"O melhor guia online sobre Amsterdam, em português" — Estadão



Museu Van Gogh fechado, novas regras pra coffeeshops e outras mudanças em Amsterdam

por Daniel Duclos em 21/09/2012

Quando eu cheguei aqui em 2007 o museu municipal de Amsterdam (Stedelijk Museum) estava fechado, os turistas podiam frequentar livremente os coffeeshops, o EYE Film Museum ficava no Vondelpark e o Museu Van Gogh era uma das maiores atrações de Amsterdam.

Mas, né, a vida muda e a cidade também, e eu penso "tô ficando velho" quando passo pelo centro e vejo uma loja que vi abrir quando eu já morava aqui fechando e dando lugar pra outra ainda.

"E quem não está?", responde meu gato (eu tendo a falar com gatos, super normal, exceto que eles respondem).

Vendo o pouco caso do felino com minhas crises nostálgicas, desencano e penso que o bichano tem razão, e é melhor acompanhar o que vem pela frente. Então, proceis, um resuminho das mudanças que estão rolando por Amsterdam nesse fim de ano e começo de ano que vem.

1. O Museu do Van Gogh fecha as portas por 7 meses a partir de 23/10/12

Museu do van Gogh fecha para reformas em Amsterdam

Justo o Van Gogh vai fechar! Eu sei, eu sei, mas calma lá que tem uma boa notícia no fim dessa história.

Primeiro os fatos: o Museu Van Gogh de Amsterdam fecha a partir do dia 23/09/2012 [UPDATED] para reformas até o dia 25/04/2013 (ele abre no dia 26). Sete meses sem uma das maiores atrações de Amsterdam!

Quer dizer, se você curte museus e arte, claro. Mas se você curte museus e arte, certeza que você vai gostar de saber que as principais obras de Van Gogh vão continuar disponíveis em um museu novo e muito legal: o Hermitage Amsterdam.

Então, olhaí, você continua podendo ver Van Goghs e ainda por cima vai conhecer uma novidade.

O Hermitage Amsterdam é uma filial do famoso Hermitage de São Petersburgo, inagugrada com grande fanfarra em um lindo prédio de Amsterdam, datado de 1662! Tem um jardim lindo, uma coleção permamente muito bacana e fica num ponto lindo da cidade, à beira do Amstel, pertinho da Magere Brug.

Enfim, vale super a visita mesmo se nao tivesse a coleção do Van Gogh lá.

Hermitage Amsterdam
site: www.hermitage.nl/en
Endereço: Amstel, 51
Horário: Diariamente das 10h00 às 17h00, exceto quarta-feira, quando fecha às 20h00. Fecha de 1° de janeiro e 25 de dezembro.
Preços: €17,50 para quem tem 17 anos ou mais, até 16 anos é gratuito (traga uma identidade).
Você pode comprar o ingresso online na minha página de ingressos aqui no Ducs!

2. O Stedelijk Museum abre as portas de novo (agora com muito mais banheira)

O Stedelijk Museum (ou Museu Municipal) é o museu de arte moderna de Amsterdam, e é companheirão do Van Gogh ali na Museumplein (praça dos museus), fica um do lado do outro.

Em 2007 ele já tava fechado pra reforma, e a data prevista de reabertura seguia a seguinte fórmula:  N+1, onde N é o ano corrente. Ou seja, ia abrir o "ano que vem", todo ano.

Stedelijk Museum Amsterdam

Tá, mentira. Essa foto é de 2007 e olha ali no canto superior direito eles prometendo "Re Opening 2009".

E assim foi, com pequenas variações do tema (às vezes era "no fim desse ano" quando havia otimismo no ar), sem mudança aparente por um tempo.

Daí, começou a tomar forma uma estrutura... hã... digamos... "arrojada" na frente do museu. Assim, estilo pirâmide do Louvre, só que em vez de parecer uma pirâmide parece uma banheira.

De toda a forma, o eterno "ano que vem" finalmente virou dia 23 de setembro de 2012, e a inauguração vai rolar com a rainha Trix e tudo. Na inauguração propriamente não vou, mas tô doido pra ir conhecer loguinho.

Eu sei que arte moderna não é a praia de todo mundo, mas eu curto, e ganhei todo um respeito extra depois de um tour guiado que fiz no Tate Modern de Londres.

Stedelijk Museum Amsterdam
site: http://www.stedelijk.nl/en
Endereço: Museumplein, 10
Horários: 3a e 4a das 11h00 às 17h00, 5a das 11h00 às 22h00, de 6a à domingo das 10h00 às 18h00, fecha de segunda.
Preços: €15,00, meia entrada pra estudantes e jovens de 13 a 18 anos, criança até 12 anos não paga.

3. Coffeeshops passa a ser coisa de morador (cof, então tá)

UPDATE 01/01/2012: Após muita discussão, uma eleição e algum lobby, a lei que ia entrar em 2013 não entra mais, e cada cidade pode decidir por si se permitirá turistas ou não. Adivinha se Amsterdam vai permitir? Sim, AMSTERDAM VAI PERMITIR TURISTAS E NADA MUDOU. :) Fonte em holandês.

Ah sim, o altamente controverso tema da maconha na Holanda. Rola muita lenda, e muita confusão de como funciona a coisa toda, e agora pra complicar, o parlamento resolveu alterar as regras e dar uma restringida no esquema.

A real é que a maconha nunca foi liberada na Holanda; ela era tolerada, o que é diferente. Como, é assunto pra outro post. Nesse, vamos focar apenas nas mudanças de como era e como fica:

coffeeshop

Como era: qualquer pessoa maior de 18 anos podia comprar uma quantidade limitada de maconha em locais designados, os coffeeshops.
Como ficou:  apenas membros registrados dos coffeeshops podem comprar maconha.
Quem pode ser membro de um coffeeshop: Para ser membro é preciso ter mais de 18 anos e ser residente legal da cidade, e deve se identificar toda vez que realizar uma compra. Os coffeeshops só podem aceitar até 2000 membros. A adesão de cada membro é reavaliada anualmente.
A partir de quando vale essa mudança: no sul do país já está valendo. Pra Amsterdam, entra em vigor a partir do dia 1/01/2013.
Papo firme mesmo? Por enquanto sim, mas está rolando protestos e resistência. Só na hora mesmo pra ver se entra em vigor.

Minha opinião de quem mora e já teve problema com coffeeshop vizinho me enchendo o saco: eu sou contra essa lei e acho que a Holanda está fazendo uma grande besteira.

Antes de correr pros comentários discordando ou concordando, lembre-se: um comentário irado ou provocativo não vai mudar nada e não vai trazer nada de bom. Só azedar o dia de alguém. Na dúvida, consulte a política de comentários.

4. A Mauritshuis de Haia está fechada — nada de Menina do Brinco de Pérola por um tempo

Mauritshuis, museu em Haia

Já que estamos falando de museus fechados, outro favorito meu fechou pra reformas. A Mauritshuis em Haia colocou os tapumes por dois anos.

Muitas das obras da coleção ainda podem ser vistas no Gemeente Museum de Haia, mas...

A obra mais famosa e queridinha dos turistas, a Garota com Brinco de Pérola (Meisje met de Parel) de Vermeer saiu em excursão pelo mundo, e está no Japão. De lá, segue pros Estados Unidos, onde visita diversos museus até retornar na reabertura da Mauritshuis em 2014.

5. Mas em compensação, abriu o novo museu do filme em Amsterdam: EYE Film Museum

O Film Museum era uma das diversas e muitas atrações do Vondelpark. Hoje o prédio do Vondel está fechado, substituído por um novinho em follha, super estiloso, na parte norte de Amsterdam, pra lá da balsa, às margens do IJ.

Ahá, entraí um trocadilho inglês-holandês. Seguinte, manja a àgua que tem na frente de Amsterdam, logo atrás da Centraal Station? Ah, olha o mapa de Amsterdam que você vai ver. É tecnicamente um lago. O nome desse lago em holandês é IJ, mas resista com todas as forças à tentação de ler como "ïji". A pronúncia em holandês é "éi".

Certo? O novo museu de filmes se chama EYE (olho em inglês), e fica na beira do IJ ("éi"). Eye? IJ? ÉI? Saca? :)

Bom, de toda a forma: o prédio é lindo, e tem um bar maneiro com uma vista muito legal da cidade e dos navios cruzando o IJ. E, sim, passa filmes bem legais, clássicos e fora do esquemão.

Volta e meia tem mostras e festivais, e ir até lá tomar algo olhando a cidade mais bonita do mundo (para, vocês sabem que eu sou parcial por Amsterdam, vai!) enquanto o seu filme não começa (ou até mesmo depois) é excelente!

Não mencionando que é uma chance de ver o outro lado de Amsterdam, a pouco conhecida e cada vez mais cool Amsterdam Noord, do outro lado do IJ. Basta pegar a balsa (gratuita) da GVB logo atrás da Centraal Station. A travessia é super curta mas já bonita.

Recomendo especialmente em tempo bom, com sol.

Mudanças

No fim até que o saldo não foi mau. A cidade ganhou dois museus novos e mais um renovado, pudemos descobrir um outro lado da cidade distante apenas uma travessia (gratuita) de balsa.

No fundo, esse é um dos segredos de Amsterdam: é viva e se reinventa constantemente, lembrando o passado sem se prender a ele. Velho fica quem não faz o mesmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Daniel Duclos (Daniduc), o autor do texto, mora na Holanda, desde novembro de 2007. Criou e mantém o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e ilustra.

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Comprar ingressos online é um dos melhores jeitos de evitar ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando. Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam e fuja dessa roubada!

{ 114 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Johann Heyss setembro 21, 2012 às 22:28

Seu blog é excelente. Gosto muito da Holanda, já visitei várias vezes, chegando a ficar dois meses direto, estudo holandês, e gosto muito da maneira leve e despretensiosa com que vc compartilha informações confiáveis.

Responder

Daniel Duclos setembro 21, 2012 às 22:35

Valeu Johann

Responder

Amilton Luis Fim Lima setembro 22, 2012 às 00:59

Menino, conheço muitos lugares do mundo, mas sou professor de arte, deu na loka de visitar Amsterdam, odiei, lugar frio, velho, cheio de maconheiro e se achando o máximo. Um saco. E pior tive que ficar 2 dias a mais pois KLM
disse que cancelou…

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 01:26

Bueno, se você é professor de arte e preferiu prestar atenção aos maconheiros em vez das diversas obras primas artísticas que a cidade abriga, isso não é exatamente culpa da cidade. Mas sei lá, também, ninguém é obrigado a gostar, só não sei o que tem a ganhar comentando em um blog de Amsterdam, se odeia a cidade…

Responder

Renata Inforzato setembro 21, 2012 às 22:28

Adoro esses textos sobre mudanças de uma cidade! Então, na próxima primavera já vai dar pra ver o Van Gogh aberto? E juntando com os que abriram ou reabriram, vai ser ótimo…. A única pena é que enrolei pra ir pra Haia e queria muito ver o Mauritshuis. Agora só em 2014…. bjão

Responder

Daniel Duclos setembro 21, 2012 às 22:36

Oi Renata, sim! Mas mesmo assim recomendo uma passadinha no Hermitage, é um museu bem legal! Beijos!

Responder

Renata Inforzato outubro 18, 2012 às 16:42

Mas pode ter certeza que vou no Hermitage também. :) bjão

Responder

Daniel Duclos outubro 18, 2012 às 18:44

Depois conta o que achou :) Bjs

Responder

Diego setembro 21, 2012 às 22:45

Ótimas notícias! Eu, que gosto muito de museus, estou doido pra conhecer o Stedelijk, além do Hermitage, que sempre ouvi pessoas dizendo “não perca seu tempo e vá no original” – nem preciso dizer que um dia irei mesmo à São Petersburgo, mas darei uma chance à filial amsterdanesa também.

Outra coisa que sempre “fica pra próxima” é conhecer Amsterdam Noord, o EYE me motivou a finalmente cruzar o IJ! hehehe :)

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 00:54

Po Diego, acho que vale muito a ena, tanto o Hermitage quanto cruzar o EYE, ops, o IJ :) Bora lá!

Responder

Marcelo setembro 21, 2012 às 23:44

Daniel, quando eu e minha esposa estivemos ai em AM (eu ate perguntei se você precisava de algo , só falei para não me pedir um paino de calda lembra ?) tentamos ir no Stedelijk Museum, mas a recepção foi tão mal (por sinal foi o único lugar que nos receberam mal ai, e não sabia que era municipal , ou seja aqueles caras da entrada eram funcionários públicos, agora entendo o mal humor e a educação e boa vontade deles com a gente.), enfim não entramos mais pela recepção que foi uma droga , mas tomamos um belo café na entrada em uma barraquinha que fica no caminho (dentro do museu), com café da minha cidade Santos/SP, quanto ao VAN vale a visita e parabéns novamente pelo blog e pelas dicas, e um beijo na Carla e no seu herdeiro.
Marcelo e Marta

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 10:39

Então Marcelo, não acho que o mau humor esteja relacionado com ser emprego público – na Holanda essas coisas de estabilidade de emprego não funcionam como no Brasil, e os (pre)conceitos daí não necessariamente valem aqui. Acho que lamentavelmente você deu azar com funcionários mau humorados. Agora, quando você foi, o museu estava em reforma – talvez alguma falha na comunicação tenha gerado o mal estar. Só uma hipótese. Abraço

Responder

Dora ferrer setembro 21, 2012 às 23:50

menino voce e muito astuto, gostei mesmo desse blog, acho muito legal essas informacoes nao so para o turista mas para nos que moramos aqui. sucesso !

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 10:37

Oi Dora, fico muito feliz em ler isso :) Como morador, escrevo também pra outros moradores (tem toda uma seção que é “vida na Holanda” aqui no blog), e é muito bom saber que você curtiu! Um abraço

Responder

Gustavo setembro 22, 2012 às 04:49

Fala Daniel, ótimo post como sempre!

Como gosto de fomentar o debate e sempre acompanho o teu blog, gostaria de saber o por que de achares um erro essas restrições aos coffeeshops? Não que eu seja a favor ou contra, acho que cada país tem a sua soberania pra editar as suas leis, mas seria legal saber a opinião sincera e aberta de alguém que vive na cidade e convive diariamente com a cultura :-)

Abs
Gustavo

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 10:46

Fala, Gustavo! Então, minha opinião sincera é que comentário de blog é um lugar ruim pra elaborar esse tipo de discussão. Não por você, claro, que eu conheço e sei que é um cara ponderado. Porém, como é barato e fácil deixar comentário em blog, e razoavelmente anônimo (veja o comentário do “professor de arte” logo acima, por exemplo), logo tende a virar um “nós contra eles”, com as pessoas tentando detonar “o outro lado” e ter a última palavra. Ninguém muda de opinião nem pondera argumentos, e vira o tão temido “flame war”.

Então, sim, terei grande prazer em embasar minha opinião pra você, mas farei em privado. Abraço

Responder

Lívia setembro 22, 2012 às 20:39

Olá, Daniel,
boa tarde!!!

Vou para Amsterdam mês que vem e fiquei com uma dúvida:
o museu Van Gogh fecha a partir de 01/10 ou 29/10.
Muito obrigada pelas informações e dicas aqui do blog!!!

Bjo,
Lívia

Obs: agora com email certo.
hihihihihihi

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 20:45

Oi Livia, segundo o proprio museu, a partir do dia 29/09/2012

http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=293140&lang=nl

Abs

Responder

Daniel Duclos setembro 23, 2012 às 12:58

Livia DESCULPE! O museu fecha HOJE, dia 23, e não dia 29. Dia 29 abre a exposição no Hermitage! Desculpe :(

Responder

Toninho setembro 22, 2012 às 22:48

Olá Daniel,

como sempre um ótimo post…rapaz, tava com saudade de ler um post novo seu…continue nos brindando com seus ótimos artigos e concordo que nào dá para entrar no metier aqui no blog. Abraço.

Responder

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 23:35

Valeu Toninho.. Pódexá que tem muita novidade por vir ainda no blog! Guenta firme que eu não vou largar o osso :) Abraço e brigado pela companhia!

Responder

Sonia Palma setembro 23, 2012 às 02:00

Oi Daniel,
Excelente seu blog!
Informações muito legais, passadas de forma descontraída.
Parabéns!

Responder

Daniel Duclos setembro 23, 2012 às 10:31

Valeu Sonia!! Abraço!

Responder

Luciana setembro 24, 2012 às 06:23

Oi Dani!
Que pena que o museu Van Gogh vai entrar em reforma, logo agora que eu e meu marido estamos indo visitar Amsterdam! rsrs
Muito obrigada pelas muitas dicas do site, sou uma leitora assídua ha varios meses, desde que decidimos viajar praí.
Sei que este nao eh o topico adequado mas sera que voce poderia me recomendar algum lugar para comprar um casaco reforçado bom e barato? Li atentamente o post sobre as compras em amsterdam mas resolvi pedir sua dica pois estou com medo de passar frio rsrs, chegaremos aí início de outubro.
Muitíssimo obrigada e abraços!
Luciana

Responder

Daniel Duclos setembro 24, 2012 às 17:02

Oi Luciana, é uma pena, mas reforço minha sugestão de vistar o Hermitage.

Casaco bom tem, agora, assim, barato é mais difícil. Amsterdam é uma cidade cara pra roupa. Tenta ver na C&A (que ”e uma empresa holandesa, sabia?0 da Damrak. O endereço oficial é Beurspassage 2 . Tem também a V&D na Leidseplein. Mas é questão de sorte. Abraço

Responder

Luciana setembro 24, 2012 às 18:42

Dani! Muitíssimo obrigada pelas dicas! Abração! Luciana :)

Responder

Daniel Duclos setembro 24, 2012 às 21:24

Graag gedaan :)

Responder

Erika setembro 24, 2012 às 16:43

Oi Daniel!

Já faz um tempinho que estou acompanhando o seu blog e queria agradecer muito por todas as dicas publicadas! O conteúdo é excelente e seus textos são ótimos para se ler!

Estou indo com mais duas amigas para Amsterdam semana que vem e me contorcendo de ansiedade, expectativa e medo de não dar tempo de fazer um monte de coisa! (são tantas dicas e tantos lugares que você passa aqui!) =)

Ah, e quanto a falar com gatos (falar e ouvir respostas), vc não está só: minha mãe tem um gato que dedura as artes dos outros…

Mais uma vez obrigada!
Beijo

Responder

Daniel Duclos setembro 24, 2012 às 17:08

Oi Erika, valeu! Que sua viagem seja inesquecível! :D Abração!

Responder

Milena setembro 24, 2012 às 17:08

Sinceramente, não entendi alguns comentários acima! Se uma pessoa não gosta da cidade, para que externar sua opinião? Guarde para si, pois do contrário, torna-se extremamente deselegante! Para mim, Amsterdam é uma cidade linda, organizada, cultural, civilizada e as pessoas são solicitas em demasia. Funcionários mal educados há em qq parte do mundo! Frio… bom, por ficar no Norte da Europa é impossível ir para a Holanda, Inglaterra, Suécia, etc e achar que encontrará verão 30 graus! Pode até chegar, mas é bem raro. Em suma: quem não tem nada a dizer, que não escreva! Pois o blog é ótimo, com dicas e informações formidáveis e divertido!

Responder

Maria Cecília setembro 25, 2012 às 13:18

Milena, concordo totalmente com vc!
Estive em Amsterdã em julho deste ano. Adorei! Os museus, a cidade, os canais, tudo super legal. Quanto à temperatura, se quer um super verão , deveria ter ido à Espanha, Portugal ou Itália…

Responder

FRANCISCO setembro 26, 2012 às 15:58

Daniel
visitei esse ano Amsterdam e amei.
Parabéns pelo blogger!
abs
Francisco

Responder

Daniel Duclos setembro 26, 2012 às 16:20

Valeu Francisco. Abraço

Responder

Daniela setembro 26, 2012 às 16:43

O Van Gogh foi o primeiro museu que visitei aqui na Holanda rsrs e adorei!

Lendo o artigo, fiquei curiosa pra ver o EYE Film Museum. Espero conferí-lo em breve.

E sobre os Coffeeshops, vamos ver no que vai (ou não) dar. :-)

Espero mais artigos em breve. :-D

Abraços Daniel!

Responder

Daniel Duclos setembro 26, 2012 às 21:48

É bem legal, Daniela, mas como disse, vá num dia bonito :) Vem muita novidade no Ducs por aí, conto com o apoio de vocês! Abraços

Responder

Marcelo Cybermod setembro 26, 2012 às 20:51

Mais uma matéria excelente, meu amigo!!! E que legal que o Van Gogh Museum abre a 4 dias da queensday. Assim, a galera (de todos os países) que forem curtir aquele feriadão, poderão, também, curtir as maravilhosas obras de arte. Abração!!!!

Responder

Daniel Duclos setembro 26, 2012 às 21:51

Issaí Marcelo! Valeu pelo apoio sempre! Grande abraço!

Responder

Agamenon Plait setembro 26, 2012 às 21:30

Belo espaço. Inteligente e criativo.
Estarei por aqui sempre para buscar informações e me atualizar.
Sua comunicação flui facilmente deixando-nos à vontade.
Gostei muito do estilo do blog e vou trabalhar para o meu, que está recem inaugurado, ter a mesma qualidade.
A propósito, dê-me a honra de sua visita. Necessito de colaboração, críticas e sugestões. Elas serão bem-vindas.
Sempre que puder estarei participando com sugestões, caso entenda serem pertinentes e construtivas.
Sucesso sempre, foco contínuo.
Forte abraço.

Responder

Daniel Duclos setembro 26, 2012 às 21:52

Brigado Agamenon. Sucesso no seu blog (quem quiser visitar, o link está no nome do Agamenon).

Responder

Clayton setembro 28, 2012 às 17:34

Oi Daniel, como vai? Desde que decidir ir conhecer a cidade dos meus sonhos e que conheci este blog não desgrudo mais… já o li de cabo a rabo!! Muito bom!! e sua escrita é certeira! Então estou indo a Amsterdam no final de novembro para uma passagem breve de apenas 4 dias! Já fiz todo o meu roteiro com sua ajuda!!! mas preciso de mais uma informação! não sei falar nada alem do nosso tupiniquim rsrs.. vou me Ferrar bastante? Tem muitos brasileiros por ai? Tem algum guia que fale português para indicar para meu primeiro dia de Amsterdam??? desde já muito grato por toda sua ajuda!!! grande abraço, Clayton

Responder

Daniel Duclos setembro 29, 2012 às 13:17

Cara, essa é exatamente uma pergunta que eu respondo no meu Guia de Amsterdam: http://www.ducsamsterdam.net/guia. Diz ali:

“Aqui na Holanda o português praticamente não é entendido. Sua viagem irá requerer um pouco mais de planejamento prévio e cuidado durante, mas
60 acho que é perfeitamente possível vir só com o português. Eu já fiz viagem pra lugares onde não se falava inglês e eu não falava a língua local, e no fim das contas me achei e foi bom.
Tenha sempre um jogo de cintura, não entre nunca em pânico, seja simpático, desenvolva seu
espírito de aventura e lembre-se: tudo dará certo no final.”

Sim, tenho indicação de Guia brasileira em Amsterdam. É um novo serviço que o Ducs vai passar a oferecer. Entra no ar em breve, aguarde! :) Abraço

Responder

Maíra setembro 28, 2012 às 21:05

Daniel! Vc sabe me dizer se é a coleção toda do Van Gogh que estará no novo museu? Chego em breve para conhecer Amsterdam e ficaria em prantos (hehehe) de não poder ver os quadros!

Responder

Daniel Duclos setembro 29, 2012 às 01:02

Nem de longe. O acervo do museu conta com mais de 200 quadros, sem contar desenhos, cartas e outras obras. E isso só falando dos quadros do Van Gogh, sem mencionar quadros de outros pintores. No Hermitage estarão expostas 75 pinturas, mais algumas cartas e desenhos.

Responder

Jessica setembro 28, 2012 às 21:21

Bom saber!!
Quase coloquei o museu Van Gogh por engano por aqui!

Responder

Daniel Duclos setembro 29, 2012 às 01:04

Boa viagem Jessica!

Responder

Nelson Homem setembro 29, 2012 às 15:23

Olá.
Muitas informações úteis, grato.
Mas informas que o preço para ver obras de Van Gogh no Hermitage Amsterdam é de €15,00 para quem tem 17 anos ou mais, e o site (https://www.hermitage.nl/hermitageshop/shop/listTickets) informa que o preço para adulto, com os custos de administração (€ 0.75), é de € 18.25, para compra de ingresso on line.
Poderias confirmar isso, p/f.

Muito grato.

Nelson C P Homem

Responder

Daniel Duclos setembro 29, 2012 às 15:33

O preço do hermitage aumentou em €2,50, indo para €17,50, depois da publicação do artigo. Provavelmente devido à entrada das obras do Van Gogh. No dia da publicação era correto e se referia à venda na porta, não pelo site (onde há custo extra de administração). Os dados de preço, horário etc mudam constantemente e naturalmente se desatualizam no blog (que tem artigos datando de anos atrás até hoje), e são apresentados apenas como referência, devendo ser sempre checados na fonte oficial para informações atualizadas. Qualquer dúvida, por favor leia o termo de isenção de responsabilidade do Ducs Amsterdam: http://www.ducsamsterdam.net/disclaimer-termo-isencao-de-responsabilidade/

Responder

Daniel Duclos setembro 29, 2012 às 15:39

A propósito: atualizei o preço no artigo (note porém, que de modo algum isso garante que todos os preços e infos estão atualizadas em todos os artigos do Ducs Amsterdam).

Responder

Nelson Homem outubro 1, 2012 às 00:14

Muito grato mais uma vez.
Minha intenção era verificar se havia diferença entre preços on line e preços no local da exposição.
Vou comprá-los antecipadamente.

Nelson Homem

Responder

Claudio setembro 30, 2012 às 16:06

Ola Daniel,
Estou indo pra Amsterdam 18/10/12 e fico até dia 28.
Não sei se você pode responder isso, mas acha que haverá problemas com coffeeshops ? Ou só mesmo a partir de 2013.

Responder

Daniel Duclos setembro 30, 2012 às 16:13

Claudio, o que eu sei sobre o assunto está mesmo no texto desse artigo.

“A partir de quando vale essa mudança: no sul do país já está valendo. Pra Amsterdam, entra em vigor a partir do dia 1/01/2013.
Papo firme mesmo? Por enquanto sim, mas está rolando protestos e resistência. Só na hora mesmo pra ver se entra em vigor.”

Responder

Claudio outubro 1, 2012 às 14:47

Ola Daniel,

Não sei se serve pra ti como informação a futuras perguntas, mas entrei em contato com o Coffeeshop Johnny, e obtive a seguinte resposta:

-about new rules in coffeeshops-

” Hi,

They are not in operation and probably also not in 01-01-13 in Amsterdam.
The pass does not work in the south of Holland.
So you are very welcome.

Ciao,”

Responder

Daniel Duclos outubro 2, 2012 às 07:44

Oi Claudio, brigado pela info. Como eu disse no texto, a restrição ainda não vale para Amsterdam, entrando em vigor a partir de 2013. Eu entendo que um coffeeshop alegue que nõ irá “provavelmente” entrar em 2013, mas essa é apenas a opinião dele. O que temos é que a lei diz, e por enquanto o que ela diz é que em 2013 a restrição entra. Teve eleições agora também, aguardemos.

Responder

Nelson Homem outubro 5, 2012 às 03:15

Caro Daniel,
tenho curiosidade de conhecer Arnhem, cidade importante no contexto da Operação Market Garden durante a 2ª GM.
Poderias, p/f, passar algumas dicas de como ir de Amsterdam para lá (imagino que de trem), voltando no mesmo dia, e o que de interessante pode-se ver na cidade e em seus arredores.

Muito grato,

Nelson C P Homem

Responder

Daniel Duclos outubro 5, 2012 às 18:32

Nelson, da central de Amsterdam sai trem a cada meia hora pra Arhnen. A viagem dura 1h06 e custa €14,90. Em geral sai nos minutos 23 e 53 da hora, da plataforma 7 ou 7b, mas confirme pois isso pode mudar sem aviso prévio. Eu tenho o mesmo interesse em história e a importância da Batalha de Arnhem. Abs

Responder

Nelson Homem outubro 10, 2012 às 04:23

Muito grato.

Nelson

Responder

Douglas outubro 10, 2012 às 20:03

Eae tudu bom ?
Po to indo pra amsterdan dia 2 de novembro, pena que o Museu Van Gogh vai estar fechado.
Acabei de achar seu blog e ele parece bem interessante. Eu ouvi dizer que o van gogh disponizava a compra de ingressos on line. Por um acaso o hermitage tem o mesmo esquema ou so na hora mesmo ?

Responder

Daniel Duclos outubro 10, 2012 às 20:16

oi Douglas, valeu! O Hermitage vende sim on-line e, inclusive, você pode comprar direto aqui no Ducs, veja: http://www.ducsamsterdam.net/ingressos/ Se comprar aqui, eu ganho uma comissão; mas se preferir, também pode comprar direto na página do Museu. O preço nos dois é o mesmo, mas na página do museu eu não ganho comissão :) , Fica a seu critério. Abraço

Responder

luiz eduardo outubro 12, 2012 às 03:23

parabens pelo blog.
De amsterdan pra brugges, melhor opcao de thalys, e ida e volta no mesmo dia é possivel?

Responder

Daniel Duclos outubro 12, 2012 às 17:31

Oi Luiz, é possível, mas eu acho que fica corrido. Mas tem gente que faz. Eu prefiro ir de NS, embora demore mais. É bem mais barato. De toda a forma, você vai ter de baldear em Antuérpia ou Bruxelas. Veja mais detalhes http://www.ducsamsterdam.net/bruges-historia-turismo-cidade-medieval-belgica/ e http://www.ducsamsterdam.net/amsterdam-bruxelas-belgica-trem-onibus/

Responder

Gislaine outubro 13, 2012 às 01:22

Sempre leio seu blog, acho que vc conhece Amsterdam melhor que alguns Holandeses hahahhhah… Morei ai por quase 2 anos e sempre que queria saber alguma dica corria aqui. Parabens pela dedicacao!!! Agora moro na alemanha em Hannover, mas sempre que posso dou um pulinho ai !!!
Abracos!!!

Responder

Daniel Duclos outubro 15, 2012 às 22:37

Oi Gislaine, brigado! Eu certamente conheço Amsterdam melhor do que alguns holandeses, especialmente do que alguns que nunca estiveram em Amsterdam haha! :D Mas alando sério, muito legal saber que ainda tenho sua companhia aqui no blog! Brigado pelas visitas e pelo comentário mega simpático!! abração

Responder

Maria do Carmo Veras outubro 13, 2012 às 05:47

Adorei saber todas as novidades! Visitei sua cidade rapidinho na minha última viagem e com certeza vou voltar porque amei! :) abs

Responder

Daniel Duclos outubro 15, 2012 às 22:38

Oi Maria do Carmo, muito obrigado, muito legal ter sua companhia aqui! abração

Responder

Turco outubro 15, 2012 às 01:29

Cara seu blog é excelente, continue assim, vou para Amsterdam dia 27/04 preciso de dicas e se for possível nos conhecermos, vou com minha esposa. Partilho de muitas idéias suas. Abraços, Turco.

Responder

Daniel Duclos outubro 15, 2012 às 23:00

Opa Turco, valeu. Com as mudanças em minha vida desde 2011, ficou muito difícil marcar encontro com os leitores. Era uma coisa que eu curtia fazer, mas tive de abrir mão (hoje em dia encontro os leitores sem querer, por acaso nas ruas, e é sempre legal quando isso acontece :) ) Abraço e boa viagem

Responder

Celia outubro 15, 2012 às 23:37

Olá Ducs!!!!! Adoramos as suas dicas. O seu Blog é delicioso de ler. Todas as dicas são excelentes, seguimos todas e a viagem ficou muito gostosa! O melhor de tudo foi a coincidencia de te encontrar na OBA ( biblioteca) que aliás é um excelente programa tb!!!! Quando falei p o meu marido: Acho que aquele homem é o Ducs, ele disse q eu tava louca..kkkkk mas era vc mesmo :)
Foi um enorme prazer. Ando divulgando seu trabalho por aqui!!!!

Desejo muito sucesso

Abçs

Célia

Responder

Daniel Duclos outubro 16, 2012 às 00:19

Oi Celia! Olha lá eu no comentário anterior falando de ser legal encontrar leitores nas ruas e você comentando em seguida :D Foi muito legal mesmo, fico muito feliz de saber que as dicas deram certo, e adorei conhecer você e sua família! Obrigado pelo carinho e divulgação! Grande abraço pra vocês :)

Responder

Diego outubro 22, 2012 às 19:55

Opá, e ai Daniel, beleza?

Cara, ia te mandar essa mensagem via formulário, mas por algum motivo não apareceu para mim. Pode ser coisa do Mac, sei lá.

Primeiramente parabéns pelo blog, principalmente pela manutenção do mesmo até hoje, como blogueiro (e por coincidência comecei quase na mesma época) sei como é complicado. É muito bem escrito e curti as fotos também, também sou amarrado em fotografia.

Mas enfim, vamos ao que interessa, haha. No fim de ano minha família vai viajar, e a parada da virada de ano é Amsterdam. Tenho lido seu blog e procurando algo sobre essa época do ano, e te digo que fiquei meio assustado com a perspectiva de pegar Amsterdam no inverno, o post sobre o natal de vc no primeiro ano me assustou, e tenho medo de acabar numa situação parecida. Principalmente em alguma ida ao interior.

Procurei nos arquivos do blog e não acabei achando muita coisa sobre o inverno. Principalmente sobre passear no interior pelo inverno. Por exemplo, tenho vontade de ir em Goda, mas tenho medo q nessa época acabe não encontrando nada.

Onde eu poderia encontrar mais infos especificamente sobre o inverno. No acabei não encontrando nos teus arquivos um post especificamente sobre as atrações no inverno, ou tem e não vi, diante a enormidade de conteúdo que você produziu :)

Enfim, é isso. Desde já agradeço, afinal, tudo o que vc escreveu tem sido de grande valia. Abs!

Responder

Daniel Duclos outubro 22, 2012 às 20:07

Opa Diego.

Então, tem alguma coisa sobre inverno sim: Veja:

http://www.ducsamsterdam.net/neve-cobre-a-holanda-no-inverno-20092010/
http://www.ducsamsterdam.net/holanda-neve-2010/

E, claro, http://www.ducsamsterdam.net/como-fazer-um-boneco-de-neve/ :P

Então, o caso de Groningen é meio específico, porque o problema não foi o inverno, mas ir no Natal em uma cidade com uma imensa população de estudantes (que foram passar a data com suas famílias). Amsterdam é outros 500.

Sei lá, e o inverno é uma oportunidade e você viver uma coisa que não tem a chance todo o dia, as ruas ficam bonitas e decoradas, pode rolar os canais congelados…

Se nevar no exato dia, pode ser roubada pegar trem e ir pro interior. Todo ano a NS promete que dessa vez está preparada. Todo ano, eles quebram a cara.

A propósito, eu fui pra Gouda no inverno, e o post que fiz de lá é dessa época.

Só desaconselho passar a hora da virada em si na rua. Rola muita loucura, apesar de que se você achar um canto protegido pode ser bonito. Rola foguete por *muito* tempo.

Abs e boa viagem

Responder

Diego outubro 22, 2012 às 22:03

Opá,

Cara, por coincidência li as duas primeiras indicações antes de você escrever. Fui fuçando aqui e ali e achei. Aliás, a foto do terraço (a segunda) sobre a nevasca do fim de 2010 está sensacional!

Bem, lendo os textos realmente me preocupei. É que vou chegar a Amsterdam de trem, saindo de Hamburgo, aproveitando o Eurail q adquirido. Posso sofrer com muitas surpresas? Ou penso em um avião?

Estou mais preocupado com a logística, afinal, para ser bem sincero curto o frio e estou louco para pegar uma neve. Mas fico preocupado com estes problemas de deslocamento. E claro, de ter tudo aberto nos dias que estiver ai. Quanto aos fogos eu não foi conseguir fugir de ver, meu pai é uma “amante” da matéria, ou seja, vai querer estar no meio da muvuca se for precisa : /

E só para finalizar e aproveitar da tua paciência. Depois de Amsterdam vou para Londres. Eu pensei em pegar a balsa q sai, se não me engano, de Rotterdam: http://www.stenaline.nl/en/ferry/london O passeio me pareceu bastante convidativo, você já fez?

Aliás, me divertindo com teus posts aqui, a da Copa do Mundo só imagino as cenas, haha. Faz parte.

Grande abs e mais uma vez obrigado

Responder

Daniel Duclos outubro 22, 2012 às 22:22

Ah, pode vir tranquilo de trem, o problema maior é com a NS (empresa holandesa), e no dia que a neve cai nervosa. Não sou adivinho, mas acho difícil que você tenha problema pra chegar de Hamburgo em Ams.

As coisas fecham mais no Natal (aqui, 25 e 26) e 1o de janeiro.

Toma cuidado com os fogos, papo sério.

Não fiz Londres de balsa ainda – fiz de avião e trem. Balsa é a próxima da lista. Tenho amigos que fizeram e recomendaram muito.

Responder

Ju outubro 24, 2012 às 13:26

Olá, Adorei o seu blog ! Estou indo visitar Amsterdam e vou fazer o meu roteiro baseado em suas dicas. Obrigada, abraços. Ju

Responder

Daniel Duclos outubro 24, 2012 às 22:01

Oi ju, um prazer ajudar. Bom que você gostou. Boa viagem e depois conta como foi! Grande abraço

Responder

Júnior outubro 25, 2012 às 19:49

Olá Dniduc, sou estudante de publicidade e ao terminar a facul aqui, quero tentar uma bolsa de estudos em um curso de pós ou especialização em Amsterdam, pq sempre foi meu sonho. Você sabe me informar onde consigo uma lista das universidades que oferecem bolsas de estudos para estrangeiros irem p/ Amsterdam estudar?
Obg e parabéns pelo blog.

Responder

Daniel Duclos outubro 25, 2012 às 19:50

Júnior, fala com o pessoal do Nuffic, eles podem te ajudar: http://www.nesobrazil.org/ Abs

Responder

Peter Losch outubro 27, 2012 às 04:59

Fiz uma viagem com minha esposa para a Europa em setembro deste ano, onde conhecemos Londres e Amsterdã. Confesso que não gostei muito de Londres mas fiquei perdidamente apaixonado por Amsterdã.

A cidade é lindíssima e os sons e o movimento da cidade são de “colocar nos eixos” qualquer um. Há uma fluidez que não imaginava existir.

E a tolerância? E a completa falta de stress? Eu já disse que a cidade é linda? :0)

Sobre o uso da maconha: Acho difícil e desnecessário acabar com este hábito. Ele representa, talvez, 0,5% do que Amsterdã tem a oferecer. A cidade é muito mais do que apenas drogas e a Red Light District. E o que vi foi o uso ordeiro e tranquilo da droga. Qual a necessidade em mexer nisto?

Abraço,

Peter

Responder

Daniel Duclos outubro 27, 2012 às 18:41

Amsterdam é apaixonante mesmo (e sim, tem algum stress nela – e daí? Continua apaixonante, mesmo com seus defeitos). Quanto à restrição, já estão lutando pra reverter. Nesse momento, está tudo incerto. Vejamos. Abraço.

Responder

Bruna outubro 30, 2012 às 14:44

Olá Daniel.

Estamos organizando um mochilao pro leste europeu e gostaria de dicas de hostels ai em Amsterdam… Andei pesquisando e vi sobre o Flying Pig e o Stayok, ambos perto do VoldenPark… Vc tem alguma info sobre eles… e se tem, qual indicaria?
Obrigada,
Bruna

Responder

Daniel Duclos outubro 30, 2012 às 19:19

Bruna, esses são os mais famosos da cidade. A região é boa, mas eu nunca fiquei nos albergues em si, então não posso te avaliar. Um abraço

Responder

felippe novembro 1, 2012 às 07:54

Olá Daniduc, sou fã do seu trabalho parabéns!!! Estive sempre pesquisando sobre o weed pass e as últimas notícias são de que o governo abandonou esta proposta .. deixando a cargo das cidades decidirem. Como Amsterdam opõe-se à proibição, estamos tranquilos!! Por enquanto..
Grande abraço e continuo acompanhando suas matérias e relatos muito bem escritos.

Responder

Daniel Duclos novembro 1, 2012 às 11:10

Fala Felippe. Eu vi, e o post está atualizado já. Valeu pela informação! Fico feliz que a Holanda tenha desistido desse caminho. Abraços

Responder

felippe novembro 1, 2012 às 22:39

Que ótimo, fico muito feliz também.. mas pensando aqui com os meus botões, foi muito estranho isso tudo, até porque o país certamente está fragilizado economicamente com a crise e esta seria uma medida contra a economia né?! Será que isso não foi uma jogada política para tentar aumentar o turismo em Amsterdam nesses ultimos anos em que isso foi noticiado??? O turista pensa algo do tipo: quem foi, foi. quem não foi já era! E acaba indo.. entendeu o ponto que quero chegar? Parece maluquisse mas sei lá né…. rsrsrsrsr

Responder

Daniel Duclos novembro 2, 2012 às 19:56

Esse é o tipo de coisa que nunca saberemos. Mas opinião a gente pode ter, e acho que a coisa está mais pra “um grupo quer censurar, conseguiu avanços, outro grupo quer liberar, lutou e conseguiu reverter”. Coisas da política parlamentarista.

Responder

Ernandes novembro 3, 2012 às 22:41

Daniel,

Estamos chegando em Amsterdam amanhã e estou um pouco perdido.
Você poderia sugerir lugares pera comer (~15 euros) e locais para compras (lembranças,etc..). Qual é a comida tipica de vocês? Qual é o meio de transporte mais barato e seguro? O que se fazer nesta epoca do ano (3 dias..).

Abraço…

Responder

Daniel Duclos novembro 4, 2012 às 15:09

Ernandes, tem muita informação no Ducs já, mas de repente no seu caso pode valer a pena comprar o Guia Ducs, acho que vaid ar um adianto pra você: http://www.ducsamsterdam.net/guia/ abraço

Responder

Daniel novembro 4, 2012 às 15:06

Sem dúvida é um um país bonito, com paisagens incríveis e uma sociedade mais tolerante e aberta. Acho que a sociedade holandesa talvez seja o que mais perto um país chegou da definição de sociedade aberta preconizada por Karl Popper no Livro A Sociedade Aberta e seus Inimigos. Porém, o que traço dessa sociedade que ainda me incomoda é ver, por exemplo no Bairro da Luz Vermelho, aquelas mulheres expostas em vitrines como se fossem objetos. Aquilo não! Aquilo eu não concordo, eu acho degradante! Expor mulheres como se fossem mercadorias a venda não representa, a meu ver, um avanço em termos de direitos humanos. Mulheres não são objetos nem coisas. Isso é de mau gosto! É sexista e machista! Eu já estive por lá e percebi que a maioria dessas mulheres vem de países pobres ou da Europa do Leste. Daniel, vc não percebe o que significa isso? Isso é uma opressao e uma exploração! Tenho bastante dúvidas sobre em que condição essas mulheres não trabalham, deve ser a de uma semi-escravidão sem dúvida! Será que a sociedade holandesa fecherá seus olhos pra isso? E países como o Brasil nao perceberão que muitas de suas mulheres são enviadas para Europa para serem escravas sexuais? Penso que o país que encontrou a melhor solução para isso foi a Suécia. Na Suécia não é crime uma mulher se prostituir, mas o é quando o cliente a prostitui. Eu explico, a prostituta não é criminalizada, mas seu cliente sim. Pq se entende que no fundo quando alguém explora um prostituta está incentivando essa indústria nefasta. Sem mais, um abraço! De resto, excelente blog. Eu estive esse ano na Holanda e sem dúvida um país lindo!

Responder

Daniel Duclos novembro 4, 2012 às 15:33

Daniel, fica registrada sua opinião. Alguns comentários:

1. A sociedade holandesa não é assim tão tolerante e aberta quanto ela quer fazer todos acreditarem. Há problemas mais sutis e complexos envolvidos.

2. Nunca vou defender exploração ou escravidão. E há casos de exploração nO red Light sim. São ativamente investigados pela polícia, e combatidos. São erradicados 100% das vezes? Não, mas nenhum crime é. Meu ponto é o seguinte: nem toda prostituição é crime ou exploração – e quando é, isso é crime na Holanda também. Mas há também espaço pra quem queira trabalhar legalmente e de livre e espontânea vontade nessa indústria. Quando você condena toda a atividade a priori, dizendo que todos os casos, ou a maioria, são exploração, você está tirando também a liberdade de quem quer exercê-la de livre vontade e sem prejudicar a outras. Você pode achar que é errado e de mau gosto pagar por sexo, ou uma mulher se vender ou se expor como um objeto, mas em uma sociedade livre, é preciso existir liberdade de fazer coisas de mau gosto também, e de as pessoas fazerem coisas com as quais você não concorda, ou que até mesmo seja claramente idiota ou destrutivas (pra elas mesmas, bem claro), seja prostituição ou luta de vale tudo. E você tem de viver com isso, mesmo discordando fortemente.

Se há exploração, aí sim isso é crime, e deve ser combatido, e aqui an Holanda é exatamente o que acontece (com graus variados de sucesso). Mas não, nem tudo o que acontece no Red Light é exploração e sim, há regulamentação pra prevenir que exploração aconteça (de novo, com graus variados de sucesso). Eu acho que, enquanto for de livre acordo entre pessoas adultas e responsáveis, o que elas fazem é problema delas. Claro, tenho minha opinião sobre o que elas fazem, e posso dar minha opinião. É meu direito, como é direito das pessoas me ignorarem completamente e continuarem fazendo o que elas estão fazendo.

Responder

Lucas novembro 8, 2012 às 18:05

Daniel,

um jovem holandes homossexual chamado Tim Ribberink se matou após sofre bulling no lugar onde estudava. Definitivamente, a sociedade holandesa nao é tão tolerante quanto quer parecer tal qual vc falou.

Responder

Daniel Duclos novembro 8, 2012 às 20:10

A realidade não é um lugar de afirmações simplistas, mas complexa e cheia de nuances. Sempre que alguém reduz uma sociedade a um adjetivo apenas, está fugindo da realidade. Lamentei profundamente a morte de Tim Ribberink.

Responder

Daniel novembro 12, 2012 às 06:38

Daniel, veja, para mim a prostituição é resultado direto da desiguldade entre homens e mulheres. Penso que, de fato, nem toda a prostituição é “famélica”, ou seja, resultado de probeza extrema, é claro que existe, mas não é a única causa das mulheres se prostituirem. Eu entendo que o leva as mulheres a se prostituirem é, em grande parte, a uma consciencia machista de que a mulher deve buscar um homem que lhe sustente a tentar ganhar a vida trabalhando ou estudando, porque nossa sociedade ainda “inculca” na mente de muitas mulheres de que o homem deva ser sua principal fonte de renda e nao incentiva as mulheres a trabalhar e estudar.

A desigualdade economica entre homens e mulheres é, talvez, a principal raiz da prostituição. Veja, tente comparar o número de mulheres que se prostituem ao de homens que exercem essa mesma atividade. A desigualdade é gritante! O homem heteressexual que exerce o papel dominante em nossa sociedade acredita que tudo pode e tudo deve, daí que muitos acham que podem até mesmo “comprar” uma mulher. É a força economica atuando nessa exploraçao. Veja que homens estao mais inseridos no mercado de trabalho por conta da tradicao, que ganham mais que as mulheres em muitos cargos. Basta ver quando algum homem pobre enriquece o que ele mais quer é exibir seus carroes, suas correntes de ouro maciço e, claro, suas mulheres, principalmente as mais “carnudas”. Um exemplo deplorável disso? Neymar! O que está por trás da mentalidade qeu sutenta homens como o Neymar? A de que agora que ele é rico pode portanto pagar uma mulher, usar e quando nao a quiser mais “jogar fora”. Nunca vivemos uma época de tamanha desvalirização da mulher.

Daniel, nós vivemos ainda em uma sociedade em que o homem heterressexual tudo pode. Veja, eu considero, que a outra raiz na qual se sustenta a prostituição é, sem dúvida, o preconceito mais duradouro e forte de nossa civilização: o machismo ( e ainda sua vertente ainda mais poderosa, a homofobia). Ora, vc nunca notou que nas sociedades mais machistas e patriarcais a prostituição é tolerada mas a figura da prostituta é execrada? Daí, talvez, venha o termo “casa de tolerância”. Na verdade o que se tolera nao é a prática em si, mas a liberdade sexual do homem heterossexual. Este, como eu falei, tudo pode. Sua sexualidade não é limitada, regrada, condenada, tolhida, tachada de “anormal”, “doentia” ou “suja”. Agora e a sexualidade da mulher? É encarada com a mesma liberade? E pior ainda, a liberdade de outras minorias sexuais como, por exemplo, os homossexuais, tem a mesma liberdade e aceitação que tem a sexualidade masculina heterossexual? Eu entendo que nao. Por isso nao se ve mulheres porstituindo homens como se ve no contrário, homens porstituindo mulheres. As diferenças na ocorrência das duas formas de postituição já demonstra uma certa desigulade.

O macismo e sexismo de todas as nossas eras, pois eu acredito que esse preconceito ainda nao foi superado me nenhum momento da nossa hist’pria, explica o que é e pq ocorre a prostituição. Eu digo isso pq vc nota como, por exemplo, a questão do racismo é questão já pacífica, já há quase um consenso de que o racismo é ruim e deve ser combatido. Agora o machismo, sexismo e a homofobia ainda sao consideravememente fortes, sao plenamente justificados, tem seus defensores ferrenhos, tem amparo na religiao(o racismo nao)… Se alguém diz algo machista ou homofóbico já vem logo uma leva de pessoas dizendo que quem o diz está apenas exercendo seu direito a liberdade de expressao e que nao deveria ser “patrulhado” por uma postura supostamente “politicamente correta”. Agora se a declaraçao for racista a condenação é quase unanime e daí ninguém fala mais em ditadura do tal politicamente correto. Vc ve como é criada uma falsa dicotomia entre preconceitos, ódios e descriminacoes. Como se houvesse uma escala de valores entre ódios e preconceitos. O que é falacioso e errado e que ainda relava o caráter oportunista de algumas retóricas conservadoras.

Diante do que coloco, eu acredito que mesmo a prostituta que nao está sujeita a um “cafetao”, nem ela mesma, está fazendo uma escolha realmente livre. Prostituir uma mulher é um ato de agressao contra a ela. Ter a acesso ao corpo de alguém mediante dinheiro é uma exploraçao. É um crime na qual a prostituta nao é culpada, mas vítima, e seu agressor é seu cliente. De qualquer forma eu paro por aqui pq sei que essa discussao nao é o propósito do seu blog e sim fornecer informacoies turísticas. Valeu pela discussao mesmo assim e desculpa qualquer coisa.

Responder

Erica novembro 12, 2012 às 02:42

Escrevendo apenas para agradecer pelo Blog! Mto bom mesmo! Estou copiando todas as suas dicas! Parabéns!
Erica

Responder

Daniel Duclos novembro 12, 2012 às 23:18

Erica, obrigado pela companhia e boas palavras! Um abraço

Responder

Fabiana novembro 21, 2012 às 16:24

Olá!!
Amei o blog, bem humorado e boas dicas!
Falando em dicas, estou pensando em ir pra Europa e em Amsterdam ficar uns 3 dias… Alguma dica de algum lugar que é melhor o turista NÃO ir… por ser perigoso ou sair a noite, coisas do tipo? Fora a foto que já entendi, não tirar foto das vitrines das meninas.. rs
Valeu!!

Responder

Daniel Duclos novembro 21, 2012 às 16:27
Fabiana novembro 21, 2012 às 18:39

Obrigada!!

Responder

Enaldo novembro 24, 2012 às 16:15

Olá, Daniel, tudo bem?

Achei o ingresso do Hermitage meio puxado, comparado aos gratuitos e excelentes museus londrinos e aos dez euros do Louvre e doze euros do Beaubourg, em Paris.

Tenho uma pergunta para te fazer aqui, embora fora do tema deste tópico. Tenho estudado holandês no Live Mocha porque pretendo ir à Holanda no ano que vem. Eu tenho notado que os holandeses apresentam uma certa rispidez polida e/ou contida, embora eu já tenho lido que, de modo geral, é um povo muito simpático e receptivo. Como você percebe este aspecto?

Um abraço,

Enaldo.

Responder

Daniel Duclos novembro 24, 2012 às 16:20

Enaldo, os museus não são as únicas coisas caras da Holanda; não é, no geral, um país barato. O euro tornou mais fácil de notar pois facilita a comparação. Dito isso, eu ainda acho que vale a pena.

Os holandeses são como cultura um povo que se orgulha de ser sincero, transparente e direto ao ponto, sem ficar muito de rodeios. O que manda é a praticidade. Isso pode ser percebido como rispidez por outras culturas. Eu, pessoalmente, gosto muito do estilo, e me identifiquei rapidamente. abraço

Responder

Tatiane novembro 25, 2012 às 00:53

Olá Daniel!

Há alguns dias venho verificando seu blog (que por sinal eu adooooro) e quero ver se podes me ajudar!
Vou pra Amsterdamem janeiro, ficarei apenas 03 dias… o que vc acha mais interessante eu ver? Tenho medo de ir pro norte e pro sul no mesmo dia, depois no dia seguinte ir em outros locais pro norte e pro sul novamente…. gostaria de otimizar o tempo, entende?

Agradeço!!!

Responder

Daniel Duclos novembro 25, 2012 às 11:27

Oi Tatiane, pra ser sincero, eu não entendi muito não… fiquei meio confuso com essa história de ir pro norte e pro sul. De toda forma, o que eur ecomendo ver está bem discutido no blog. Veja:

http://www.ducsamsterdam.net/top-5-coisas-pra-fazer-em-amsterdam/
http://www.ducsamsterdam.net/mais-5-coisas-para-fazer-em-amsterdam/
http://www.ducsamsterdam.net/dicas-locais-de-amsterdam-que-os-turistas-em-geral-nao-conhecem/

Um bom resumo está em http://www.ducsamsterdam.net/dicas-de-amsterdam/

Abs

Responder

Marta dezembro 5, 2012 às 22:41

Olá! Vou passar o final do ano em Amsterdã com mais 3 amigos. Gostaria de saber qual a melhor festa ou boate para estar após a virada e se, de fato, as pessoas curtem a meia-noite na praça DAM.
Obrigada!

Responder

Daniel Duclos dezembro 6, 2012 às 19:43

Marta, a virada era na DAM, mas atualmente é na Museumplein. As baladas rolam nas boates da Rembrandtplein em geral.

Responder

Gabi dezembro 11, 2012 às 20:40

Daniel, entro no blog há uns 3 anos e nunca comentei… mas agora chegou a hora de agradecer, haha! Fui para Amsterdam ano passado, juntei algumas diquinhas daqui, passei alguns dias, me apaixonei. Esse ano voltei aqui, peguei outras diquinhas, e fui novamente, e mais uma vez, senti que deveria me mudar praí, haha! Então, queria dar os parabéns pelo blog, pela paciência e atenção em responder os comentários, e por conseguir retratar com tamanha fidelidade a delícia que é Amsterdam!

Responder

Daniel Duclos dezembro 11, 2012 às 21:40

Oi Gabi. Seja bem-vinda :) Eu que agradeço você tet vindo aqui comentar. Muito bom saber da experiência dos leitores! Obrigado e um grande abraço!

Responder

Chris janeiro 5, 2013 às 01:01

Não entendi o update sobre as coffeeshops. Afinal, esse ano está ou não liberado o consumo dos turistas? Valeu e parabéns!

Responder

Daniel Duclos janeiro 5, 2013 às 01:10

Está liberado. Nada mudou.

Responder

Aline janeiro 18, 2013 às 13:51

Daniel, estou encantada com o seu blog!

Estou indo a Europa em julho com o meu namorado, passar um mês viajando, e estamos naquela fase de ter que decidir entre um país e outro, uma cidade e outra…. TERRIVEL!
Vamos e voltamos por Frankfurt, então o nosso roteiro ficou até o momento:
Alemanha (Munique, Berlim, Hamburg, Nuremberg e dresden)
Holanda (Amsterdam)
Bélgica (Brugge)
França (paris)

Enfim, fico com o coração apertado em não incluir Zurique ou Praga, por exemplo, nosso roteiro, sendo que fico com medo de acabar não aproveitando direito lugar nenhum… GOSTARIA DE UMA AJUUUUUDA! hahahaha
irei no dia 12/07/2013 e voltarei no dia 13/08/2013, se você puder me dar uma opinião ficaria muuito feliz e agredecida… se tiver alguma dica de lugares mais diferentes, enfim.
Muito obrigada!

Responder

Daniel Duclos janeiro 18, 2013 às 23:02

Aline, minha opinião é assim: a Europa é um universo. Sempre tem coisa legal pra ver, e sempre tem coisa legal rpa ver perto de onde você já está indo. Se for entrar essas você passa 3 décadas na mesma viagem…. então, o lance é fazer o inverso: determine UM roteiro, esolha o que mais sonha em conhecer e fa;ca um ranking, e daí faça, sem olhar pro lado. As outras deixa pra próxima viagem; é sempre uma desculpa pra voltar :)

Responder

Rita janeiro 29, 2013 às 21:03

Olá Ducs!

Eu e o meu namorado estamos a planear a nossa visita à Holanda para Abril (entre 10 e 16) e vamos ficar 3 dias em Amsterdão! O seu blog tem sido óptimo para conseguirmos sugestões e informações muito interessantes e úteis para a nossa viagem!

Estamos é um pouco tristes, porque li agora que o Mauritshuis está fechado até 2014! Ohhhh :(
Diz que a Rapariga com brinco de pérola está a viajar pelo mundo?
Li aqui http://www.holland.com/br/turismo/Artigo/Real-Galeria-de-Arte-Mauritshuis.htm que podemos ver as principais obras do museu neste outro museu. Mas a Rapariga com o brinco de pérola não está lá mesmo… é isso? :(

Já agora tenho mais uma perguntinha (é, sorte que ainda só são duas :) ): de quanto em quanto tempo parte o comboio da estação central para o aeroporto? Quanto tempo demora a viagem e há viagens a toda a hora?

Obrigada e muitos parabéns pelo site! Estou a ficar fã :)

Responder

Daniel Duclos janeiro 30, 2013 às 01:06

Oi Rita

Sim, é isso, a informação está correta.

Existem diversos trens que passam pelo aeroporto e vão até a central, não apenas um. Então o intervalo é irregular, porém muito frequente. Demora pouco menos de 20 minutos, dependendo do trem que se pega. Veja mais aqui nessa FAQ: http://www.ducsamsterdam.net/faq-perguntas-e-respostas/como-ir-do-aeroporto-de-amsterdam-ate-o-centro-da-cidade/

Obrigado pelos elogios e boa viagem

Responder

Leo fevereiro 14, 2013 às 14:06

Seu site está sendo super útil, pq é difícil encontrar informações atualizadas de Amsterdam…Parabéns! Queria saber se vc pode nos ajudar. Já conhecemos Amsterdam, mas agora vamos com nossa filha de 9 anos. Estamos pensando em ficar num apt, pq os hotéis estão MUITO caros! Vc tem mais alguma sugestão de hotel não tão caro? O melhor preço que conseguimos de diária de apt foi E$ 160.00.
Agora, estamos na dúvida se vale mais a pena ficar em Haia… Nosso roteiro de 4 dias inclui Keukenhof e alguns museus de Amsterdam, mas queríamos ir tb ao Museu do Escher em Haia.
Enfim, pela logística, vc acha melhor ficar em Amsterdam mesmo? Chegamos de Londres dia 15 de maio (talvez de avião…estamos pesquisando) e vamos pra Paris dia 19, de trem.
Agradecemos sua ajuda. Abs.

Responder

Daniel Duclos fevereiro 15, 2013 às 00:58

Leo, isso depende mesmo do seu roteiro. Lembre-se que o trem entre Haia e Amsterdam sai 21,20€ ida-e-volta. Três pessoas, isso daí vai pra quase 65 euros – inclua na sua conta e veja quantos dias você tá indo pra Amsterdam se ficar em haia, e quantos dias você iria pra Haia se ficar em Amsterdam e quanto custa o hotel lá e aqui, e aí é fazer a conta.

Responder

Ana Lucia março 11, 2013 às 02:06

Oi Daniel,
Parabens pelo trabalho bem feito, seu blog e’ de fato muito util, ja’ me esclareceu varias duvidas e curti muitas dicas. Se possivel me ajude com mais esta duvida: viajarei para Amsterdam em abril com meu marido cadeirante, voce saberia me dizer se os ingressos para as principais atracoes sao cobrados ou se existe alguma politica de gratuidade para deficientes e/ou acompanhantes como em outros paises???
Obrigada!

Responder

Daniel Duclos abril 3, 2013 às 01:08

Ana Lucia, eu desconheço essa política aqui em Amsterdam, mas não pesquisei sobre ela aqui. O que eu pesquisei sobre acessibilidade está aqui: http://www.ducsamsterdam.net/acessibilidade-cadeirantes-amsterdam/

Responder

Algo a dizer? Manda bala! :)

(Ah, você tem uma dúvida? Muitas das perguntas já foram respondidas! Dá uma lida lá, pode te poupar muito tempo!)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: