, a chuvinha é típica da Holanda e, na verdade, não é exclusiva do outono… é um país molhado mesmo.

A pronúncia do holandês é toda uma história a parte… heh. Nem te conto. Enfim, já contei sim, um pouco, aqui no blog… mas resumidamente: o bicho pega :)

Eu vou tentar ir ao bokbierfestival no domingo! (Quem vai estar lá?) Depois eu conto como foi!

Responder

Eduardo (Idéias Green) outubro 28, 2010 às 21:54

Oi Daniduc, gostei muito do seu blog. Achei interessante que dá um outro ponto de vista sobre a Europa. Parabêns.

Responder

Daniduc outubro 29, 2010 às 02:32

OI Edurado, brigado! Você gostaria de ter umas fotos daquele açougue vegetariano para colocar em seu artigo sobre o assunto? É perto de casa, posso tentar tirar umas fotos. Abraço

Responder

ana flavia outubro 27, 2010 às 22:15

Adorei seu post sobre o Outono, já passei para a Alice que em Utrecht deve estar vendo as transformações da natureza.
Tenho lido com frequência seu posts, parebéns! são todos ótimos!

Abraços,
Ana Flavia (mãe de uma intercambista na Holanda)

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 22:37

OI Ana Flavia

Eu lembro de você e da Alice, você escreveu um tempo atrás. Bom saber que continua conosco! Espero que esteja indo tudo bem com vocês e que a Alice esteja gostando tanto quanto eu de morar aqui na Holanda (apesar de, sei bem, não ser nada fácil muitas vezes).

Um grande abraço

Responder

Mrs. Gueda outubro 27, 2010 às 19:57

Putz Daniel!
Digo por experiencia própria que a multa da bicicleta é EUR 35,00. Pelo menos aqui no Haarlem… Segunda passada fui pega numa blitz no Kenaupark, perto da Station e policial foi super gentil falando: Desculpa, mas vou ter que lhe multar.
Agora é só esperar de duas a três semanas até chegar a multinha aqui em casa e pagar. Te digo que me lembrarei bem dessa.

Abraços

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 22:29

Oi Érika, você tem razão — eu confundi os valores! Já tá corrigido no artigo! brigado e desculpe todo mundo!

Responder

Toninho outubro 27, 2010 às 18:51

Olá, Ducs.
Só passando para dar um alô e dizer que continuamos leitores de carteirinha do blog, que agora, parece, vai ganhando leitores em outras plagas…..é o blog bombando….hehehehe….abração e continue nos brindando com esses posts informativos e bem humorados.

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 22:34

Oi Toninho! Brigado pela companhia! É muito legal receber os comentários do pessoal pra ver que não estamos sozinhos, que há uma comunidade, que estamos juntos nessa. Valeu a força. Grande abraço

Responder

Natalia outubro 27, 2010 às 18:34

Oi Daniel,

sou de São Paulo e vou chegar em Amsterdã dia 2/11 de férias. Estou acompanhando seu blog há algumas semanas e sempre me divirto! Tem ótimas dicas, já anotei várias! Pelo que pude perceber por este post, vou pegar um “friozinho” né? Além do básico que vou levar pra não congelar nos primeiros dias, queria comprar mais roupas de frio aí mesmo. Você pode me indicar locais em Amsterdã pra fazer compras?
Obrigada!

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 22:32

OI Natalia. Onde fazer compras em Amsterdam será pauta de um artigo aqui no Ducs no futuro. Mas pra te adiantar, tem a C&A (é uma empresa holandesa, sabia?) Tem uma grande na Damrak, bem central. No mesmo estilo, tem a H&M — há uma na Leidseplein. Se preferir algo mais esportivo, tem também a Decathlon (que eu chamo de decáthlon, ao contrário de 98% dos brasileiros que dizem decathlôn), mas ela fica um pouco mais afastada, no metrô Bijlmer ArenA (linha 54 do metrô saindo da Centraal). Já aviso que roupa aqui na Holanda é muito caro. Boa viagem

Responder

carladuc outubro 28, 2010 às 14:03

Só complementando, tem uma H&M na Kalverstraat também que é mais perto da C&A. A Kalverstraat é a principal loja de compras de Amsterdam, com várias lojas.

Abraço,

Responder

rui de campos outubro 27, 2010 às 17:30

Bom dia Daniel,
Meu nome é Rui de Campos. Sou um Moçambicano de origem Portuguesa e morei na Holanda 34 anos. Amsterdam, Purmerend e Delft.
Moro agora em Porto Alegre RS com a minha Esposa Brasileira Rosa Inês. Gosto do Brasil mas com enormes saudades da Holanda. O teu blog é realmente muito bem feito e descreves bem situações típicas Holandesas (embora de vez em quando não concorde com algumas ideias). Parabéns.
Uma coisa. A bockbier podes beber durante o ano inteiro. Pelo menos em Delft sim.
Posso divulgar o teu blog no facebook?
Abraço
Rui

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 17:41

Oi Rui, prazer em conhecê-lo. Obrigado pela companhia aqui no blog. Quanto a não concordar com algumas idéias, normal. Não conheço ninguém que concorde com todas as minhas idéias (e algumas vezes, nem eu mesmo; debato comigo o tempo todo para tentar entender as coisas). Minha esperança, ao expô-las. não é que todos concordem, mas que inspire alguém a pensar sobre elas.

A bokbier eu consigo tomar no resto do ano se comprá-la eu mesmo, nos supermercados, por exemplo. Mas nos bares, eu nunca consegui. Já fui diversas vezes à Delft, mas esse é mais um motivo pra voltar e testar essa possibilidade :)

Por favor, é uma honra que divulgue o blog. Aliás, peço a todos que divulguem, linkem, espalhem o blog. É uma das maneiras de ajudar meu trabalho, e é uma muito importante.

Obrigado pelo comentário

Abraço

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 18:03

Ah, Rui, a propósito, o Ducs Amsterdam tem uma página no faceBook: http://www.facebook.com/pages/Ducs-Amsterdam/107990362567478

Se quiser, dá um pulo lá!

Abraço

Responder

helena & Arnoud outubro 27, 2010 às 15:18

ola ducs, sou uma portuguesa casada com um holandes, estamos a 2 dias a rir e a aprender com o teu blog…
Tenho um bocadinho da holanda aqui em casa, e com o vosso blog acho que consegui entender algumas diferenças de cultura e de personalidade :)
Graças o blog da carla Finalmente consegui fazer a tao desejada tarte de maça holandesa :)
continuem os vossos blogs que aqui em portugal estao 2 malucos prontos para ler todas as vossas descobertas.

ficem bem

beijinhos

helena

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 15:40

Oi Helena, oi Arnoud

Hey, que honra — muito obrigado! :) Fico muito feliz de saber que estou ajudando, gostei muito de saber da história de vocês dois! Espero continuar a merecer a companhia!

(ah, aquela torta, hein? Hm, boa idéia, vou pedir à Carla um repeteco, está na hora…)

Beijos!

Responder

helena & Arnoud outubro 27, 2010 às 17:37

ola ducs enviei um email espero que gostem :)

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 17:47

Sim, já está respondido :) Brigado

Responder

Eliane Gomes outubro 27, 2010 às 12:39

Oba!! Bokbierfestival!! no fim-de-semana… ja’ estou la’!!!

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 12:54

Eu gostaria bastante de ir tbm, vamos ver se dá…

Responder

Léo outubro 27, 2010 às 08:50

Tô com o Ducs e não abro! Estamos, a Camila e eu, em Amsterdam e assino embaixo das palavras dele. Ducs, aliás, a quem queremos agradecer pelo trabalho fantástico e minucioso, sem o qual a nossa viagem à Holanda seria, sem dúvida, menos proveitosa e agradável. Tá, tudo bem, enfiei a cara ontem naquela cervejaria da Funenkade, 7 (aquela do moinho) e a ressaca acordou comigo. Brincadeira, quer dizer, verdade, mas o lugar é só MAIS UMA dica imperdível que o Ducs tem no site.

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 12:54

Ae Léo! A Brouwerij ‘t IJ é sensacional mesmo. Espero que a ressaca não impeça o rolê por Haia hoje ;) Seria legal encontrá-los!

Abraço

Responder

Adriano Siegel outubro 27, 2010 às 02:51

Muito bom!
Já estou ansioso para ver o artigo sobre o inverno, pois sairei de Florianópolis/SC dia 21/12, a mais ou menos 30 graus, e chegarei na Holanda dia 22/12 a alguns graus negativos, certo? Uhhh… Vai ser uma mudança e tanto!
Abraço

Responder

Daniduc outubro 27, 2010 às 12:53

Opa Adriano! Enquanto não sai o artigo sobre o inverno, você pode ler esses dois:

http://www.ducsamsterdam.net/neve-cobre-a-holanda-no-inverno-20092010/

http://www.ducsamsterdam.net/febre-dos-patins-toma-a-holanda-e-todos-torcem-pela-elfstedentocht/

Em fevereiro desse ano e fui pro Brasil — de manhã sai de -4 e neve e a tare estava nos 31 graus de SP. Foi um baque :) Parecia que eu tinha batido numa parede de tijolos quando saí do aeroporto.

Abraço!

Responder

{ 11 trackbacks }

Previous post:

Next post: