Durante a nossa estadia no Brasil, eu li My ‘dam Life: Three Years in Holland, um livro de um escritor do qual eu nunca havia ouvido falar, o Sean Condon. A esposa dele arruma um trampo em Amsterdam, e o casal se muda pra cá. Me identifiquei total e rachei o bico lendo as histórias da vida dele nas terras baixas. Me senti um pouco menos etê lendo sobre um cara de trinta e cinco anos com diversas carreiras começadas, equilibrando uma vida em um país estranho, escrever (sim, é uma profissão. Dá trabalho, tem partes chatas que ninguém vê de fora, e tudo o mais) lidar com a casa enquanto a esposa trampa fora, e claro, encarar a famigerada pergunta: mas afinal de contas, o que você faz o dia todo? Nada?
“É, eu tenho uma piscina em casa, nado o dia todo” é minha resposta padrão pros falantes de português (que em geral me levam a sério e dizem “que sortudo!”). As pessoas tendem a equiparar “sua profissão” com “o que você é”, e se não você não lhes dá uma categoria pronta para te encaixarem, elas ficam inseguras, confusas e logo acham uma por conta própria. Em geral não muito lisonjeira.
Dizem que este não é o melhor livro do Sean Condon, que escreve literatura de viagem (a editora dele é o Lonely Planet!), nem o mais engraçado! Ok, em vários momentos o livro engasga e desacelera (principalmente o final), mas ainda assim achei bastante bom. Certamente vou tentar descolar os outros, enquanto toco minha própria ‘dam Life.
Caramba, nem sei como, acabei escrevendo sobre o My ‘Dam Life e esquecendo meu propósito original ao abrir o editor. Era avisar algumas coisas: dia 17 de abril, enquanto estávamos no Brasil, o artigo sobre as top 5 comidas típicas pra experimentar em Amsterdam (ou na Holanda) foi indicado no Ueba, o que resultou em recordes de visitas aqui no Ducs em Amsterdam. Desde o Ueba, as visitas diárias foram proutro patamar, o qual espero manter e aumentar. Também gostaria de agradecer o retorno e o convite da Marcia, do Brasileiros na Holanda, o maior site da comunidade brasileira nas terras baixas. Eu não esqueci, Marcia! Como você deve ter lido, estivemos ocupados! E obrigado a todos que puseram links do Ducs nos seus sites/blogs/twitters, divulgar o site nos ajuda imensamente!
E chega de meta postagem. Agora, escrever histórias. Ou arrumar a casa? Nah, escrever histórias (sorry, Carla, liefde! Ik ben druk bezig met schrijven, dus we hebben geen dinner). Tot kijk, guys.
Quer ser um autor do Ducs Amsterdam também? Veja como fazer!
Envie este artigo para um amigo
Versão pra impressão
Continue a viagem:
- Literatura de viagem – livros e guias para Amsterdam
- Foto do dia – Mestres do vento
- Guia alternativo pra Amsterdam
- Meta post: Idas e Retornos
Procurando hotel pra sua viagem?
Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.
Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!






{ 1 trackback }
{ 12 comentários… leia abaixo ou deixe um }
Quaaaaase consegui entender o que voce escreveu no final, nesse Alemao errado. So achei que voce estava *bebado* escrevendo
“Chega de meta postagem. Agora, escrever histórias.” é isso aí, escrever dá muito muito muito trabalho, nada de ficar enrolando em frente ao micro. Nós leitores(as) somos muito muito muito exigentes! Queremo histórias, excelentes histórias! Para nos emocionar (rir e chorar), encantar, fazer pensar, aprender, para nos compreender e entender o mundo, – e principalmente para nao nos sentirmos sozinhos!
@rbp Ik ben niet dronken, maar het is een goede idee
Zullen we?
@Ida: vou fazer meu melhor. Em troca, vocês divulgam o blog o mais que der, feito?
Feito! Com o maior prazer! Muito obrigada.
mal chegue a potugal vou procurar livro
Fiquei curiosa com o livro. Vou dar uma olhada.
Espero que curta o livro. Eu dei boas risadas
Puxa, só pela sinopse que vc passou aqui, me deu vontade de ler esse livro. Já vou procurar uma cópia pra mim. Valeu a dica.
Espero que sua piscina seja aquecida…
@batateira:
ela é aquecida pelos meus sonhos dengrandeza
dan
vou fazer uma viagem a trabalho para montreux. terei tres dia livres o que é imperdivel nas proximidades e que da para fazer nesse tempo?