Assim que cheguei para morar em Amsterdam, e portanto minha primeira vez fora do Brasil, a história de que era tudo limpinho foi um dos primeiros mitos sobre o primeiro mundo a cair. Não que as ruas fossem completamente imundas, mas sim, há lixo. E havia pichações também, como você pode ver na foto que ilustra o artigo sobre como nós alugamos nosso apartamento em Amsterdam.
Mas nem toda tinta sobre parede é sujeira. Uma das suas formas, o grafite, já ganhou status de obra de arte — tanto que também é conhecido como arte de rua (ou street art, em inglês). Conhece o Banksy? É um grafiteiro britânico, já lançou livro e tudo. Inclusive, tenho e recomendo o Wall and Piece (se você usar esse link pra comprar na Amazon.com, eu ganho uma comissão — e você um belo livro!).
O grafite tem uma característica um tanto subversiva, já que muitas vezes ele é feito independente da vontade do dono do local, e há quem chame de vandalismo, não importa quão bonito ou significativo seja. Eu, porém, estou entre os admiradores da arte de rua (e obviamente não da pichação), e de cara passei a registrar os grafites de Amsterdam, primeiro com minha Sonyzinha, depois com as outras câmeras.
Ainda bem, aliás, porque apesar de terem muitos (acho que o espírito irreverente da arte casa com o da cidade), o grafite é uma arte frágil. Às vezes o dono prefere outras cores em sua parede, outras vezes a própria parede é removida, tinta e tudo. Muitos dos grafites que cliquei continuam lá, outros já se foram.
Daí pensei em levar vocês comigo em um passeio fotográfico por Amsterdam para ver algumas das obras de arte que escolheram a própria cidade como galeria e contar algumas curiosidades sobre a cidade e sua história. Que acham?
Grafite: Arte ou palhaçada?
Mokum
Mokum é um dos apelidos "locais"pra cidade de Amsterdam, especialmente pro que eles chamam de "binnenstad", cidade interna, ou seja, a área originalmente cercada pelo antigo muro medieval de Amsterdam. Mas é bastante usado pra cidade toda, mesmo. A palavra vem do hebraico makom (Segundo a Wikipedia, "cidade" ou "lugar"), derivando pro íidiche mokum. Em íidiche, algumas cidades da Alemanha e Holanda eram chamadas por Mokum mais a primeira letra de seu nome alfabeto hebraico. No caso, Amsterdam era Mokum Aleph. O nome apelido acabou migrando só como mokum pra um dialeto, ou língua secreta, usado pelo submundo de Amsterdam nos séculos XIX e XX. Por causa da sua posição de outcasts, diz ainda a Wikipedia, havia muitas palavras em íidiche no tal dialeto, inclusive o "mokum". Hoje em dia é considerado carinhoso, meio como Sampa, ou Floripa.
Mokum zoo não é o Zoológico de Amsterdam (esse é o Artis), mas um grupo de grafiteiros locais.
Ah, outros apelidos de Amsterdam são 020 (por causa do código telefônico de área) e A'dam.
Spuistraat
A Spuistraat fica no centrão de Amsterdam, é fácil de ir e, se você quer ver grafites originais, lá é um bom começo.
Se Amsterdam curte grafite, bicicletas são parte de seu organismo.
Tipo... né? Aceito comentários sobre esse.
Esse prédio na Spuistraat 199 é inteiramente grafitado. E tem um motivo pra isso. Em 1983 o prédio foi ocupado por membros do movimento de "squating" (ou "kraken" em holandês) de Amsterdam, ou seja, pessoas, em geral jovens, que resolveram se revoltar contra o esquema de especulação imobiliária que dominava na cidade, deixando prédios vazios e pessoas sem ter onde morar.
A atitude de ocupar prédios destinados à especulação virou um grande movimento social, chegou a paralizar a cidade em grandes manifestações nos anos 80. Hoje, está virtualmente extinto como movimento social: em 1 de junho de 2010, o squating foi considerado crime na Holanda. Ué, não era antes? Bom a história é complexa e assunto merece um artigo só pra ele, e estou apenas tocando superficialmente aqui (inscreva-se pra acompanhar o Ducs e não perder quando sair o artigo!).
O prédio da foto é habitado até hoje por artistas e profissionais da área criativa. O prédio foi alvo, como você deve imaginar, de anos de batalhas jurídicas, com os ocupantes tentando comprá-lo, ele mudando de mãos algumas vezes. Atualmente a situação está estabilizada, com o prédio nas mãos de uma empresa imobiliária que concordou em manter o caráter alternativo do local. Tem até website (em holandês, naturalmente: http://www.s199.nl/)
É, eu também.
Arte em tapume
Esses grafites foram feitos em tapumes que cobriam obras na cidade. Nenhum deles existe mais.
A Casa de Anne Frank é ainda hoje uma das atrações mais visitadas de Amsterdam.
Mais arte inusitada
Posso ter mudado de Amsterdam, mas Haia também tem os seus grafites e arte temporária. Inclusive, aqui fizeram uma exposição de esculturas de areia representando quadros famosos holandeses em 3 dimensões. É outra maneira original de aprender sobre arte. Dá um pulo lá!
Quer ser um autor do Ducs Amsterdam também? Veja como fazer!
Procurando hotel pra sua viagem?
Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.
Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!
Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!


















{ 9 comments… read them below or add one }
Oi Dani,
legal o post, diferente
O Banksy já fez até exposição em Londres, se não me engano na Tate. Não conheço bem do assunto, mas há um pessoal de Sampa bem conceituado internacionalmente. Já vi até matéria sobre o grafite-arte de lá no NYT.
Abraço,
Gus
Opa Gus. Verdade. Inclusive ano passado teve um pessoal de SP grafitando em Rotterdam, se não me falha a memoria. Pena que perdi essa.
Abraço e, hey, é semrpe um prazer tê-lo por aqui no Ducs
(O Gus é um dos leitores mais antigos, o que mto me honra)
Fala, rapaz! Belos grafites!
Também sou da turma que se impressiona com o grafite como obra de arte, mas que condena fortemente as pichações – pra mim é coisa de babaca, mas é só minha opinião…
Gostei bastante de todos que vi, muito bem elaborados, artísticos, de verdade. Já o do menino “desenhando” o chão… Santa criatividade, Batman! hahaha
Abraço!
Pois, Diego, com a pixação a coisa pode descambae bem mais pra criminalidade – e ser bonito ou estético é o que menos importa, a coisa indo mais pro lado de marcar território, gangues… ai é foda. :/ Mas há também aqui pixações artísticas – poesias, frases de efeito, feitas em locais temporários, como tapumes, pra não causar dano ou prejuízo permanente. Boa, vou ver se desenterro algumas fotos desse tipo e coloco lá no Flickr… abraço
Quem sabe, sabe!!!!! Essa galera manda bem demais!!!! Vou mandar grafitar minha geladeira e vai ficar show. Amsterdam está de parabéns, os grafiteiros também. Mas principalmente os donos do blog, por nos dar essas imagens maravilhosas do outro lado do mundo. Abração!!!!!!!!!!!
Opa Marcelo! Valeu pela força, fico feliz que esteja curtindo! Depois manda a foto da sua geladiera, vai ser massa ver (vai ficar muito legal ali na galeria dos leitores! Topa?
um grande abraço!!
hum, pra mim os grafites mais legais são os que usam o suporte como composição. como o primeiro,da janela.
já o da anne frank tem influência de warhol, né??? rs, e como tem gente que não acha isso arte!!!!
bjocas
Muito legal seu blog. Adorei os graffites! Recentemente escrevi um post sobre esta manifestação artística em Sevilha, cidade onde moro, no meu blog http://www.coisaparecida.com/archives/2240.
tenho um link para todos os expatriad@s e estou te adicionando! Aparece por lá! Beijos!
Olá Dani,
Adorei,muito tri o post dos grafites,além da aulinha,contigo sempre aprendo!
Obrigada querido.
Bjs,saúde e paz
{ 2 trackbacks }