Está aqui: Início » Artigo da semana » Neve cobre a Holanda no inverno 2009/2010

Neve cobre a Holanda no inverno 2009/2010

por Daniduc em 22/12/2009

O inverno de 2009/2010 demorou pra chegar, dezembro ficou enrolando por mais de duas semanas com temperaturas perto dos dez graus, mas veio. E trouxe o pacote completo, neve, friaca com temperaturas negativas, o show todo.

Amsterdam snow

Os trens pararam de funcionar direito, numa baderna progressiva do país – está nevando desde quarta-feira passada. Na verdade, neve na Holanda é meio raro, pelo menos na maior parte do país. Então não há uma infra muito boa pra lidar com neves mais fortinhas, e essa foi a mais forte em alguns anos. Além dos trens, que ainda estão badernados, nos últimos dias Schiphol (o aeroporto de Amsterdam e maior da Holanda) teve dezenas de vôos cancelados. Imagina a alegria de quem tinha conexão, desembarcou e ops,  a conexão foi cancelada.

Trams quebraram, teve acidentes nas estradas e até agora não recebemos cartas que estamos esperando e são importantes o suficiente pra mudar nossas vidas. Mas, fala a verdade, não fica lindo? Tá, deixa eu mostrar pra vocês.

Quinta-feira, 17/12/2009 – primeira neve da temporada

As previsões se confirmaram e a Holanda toda amanheceu branquinha com uma neve noturna. Como eu e a Carla tínhamos de sair cedo pra resolver um assunto em outra cidade, saímos ainda no escuro (amanhece depois das 8h30). Experimentamos em primeira mão a baderna no sistema de trens por causa da “zware winterconditie” (condições de inverno pesadas).

Mas no fim deu tudo certo, e ainda rolaram fotos em outra cidades.

Primeira neve da temporada 09-10 Holanda

Primeira neve da temporada 09-10 Holanda Primeira neve da temporada 09-10 Holanda

Se quiser, veja o set da quinta-feira no Flickr.

Sexta-feira, 18/12/2009 – sol gelado

Algo inédito aconteceu, pelo menos pra gente: amanheceu e a neve do dia anterior continuava ali. Nos outros dois invernos que passamos aqui na Holanda, os poucos dias que nevaram deram uma camadinha branca que sumia ao longo do dia. Dessa vez não. Pra melhorar, abriu um lindo sol gelado.

Hora de ver como ficou o Vondelpark, um dos mais… ah, que se dane, a opinião é minha e eu moro perto e pronto: O MAIS bonito parque da Holanda.

Vondelpark Amsterdam

Vondelpark Amsterdam

Vondelpark Amsterdam Vondelpark Amsterdam

Vondelpark Amsterdam

E claro, aquela comparadinha básica entre primavera e inverno, pra ilustrar o já manjado conceito de estações marcadas:

Vondelpark Amsterdam Vondelpark - primavera

Se quiser, veja o set da sexta-feira dia no Flickr.

Sábado, 19/12/09 – Toc, toc. – Quem é? – Sou eu, o frio.

Meio dia. Olhamos a temperatura: Menos sete. Desculpa, quanto? Menos fucking sete. All right. Vamos fazer o quê em menos sete ao meio dia? Compras. Como? De bicicleta.

Ok, hora de explicar minha teoria sobre o frio.

Eu sempre gostei de natureza. Comecei a acampar e fazer trilhas sem supervisão adulta aos catorze anos. Com quinze eu já estava acampando selvagem em uns lugares longe de qualquer estrutura, fazendo trilhas por duas semanas, levando tudo o que precisava nas costas (e na mente). E eu sempre voltei pra casa intacto.

Uma coisa que aprendi sobre natureza é o seguinte: respeite ou morra. Simples assim. Não adianta dar de engraçado, espertão, arrogante ou metido. Erros são punidos, e seriamente. Se você fizer tudo certo, há uma chance de você morrer mesmo assim. Se você fizer besteira, há uma chance de você sobreviver mesmo assim. Mas na regra geral, vacilos podem resultar, e freqüentemente resultam, em morte. Se você assume isso, entende e aceita, você pode fazer certas coisas com segurança e aproveitar adequadamente a natureza (sem desafiar, ok? Se desafiar, eu não vou apostar em você). Medo da morte é um poderoso motivador pra você fazer as coisas direito (mas nunca desculpa pra não fazer).

E frio é uma força da natureza, como florestas ou mar. Se respeitar, há boa chance de você aproveitar a experiência. Eu descobri aqui que gosto do frio seco das temperaturas negativas. Eu descobri também que tenho uma boa resistência a ele (não sou nenhum holandês ou canadense, mas guento bem). Aprendi a me agasalhar, e me proteger e gosto mesmo de andar no friozão. E pedalar.

A Carla não compartilha do meu entusiasmo, e não a culpo: frio pode ser bem desconfortável (ou seja, dói. Quando parar de doer, comece a se preocupar). Mas vejam, eu sou um cara que acampa desde os 14 anos. Conforto não é topo de prioridade pra eu classificar um programa como divertido. Masoquista é você. Mas sim, eu sou estranho, reconheço.

A noite, depois das compras, entramos num acordo (a Carla se recusou a pedalar de novo a menos seis e eu, amuado, concordei dessa vez) e fomos tomar cerveja no In De Wildeman usando o tram.

Claro que perdemos o último tram pra casa (a Carla alega que por culpa minha. Eu não sei de nada). Voltamos a pé. Mas olha que legal, estava um pouco mais quente: apenas menos cinco. Infelizmente estava ventando, e vento de menos cinco corta legal. Apenas a raiva aquecia a Carla na caminhada silenciosa de 4 km, e só escapei do sofá porque afinal de contas, esse clima é propício para dormir embolado, mesmo com um nerd turrão que nem eu.

Domingo, 20/12/09 – Guerra generalizada nas ruas de Amsterdam. Neve é a munição e a sua cabeça o alvo.

Pulei da cama e olhei pela janela:

- Caralho, não nevou pouco!

Tomamos café e aí começou a nevar de novo. A dona neve resolveu deixar claro que ela não era uma qualquer, ela queria encrenca, e o lance dela era conosco mesmo. Ah, agora eu entendi porque os holandeses diziam que não nevava desde 1997: primeiro porque são exagerados, já que nevou assim em 2005, e segundo porque as nevinhas do ano passado e retrasado não se qualificam perto desta. Esse ano ela veio, e veio pra negócios.

IMG_7657

Resolvemos sair. Tínhamos de sair. Era domingo e nevava. Nós e a Holanda toda saímos pra rua. Alguns infelizes pra tentar pegar trem (não rolou) a maioria pra se divertir (essa deu certo).

Amsterdam snow Amsterdam snow

Fomos andando pela vizinhança e fotografando…

Amsterdam snow

E logo começamos a notar certas negociações agressivas.

Don't shoot!

Tchof!

Hm. Comecei a me sentir um correspondente de guerra, e sai pra documentar o conflito.

Guerra de neve

Esses dois estavam em plena troca de amenidades nevadas. E eu lá, todo Reuters, click, click. Eles me notaram…

- Hã… I’m press. Guys, I’m press, I’m neutral… no, NO, HOLD YOUR FIRE, HOLD FIR…

Guerra de neve - INCOMING!

RUUUUUUUUN TO THE HIIIIIILLLLLS!

Resolvo pedir pra Carla posar com uma bola de neve pra mostrar como é:

Amsterdam snow

Isso amor. Bela pose…

Amsterdam snow

(Carla:) Não dava tempo de pegar o último tram, é? :D

(Daniduc:) RRUUUUUUNNNN…

Amsterdam snow

Ser fotógrafo é mais perigoso do que eu pensava...

Um conselho amigo pra você. Se estiver andando pelas ruas de Amsterdam, distraído, e notar um VUUSSH a poucos centímetros de sua cabeça: bolas de neve têm amigas e nunca estão sozinhas. Medidas evasivas são recomendadas. Rápido.

Transportando pimpolhos

Amsterdam snow Carregando pimpolhos na neve Amsterdam snow

Mooi Amsterdam

Amsterdam snow

Amsterdam snow Amsterdam snow

Amsterdam snow Amsterdam snow

Se quiser, veja o set do domingo no Flickr.

Segunda-feira, 21/12/09 O dia mais curto do ano

Esse é o solstício de inverno. O sol resolveu que, se era pra aparecer pouco, pelo menos ia aparecer bonito.

Amsterdam snow Amsterdam snow Amsterdam snow Amsterdam snow

Se quiser, veja o set da segunda-feira no Flickr.

E ainda está tudo branquinho

Se vamos ter um Natal branquinho, não sabemos. Mas a neve ainda está aqui, dia 22, quase lá. Estamos, claro, na torcida. Nós, e todo mundo. Mesmo se não der, essa neve dos últimos dias foi especial e transformou a vida da cidade e do país. Não foi a primeira vez em que vi neve. Mas foi a mais divertida.

Ah, sim, hora da dar uma atualizada no artigo sobre como é o clima na Holanda ao redor do ano.

Related Posts with Thumbnails
Daniduc, o autor do texto, tem trinta e tantos anos, é escritor e mora na Holanda: de novembro de 2007 a abril de 2010 em Amsterdam e atualmente em Haia (Den Haag para os íntimos). Escreve, fotografa e ilustra o Ducs Amsterdam. Possui também um portfolio on-line pra suas fotos e ilustrações.

Quer ser um autor do Ducs Amsterdam também? Veja como fazer!

Envie este artigo para um amigo Envie este artigo para um amigo Versão pra impressão Versão pra impressão

Continue a viagem:

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!

{ 8 trackbacks }

O clima em Amsterdam na Holanda
22/12/2009 às 17:30
Ducs Amsterdam: melhores em 2009
31/12/2009 às 01:12
Fotos do dia – Transportes alternativos na neve de Amsterdam
11/01/2010 às 16:08
Casais no Vondelpark: é primavera! — Ducs Amsterdam
20/04/2010 às 20:06
Dia da Rainha em Amsterdam — Ducs Amsterdam
03/05/2010 às 19:34
5 maneiras de economizar na Holanda — Ducs Amsterdam
19/05/2010 às 15:09
Nieuwmarkt em Amsterdam no Natal — Ducs Amsterdam
28/05/2010 às 19:20
Turismo em Praga: roteiro com dicas e fotos — Ducs Amsterdam
27/07/2010 às 13:06

{ 34 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Anselmo "Cí-Joga" 22/12/2009 às 18:22

Muito bom! Texto divertidíssimo!

Com certeza bolas de neve na mão de esposas com sede de vingança são armas letais. hehe!

Espero chegar a tempo de ver a neve.

Mais uma vez parabéns pelas fotos, como sempre muito bonitas.

Abraços

Responder

Daniduc 22/12/2009 às 22:26

Fala Anselmo!

De fato, não foi esperto da minha parte querer tirar aquela foto, hehe. Ah, o dia que você chegar, dá um toque, quem sabe não rola uma cerveja?

Tamo torcendo pra estar com neve ainda – mas não muita, porque ele realmente atrapalha viagem, com atrasos e cancelamentos. Só o suficiente pra ficar bonito ;)

Abraço

Responder

Anselmo A Santos 22/12/2009 às 23:03

Também estou torcendo pra não ter muita neve!

Eu chego em Amsterdam na terça de tarde e tenho compromisso marcado em Wageningen na terça a noite.
Tô com medo do meu vôo atrasar por causa do mau tempo e eu acabar perdendo meu compromisso.

Opa, vamo marcar de tomar uma cerveja sim. Acho que em janeiro eu vou algumas vezes em Amsterdam pra dar uma passeada.

Se tudo der certo eu passarei o ano novo em Amsterdam com uns amigos meus que já estão em Wageningen, acho que vamos tentar a dica do Herengracht. Quem sabe agente não se tromba na rua.

Abraço

Responder

Daniduc 22/12/2009 às 23:21

Maravilha! Qqr coisa manda uma msg!

Abraço!

Responder

Pedro 25/12/2009 às 22:56

FELIZ NATAL DUCS! – vcs chegaram a fazer um boneco de neve? Recentemente eu descobri q eh bem mais complicado do que parece nos filmes, acabei desistindo e voltando pro calor de casa!

Responder

Daniduc 27/12/2009 às 00:33

Fala Pedro!

Pois, tentei fazer um boneco de neve anatomicamente correto, mas a Carla não achou uma boa idéia… come on, digo… é Amsterdam, certo?

Sabe esse boneco da foto? Não fomos nós que fizemos, mas quando fui tirar a foto eu tive de pedir licença pra três caras que estavam acendendo um baseado na frente dele (juro!)

:)

Abraço

Responder

susy pavlov 26/12/2009 às 02:36

Olá Dani,
Espero que vcs tenham tido uma bela festa natalina embora a neve,penso que não deve ter atrapalhado,apesar da caminhada de 4km em meio ao frio não é mesmo Carla??
Lindo post,as fotos maravilhosas,que nevasca pela europa heim???
Por aqui as temperaturas entre 30 e 33graus e muitas chuva,mas é verão não se pode reclamar.
Desde já meus votos de um Feliz 2010 com muita saúde,paz e concretização de seus projetos.
Saúde e paz!!!

Responder

Daniduc 27/12/2009 às 00:38

Oi Suzy

A neve pode ser pouco prática, mas é muito bonita. Como ainda é rara por aqui, nós sempre estamos na fase de encantamento :)

Aproveite o calor por aí, um grande abraço, obrigado pela compania nesse ano e um excelente 2010!!!

bjs

Responder

Sheila Yurgel 27/12/2009 às 19:55

Queridos Ducs,

Boas festas!!!

Que tudo se realize, no ano que vai nascer,

Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender…

Um grande beijo!!!

Responder

Daniduc 28/12/2009 às 21:22

Oi Sheila,

Muitíssimo obrigado, e tenha um excelente 2010 com muita saúde (e $$ :)

Beijo e brigado pela compania este ano.

Responder

Paulo 28/12/2009 às 05:59

Oi Ducs!

Eu me diverti muito com o post! Isso me lembra um pouco quando fui pra Coréia. Tava nevando muito muito forte e me lembro de toda aquela emoção de jogar bolas de neve arbitrariamente em desconhecidos(e dizer que sou turista heheh) e encher a cara sem culpa e c/a galera de vodka por causa do frio.

Abraços,

Responder

Daniduc 28/12/2009 às 21:18

Hehe, legal, Paulo. Aqui o povo não discriminava e as bolas de neve partiam de turistas e não turistas e em deireção à todos. Foi divertido enquanto durou: agora já derreteu tudo…

Brigado pela visita

Abraço

Responder

Toninho Hubaide 28/12/2009 às 12:24

Olá, prezados Ducs.
Muito bacana o site, os textos são muito divertidos e sempre entro prá dar uma olhada….é que estarei aí na 2ª quinzena de março e queria dicas sobre o clima….ok, já sei que vc escreveu um “tratado” sobre o assunto, mas não custa nada saber mais um pouquinho.
abraços.

Responder

Daniduc 28/12/2009 às 21:21

Oi Toninho

As dicas todas que eu sei dei lá no “tratado” mesmo :) Reforçando, a dica mais importante pro ano todo é: esteja prevenido, o tempo vira fácil por aqui.

Boa viagem, cara

Abraço

Responder

Cosmo 31/12/2009 às 05:28

Olá… fotos sensacionais!!!
Estivemos aí no mês de agosto, estava um calor muito grande…
Visitamos oito países e dois principados, foi a nossa viagem dos sonhos e Amsterdã foi o nosso top!!!
Acredito que a Europa toda sem neve ou com neve seja maravilhosa de qualquer forma!!!
Passamos e tiramos várias fotos na “casa da nanda”… como será que ela fica com a neve?
Felizzz 2010!!! Sucesso e prosperidade!!!
Cosmo & Andrey

Responder

Adilson Constantino 31/12/2009 às 11:57

Oi Ducs,

Feliz ano novo, com muita saúde, paz e din din.
Fotos sensacionais,um dia ainda vejo neve ao vivo.

Gde abraço.
Adilson

Responder

Daniduc 04/01/2010 às 20:07

OI Adilson!

Brigado cara! vai ver sim, certeza, antes do que cv espera.

Grande sucesso em 2010 e sempre.

Abraço

Responder

MÁRCIA 02/01/2010 às 02:21

Minha filha esta fazendo estágio em portugal, e nos feriados de fim ano foi visitar inglaterra, alemanha e ano novo na holanda….Amsterdam……ta feliz. E disse é tdo mto lindo.

Responder

MÁRCIA 02/01/2010 às 02:33

o que é isso? aguardando moderação?

Responder

Daniduc 02/01/2010 às 23:18

Oi Márcia. Relamente a cidade é muito bonite. Obrigado pelo comentário.

E por falar em comentário: quando você comenta pela primeira vez no Dus Amsterdam, seu comentário tem de ser aprovado por mim. Isso é feito pra combater o spam. Assim que eu vejo que o comentário é de uma pessoa de verdade e não um spammer, eu aprovo. A partir dessa primeira aprovação, o sistema vê que você tem autorização e os seus outros comentários são publicados imediatamente, sem que eu precise autorizar.

O aguardando moderação era um aviso do sistema que seus comentários, por serem os seus primeiros, estavam na fila para eu aprovar. Eu entrei on line, vi o aviso, aprovei e agora você pode comentar e ver o resultado imediatamente :)

Abraço

Responder

cottonboy 04/01/2010 às 14:32

Grande DUCS, leio teu blog faz tempos já (achei por acaso quando lia sobre a holanda pois eu e a minha senhora pensamos em mudar prai quando a cidadania italiana dela aparecer por aqui), mas só agora vou comentar para sanar uma dúvida que me ocorreu.

Com toda essa neve, com os carros estacionando a beirada dos canais. Nao rola de volta emeia algum deslizar na camada de gelo e Tchibum? Tipo, virar um grande bloco de gelo para por no wishky? hahahahaha

Abs.

Responder

Daniduc 04/01/2010 às 14:51

Opa cottonboy. Legal, sejam bem-vindos (de curiosidade, o que leva a escolher as terras baixas? Pergunto pq em geral não é um destino popular pra quem não tem ligação prévia com a Holanda: a língua e o clima costumam espantar)?

Quanto a sua dúvida: não precisa nem de neve, de vez em quando algum ás no volante confunde a ré com a primeira e tchibluft. Não é assim, toda hora, mas de vez em quando rola. Os poucos casos não impedem os holandeses de continuar destemidamente manobrando na beirada do canal sem sequer um segundo pensamento ao perigo iminente. Essa foto não é Amsterdam (Delft), mas é típica: http://www.flickr.com/photos/ducs_amsterdam/2859566496/

Abraço

Responder

cottonboy 04/01/2010 às 15:50

Rapaz, não é uma explicação muito lógica hahahaha Mas basicamente, gostamos do estilo de vida holandes (a coisa de usar bicicletas e tudo mais – nada relacionado a maconha by the way – nao fumamos nem cigarro) Gostamos de neve, cerveja e de tulipas. Fora que a cidade parece linda e agradável de morar. Pq não, né? E vc ajudou a eu gostar mais ainda da cidade rs. Só não sei ainda como será ainda para ganharmos dinheiro visto que sou redator publicitario e escrever campanhas em holandes nao vai me parecer viável hahaha sorte minha eu ter uma veia musica e gastronomica bem boa =D Posso tocar garota de ipanema enquanto cozinho comida de verdade – pra eles parerem de comer em “televisoes” na parede hahahaha)

abs.

Responder

Daniduc 05/01/2010 às 12:11

Putz, legal :) Você já morou fora? Se sim, sabe do que eu to falando. Se não, bem como direi… só passando pra saber como é :)

O que eu posso te dizer é que irá mudar mais do que sua vida, irá mudar você.

Ah, um conselho: Amsterdam é linda, sem dúvida, e fico contente em estar fazendo minha parte pra divulgar essa cidade além do clichezão sexo-maconha (que é tão pobre, mas tão pobre , que sinto até pena dos turistas que vêm pra cá e só vêm isso), mas ela não é a única cidade da Holanda – e nem a única cidade *legal* da Holanda :)

Que quero dizer é: é um país pequeno. Não vale a pena restringir suas opções. Mantenha as portas – e a mente – aberta. Em particular, fique de olho em oportunidades em todas as cidades do Randstad (especialmente as 4 grandes) que é o “motor” da Holanda. http://en.wikipedia.org/wiki/Randstad

E, se você estiver sério sobre morar na Holanda, aprender holandês é um must. Tecnicamente dá pra viver aqui só com inglês, mas é limitante, e muito mais difícil (além de ser um tremendo desperdício).

Vamos conversando. E boa sorte pra vocês :)

Responder

Vera 04/01/2010 às 19:27

Lindo o teu Blog , super atualizado, com fotos lindas suas e de sua mulher!!
observei que está nevando muito em Amsterdã, o que é raro, como voce diz, pergunto, não está difícil, de viajar aí nesta época do ano?? Voce falou que os aeroportos fecharam, os trens não tem infre…o Museu Vanh Goog fechado para reformas…e aí o que me dizem??

Feliz Ano Novo!!!

Vera

Responder

Daniduc 04/01/2010 às 19:58

Oi Vera

Brigado, fico feliz que tenha gostado :)

Ah, Não tá tão complicado não. Depois dessa neve mais forte, o tempo deu uma calmada. Neva ainda, mas mais leve. E a NS (cia de trens holandesa) se preparou e já avisou que tá pronta pro tranco, se vier.

E não tô sabendo, o Van Gogh fechou?! Sábado agora (anteontem) passei na frente e tava tudo normal, as filas quilométricas de turistas e tudo :) Não, o Van Gogh tava rolando (até sábado, ao menos).

Mas mesmo se fechar, não acho que vá fechar completamente. E se fechar, sempre tem muitos outros museus excelentes, que só por eles já justificariam a vinda.

Nah, pode vir.

Bjs, boa viagem

Responder

cottonboy 05/01/2010 às 14:35

Sim sim, eu pretendo aprender holandes hahaha. Mas como em redação publicitária eu tenho que saber o máximo possível sobre a lingua e como sendo um nao nativo acho dificil eu ir para aí trabalhando nessa área (se ingl^s já se torna dificil pelos vicios de linguagem e expressões locais, iomagina em holandês). Nos escolhemos amsterdã, mas pode ser que acabemos indo pra roterdã (já que lá é mais baratinho) hahaha. É tudo questao de feeling ;) mas isso vai demorar uns anos ainda até a minha engenheirinha ambiental tornar-se uma, de fato. Até lá vou estudando holandes e gastronomia/música hahahaha.

abs.

Ps.: Além de aprender alemã… ops, holandes, ela tb tem que aprender a andar de bicicleta hahahaha. Vai ser algo divertido de ver =D

Responder

Daniduc 05/01/2010 às 14:45

Ah sim, eu imaginei isso. Quando dei a dica de aprender holandês nem tinha feito a conexão com a sua profissão. Nisso eu sei bem: tava trabalhndo com letras, literatura brasileira do século XIX. Sei bem o que é uma carreira ligada à língua sofrer com a mudança pra Holanda ;) Minha dica era mais genérica mesmo, tipo: se você tá planejando a sério vir pra cá, comece o quanto antes a estudar. E digo isso pea todos que querem se juntar à muvuca ciclística holandesa de maneira mais permanente.

Rotterdam, Den Haag (Haia), Utrecht são todas excelentes opções. O Gueda, amigo meu que conheci pelo blog, veio pra morar em Amsterdam, acabou morando no Haarlem (que ele insiste ser melhor que Amsterdam, hehehe). Mantenha o ouvido aberto, quem sabe? Depende muito também de onde surge a oportunidade.

Abs

Responder

Andreia Henriques Costa 05/01/2010 às 20:06

Daniduc, ando lendo as coisas que tu escreves, e me interessei pois minha irmã foi morar na Holanda e chegou hoje pela manhã e não deu noticias até agora, entei ligar para o lugar onde vai ficar mas não entendo NADA do que esses “cabras” falam. Tens uma maneira melhor para que eu possa me comunicar?
Ah minha idéia é ir para visita-la, meu inglês é péssimo, tu achas que consigo chegar?
obrigada pela atenção.
Andreia

Responder

carladuc 05/01/2010 às 21:52

Oi Andreia,

Você pode pedir ajuda pra algum amigo ou familiar que fale um pouco de inglês com os telefonemas. Aguarde também um pouco mais que sua irmã entrará em contato.

Quanto a vir pra cá e chegar sem falar em inglês, você consegue sim. Tem muita gente que vem sem falar inglês e se vira pra passear por aqui. Uma dica é pedir pra sua irmã fazer uma carta te convidando em inglês, explicando que você não fala inglês pra vc apresentar na imigração. É interessante também que sua irmã vá te receber no aeroporto para que ela possa auxiliar caso seja preciso.

Boa sorte!

Abraço,

Responder

marcos domingos 06/01/2010 às 10:23

ola duc sou o Marcos scott cabo pernambuco brasil achei lindo o lugar das fotos o meu sonho e tocar na neve fria desta cidade linda queremos uma visita sua em nossa cidade conheça pelo http://WWW.CABO.GOV.PE Uma maravilha de praias com aguas quentinhas e sol constante tem ate uma praia perto do porto de SUAPE com o nome de PARAISO ficamos ansiosos para receber uma visita tua e da esposa traga maquina de fotografar nao vai faltar lindas imagens pra ti e tua amada guardar de lembrança um abraço fica com DEUS

Responder

SANDRA 25/02/2010 às 16:31

ola duc, estamas chegando ai dia 05 e ficaremos uns 4 a 5 dias; ta tendo alguma coisa interessante por ai, algum espetaculo de musica, teatro? mto frio?? abrços

Responder

Alberto 04/06/2010 às 23:46

Nesta última foto do post, formou orvalho no elemento frontal da lente? Ficou legal o efeito, isso tem potencial.

Responder

Daniduc 07/06/2010 às 02:27

Oi Alberto

Essa foto e da Carla, e ela tirou através de uma janela. Então o efeito que você vê é do vidro :)

Abraço

Responder

Algo a dizer? Manda bala! :)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?


Artigo anterior:

Próximo artigo: