Castigatio, antiga entrada da prisão de Amsterdam

Amsterdam

Foto: Daniel Duclos. Tirada em Amsterdam, em 18/05/2008

Depois de torturarem o assistente de alfaiate de 16 anos, Ernst Jansz, jovem de boa família, ele confessou dois pequenos roubos do seu chefe. Mas como ele tinha um bom temperamento e tal, o pessoal da época resolveu mostrar clemência e, em vez da tradicional tunda de chicote em praça pública, resolveram colocá-lo na prisão pra tentar recuperá-lo. Problema era, não havia prisão em Amsterdam em 1588. Foi assim que construíram a Rasphuis, a prisão de Amsterdam, inagurada em 1596.

Lá eram jogados os jovens transviados da sociedade, onde eram usados em trabalhos forçados e outros meios disciplinadores. Caso algum se recusasse a trabalhar, era jogado em um porão. Para maior efeito pedagógico, inundavam lentamente o porão, não sem antes fornecer uma pequena bomba d'água manual, tornando mais concreta a existencial questão de "trabalhar ou morrer".

Mas tamanha mão-de-obra barata não poderia ser desperdiçada assim, tirando água de porões. Por um tempo, a Rasphuis tinha o monopólio no processamento do Pau-Brasil (ói nós aí) em tinta, movido a delinqüentes arrependidos (ou em processo de arrependimento).

Em 1815, a prisão foi fechada, aparentemente não se recuperando da perda do monopólio do processamento de Pau-Brasil, e em 1892 o prédio foi demolido. Um dos portões da prisão sobreviveu, e a escultura acima dele é a nossa foto do dia. É chamada "Castigatio" e mostra uma austera senhora com o escudo de Amsterdam e um chicote, botando na linha dois musculosos rapazes, possivelmente devido à muita moeção de Pau-Brasil. Cof. Desculpem.

Mas tá, apesar de tudo a Rasphuis é considerada uma evolução: antes os criminosos eram simplesmente fustigados e torturados. É a primeira instituição da Europa construída com a idéia de "reabilitação" (com uma pequena ajuda da idéia de "mão-de-obra escrava", embora alegue-se que isso foi uma deturpação posterior dos ideais dos fundadores.)

Hoje em dia é a entrada de um shopping center, o que mantém o título da estátua adequado – ou pelo menos combinando com minha sensação de ir ao shopping.

Se você quiser saber de outros pedaços de história espalhados e escondidos em plena vista na cidade, eu escrevi um artigo sobre o que resta do muro medieval da cidade de Amsterdam.

Fontes:

E claro, a localização do portão no Google Maps.


Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Outro jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando e dá uma força preciosa.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam!

Vem pra Amsterdam (ou qualquer parte do mundo) com a KLM via Ducs!

E, pra completar, o Ducs Amsterdam tem uma parceria com a KLM. Eu recebo uma comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso! É apenas uma maneira de ajduar o blog e conseguir uma passagem por um bom preço em uma emrpesa de prestígio. Para usar, busque sua passagem para o mundo todo clicando aqui!

Pessoal, o Ducs só existe com a força de vocês! Então, divulguem, comentem, usem os serviços que o Ducs oferece e vamos que vamos! Obrigado pelo seu apoio - isso é sério! Eu sou muito grato a você!

Posta uma foto sua seguindo uma dica do Ducs no Instagram e marca com #ducsamsterdam pra eu ver você!

Algo a dizer? Manda bala! :)

Veja se sua dúvida já foi respondida aqui)

Dúvidas sobre ingressos devem ser tiradas por esse canal.

É importante habilitar receber notificações de novos comentários por email, para garantir que você verá sua resposta.

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 15 comentários… leia abaixo ou deixe um }

  1. alline diz

    Parabéns!!! Adoro a maneira como escreve seus blogs.. eu que nem sou tão de fã de leitura, simplesmente, me torno uma ao ler cada detalhe sobre Amesterdão. Vc é demais!! Parabéns pelo talento.

  2. Vilma diz

    Gostaria de saber se tem guarda volumes ñas estacoes de trem em Bruxelas,pois vou de Amsterdam para Paris e gostaria de dar uma Volta
    Em Bruxelas mas para siso tenho que guardar minhas malas, isso eh possivel?
    Obrigada pela atencao, aguardo retorno.

    • Daniduc diz

      Hi CanalRat

      Thanks! Your blog is great! One of the first I read when I discovered I was moving to The Netherlands. Now, it's been 2 years already and I still follow "I'm not a tourist" (great title, by the way. Sometimes I think about doing a T-Shirt stamped "Ik ben geen toerist")

      So yeah, it was my pleasure to recommend your blog :)

      Thanks again, cheers

      Daniduc

  3. susy pavlov diz

    Olá Dani,

    Linda esta foto e me chama a atenção a obra de arte que é esta entrada não?Imagina e era de uma prisão!!!
    Adoro teus relatos,aprendo muito contigo,obrigada pela partilha.
    Bjs,saúde e paz!!!

Trackbacks

  1. […] E está em toda a parte: dos canais aos prédios, das pequenas plaquinhas no chão que ninguém para para ler até na fonte escolhida para escrever o nome das pontes. A estátua em cima da entrada do Shopping? Tem história, e inclusive conecta um pouquinho com a do Brasil (contei o mistério aqui). […]