O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Construção de um novo dique na Holanda

por Daniel Duclos em 20/08/2010

New dyke in Scheveningen - Dique novo em Scheveningen

As obras estão sendo feitas em etapas e vão até 2011, com o projeto todo da praia sendo completado em 2013

A praia de Scheveningen, a mais famosa da Holanda e um distrito de Haia, está sendo remodelada. A prefeitura está fazendo um novo boulevard e, muito importante em se tratando de Holanda, um novo dique.

É uma oportunidade legal de ver um dique em construção. Por motivos de segurança, as obras param durante o inverno, que é a temporada de tempestades.

Em Scheveningen existem outros diques, e muito me divirto toda a vez em que vou lá, ao "subir" pra praia. Depois do dique é preciso descer de novo, nesse caso, ou seja, você não olha pra trás e vê a cidade embaixo da praia, mas ela separada da praia pelo dique. Mas ainda assim é interessante.

Dos clichezões da Holanda, diques foram um dos últimos que vimos. Tulipas foram, claro, o primeiro, ainda aqui no Brasil :) Ao chegar, vimos as onipresentes bicicletas holandesas, vimos moinhos de vento e vaquinhas malhadas, e já vi até um cara andando de tamanco na rua. Bem, sim, era um tipo todo excêntrico, um figuraça que vagava nas proximidades da Kinkerstraat falando sozinho, mas enfim, eram tamancos.

O primeiro dique que vimos com consciência de que eram diques foi na nossa viagem a Texel (se você clicar nesse link irá ver algumas fotos dele, ao fim do artigo). Mas se seu desejo é apenas e tão somente ver um dique, e o de Texel não é nada de especial, existe em Amsterdam também. Você nem nota que está sobre um dique, muitas vezes, já tem ruas ou estradas construídas sobre eles.

Se você quer uma coisa mais espetacular, o lugar pra ir, dizem, são os Deltawerken, ao sul da Holanda, uma obra monumental de controle das águas, que inclui eclusas, diques e represas e demorou quase 50 anos pra ficar pronta. A história dos Deltaworks ficará pra outro artigo, uma vez que ainda não fui lá (embora tenha lido bastante sobre o assunto e sobre o desastre que motivou seu início, a enchente de 53).

Por enquanto, vou acompanhando a obra do diquezinho, infinitamente mais modesta, aqui perto de casa. E, claro, compartilhando com vocês :)

New dyke in Scheveningen - Dique novo em Scheveningen

Um dique que não é vigarista. Esse é honesto!

New dyke in Scheveningen - Dique novo em Scheveningen


Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Comprar ingressos online é um dos melhores jeitos de evitar ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam e fuja dessa roubada!

Algo a dizer? Manda bala! :)

(Ah, você tem uma dúvida? Leia antes a FAQ. É sério! Se você ler os comentários vai notar que um GRANDE número de respostas minhas são "veja essa FAQ" e o link pra resposta que a pessoa queria. Tipo, a resposta já está lá, basta olhar! Poupa o tempo de todo mundo, mas especialmente o seu, que tem a resposta bem antes...)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Comentários escritos TODO EM CAIXA ALTA não serão aprovados.

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 10 comentários… leia abaixo ou deixe um }

Mario Alagão janeiro 15, 2014 às 01:40

Solicito dicas de como contratar quem fale portugues e holandes, vou a Holanda em abril/2014.

agradecidamente

MARIO ALAGÃO

Responder

Daniel Duclos janeiro 16, 2014 às 20:45
claudio outubro 20, 2013 às 14:13

Caro Daniel: Li há alguns anos, em Seleçoes, algo a respeito dos diques da Holanda e fiquei impressionado. Agora, perto do teu trabalho, cara,
fiquei maravilhado!!! Que povo, que tecnologia, que perseverança…Pode até parecer bobagem, mais depois do que li, me senti mais leve, mais otimista, mais confiante no ser humano. E é disso
que precisamos: coisas positivas, que melhorem o nosso humor, astral e
por aí. Continue assim… Paraaaabennnsss!

Responder

Daniel Duclos outubro 28, 2013 às 21:37

Valeu Claudio!!! Você alegrou meu dia!! :) Obrigado e um abraço

Responder

ÍTALO OTÁVIO novembro 22, 2010 às 22:31

Olá, Duc.
Seu blog me ajudou muito…
Sou de Roraima e escolhi a Holanda para fazer um trabalho de Economia Contemporanea… Informações sobre os costumes e essa sobre o dique pude aproveitar bem. Mas a que mais me ajudou foi a das eleições… genial.

Agradeço, fique com DEUS!

Responder

rbp agosto 20, 2010 às 15:27

Será que este dique vai ser vigarista?

Responder

Daniduc agosto 20, 2010 às 15:38

A resposta já estava na legenda da segunda foto :)

Responder

rbp agosto 20, 2010 às 15:39

Então… Eu sei… Mas é dessas que não dá pra deixar passar, você sabe como é :)

Responder

Larissa agosto 20, 2010 às 14:05

Daniduc, estive aí há dez dias e perguntei pra minha irmã o que era isso, mas ela não soube me dizer… poxa, vocês são vizinhos MESMO. Se não me engano, a rua que ela mora é (olhando a primeira foto desse post) a que está entre o prédio branco e o marronzinho!!
Preciso ainda arranjar tempo e coragem para fazer um post lá no blog sobre tudo isso!
BJs e obrigada pelas informações!

Responder

Daniduc agosto 20, 2010 às 15:39

Oi Larissa, que legal! Eu que agradeço a cia aqui no blog.

Tô esperando o post, avise quando ficar pronto :)

Bjs

Responder

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: