Início Onde comer Comidas típicas

Dicas de onde comer as comidas típicas da Holanda em Amsterdam

A comida
típica da Holanda pode não ser tão famosa ou sofisticada quanto a da França, mas se você sentar com boa vontade, vai descobrir uma comida que esquenta a alma em uma noite fria de inverno holandês.

E se você ficar para a sobremesa, será recompensando. Os doces são excelentes (quem, formiga, eu?).

Eu vou te dar as dicas de quais comidas típicas experimentar em Amsterdam, e junto onde comer para ter uma experiência veradeiramente holandesa na sua viagem.

Vamos lá!

Uma pilha do típico doce holandês o Stroopwafel, escorrendo caramelo, com café.

Rapaz, você vai gostar das dicas, se prepara…

Onde comer Amsterdam: Comida típica da Holanda no restaurante das mães

Moeders significa “mães” em holandês. A proposta desse restaurante é servir uma comida bem caseira como a que os holandeses comem em casa. Ou seja… comida de mãe. Bem típica.

O restaurante é decorado com fotos das mães dos clientes. Se você quiser pode levar uma foto da sua mãe e deixar no restaurante que eles colocam na parede. 🙂

A comida é gostosa e bem servida, e você realmente vai ter a típica experiência holandesa no aconchegante restaurante.

Dica pró: aconchegante quer dizer também pequeno. Então lota fácil, é preciso reservar online antes com muita antecedência.

Minha recomendação de prato: O Hollandse rijsttafel é uma combinação de diversos pratos bem holandeses (o prato é para duas pessoas). A experiência toda é tão holandesa que acho que nasce espontaneamente uma tulipa de tamancos na frente de um moinho toda vez que eu vou lá.

Se você quer todas as minhas dicas dos melhores restaurantes de Amsterdam, acesse meu guia aqui!

Onde comer comida típica holandesa: Moeders
Rozengracht, 251
Reseve antes!

O que comer em Amsterdam: Stroopwafel, o famoso biscoito com caramelo

O Stroopwafel é mais um waffle do que um biscoito, mas seja como você chamar, essa delícia é uma massa fininha recheada de caramelo. Você pode comprar em supermercados, e comer direto do saquinho, ou acompanhando um café, como é mais típico daqui.

Agora, se você quer experimentar um Stroopwafel bom de verdade, compra um fresquinho, feito na hora.

É outro nível!

O Caramelo vem derretendo e escorrendo, melecando sua mão, sua vida e sua alegria. É lindo. (Mas leve lencinhos).

Dica pró: No Albert Cuypmarkt, a feira permanente mais famosa de Amsterdam (e uma de suas atrações), tem uma barraquinha de Stroopwafel frescos.

Se resolver comprar o do supermercado também para levar pro Brasil (quem vai te culpar?), experimenta comer ele do jeito típico holandês.

Passa um café (ou um chá, funciona também mas é menos típico), ponha em uma caneca e tampe com um stroopwafel. Espere uns dois ou três agonizantes minutos, até o caramelo todo derreter e absorver aquele aroma de café.

Repita até acabar e você ficar triste de tanto comer, com aquela vontadezinha de voltar para Amsterdam, que continua aqui te esperando.

Doce típico holandês com café

“Hmmm… só mais um” – Famosas últimas palavras

Comida típica em Amsterdam: o croquete holandês

Dizem que a alma holandesa tem gosto de croquete. Os holandeses amam, e quando moram fora, sentem grandes saudades, lamentando que ninguém faz croquete como na terra dos moinhos.

E pensar que é um lanche simples… Basicamente uma massa empanada e frita, recheada de algo. Carne, em geral, mas pode ser de outras coisas também. O de camarão é popular, e tem até versão vegetariana.

Dizem que o croquete tem o sabor da alma holandesa.

Algumas pessoas com maldade no coração insinuam que a quantidade esparsa de carne no recheio se deve a uma tendência holandesa de levar economia extremamente a sério, mas deve ser intriga de algum francês.

O seu kroket pode vir sozinho ou pode vir no pão (caso em quê vira um broodje kroket), mas recomenda-se sempre uma saudável dose de mostarda daquelas ardidas. Acompanhar com uma cerveja é opcional, mas altamente popular.

Coma um (ou vários, eu que não vou te julgar) na Holtkamp, uma patisserie bem tradicional (existe desde 1969). O croquete feito da maneira tradicional de lá é muito popular com os locais.

O endereço: Vijzelstraat 15. Só que fica ligeiro, que fecha aos domingos. Sábado fecha as 17h00. Nos outros dias fecha as 18h00. O horário de abertura é 8h30.

Onde comer a típica torta de maçã de Amsterdam

Quando eu mudei para a Holanda, eu sai perguntando sobre a torta holandesa. Os holandeses ficavam meio confusos, mas logo me serviam um pedação de torta de maçã. Aí quem ficava confuso era eu.

A torta holandesa é na verdade uma invenção brazuca. Aqui na Holanda o que manda é a torta de maçã. Essa é a verdadeira torta típica da Holanda. Eu vou dizer que eu não saí perdendo na troca.

Dica pró: Combine a sua visita a Casa da Anne Frank com uma passada na Winkel 43 (veja abaixo) para comer a torta de maçã. Elas ficam perto.

Ao pedir uma torta de maçã, a grande decisão é se você quer comer com ou sem chantilly. Seja como for, a torta de maçã holandesa cai muito bem com cafézinho (e com a vida).

Típica torta de maçã holandesa

Aproveite para adoçar sua vida em Amsterdam

Onde comer a típica torta de maçã holandesa: Winkel 43
Endereço: Noordermarkt 43, 1015 NA Amsterdam

O que comer em Amsterdam: Queijos típicos holandeses

A França alega ser o país dos queijos, mas a Holanda disputa isso, e disputa com argumentos deliciosos. O orgulho holandês pelos seus queijos é justificado, e existem muitas variedades.

Você provavelmente conhece o queijo Gouda, que leva o nome da cidade de origem na Holanda, mas não sabe que ele se pronuncia “Ráuda” em holandês. Não precisa falar, mas recomendo comer.

Ou talvez você já tenha experimentado o Edam, também daqui. Mas esses são apenas a ponta do iceberg queijoso da Holanda. Existem muitos outros, e você pode sempre combinar degustação com seus passeios.

Planejando a sua viagem para Amsterdam?

Anote as dicas de onde tomar um excelente café da manhã em Amsterdam (ou brunch!), com muitas opções locais nesse link aqui.

 

 

 

Quem escreve: Meu nome é Daniel Duclos, conhecido como Ducs. Eu moro em Amsterdam desde de 2007, e desde então dou dicas para brasileiros que estão planejando viagem por aqui. Com milhões de acessos em sua história, o Ducs Amsterdam continua inovando e dando dicas essenciais, feito por um morador e conhecedor de Amsterdam. Obrigado pela sua confiança e boa viagem!