O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Como é o clima em Amsterdam?

por Daniel Duclos em 12/11/2008

Eu escrevi um Guia totalmente completo sobre Amsterdam: se você está planejando viagem, não pode perder! Clique em Guia Ducs Amsterdam!

O clima em Amsterdam é relaxado, meio hippie... tá bom, tá bom, não é sobre esse clima o post. :) Uma das perguntas que mais fazem pra gente é sobre o clima aqui. Sentimos muito frio? Neva? Como vai estar o tempo aí quando eu for?

O tempo agora

Se você quer saber como está o tempo agora, busque no Google por "Amsterdam Weather" e você vai ter uma previsão do tempo pros próximos dias.

Mas isto não ajuda muito quando se está planejando uma viagem com meses de antecedência. Neva nessa época? Faz muito frio? Chove bastante mesmo?

O clima ao longo do ano

A Holanda não é uma terra de temperaturas extremas. Veja a média das temperaturas em Amsterdam de acordo com a época do ano.

Azul: inverno. Rosa: primavera. Amarelo: verão. Laranja: outono.

Agora, tenha em mente que esses dados são média histórica — não quer dizer que não pode fazer mais ou menos frio no dia exato em que você vier (por exemplo, agora em janeiro fez 12°C, mais quente do que a média histórica apresentada na tabela). Serve como guia, não como uma previsão do futuro.

Na média o mês mais frio é janeiro. Neve é raro, e quando vem, é pouca (Ok: nos dois últimos invernos nevou bastante!). Em dezembro e janeiro pode ocorrer o que eles chamam de "vorst", quando congela tudo, sem necessariamente nevar. De vez em quando, em março, pode fazer uma friaca surpresa.

Ah, mas você não quer saber de informações precisas, cientificamente coletadas por instituições sérias ao longo de anos e sim o que eu acho? Bom, eu sou brasileiro, morava em São Paulo e a minha impressão do que é frio pode variar loucamente do que você acha que é frio.

- Não enrola! Faz frio na Holanda ou não?

Tá legal. Você pediu, mas depois não reclama. Sim, faz frio.

Taí o que eu acho (não me responsabilizo por nada): a partir de setembro já começa ficar friozinho, outubro seria conhecido como inverno profundo se fosse em São Paulo. Temperaturas por volta dos 10 graus, se pá até um 14 graus lá pelo meio dia, se for começo do mês. A noite é menos, por volta dos 8, 6 graus. Novembro a coisa descamba (temperatura acima de 10 graus é ficção, mas ainda não é negativa), dezembro e janeiro a friaca impera jovem e soberana, com temperaturas levemente negativas ou levemente positivas (entre -8°C e +5°C).

Lá por fevereiro está bastante frio, e em março a friaca já encheu o saco e  parece que nunca mais vai embora. Você já curtiu o inverno, já cansou, já ficou impaciente e nada da friaca te deixar. Ela parece aquela visita chata que sempre fica mais um pouquinho, e você morrendo de sono. E mais um pouquinho. Posso abrir outra garrafa?

DSC03736

Oosterpark em dezembro de 2007

Abril a coisa começa a melhorar e há esperança no ar. A primavera está chegando. Talvez, dizemos com vozes trêmulas, talvez possamos voltar a usar bermudas algum dia... talvez, suspiramos com os olhos marejados de emoção enquanto tocamos Here comes the sun no repeat, não tenha sido um desperdício guardar aquele chinelo o inverno todo... e em maio deste ano tivemos a agradável sensação de sair na rua sem agasalhos (no corpo - tenha sempre um agasalho na mochila/bolsa).

Chegam junho e julho, e junto com eles alguns dias, poucos é verdade, que até seriam classificados de "calor" (em algumas partes do Brasil). Teve um dia ou dois que chegou a bater trinta graus. Não, sério mesmo! Agosto ainda dá pra sair de camiseta na rua, se você for mais resistente. E em setembro começa tudo de novo, e a lúgubre perspectiva de uma longa friaca se instaura nas almas dos ducs.

DSC03741

Vorst em Amsterdam em dezembro

DSC03722

Oosterpark durante uma "vorst" em dezembro

Pros leitores de países em que realmente faz frio, e não essa viadagem de menos cinquinho, mimimi: eu sei que eu to reclamando de barriga cheia. Reclamar do clima é uma dos pilares da cultura holandesa: nada daquele conformismo fatalista russo (- Hurhr, továrish, menos cuarrénta de novo? - Da, továrish! Temos sorte! Camarrada Lênin seja louvado!) Então estou apenas me integrando à cultura local ao resingar de meros menos 5 e chuva abundante! :)

Leia o artigo que escrevi sobre o inverno na Holanda.

- Nossa, é inverno mas está sol! Me dei bem!

Opa, opa! Cuidado com a pegadinha do sol! Brasileiros morrem de vontade de associar "está sol" com "está calor". Na maior parte do tempo e, em especial no inverno, isso não é verdade! Pode estar sol e fazendo -2°C lá fora. Então, sempre verifique a temperatura antes de assumir que está calor. Em geral, não está :)

- E as tulipas? Quando vou ver tulipas?

Na primavera. Em maio. É quando as tulipas estão florescendo e todos aqueles campos sem graça o resto do ano de repente ficam multi-coloridos. E sim, é lindo.

Campos de Tulipas

Rotterdam Tulipas

- A propósito, onde posso ver tulipas na primavera?

O melhor lugar é o famoso parque Keukenhof, que fica aberto somente durante a primavera. Eu escrevi um artigo com dicas de como ir ao parque das flores.

- E chove mesmo?

Ahã. Sim, chove. Traga capa de chuva. A média histórica diz que chove mais no verão, junho, julho e agosto. Mas isso não quer dizer que no resto do tempo chova pouco. Amsterdam é uma cidade molhada. Oh, claro, você pode dar sorte e pegar todos os dias de sol (jogue na loto). Não vou dizer que nunca vi uma semana inteira em que não choveu nenhum dia aqui (teve uma, se não me engano, em abril deste ano). Mas se chover não estresse, que dá pra aproveitar Amsterdam do mesmo jeito: veja 6 dicas do que fazer em Amsterdam com chuva!

Névoa

Neblininha em novembro

Clima instável — meteorologicamente falando.

E acima de tudo, o clima é louco e muda muitas vezes e repentinamente. Cai uma tempestade de granizo, abre o sol, chove, esfria, esquenta um pouco, vira... quando me perguntam como está o clima aqui, se a resposta não for "chovendo" então ela se parecerá mais com uma narração esportiva do que uma resposta: "chove moderadamente, chega o vento de esquerda, vem de direita, inverte, abre o sol, aaahahh, a torcida comemora, o sol, O SOL, mas cooooorta a friaca novamente, escurece tudo, caaaaaai a tempestade de gelo, a galera vaia..." - e passaram-se 10 minutos.

Outono holandês

Chuva torrencial de granizo...

Outono holandês

...e 5 minutos depois, sol.

Aliás, se você nunca se perguntou porque a Holanda tem moinho de vento desde a idade média e está planejando vir pra cá... talvez seja hora de começar a se perguntar. Xeu te contar um segredo: é porque venta... pra cara... cacete. Muito. Então, amiguinhos, cachecol é uma boa pedida pra proteger o pescoço. E guarda-chuva não é uma idéia tão boa, apesar dos nativos insistirem (inclusive na bike. Bi-zarro), já que o vento vai transformar seu guarda-chuva numa pipa e jogar a chuva na horizontal direto na sua cara mesmo...

- E qual a melhor época pra ir à Amsterdam?

Pessoalmente eu prefiro a segunda quinzena de abril, começo de maio, com a primavera já adiantada, tempo geralmente bom, e festas legais como o Koninginnedag (30 de abril) e o Bevrijdingsdag (5 de maio). Ou então o inverno, na segunda quinzena de dezembro, começo de janeiro, quando podemos ter vorsts, canais congelados, além de ser legal passar a virada de ano em Amsterdam, com belos fogos.

Porém, Amsterdam é boa em qualquer época! Mesmo o inverno, o mais temido pelos brazucas. É verdade que a chuvinha gelada de Amsterdam no frio pode intimidiar... mas o inverno tem seu charme e seus fãs - anoitece cedo, então a cidade fica com um clima acolhedor e charmoso (em holandês eles dizem "gezellig"), e em dezembro tem todos os enfeites de Natal e Sinterklaas, e tem pistas de gelo, e se você der sorte pode congelar os lagos e canais, e ainda assim fazer um dia de sol. E aí a holandesada sai pra patinar, feliz da vida, em toda poça d'água congelada que comporte um holandês patinante.

Na primavera tem as flores, e passarinhos e um clima meio doido. No verão arrisca fazer sol por dois, quiçá três, dias seguidos, você pode sentar nas mesinhas ao lado dos canais (uma experiência altamente recomendável), a cidade fica num clima de festa, os barquinhos lotam os canais. Anoitece tarde, então dá pra aproveitar muito mais o dia.

E o outono tem aquela paisagem amarela-avermelhada que eu, particularmente acho linda e que não temos no Brasil.

Outono

Amsterdam Fall A tardinha vai...

Planejando a viagem?

Se você está planejando uma viagem pra Amsterdam, dê uma olhada na página de dicas de Amsterdam. Lá tem o que fazer em Amsterdam, como achar hotel, onde comer, onde beber, dicas que os turistas não conhecem e mais.

Dica de hospedagem

Reservar pelo Booking.com sai mais barato do que reservar direto pelo hotel - o Booking.com consegue negociar tarifas melhores do que uma pessoa individualmente. Além disso, dá pra fugir das roubadas: você vê as notas e avaliações de quem realmente ficou lá. E você tem suporte por email e telefone em português.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos e ainda ajudar o Ducs em Amsterdam! :)

Se você ainda tá tentando entender as opções de hospedagem, localização e outras coisas, veja as dicas de hospedagem em Amsterdam.

Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.

Brigida julho 31, 2010 às 23:11

ei Valeu pela dica!!!!

Brigida julho 31, 2010 às 03:54

Ola ,
primeiro quero dizer q adorei o site …mto legal !!! e queria saber se pode me ajudar numa duvida… estamos indo de lua de mel pra paris no dia 1 de nov, e meu marido quer conhcer amsterdam …vale a pena um bate volta saindo de paris?
Agradeço….

Daniduc julho 31, 2010 às 04:03

Oi Brigida

É sempre complicado dar palpite na lua de mel dos outros :) Mas assim, eu adoro amsterdam e tudo, só que eu acho que não vale a pena nao. São 3h18 só de viagem de ida. No total deve dar pelos menos 7 horas de viagem, provavelmente umas 8, se voce contar o tempo antes que você tem de sair rpa chegar na estação em cada cidade. E a passagem não é barata. Então acho que fica corrido e caro e cansativo. Amsterdam vale a visita, sim, claro, mas acho que talvez seja melhor deixar pra uma próxima ocasião, com mais calma pra aproveitar a cidade…

Sei lá. É o que me parece, mas de qqr forma, cada pessoa tem um jeito.

Abs e parabéns pelo casamento

Carmela Baroni julho 24, 2010 às 05:40

Olá… estou indo para Amsterdam na proxima semana, ficarei por ai do dia 26 ao dia 02, gostaria de saber como esta o tempo?? è possivel levar short e camiseta ou nao vai rolar de usar nada disso, se puder dar uma dica agradeço!
valew

Daniduc julho 24, 2010 às 12:14

Carmela, a dica que dei no artigo é a que eu tenho pra você e todos que estão vindo pra amsterdam: se sua viagem está próxima, olhe a previsão pros próximos dias no google:

http://www.google.com/search?hl=en&q=%22Amsterdam+Weather%22+&btnG=Google+Search&aq=f&oq=

Você verá a previsão de temperatura muito melhor do que eu posso te dizer. Se eu falo que está calor agora, e pro dia 2 está previsto uma onda de frio? Eu não tenho como saber.

Pra saber como é o tempo em geral, nessa época do ano, eu descrevo no artigo e coloco um gráfico com as médias de temperatura pra cada mês do ano, está no artigo!

E pra saber que roupa levar, o primeiro parágrafo traz um link pra uma FAQ com dicas de que roupa levar conforme a época: http://www.ducsamsterdam.net/faq-perguntas-e-respostas/e-frio-em-amsterdam-faz-frio-na-holanda-que-roupas-devo-levar-pra-amsterdam/

Ou seja, todas as respostas que você procura e que eu poderia lhe dar já estão nesse mesmo artigo!

O google traz como está a temperatura nesse minuto e como vai estar nos próximos dias (e eu inclui o link já feito pra busca com a resposta pronta), o gráfico mostra a média do ano, o texto que escrevi conta a minha sensação a respeito e há um link com dicas de como se vestir!

Se isso não é uma dica, eu não sei o que é! :/

Vcitor julho 12, 2010 às 18:02

Velu pela dica, gostei muito do teu bog!

estou indo para lá em agosto!!!!! vou ficar só 3 dias! espero conhecer bem a cidade 3 dias, será q é possivel?

Rosa Maria julho 2, 2010 às 18:37

Olá, já li em seu blog que é possível reservar ingressos pro museu Van Gogh, to saindo do Brasil e chego na próxima semana em Amsterdã (com a moral que nós brasileiros estamos nessa tarde, rs). Como faço para reservar os ingressos ?? Obrigada.

Fran junho 23, 2010 às 15:29

Oi, Ducs!!Sempre estou olhando seu site, adoro as dicas. EStou indo pra Amsterdam dia 01 de julho, daqui uns dias!!Estou animadissima!!Obrigada e parabens pelo site!Sou estudante de arquitetura e quero aproveitar para tirar muitas fotos. Abracos!!

Ana Paula junho 3, 2010 às 01:51

em holanda deve ser muito legal
é verdade que as casas la tem um formato diferente quase igual a de um pinheiro ,por causa da neve que tem la ?
sim claro que é verdade pois a neve prescisa sair dali não é,ai as casas tem um formato de um pinheiro paraa neve escorregar e cair
bjsss
by: naaa

Daniduc junho 7, 2010 às 02:06

OI Ana Paula. Na maior parte do país não neva tanto, e muitas cidades tem prédios com telhados chatos, onde a neve se acumula quando cai e é realmente um trampo cuidar disso.

Eu escrevi um artigo sobre curiosidades sobre as casas holandesas:

http://www.ducsamsterdam.net/curiosidades-sobre-a-holanda-como-sao-as-casas/

bjs

Leticia-SP junho 2, 2010 às 01:02

Boa Noite!! (Brasil – 20:00) rsrs

Adorei o site de vcs, meu marido veio com esta novidade de viajar amanhã e entrei para pesquisar, sobre o tempo e demais informações, as quais encontrei aqui e muito mais.
Simples, pratico e muito eficiente. PARABÈNS!!!

Daniduc junho 7, 2010 às 02:02

Oi Leticia

Muito obrigado :)

Boa viagem pra voces!

Daniduc maio 30, 2010 às 14:00

Oi Maria

Pra ir de Amsterdam a Londres você tem 4 maneiras. Qual a “melhor” depende do que você chama de melhor: mais rápido, mais barato, mais prático? Tudo depende. Veja esse artigo sobre as maneiras de ir de Amsterdam à Londres e decida qual é a melhor pro seu caso:

http://www.amsterdamlogue.com/getting-from-amsterdam-to-london-youve-got-4-options.html

Não sei qual a duração Amsterdam – Bruxelas de ônibus porque nunca fiz – sempre fui de trem. Dá uma olhada no site da Eurolines (http://www.eurolines.com), cia de ônibus que tem excelentes preços.

Boa viagem

Maria Gurgel maio 29, 2010 às 04:04

Olá, vou fazer um curso na Espanha, e aproveitar para dá uma passeada na Europa.Vou com tres amigas, e fizemos um roteiro meio estranho: Espanha , Londres, Amsterdam,Bruxelas, Blois, Paris ,então voltaremos para o Brasil, (Fortaleza).EStamos em dúvida com os transportes ,se o trem seria melhor opção entre Londres e Ams.Pelo preço Ams,-Bruxelas o onibus seria melhor e qual a duração desse trecho?Vi não sei onde que o onibus custa 18euros .Lhe agradeceria muito se vc pudesse me ajudar.

Robson maio 23, 2010 às 23:58

Daniduc,

Passarei 15 dias na Holanda, no período de 16.06.10 a 01.07.10.
Gostaria de saber informações sobre excursões para visitar países vizinhos, excluindo Bélgica e Alemanha, pois já tenho viagem marcada a esses países. Seriam viagens curtas de 2 ou 3 dias para qualquer outro país.
Vc tem alguma dica?
Agradeço antecipadamente.
Abraço!

Daniduc maio 24, 2010 às 00:08

Oi Robson.

Entao, cara… os únicos países que são vizinhos da Holanda são… Bélgica e Alemanha! Portanto, não posso te dar nenhuma dica, já que você tem excursões pra todos os países vizinhos da Holanda. :)

Abraço!

Robson maio 25, 2010 às 01:56

Valeu Daniduc!! Q tempestividade.
Daniduc, refaço minha pergunta.
Queria conhecer outros países, não precisa ser necessariamente vizinho a Holanda. Poderia ser França, Italia, Inglaterra, Espanha, enfim qualquer outro. Vc poderia me informar alguma excursão para outros países, prefereriria uma excursão por causa do guia. Alguma agência de turismo q possa me informar.
Valeu cara!
Abração!

carladuc maio 25, 2010 às 14:54

Oi Robson,

Nós não viajamos com agência de turismo, então até o momento não temos conhecimento pra indicar.

No seu caso acho que o melhor a fazer é você contactar uma agência de turismo no Brasil. Eles vendem pacotes/excursões de trechos na Europa. Mesmo que você venha pra cá com sua passagem independendte deles, você pode comprar só os pacotes da Europa com eles. Eles inclusive poderão te indicar países e roteiros.

Abraço,

Ana Maria maio 22, 2010 às 14:18

Oi amigos.
Antes de tudo,registro a minha admiração pelo seu blog que é muito bem escrito,simples e esclarecedor para quem vai a Amsterdã ou para quem simplesmente gosta de conhecer lugares.
Minha viagem está marcada para chegar aí em 03 de Junho.Na realidade a viagem mesmo é para a Noruega de navio,partindo do porto de Amsterdã,mas como chego as 18 horas durmo aí e só embarco dia 4, a tarde,quero aproveitar o que for possível aí.Vou ficar no Amstel Botel BV.Como só encontro uma amiga do Rio me esperando no hotel,pergunto…
Pretendo ir do aeroporto até a Estação Central e de lá,conforme pesquisei tem traslado até o hotel.É seguro andar sòzinha em Amsterdã?Qual trem pego?ou seria melhor um taxi mesmo?
Falo um inglês razoável….
Abraços.

Daniduc maio 22, 2010 às 14:25
Manuelle Maia maio 21, 2010 às 01:46

Oi Dani, nossa super parabéns pelo site [e pelo blog de culinária da Carla também!!]
Vocês não sabem o quanto estão me ajudando nesse planejamento da viagem.

Bom, minha dúvida é a seguinte: Desembarco em Amsterdam na primeira semana de Julho, mas vou ficar hospedade na cidade de Valkenswaard. Vou ficar 2 semanas por lá, e tô pirando em relação ao clima. Tenho certeza que o “calor” de lá não é igual ao calor daqui do norte do Brasil, então não sei que tipo de roupa devo levar [considerando que sou friorenta]. Me ajuda? *_*

Mas uma vez parabéns e obrigada.

Daniduc maio 21, 2010 às 02:54
Luismar Nocelli abril 3, 2010 às 14:47

Mais uma vez parabéns e obrigado, suas dicas me serão muito úteis, fico feliz por ainda encontrar pessoas que com muito bom humor contribuam de maneira brilhante para o bem estar e prazer de outros, mesmo que desconhecidos. Abraços.
PS. Espero poder retribuir de alguma forma e algum dia mesmo que indiretamente o carinho de ter respondido.

Daniduc abril 6, 2010 às 10:29

Oi Luismar foi um prazer! Espero poder contar com sua companhia aqui no blog!

Excelente viagem procê :)

Abraço

Luismar Nocelli março 31, 2010 às 22:31

Olá, parabéns pelo Site. Poderia me informa se vale a pena visitar o heinekenexperience, tempo medio de visita etc. Vou ter só um dia e meio para visitar Amsterdã, rola um roteirinho a partir das 13:00hs do dia 18/04 até o dia 19/04 as 18:00?, lhe agradeceria imensamente. Sou agente de viagens e estarei indicando o Ducs. De qualque forma obrigado pela idéia brilhante de colocar dicas tão preciosas.

Daniduc abril 1, 2010 às 11:29

Oi Luismar

Então, eu nunca fui ao Heineken Experience, então você deve deduzir que eu acho que não vale a pena :) Na verdade, eu não sou grande fã de Heineken. Tá, morando na Holanda, eu acabo até tomando de vez em quando, mas evito ao máximo. A Heineken Experience, então, não tem muito apelo pra mim. Pra tomar cerveja aqui, eu prefiro imensamente a Brouwerij ‘t IJ, um pub/microcervejaria local localizada em um moinho. É uma experiência menos turística e a cerveja é sensacional. Se tiver no pique, dá uma lida na dica de n. 4 desse artigo:

http://www.ducsamsterdam.net/dicas-locais-de-amsterdam-que-os-turistas-em-geral-nao-conhecem/

Se quiser ver cervejas em geral na Holanda, o Alê escreveu um excelente artigo aqui no Ducs:

http://www.ducsamsterdam.net/muito-alem-da-heineken-os-melhores-lugares-para-tomar-cerveja-em-amsterdam-e-holanda/

Se você for na Heineken Experience, depois conta o que achou e como é, pode ajudar mais gente :)

Eu infelizmente não tenho um roteiro pronto para um dia. Mas talvez um mapa personalizado que fiz ajude:

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&msid=115864402130942404626.000463958968c183db251&z=14

Obrigado por indicar o Ducs

Abraço e boa viagem

Luciana Mendes março 22, 2010 às 16:47

De paulista pra paulista (digo isso devido ao nosso alto nível de exigencia ) CONGRATULATIONS !!! Até que enfim um site que não dá as mesmas dicas batidas de sempre !!!! Fora que vc escreve muito bem , super astral. Tb somos paulistas e vivemos há muitos anos em Portugal, precisando de alguma coisa daqui, é só dizer !!!! Estaremos por aí entre 11 e 15 de abril, rola alguma festa bacana ? Abração, Luciana e Alexandre

Daniduc abril 1, 2010 às 11:12

…respondido por email :)

Sergio março 17, 2010 às 01:03

Em primeiro lugar parabéns por escrever de forma tão interessante e divertida, seus comentários são super pertinentes.
Eu e mais dois amigos estamos indo em Agosto de Londres para Amsterdã, estavámos pensando em trem, mas informaram que de avião é muito mais barato e rápido,o que você me diz? Volendam vale a pena? Eu tava louco para ver uma plantação de tulipa, mas sua página já me disse que não… Você indicaria alguma outra comida típica além do stroopwavel e do paling ?
Abraços e obrigado pelas dicas que ja deram

Daniduc março 17, 2010 às 16:19

Fala Sérgio, valeu cara.

Avião – depende muito, da oferta que você pega, da antecedência e, claro, de qual aeriporto de Londres é od estino final. Em Londres tem 5 aeroportos, e alguns podem ser bem longes. Não esqueça de incluir o preço do transporte do aeroporto rpa cidade quando for pesquisar os preços. Mas não tem como te dizer assim, ao certo, na lata. Depende muito do caso (inclusive é comum ter duas pessoas sentadas lado a lado no mesmo avião e elas não pagaram a mesma coisa. Alias, provavelmente não pagaram). Então o esquema é você pesquisar. Se rpecisar de ajuda rpa descolar passagens, a Carla escreveu um artigo sobre planejar viagem na Europa que lista várias dicas de sites de pesquisa e tal:

http://www.ducsamsterdam.net/dicas-de-viagem-como-planejar-a-sua/

Pois, plantação não vai rolar. Provavelmente você irá ver tulipas no vaso, pra vender, porque eles até plantam em estufas pra ter o ano todo. MAs os campos de tulipa coloridos, só na primavera mesmo.

Nunca fui a Volendam, então não sei :)

Comida típica: se você quer mesmo comer algo tipicamente holandês, recomendo que você vá ao Moeders, restaurante de comida típica. Já fui *várias* vezes lá. Veja os dados dele e as dicas nesse artigo:

http://www.ducsamsterdam.net/dicas-de-restaurantes-em-amsterdam/

Abraço

Marcelo Bizerra fevereiro 16, 2010 às 19:51

olá meu amigo,
estou viajando em junho com minha esposa p a europa…passarei 5 dias em amsterdam! Seu site é maravilhoso e providencial! Gostaria muito de saber à respeito de transportes na sua cidade…qual a melhor maneira de se locomover dentro da cidade e para outras cidades próximas na holanda, ou até em outros países?
Há tickets de metrô válidos por mais de um dia? Vale à pena fazer os eurorail pass, no caso de viagens p outros paises?
E outra coisa…se n for pedir demais! Qual o melhor modo de fazer passeios nos canais em amsterdam? Já li que alguns barcos são superlotados e fechados…mas tb existem os abertos e para poucas pessoas…como pego estes?
Muito obrigadooooo!!!

Daniduc fevereiro 16, 2010 às 21:08

Oi Marcelo, você me mandou um contato, eu respondi pro seu email. Abraço

SANDRA janeiro 8, 2010 às 15:01

olá, estamos chegando em Amsterdam 04 de março, e ficaremos apenas 05 dias, eu meu esposo e meu filho com a namorada; ja dei uma olhada em alguns sites, mas é friozão ai neste periodo ne? até pq to preocupada qto às roupas q devo levar, pq moro em Porto Seguro(veraozão o ano toooodddoooooo…); pode me dar uma dicas? obgda

Daniduc janeiro 8, 2010 às 15:44
joao pedro janeiro 7, 2010 às 19:55

ola tudo beem? adoreei as fotos…

Daniduc janeiro 8, 2010 às 00:38

Ola! Tudo, e por ai?

brigado, fico feliz que tenha gostado!

Grande abraço!

leticia janeiro 8, 2010 às 15:34

vou viajar para holanda no dia 9 de fevereiro. que tipo de roupa devolevar? moro em vitória es que faz muito calor não estou acostuma da com frio. faz muito frio no mes de fevereiro?

Daniduc janeiro 8, 2010 às 15:45
Emerson janeiro 7, 2010 às 01:02

Oi pessoal!
Sô mineiro do interior(Varginha-eu sei:”…a cidade do ET…”) e tô indo pra Amsterdam no dia 18/01 e gostaria de saber se tem algum evento especial nestes dias(19,20 e 22 de janeiro(21 não pq tenho evento de trabalho)) e como gosto muito de futebol, gostaria de saber se aí tem algum time (importante ou não) e se eu posso visitar seu estádio, assistir a um jogo …
E isso aí galera?! Parabéns e valeu!

Daniduc janeiro 7, 2010 às 11:57

Oi Emerson

Eu moro em Amsterdam (eu sei “…a cidade da maconha…” :) ) Todo lugar tem seus chavões, hehe.

Putz, Emerson, como assim você não conhece o glorioso AJAX de Amsterdam (em holandês o pessoal pronuncia “aiaks”)? O time do mítico Johan Cruijff, peça chave da seleção holandesa que entrou pra história como “A Laranja Mecânica” nos anos 70? Ajax, o time bi campeão do mundo?

Ok, ok, tô só provocando (hey, sou torcedor do Ajax :) ). Sim, dá pra visitar o estádio do Ajax (Se não tiver show ou jogo no dia), o Amsterdam ArenA. Ele fica na estação Bijlmer ArenA do metrô (metrôs 50 e 54 passam lá). Lá dá pra fazer o tour Ajax Experience. Pra ver se tem jogo, infos sobre o tour e coisas assim tem que ver o website do Ajax.

Abraço

Diego janeiro 7, 2010 às 22:58

Quote @Daniduc
“(hey, sou torcedor do Ajax :) )”

Iiiih, que maleta, hein!? Só falta dizer que vai torcer pra Laranja na Copa… :P

hahaha j/k! Eu mesmo vou torcer pra Holanda (não gratuitamente, só porque tenho um pouquinho de “oranje bloed” nas veias, por causa de meus bisavós)… ;)

Mas claro, SE o Brasil for eliminado antes, né? Dá-lhe amarelinha! :)

Daniduc janeiro 8, 2010 às 00:38

“Iiiih, que maleta, hein!?”

Uai, por que, você é um torcedor do Feyenoord?! :D Vishi, daí até torcer pro PSV é melhor… :P

Hup Brasil Hup :) Bora ser campeão. De novo. :)

Diego janeiro 8, 2010 às 00:53

kkkkkkk
Ué, o Feyenoord tá lá no Trio de Ferro holandês, não? Mas não torço pra nenhum daí!! :P

Mas rapaz, se o Campeonato Brasileiro é ruim, a Eredivisie não me parece prometer algo melhor… Tá certo que a maioria dos gênios da Oranje uma vez já jogaram a liga nacional, mas se um país só tem 3 times que se destacam, difícil pensar nos medianos e ruins! hehehe

Diego dezembro 14, 2009 às 16:26

Ainda passarei um inverno por aí!!
Mas por ora irei no final de abril, pra curtir a primavera, chegar a tempo do Koninginedag e, é claro, da turnê acústica do Within Temptation!! :)

Bom que o tempo em abril não é nada assustador, pra quem vive em Sampa a trabalho (pq pra quem é de Santos o frio de SP já é congelante)…

Juliana novembro 29, 2009 às 19:41

Olá! Sou brasileira e moro em Barcelona. Dia 06 de Dezembro vou para Amsterdam com meu marido… Estava procurando informações sobre o tempo e achei o seu blog, por sinal ótimo. Aproveitando que você mora aí há um tempão, pergunto uma coisa: você sabe de “excursões” de um dia para Bruxelas, Brugges ou Antwerpen? Vou ficar em Amsterdam 4 dias e queria conhecer um desses lugares. Obrigada! Juliana

Eliamara novembro 25, 2009 às 22:20

Olá, sou Brasileira, moro há 3 meses em Portugal. Vim fazer mestrado. Pretendo visitar Amsterdam no Natal. Vou primeiro a Bruxelas e dp Amsterdam. Saio de Portugal dia 23 e volto dia 28. Pelo o que eu li, fará frio nessa época. Sendo aconselhável casacos impermeáveis, certo? A temperatura pode chegar a ser negativa, correto? Gostaria de saber oq preciso conhecer em poucos dias! Obrigada. Adorei seu blog!

Daniduc novembro 26, 2009 às 23:00

Oi Elimara

Brigado, que legal que vurtiu o Ducs. Sm, faz um friozinho (embora esse ano esteja meio atípico, fazendo acima de 10 graus no fim de novembro – vai entender o clima?!?!!?!?!) Ano passado, em Dezembro, tava bem frio. A temperatura ficou negativa, mas não muito em dezembro do ano passado. De qualquer modo é bom se prevenir.

Pras dicas do que ver em poucos dias, tem esses 2 artigos:

http://www.ducsamsterdam.net/top-5-coisas-pra-fazer-em-amsterdam/

http://www.ducsamsterdam.net/mais-5-coisas-para-fazer-em-amsterdam/

Bjs, boa viagem

susy pavlov novembro 15, 2009 às 19:53

Dani,
Adorei as informações sobre o clima,frio,calor,sol,frio…,mas o que achei fantástico mesmo foram as fotos,lindaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssssssss!!!
Como dizemos cá no sul “muito tri”!!!
Bjs,saúde e paz!!!

Daniduc novembro 26, 2009 às 22:55

Oi Suzy! Brigado, heheh :)

bjs

Iris outubro 31, 2009 às 18:42

Oi Dani, parabéns pelo seu blog e pela ajuda que vc nos dá. Bom, eu e uma amiga do trabalho vamos para Amsterdã dia 22/12 e voltaremos dia 03/01. Daí, vi uma dica de hospedagem no hostel stayokay amsterdam vondelpark e gostaria de saber se é bom ou se vc indicaria alguma pousada pacana e com uma preço bom.
Sem querer abusar da sua boa vontade, gostaria tb de indicação de quais cidades da Holanda eu poderia conhecer e qual a melhor cidade para passar o Reveillon.
Desde já agradeço pela sua ajuda.

Daniduc outubro 31, 2009 às 18:50

OI Iris.

Brigado, bom que o blog está sendo útil.

Tudo o que sei sobre hotéis, hosteis e hospedagem está neste artigo: http://www.ducsamsterdam.net/onde-ficar-em-amsterdam-como-achar-um-hotel-hostel-ou-albergue-na-europa/

A indicação de cidades na Holanda será tema de uma ertigo (já começado – está como draft no WordPress). Por enquanto, resumidamente, indico Utrecht, Rotterdam, Den Haag. Leiden falam que é legal, mas nunca estive. Zaanse Schaans não é bem uma cidade, mas pode ser interessante: é uma vila holandesa decorada no estilo do século XIX, com mionhos, demonstração de fabricação de tamancos, queijos. É uma atração popular.

A mehor cidade DO MUNDO, pra reveillon e morar, é Amsterdam, claro :) Mas talvez eu seja suspeito pra falar, hehehe.

O artigo que falo do nosso reveillon em Amsterdam: http://www.ducsamsterdam.net/nieuwjaar-dia-primeiro-foi-recebido-com-muitos-fogos/

Beijos e boa viagem

Chris setembro 2, 2009 às 14:37

O canal bus é o meio de transporte mais indicado para os turistas??

Daniduc setembro 4, 2009 às 19:42

Depende do turista o perfil, o que ele tá indo fazer lá, qta grana tem, qto tempo tem pra turistar etc.

Eu prefiro o pézão, qdo turistando. E se for andar de transporte, gosto de usar o transporte da cidade mesmo, o real, pra ter uma idéia de como funciona, e ver a cidade, em vez de só os highlights. Mas o canal bus pode ser muito prático pra quem não tem tempo e só quer ver os higlights, fazer um overview da cidade. Tudo depende do seu perfil de tursimo, tempo disponível, etc.

Cristiano - Curitiba agosto 30, 2009 às 04:47

Parabéns pelo blog, gostei muito.
Estou chegando em Amsterdam no sábado (05/09) e partindo dia (08/09).
Pensei em criar um rotero veja o que vc acha?
05/09 – chegar no aeroporto, pegar trem e correr para hotel que fica do lado da estaçào Central (IBIS)
no período da tarde pegar o Canal bus linha vermelha ( vc acha o melhor?) e correr alguns canais e ja para no Museu da Anne Frank. Voltar de Canal bus mesmo e comer em algum lugar a noite.
06/09- pegar novamente o canal bus usando a mesma passagem até o museu Van Gogh ( ou próximo dele terminar a manha lá). A tarde ir ao Bairro da luz vermelha, andar por ali e depois a noite tomar uma cerveja em algum Coffe Shop. ( tem alguma dica?)
07/09 – dar uma volta pela região de BIKe, e tentar ir a algum parque ou segunda opçao pegar um trem bem cedinho para algum cidade ali perto para ver tulipas, queijo, moinhos e tamancos.. Vc tem alguma dica se vale a pena esta época do ano, e qual seria a melhor opção de cidade para um tour rapido?
08/09 – aeroporto – Paris

Agradeço a força, forte abraço Cristiano

Daniduc agosto 30, 2009 às 17:35

Oi Cristiano. Parece legal. Só um aviso: cerveja em coffee shop não irá rolar. Com uma única exceção, os coffee shops não vendem bebidas alcóolicas.

Tulipas em setembro tbm não vai rolar – a não ser, talvez, e só talvez, umas pobres perdidas em vasinhos, custando o olho da cara pq foram cultivadas fora de época pra turista ver. Mas mesmo essas, duvido. Tulipas é na primavera, março e abril e começo de maio.

Pra ver tamancos, queijos e moinhos, a clichezada toda, um lugar legal é Zaanse Schans, fica a uma meia hora de Amsterdam e tem tudo isso reunido, mais queijos e pessoas fantasiadas de holandeses típicos do século XIX.

Abraço e boa viagem

Ana agosto 25, 2009 às 01:02

Poxa estava procurando informações sobre Amsterdam e encontrei seu blog! Uh la la! Parabéns! Muito útil as informações!

Me tire uma dúvida? No final de maio ainda consigo ver as tulipas nos parques?
Abraço!

Daniduc agosto 25, 2009 às 01:10

Oi Ana. O Keukenhof, em 2010, vai fechar em 16 de maio, e o Keukenhof é *o* lugar pra ver tulipas na Holanda. O quente mesmo pra ver tulipas é fim de março, abril e comecinho de maio.

bjs e boa viagem!

Chris julho 24, 2009 às 21:04

Adorei o blog, estou indo para Amsterdam em setembro, então o blog com todas as dicas foi um verdadeiro achado!!! Estou recomendando pra tod mundo!! Mas confesso que ainda fiquei um pouco confusa em relaçao ao clima em setembro – vou dia 06/09, como é nessa época, mais pra verão ou mais pra outono???

daniduc julho 24, 2009 às 21:18

Oi Cris! Puxa, brigado pela força! Essa divulgação não tem preço e nos dá gás pra continuar!

O clima em setembre é na verdade, confuso mesmo. O verão já saiu e o outono ainda não entrou. Claro que “verão” holandês difere do brasileiro e temperaturas acima de 25 graus em junho são comemoradas em manchetes de jornal. Não tenho como adivinhar, mas eu diria que nessa época faz um “friozinho” – uns 15, 16 graus, talvez? Provavelmente menos que vinte. Não precisa trazer o casacão de inverno, mas algo pra ficar quentinho é bom. Cachecois ajudam com as súbitas rajadas de vento. E traga algo à prova dágua. Chuvas vem rápidas e vão-se de repente.

annelise julho 10, 2009 às 02:45

Oi, parabens pelas dicas. Anotei tudo, inclusive as dicas de guloseimas. Iremos passar uma semana em Amesterdã (24 a 01/07), meu marido irá para uma reuniao de dois dias, e eu e os meninos (12 e 14 anos) vamos aproveitar para conhecer a cidade enquanto ele trabalha. Mas tem alguma dica a mais sobre a redondeza? Pois nos dias que marido tiver uma folguinha, pensamos em alugar um carro e ir mais longe, deixando a cidade para nossa exploração a pé.
Obrigada desde já pelas ótimas dicas e fotos. Adorei!!!!!!!!!!!
Annelise

daniduc julho 10, 2009 às 16:41

Oi Annelise! Hey, brigado – espero que as dicas seljam úteis.

Nas redondezas? Bem algumas coisas. Quem sabe um pulo no Zaanse Schans? http://www.zaanseschans.nl É tipo uma vila do século XIX tipicamente holandesa. Há atores vestidos de roupas características, museus, uma oficina que mostra como fazem os tamancos e mais coisas. Acho que pode ser divertido se o tempo estiver bom. Eu fui de ônibus (super fácil), de carro deve ser bem tranquilo. Alias, de carro você vai rpa Holanda toda – é um país pequeno com excelente infraestrutura :) Por exemplo, Den Haag não chega a ficar uma hora de carro de Amsterdam, e lá tem museus bem legais.

Se o tempo estiver mega bom, pode até rolar uma praia, hehe.

Se eu lembrar de mais alguma coisa, ponho aqui, ok?

Abs e ótima viagem!

annelise julho 11, 2009 às 22:50

Olá!!
Gostei da rapidez da resposta. Estudando melhor o mapa, compreendi a “redondeza” de Amesterdã. Com certeza conheceremos muitos lugares interessantes nos dias que passaremos por aí! Obrigada e adorei a receita do salmão da Carla! Valeu!!!!

daniduc julho 12, 2009 às 16:04

Legal Annelise! Depois conte pra gente como foi :) Abraço e boa viagem!

daniduc junho 6, 2009 às 14:20

Aqui está 16C e eles chamam de “verão”. E pior que, pra aqui, é mesmo. Minha bola de crista está quebrada, entao não sei te dizer será irá chover, mas em Amsterdam, não custa prevenir, então traga algo à prova dágua – capas de chuva e mochila com rain cover são uma boa (eu uso uma capa da Quechua, comprada na Decathlon, que serve como corta-vento também, e aqui VENTA, e uma Deuter Futura 32 com rain cover). E traga algo quente de prevenção tbm – em junho não deve fazer frio, e provavelmente você vai deixar na mochila o tempo todo, mas sabe cumé, nào dá pra confiar em “calor” holandês. A não ser, claro, no calor com que os holandeses recebem os turistas. Eles recebem muito bem os turistas :) Abraço e boa viagem!

celia junho 5, 2009 às 22:15

Opa!
Aqui ta uns 15 graus e estah td mundo agasalhado ! !
E aí,como está ?Parece q chove ha dias e que dias 14 e 15 de junho,q estaremos ai,vai chover tb !
Será??
Abç

daniduc abril 11, 2009 às 13:02

OI Luciana. Dê uma olhada na nossa página de dicas, ali no menu, embaixo do Título (ou clique aqui). Lá tem uma parte de “o que fazer em Amsterdam”, com algumas sugestões.

Acho que a experiência será bem legal mesmo sem saber inglês. Boa viagem.

Luciana abril 11, 2009 às 03:11

Oi, vou desembarcar com minha família em Amsterdã em julho, ficar dois dias. Eles tem 16 e 12 anos. Que a gente pode fazer nesse tempo? Só meus filhos falam inglês. Obrigada. Acha que a barreira da língua deve nos fazer desistir? Obrigada.

daniduc março 12, 2009 às 14:38

Olá Milton! Desculpe a demora em responder – estávamos fora por uns dias (http://www.ducsamsterdam.net/meta-post-ducs-fora-por-uns-dias/), mas agora estamos aí.

Calor intenso não é uam expressão que ouço com freqüência associado à Amsterdam, hehe. Em 2008 rolou um calor médio lá pelo dia, huh, 22 de julho às duas da tarde, mais ou menos :)

Se o seu lance é romantismo, dá uma passadinha em Brugges, cidade medieval belga super romântica. Acho que vale a pena. Na primavera em Amsterdam, se o tempo estiver bonito, rola vc alugar um pedalinho pra passear pelos canais de uma maneira diferente – procure perto da Leidseplein. Por aqui tbm vc pode ir comer no Moeders, pra ter um gostinho da rara culinária típica holandesa – comida caseira, estilo da mamãe (daí o nome). Se vc curte arte, de domingo tem uma feira de arte famosa na Spui, às vezes vale andar por lá com os locais e ver o que os artistas da cidade estão aprontando. Na Spui tbm tem uma atração pouco conhecida dos turistas, apesar de estar num ponto super badalado da cidade. É o begijnhof, é muito legal. Aliás, acho que vai merecer um post sobre isso. Mas veja um video explicando: http://www.view-of-holland.com/menu/places-to-visit/the-netherlands/noord-holland/amsterdam/highlights/begijnhof/

Acho que é isso. Abraços e excelente viagem!

De resto, tem as atrações principais de sempre – Anne Frank. Van Gogh, Rembrandthuis, Rijksmuseum, etc.

milton março 2, 2009 às 20:57

Olá, também andei procurando alguma coisa a respeito de temperaturas na Holanda na primavera. Minha esposa e eu estamos saindo direto para Amsterdam no último dia agora de março. Primeiro de abril estaremos aí para sentir na pele o que é um “primeiro de abril” holandes. Conheci Amsterdam em 2004, mas viajei em setembro. Passei dias de calor intenso e de sol radiante e sem vento. Sei que não vai ser a mesma coisa desta vez e já estamos preparando alguns agasalhos. Moramos no Rio Grande do Sul e talvez não tenhamos surpresas. Temos muitas espectativas já que ficaremos aí quase todo o mes e pretendemos tbem ir à Belgica, Luxemburgo, além do passeio romântico ao longo do Mosel e Reno, até Koblenz e Kohln. Apenas uma voltinha e então o retorno a Amsterdam. Alguma dica para a nossa viagem? Felicidade pra voces e um grande abraço.

carladuc janeiro 9, 2009 às 13:33

@ Rebeca

Que legal sua história. Desejamos sucesso e felicidade pra vocês! :)

Entendemos perfeitamente ele achar que é completamente desnescessário. Bem holandês. :)

E que bacana você buscar mais sobre a cultura holandesa.

Obrigada e ficamos felizes que tenha gostado do site! :)

Rebeca janeiro 9, 2009 às 02:34

Adorei o blog de vocês… em maio de 2008 fui ao Rio, fiquei em um albergue e conheci um holadês (daqueles que odeiam o frio e sonham em morar no Brasil rs).. começamos a namorar lá mesmo e desde lá tenho ficado cada vez mais fascinada com a cultura holandesa e com a língua, principalmente (o que pra ele, é COMPLETAMENTE desnecessário).. Em três meses ele chega ao Brasil pra ficar definitivamente (o sonho dele), mas mesmo assim sempre busco mais informações sobre a Holanda… acho encantador! Parabéns a vocês pela iniciativa.

daniduc dezembro 5, 2008 às 13:33

@Patrícia:

sim, chove quase todo dia. Não fica a chover o dia todo, e nem sempre é uma chuva forte, mas chove. Eu costumo dizer que “se eu fosse ficar em casa por causa de tempo ruim, eu passaria 9 meses do ano dentro de casa”. :) Mas sempre há as atrações indoors, tipo museus.

Patrícia dezembro 5, 2008 às 13:22

Falta muitooo pouco para a minha viagem…Quinta-Feira dia 11!!
Diz-me uma coisa tá muito frio ai?
Tem Chovido muito?
Quando chove, fica a chover muito tempo? É q não gostava nada de ter q ficar sem ver Amsterdam por causa da chuva…

Beijoooo

daniduc novembro 21, 2008 às 14:16

@Patrícia: tenho certeza de que sua viagem será muito boa, inesquecível :) Obrigado pelos elogios ao blog. Bjs e boa viagem!

Patrícia novembro 21, 2008 às 13:53

Olá…
Apaixonei-me…ainda não conheço…e já tenho “saudades”! :-D

Dia 11 de Dezembro, parto para uma viagem a Amesterdão…vou ficar no France Hotel, em frente à estação central…vão ser poucos dias, por isso tenho pesquisado muito sobre o que fazer o que comer…não quero perder…”quase nada”…Adorei ter-te encontrado a ti às tuas sugestões.

Não vejo a hora de tremer de frio…agarradinha ao marido, e percorrer todas aquelas ruas…pesticar as tais batatas…e aquecer a alma com uma cerveja gelada..

Beijooooo

daniduc novembro 20, 2008 às 17:57

@juju: leeeeembro :P Mas Amsterdã é o nome da cidade em portugues do Brasil (em portugues de Portugal é Amesterdão). Nós é q gostamos mais de escrever Amsterdam.

juju novembro 19, 2008 às 19:22

hehehe dude, escrevi amsterdã com acento ai em cima e lembrei de certo ursinho q eu tinha qdo garotinha…hahaha lembra disso?

juju novembro 19, 2008 às 19:21

Muito interessante o contraste das estações, o registro ficou otimo! love’s Amsterdã and ducs!

daniduc novembro 14, 2008 às 01:41

OI Marília!

Sim, foi – pelo seu email e de outra pessoas que escreveram através do formulário perguntando do clima.

que bom que vc gostou das nossas fotos – adoramos fotografar :)

Tomoara que neve quando vcs tiverem aqui – ou que role uma vorst. É realmente lindo de se ver (e frio! :)

Marília novembro 14, 2008 às 01:13

Puxa, será que esse post foi inspirado pelo meu email perguntador?

Maravilhosas as fotos, não vejo a hora de dezembro chegar! Dia 22/12 chegamos aí, e espero poder ver um “vorst” (adorei essa palavra!) ou uma nevinha!

Já comprei bota de neve, gorro, luva, tudo… Acabamos comprando por aqui mesmo, para não correr o risco de congelar já no primeiro dia… Principlamente o Pepê (que só tem 4 aninhos…) Hehehe!

Obrigada pelas mil dicas, mais uma vez.

daniduc novembro 13, 2008 às 14:31

Alineeee, eu também adoro, é muito legal. Pena que é tão raro :/

Brigado – vindo de uma excelente fotógrafa é um grande elogio ;)

Ali novembro 13, 2008 às 13:58

Eu ri com “suspiramos com os olhos marejados de emoção enquanto tocamos Here comes the sun no repeat”.

Sabe, adoro o sol que não é quente, aquele que brilha à -2C :)

E as fotos estão lindas! Parabéns :D

{ 35 trackbacks }

Previous post:

Next post: