Aos pés da Noorderkerk, (“noorder” em holandês quer dizer setentrional. Setentrional quer dizer “do norte”) de Amsterdam, tem um espaço reservado pra feiras, que em holandês se chamam “markt”, tanto a feira como o lugar na cidade. Como esse é o markt stentrional, os holandeses, muito apropriadamente, chamaram de “noordermarkt”. Todo sábado, das 9 da matina até as 3 da tarde, ocorre por lá a feira dos fazendeiros, a “Boerenmarkt”, onde só há produtos orgânicos (em holandês “biologisch”, um nome tão implicável quanto “orgânico”.)
Apesar de ser razoavelmente famosa e das tendências hippie-natureba dos Ducs, ainda não havíamos visitado a feira. Resolvemos o assunto este sábado. Além das frutas e verduras, gostamos muito da variedade de produtos com aparência extremamente apetitosas, tanto doces quanto salgados. Queijos, geléias, tortas, sucos e pães, oh, pães lindos. E pelo menos um deles gostosíssimo – o pão tipo “italiano” que compramos. Nunca havíamos visto aqui na Europa um pão no estilo do que conhecemos por “italiano” no Brasil. Mesmo depois de passar quase 15 dias (no total) viajando pela Itália. Aliás, um colega brasileiro, cujo nome será preservado, chegou a pedir, na Itália, se eles tinha o “pão italiano”, pra grande divertimento do atendente, que respondeu que, sim, eles tinham pão. Ecco! Bueno, no Boerenmarkt op de Nordermarkt achamos o pão tipo italiano, orgânico e, sim, delicioso. Ele dançou rapidamente acompanhado de manteiga e azeitonas.
Fotos
Ah, veja o set todo:
<- Clique na fotinho pra ver o set da feira.
Banda
Mas espere, tem mais! Andando pela feira vimos uma banda com instrumentos “típicos”, mandando ver na música.
Após fazer uma pequena doação em prol da música local, me senti no direito de filmar um pouco, no que não fui contestado pelos integrantes.
Serviço
Ficou com vontade de ir conhecer? A feira rola de sábado, das 9h00 até as 15h00 no Noordermarkt. O endereço é Noordermarket, 1015 MV Amsterdam. É bem fácil de ir. Você pode aproveitar pra conhecer a igreja que fica junto ao mercado (Noorderkerk), e tem vários cafés perto pra você tomar algo pouco saudável, pra descontaminar de tanta comida orgânica. Quer um mapinha? Já ponho. Antes um link pra uma página em inglês sobre a feira.
O mapinha:
Quer ser um autor do Ducs Amsterdam também? Veja como fazer!
Versão pra impressão
Continue a viagem:
- A Holanda e os pães
- Mais 5 coisas para fazer em Amsterdam
- Eindhoven – Fiesta del Sol
- Tradução de tipos de logradouros do holandês pro português
AJUDE A DIVULGAR O DUCS AMSTERDAM! Por favor, coloque um link no seu blog, fale pros seus amigos, ponha no seu Facebook! Ajude o Ducs a Ajudar mais gente!
Receba grátis todos os artigos!
Nem todo artigo vai pra página principal. Fique sempre por dentro de um desses jeitos:
Nem preciso dizer, né? Não divulgo seu email, não faço spam e você pode sair a hora que quiser.
Procurando hotel pra sua viagem?
Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos e ainda ajudar o Ducs em Amsterdam! :)







{ 1 trackback }
{ 9 comentários… leia abaixo ou deixe um }
Adorei a bandinha típica,
e que feirinha…fiquei sim con vontade de ir!
na foto de cima, é uma barraquinha com queijos?
já imaginou com esses deliciosos pães da foto debaixo?
tbém quero…
inda más com cafezinho despues
Oi mãe! Sim, são queijos. Veja só
Hmmm… e com cafézinho. Nham.
Nossa, que delícia! agora sim me convenceu, vou conhecer Amsterdam rsrs
Ai, que graça!
Óooooh, quantos queijões e pães caseiros! Mmmm!
Parece tão simples, mas aqui em Toronto os queijos e pães estão meio em baixa (no lado francês é outra história).
Não deixa de ser meio irônico que hoje em dia seja tão… digamos, “pós-moderno” vender coisas como se vendiam na Idade Média, hehehe
Nossa, me surpreendi com a velocidade da bandinha. Quando vi a foto, imaginei um som mais melancólico, mas os caras são frenéticos. Deve ser para esquentar.
Poisé, Carol, aqui na Holanda pães e queijos mandam.
E nessas feiras européias, eu sempre tenha a impressão de que não mudou muito desde a idade média não, a coisa vem vindo desde lá e até hoje e depois… “pós moderno? sei que é isso não dona… eu faço o que o faziam meu pai, o pai dele, o pai do pai dele… ”
Tinha outras muisiquinhas masi lentas, mas nesta eles se empolgaram! E funcionou, repara que o povo no vídeo ta dando dinheiro
A bandinha é muito legal!
na feira de orgânicos tem uma barraca só de cogumelos, lembra que eu comentei com você, Carla? É ótima!
Beijos! Marina
@Marina e Ronnie: posié, nós vimos (essa foto foi tirada lá) A Carla comprou um pacotinho de cogumelos, nham
(daqueles que ainda pode vender em Amsterdam, não confundir com o outro tipo
como é o preço da comida?
Bruno, sua pergunta valeu um post: http://www.ducsamsterdam.net/custo-de-vida-em-amsterdam/
Abraços