Início Praticidades Transporte Alugar Bicicleta

Como alugar e andar de bicicleta em Amsterdam

Amsterdam é a cidade das bicicletas, e não demora muito para você notar isso. Elas estão em toda a parte. Bicicletas fazem parte do trânsito, do dia a dia e da vida dos holandeses. Por isso, alugar uma bicicleta é uma das melhores maneiras de viver a cultura local e curtir Amsterdam. Mas como, você me pergunta?

Vou dar dicas de como você alugar, estacionar e andar em segurança com uma bicicleta em Amsterdam.

Vem comigo. Nesse artigo eu vou te dizer como alugar uma bicicleta em Amsterdam, além de dar dicas de segurança para você andar seguro no trânsito de bikes daqui.

Preparado? Pé no pedal? Vambora.

Onde alugar bicicleta em Amsterdam: algumas opções

Primeiro passo então é providenciar uma bicicleta para você. É muito simples, na verdade, tem um monte de lugares onde você pode alugar bicicleta em Amsterdam.

A melhor dica que posso te dar para isso é comprar o cartão I Amsterdam. Ele inclui um aluguel gratuito de bicicleta em diversas operadoras, incluindo a Yellow Bike e a MacBike, duas das mais famosas operadoras de aluguel de bicicleta em Amsterdam, e várias outras opções.

Compre o I Amsterdam Card com aluguel de bicicleta incluso

Além disso, o I Amsterdam inclui o transporte público, e diversas outras atrações, além de descontos e muitas outras. É o melhor deal.

Claro, você pode ir por conta até a Yellow Bike ou a MacBike, e alugar direto lá.

Dica pró: Se escolher alugar sua bicicleta em Amsterdam por conta, não esqueça de incluir o seguro. Vale a pena e pdoe poupar muita dor de cabeça.

Se você preferir não pegar o I Amsterdam card, também pode reservar online já daqui, com um café de cortesia já incluso, nesse link aqui.

Eu te dou as dicas, você aluga a bicicleta e Amsterdam entra com o cenário perfeito. Vamos?

Agora que você está no comando da sua própria bicicleta e pronto para ir para as ruas de Amsterdam, deixa eu te dar algumas dicas de como usar sua bicicleta e de segurança no trânsito daqui.

Como regular sua bicicleta e como pedalar em Amsterdam

Ok, mas antes de pegar sua bicicleta e sair Amsterdam afora, vamos ver essa regulagem direito. Um banco muito baixo vai fazer com que seu joelho levante muito, desperdiçando esforço. Logo você cansa e a pedalada perde a graça.

Regule a altura do banco da sua bicicleta de modo que você encoste a ponta do pé no chão.

Ao fazer força no pedal, apoie apenas a parte gordinha da palma do seu pé, sabe, aquela na ponta, logo depois dos dedos? Não apoie o meio do seu pé no pedal, você vai desperdiçar esforço.

E com essa dica, eu esclareço um mistério: como as holandesas conseguem pedalar de salto alto? Oras, elas não usam a parte do salto pra pedalar!

Não dá para negar que ela está usando a parte correta do pé para pedalar… (Foto CC BY-NC-ND Marc van Woudenberg)

Depois: encha o pneu da sua bike. Pneu murcho é igual a ciclista cansado. Quando alugar uma bicicleta em Amsterdam, dá aquela apertadinha no pneu e vê se está durinho. No próprio local de aluguel dá pra encher. E se esvaziar, ache uma das incontáveis bicicletarias de Amsterdam e use a bomba de ar deles. É em geral grátis.

Agora vamos saber como estacionar sua bicicleta em Amsterdam.

Dica de segurança com bicicleta em Amsterdam: como e onde estacionar de maneira correta

Com as bicicletas sendo parte essencial do dia a dia em Amsterdam, a demanda por bikes é enorme. E onde há demanda, há oportunistas. Infelizmente, Amsterdam não é exceção. Por isso é essencial sempre travar sua bicicleta do jeito certo e nos locais corretos.

As bicicletas de Amsterdam tem em geral uma trava na roda traseira, além de uma corrente. A trava da roda traseira usa uma chave que fica inserida dentro enquanto você anda de bicicleta. Assim que você for estacionar, trave e remova a chave. Não esqueça a chave na trava — é um erro comum (que pode ser custoso).

O seguro não irá pagar se você não estiver com a chave da roda traseira, provando que você não esqueceu a bike destravada!

Além disso, estacione sempre nos racks apropriados. Sim, eu sei, você vai ver bikes espalhadas por toda parte, e é até pitoresco ver as bicicletas estacionadas nas pontes de Amsterdam. Mas oficialmente elas devem estar nos locais designados, e muitos dessas bikes paradas em postes e pontes estão estacionadas irregularmente.

Claro pode ser que não dê nada você parar num poste, mas como turista você quer evitar dor de cabeça, e os locais estão acostumados e meio que sabem onde de fato não vai dar nada… no seu caso, aconselho andar um pouco mais, as vezes numa rua paralela, e parar certinho no rack.

Quando estacionar no rack, passe a corrente pelo chassi da bicicleta e por dentro da roda dianteira e aí no rack. Dessa forma você protege de levarem a roda dianteira (a traseira tem a trava, lembra?

Parece mais complicado do que é. Eu prefiro explicar tudo direitinho, para vocÊ aproveitar com máxima segurança a sua viagem. Então as primeiras dicas podem intimidar (eu vou falar de bicicleta no trânsito), mas não é essa a ideia. Você vai pegar o jeito rapidão, e estar preparado para curtir Amsterdam do jeito mais local que existe.

Certo? Então vamos para as dicas de segurança no trânsito de bicicletas em Amsterdam. Ah sim…

Em Amsterdam, bicicleta é trânsito

Por muito tempo, bicicleta foi considerado um veículo de passeio, e de certa forma, sim, você está passeando aqui em Amsterdam. Na verdade, aqui bicicleta é trânsito, tão parte do tráfego urbano quanto carros e transporte público. Então encare assim:

De bicicleta em Amsterdam, você está dirigindo um veículo no trânsito.

Ao pedalar aqui, você está dirigindo um veículo no trânsito da cidade. Leve tão a sério quando levaria se estivesse dirigindo um carro na sua cidade. As bicicletas locais estão a transporte, não a passeio, indo e voltando do serviço, as vezes atrasados para uma reunião, e, embora eles sejam muito bons em evitar quem tem pouca prática, ter uma atitude de “estou dirigindo também” vai te ajudar a ficar mais seguro.

Com isso não quero dizer para você ser tímido, ou ficar de lado com medo. É o inverso:  preste atenção, e ocupe seu espaço no trânsito com consciência e seu passeio de bicicleta vai ser mais seguro e agradável.

Sinalizando no trânsito de bicicletas em Amsterdam

Usar luzes a noite parece óbvio, mas cara, quanta gente esquece.Todas as bicicletas de Amsterdam devem ter uma luz dianteira (branca) e uma traseira (vermelha) visíveis, sem piscar. E elas devem ser ligadas quando você notar que os postes de luz da cidade ligaram.

Dica pró: andar de bicicleta em Amsterdam sem luzes acesas durante a noite pode dar multa (e uma bem salgada).

Mais barato e seguro, obviamente.

Outra coisa: sua bike precisa ter, por lei, uma campainha.  É bem útil, especialmente para alertar pedestres que se confundem e não percebem que invadiram a ciclovia. E se um ciclista estiver na sua fretnee agradando o sinal mudar, toque a sineta (em vez de ntar sair de trás dele e ultrapassar — sempre pode estar vindo um ciclista na outra faixa, e você pode causar um acidente). É como a buzina de carro, obviamente.

E já que bicicleta não tem pisca alerta, quando for mudar de faixa, ou fazer viradas, olhe rapidamente por cima do ombro e dê um sinal de mão avisando a sua conversão.

Algumas regras da legislação de trânsito para bicicletas em Amsterdam

Seguir as regras de trânsito é o básico, mas o bicho pegam quando a legislação está em holandês. Vou listar algumas das regras mais importantes.

Você deve sempre usar as ciclovias e ciclofaixas quando presentes. Quando não houver nenhuma delas, pode usar a rua, mas mantenha a direita. Preste atenção às placas de trânsito (existem placas específicas para bicicletas). Em geral é fácil de entender através dos símbolos, mas algumas frases ou palavras em holandês que podem ser úteis:

  • Fiets: bicicleta
  • Fietsers: ciclistas
  • Afstappen: desmontar
  • Uitgezonderd: exceto

Em um sinal vermelho, você pode fazer conversão à sua direita – a princípio quando tiver um cartaz dizendo “rechtsaf voor fietser vrij”, mas na prática quase sempre: o design das ruas e ciclovias holandesas torna essa conversão segura, legal e universalmente praticada. Um aviso: preste atenção aos pedestres atravessando a outra rua!

Quando você seguir reto com o sinal aberto para você, podem vir veículos convergindo na sua rua. Você tem a preferência, mas sabecumé. A regra oficial diz que veículos vindo da sua direita tem preferência. Exceto trams. Tram sempre tem a preferência.

Olhe para o chão: quando você vir triângulos brancos em um cruzamento (os holandeses chamam de “dentes de tubarão”, haaientanden), isso significa “dê a preferência”.

No fim todo mundo se entende…

E, claro, não dirija sua bicicleta em Amsterdam quando estiver bêbado ou… “alterado” por outra substâncias. Dá uma multa razoável (sem mencionar, óbvio, o risco para você e outros). Lembre-se: bicicletas aqui são parte do trânsito.

Uma última dica de legislação: Capacetes para ciclistas não são obrigatórios na Holanda!

Pronto, você está agora preparado para curtir seu passeio de bicicleta em Amsterdam de maneira super segura!

Vá sozinho ou vá com um guia, mas vá de bike!

Pode parecer um monte de coisas, mas essas regras garantem que a Holanda, apesar da intensidade do uso da bicicleta como meio de transporte, seja um dos países mais seguros da Europa para ciclistas. As crianças (as minhas inclusive) pedalam em Amsterdam em total segurança. Você vai arrasar!

Amsterdam se move de bicicleta, e você vai amar!

Mas se você se sentir mais confortável tendo um guia brasileiro local para te ajudar e pedalar contigo, isso é possível. Chame o Carlos da Andantes na Holanda, um parceiro meu, que ele vai te ajudar e te guiar em total segurança e conforto!

Guia brasileiro
  • Prestativo e profissional

 

Quem escreve: Meu nome é Daniel Duclos, conhecido como Ducs. Eu moro em Amsterdam desde de 2007, e desde então dou dicas para brasileiros que estão planejando viagem por aqui. Com milhões de acessos em sua história, o Ducs Amsterdam continua inovando e dando dicas essenciais, feito por um morador e conhecedor de Amsterdam. Obrigado pela sua confiança e boa viagem!