"O melhor guia online sobre Amsterdam, em português" — Estadão




Ao redor do Lago I: Glion Montreux em dois tempos

by Daniel Duclos on 26/03/2009

Curtir!

Em março, para comemorar uma data nossa, fizemos uma viagem em volta do Lago Genebra, conhecido como Lac Lemán na França, Lac de Genève em Genebra, e Lake Geneva em inglês.  Fica na fronteira da Suíça com a França e tem muita história. É cercado pelos Alpes e fornece vistas magníficas, e tem cidades encantadoras ao seu redor. O que fizemos foi o seguinte: chegamos em Genebra de avião, alugamos um carro e desviamos pros Alpes franceses,  Les Houches e Chamonix Mont Blanc (com a característica mania francesa de só falar meias palavras, soa como Chamonî Mõ Blã), voltamos pra beira do lago em Thonon-Les-Bains (Balneário Thonon), dali demos um pulo na vila medieval de Yvoire e depois Evian-Les-Bains (Balneário Evian, sede da famosa empresa de água mineral), daí mais uma road trip cruzando novamente a fronteira pra Suíça, para passar um dias em Montreux (a cidade do famoso festival de jazz no verão, ainda distante no futuro. Cara, o verão demora pra sempre pra chegar aqui!). De Montreux visitamos o castelo medieval de Chillon, subimos até Glion, uma vila no alto da montanha, logo acima de Montreux, pra depois (cansados, já?) irmos até Lausanne e finalmente dirigir de volta até Genebra, onde pegamos o avião pra casota em Amsterdam, País Baixo (Nederland, Neder, baixo, Land, país), que eram muitos e depois virou um. Onze dias de montanha e lago e, quando o tempo miserável permitia, vistas espetaculares. O truque é mandar o GPS evitar pedágios e fazer as estradinhas secundárias serpenteando pelos Alpes ou circundando a beira do lago.

O roteiro foi esse:


Veja o mapa grande, que o Google sempre escolhe o zoom errado :)

Nem preciso falar que rolaram milhões de coisas durante a viagem. Aos poucos irei contando, mas já rola dizer que é uma viagem que vale muito a pena. Talvez a época em que fizemos não seja a ideal - durante o verão o tempo é melhor e acho que aproveita-se mais. Durante o inverno a neve é um charme extra e sim, nevou, mas aproveita mais quem esquia. E nós não esquiamos (eu sei, eu sei. Meu pé tava machucado, tá?)

Mas enfim, vamos iniciar as crônicas da viagem, caso vocês se interessem. Se não se interessarem, más notícias: prevejo muitos posts sobre o assunto num futuro próximo :)

Como eu aprendi com os grandes mestres da literatura, não irei começar do começo, da chegada em Genebra. Irei aplicar a técnica de In Media Res, e vou começar já nos dias 8 e 9 da viagem. Havíamos chegado em Montreux, vindos de Thonon-Les-Bains, em uma viagem de carro abaixo de neve. Mal se podia ver o lago, quanto mais montanhas. Já estávamos estabelecidos no hotel (assunto pra outro post), e resolvemos ir conhecer a linda cidade. Fomos começar pela cidade antiga, mais alta.

Andando aleatoriamente pelas ruas tortas e serpenteantes, começamos a notar carros com uma camada de neve incompatível com a que caía. Quer dizer, estava nevando, mas não tão forte assim, e íamos vendo carros com vários centímetros de neve passando. Começamos a ficar curiosos. De onde estariam vindo? Em algum lugar estava nevando bem mais forte do que em Montreux, e não devia ser longe, já que a neve ainda estava toda no capô. Hm, onde? Olhamos pra cima:

Glion

Hmmm... uma montanha! Será... será que tem algo legal lá em cima?

Resolvemos descobrir. Pegamos o carro, e fomos seguindo o caminho pro alto. O GPS dizia que estávamos indo para Glion. Glion? Nunca ouvi falar.

Glion

Lá em cima: Glion.

A rua se transformou numa estradinha pela montanha, a neve ficando mais irada conforme subíamos. Começamos a entender daonde que os carros cobertos de neve estavam vindo.

Glion

Glion

Glion

Glion

A Carla começou a ficar tensa na direção, pois era a primeira vez que dirigia sob neve na vida. E em subida! E numa estrada sem acostamento! Bom. Mas o GPS dizia que era apenas dois quilômetros até Glion. Estaria tentando o GPS nos matar? Eu tenho esta teoria de que há uma conspiração mundial de GPS para eliminar os humanos, um por vez, guiando-os através de contra-mãos, barrancos (Voz mecânica, impessoal: "Vá... em... frente..." Voz humana, em pânico: BARRANCO! Voz mecânica, impessoal: "Ops... me... enganei..."), buracos quentes, e outros obstáculos, numa epidemia de descendentes de HAL 9000.

Desta vez resolvemos acreditar na boa fé do GPS e insistir um pouco. A Carla foi vencendo novos desafios sem mudar de emprego e foi firme, montanha acima. A concentração dela impedia de aproveitar a vista, que estava bonita. Finalmente, chegamos à Glion.

Glion

Bienvenue a Glion

Glion

Surpreendemos os nativos em plena atividade

A Carla ainda tentou levar o carro mais pra cima na cidade, mas acendeu uma luzinha no painel que, em geral, não é boa notícia: um carrinho com dois risquinhos em forma de S atrás das rodas. Estávamos patinando. Como nem estávamos a fins de aprender a colocar corrente de neve no pneu, ela quebrou à direita e parou no primeiro estacionamento que achou.

Glion

Amiguinhos de estacionamento

Saímos pra dar uma volta e ver qualéra. Não muito. O tempo estava realmente pouco convidativo pra dar rolê, apesar de bonito.

Glion

Glion

Glion

Hora de pegar a estradinha de volta.

Glion

Glion

Sempre com surpresas...

Bem, aproveitamos o resto do dia em Montreux mesmo, e  a Carla conseguiu achar a única coisa barata na Suíça: roupas! Como bom marido, segurei firme enquanto ela experimentava algumas calças pra compensar o estresse na direção ;)

O programa pro dia seguinte era o Castelo de Chillon. A previsão do tempo prometia dia bonito, então tínhamos esperança também de voltar a Glion pra algumas vistas legais do lago. E previsão do tempo suíço não furou. Amanheceu um dia lindo.

Montreux

Bom dia, Alpes. Vocês estavam aí ontem?

Fizemos a visita ao Castelo de Chillon, e quando saímos pensamos: "bora subir de novo?" Bora!

Glion - Castelo de Chilon

Chillon foi sensacional, mas a história dele virá em outra ocasião. Vamos pra Glion.

Após o GPS tentar mais algumas vezes nos exterminar (sem sucesso! Hah! Toma essa GPS! Voz mecânica impessoal: "Eu... não tenho... pressa."), pegamos de novo a estradinha de 2 quilômetros. Ela estava bem mais convidativa. Bem. Mais.

Glion

Glion

Ao chegarmos lá, fomos já direto pro estacionamento em que havíamos parado no dia anterior. Foi fácil achar vaga:

Glion

O carro saiu :)

A vila estava totalmente nevada, o que ficou realmente lindo. Andamos por ela, e aproveitamos pra almoçar algo no café com a vista pro lago, admirando a neve fresquinha nas árvores. Depois de almoçados, saímos pra andar. No começo ficamos nas ruas que já haviam sido limpas. Mas logo começamos a subir e nos enfiar por umas ruículas com neve pelo meio da perna (na Carla era o joelho :) - vimos até um cara esquiando pela rua afora, assim, na maior, aproveitando que era descida, sabe como é... Infelizmente ele foi muito rápido, não deu tempo de clicar.

Glion

Glion

Glion

Glion

Como se precisasse da bandeira pra saber que estávamos na Suíça

Glion

Essa era a vista do café onde comemos.

Glion

Ainda vista do café

Glion

Ganhei um amigo!

Glion

Conforme íamos subindo, a vista ia ficando mais legal. Mas dava um certo trampo andar na neve

Glion

Sem desânimo. Era so levantar a cabeça e se inspirar

Glion

Glion

O sol começava a se por, hora de pegar a estrada de casa

Glion

Glion

Banco na neve pros locais aproveitarem o por-do-sol

Era hora de pegar o carro e voltar. As vistas da estrada na volta eram, como direi... você conhece a expressão "de tirar o fôlego"? Pois, eu nunca pensei que isso pudesse ser literal. Pode. Nós filmamos a descida, pois foto nenhuma poderia fazer justiça. Descobrimos que filmes também não.

Montreux

Aqui já é a descida pra Montreux

Glion

Pus a câmera pra fora e cliquei.

Glion

E de volta ao hotel, a tempo de pegar um resto de por-do-sol

À noite saímos pra comer fondue e nos despedir da cidade. Foi meio complexo explicar porque não iríamos tomar vinho, mas eventualmente o garçom entendeu (ou, digamos, aceitou/ Melhor, se conformou), mas o jantar foi delicioso sem o vinho mesmo. No dia seguinte, pé na estrada, rumo à Lausanne.

Se você não cansou de ver fotos, aventure-se no set completo do Flickr!

Ao redor do Lago I: Glion Montreux em dois tempos

Histórias das outras etapas: Les Houches e chalé alpino / Aiguille du Midi e Mont-Blanc / Como alugamos um Hotel em Montreux / O mico do carro / Yvoire, a vila que o tempo esqueceu

Related Posts with Thumbnails
Daniel Duclos (Daniduc), o autor do texto, mora na Holanda, desde novembro de 2007. É o editor do Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e ilustra. Possui também um portfolio on-line pra suas fotos e ilustrações.

Quer ser um autor do Ducs Amsterdam também? Veja como fazer!

Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de descolar um lugar legal, pagar menos, ter suporte em português e ainda retribuir o Ducs em Amsterdam! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Continue a viagem:

Tá com dúvida? Taca ela aqui:

{ 24 comments… read them below or add one }

Miguel março 26, 2009 às 22:38

Post em estado-de-arte, matéria informativa e completa, texto e fotos sensacionais! Tou repassando…

Responder

ida março 26, 2009 às 22:52

Miguel já disse, eu só vou assinar embaixo dele.
“Post em estado-de-arte, matéria informativa e completa, texto e fotos sensacionais! Tou repassando…” nº2

ps.: bem, vou acrescentar que ducsamsterdam está excelente e esse post está um “classico” daniduc

Responder

daniduc março 27, 2009 às 01:08

@Miguel @Ida -> VALEU :D :D :D

Responder

Carol março 27, 2009 às 01:23

QUE LEGAL!!!

Eu estive aí (em Montreux e no castelo), é lindo demais!

Ótimo texto, fotos lindíssimas!

Responder

Mrs. Gueda março 27, 2009 às 08:45

Lindo, lindo, lindo!
Pelas fotos posso imaginar como foi a viagem… Agora precisamos nos encontrar para contar todas estas histórias, claro com cerveja :-)
Achei um fato muito curioso! Esta teoria do GPS, nós tb estávamos com um adepto dessa conspiração, porém ele usava uma técnica diferente, a todo momento ele tentava nos desorientar. Estranho para um GPS, mas aconteceu.

Abçs.

Responder

daniduc março 27, 2009 às 10:39

@Carol: Montreux é o máximo! Realmente é MUITO lindo! vc teve lá qdo?

@Érika! Vamos combinar algo, quem sabe esse sabado? GPS são maleditos, nessa viagem o nosso fez diversas tentativas, variando as técnicas =:P

Responder

Carol março 27, 2009 às 17:24

Aff, quando eu estive lá acho que você nem era nascido! hahaha

(Tá, foi em 96… Eu era jovem e tinha aquela coisa maravilhosa chamada tempo… Passei 50 dias na Europa. Como os álbuns são daqueles com fotos em papel, que a gente tinha que revelar – lembra? – você vai ter que vir pessoalmente para ver.)

Responder

daniduc março 27, 2009 às 18:48

Ixi Carol, na época em que eu nasci a viagem pra Europa era bem mais fácil, pois era tudo um só continente. Apesar de que os arqueosssauros davam um trabalhão.

você vai ter que vir pessoalmente para ver.

Ok, feito – reserve as pipocas!

Responder

Carol março 27, 2009 às 19:46

Ih, nossa, mas então quando você nasceu já tinha arqueossauro? Moderninho, você!

(ai, sexta-feira, preciso descansar. só está saindo bobagem hoje.)

Responder

Bailandesa março 27, 2009 às 23:32

Gente, precisei me recuperar para começar a digitar. Amei as fotos e considero uma super dica. Obrigada pelo post recheadíssimo de fotos lindas e informações legais.

Responder

Gus março 28, 2009 às 02:48

Arqueossauros, hahaha… vocês são crianças mesmo.

Cara, eu vi o Bang! O Bang! Abriu minha cabeça mesmo… Aliás, vocês nem tinham como imaginar que iam nascer algum dia.

Tá, tudo bem, não teve graça nenhuma.

Mas as fotos são muito legais, e o lugar muito maneiro. E dizem que a Suiça é chata…

Responder

daniduc março 28, 2009 às 13:46

@Bailandesa: a região vale *muito* a pena visitar! Algumas horas a gente não consegue acreditar. Brigado pelos elogios ;)

@Gus e @Carol: Quando formos visitar vocês podemos sentar nós todos na cadeira de balanço na varanda e ficar dizendo: “damn kids, get out of my lawn” pros velhinhos de 90 anos que passarem. :)

@Gus: Eu ouvi dizer muita coisa da Suíça, que era chata, que era preconceituosa, que isso que aquilo. O que eu vi foi um lugar espetacular onde fomos muito bem tratados…

Responder

juju março 31, 2009 às 06:01

lindo!

Responder

daniduc abril 2, 2009 às 10:10

Juju, valeu :)

Responder

Leslie setembro 29, 2009 às 02:28

Parabéns Daniduc ;-)
O relato está muito bom mesmo, e as fotos, fantásticas!
Abração

Leslie

Responder

Daniduc setembro 29, 2009 às 13:35

Oi Leslie! Brigado, cara, fico feliz que tenha gostado! Essa viagem ainda vai render muitas fotos e reltos :) Brigado pela compania ;)

Abraço

Responder

Patrícia setembro 30, 2009 às 23:36

Daniduc, adorei seus post! Descobri ontem o site, em resposta de uma amiga a um pedido meu de dicas de Amsterdam, e já devorei vários posts (inclusive descobri o blogo de receitas da Carla (mas isso é assunto de outro comentário)). Então, eu e meu marido estamos indo pra Amsterdam dia 09/10/09, de onde seguiremos para Bélgica, Amsterdam de novo, depois Toscana, Costa Amalfitana, Provance, e, finalmente, Suiça (mais ou menos o roteiro de vocês só que o inverso, começando por Genebra e fazendo o lago até Zurique). Gostaria de sugestões, além do que está nos seus posts (se é que isso é possível!!). Valeu! Abraços

Responder

Daniduc outubro 5, 2009 às 03:15

Oi Patrícia

Legal que você curtiu o Ducs! Que viagem legal que vocês estào planejando!

As sugestões? Bem, é difícil falar assim, hehe. Meu objetivo é ir colocando tudo nos posts. Ainda não saiu, mas se você for passar por Montreux, nós gostamos bastante do Castelo de Chillon. Em Genebra, curti fazer um passeio de barco pelo lago (pegamos um dos curtos, ams tem vários). Aos poucos, tudo isso vai virando post.

Bjs e ótimaviagem pra vocês!

Responder

Paulo Vieira outubro 3, 2011 às 14:18

Fala Daniduc

Simplesmente sensacional.

Já estou com viagem marcada para fevereiro-2012, vou ficar apenas 3(três) dias em Genebra, com minha família e amigos, somos um grupo de 8(oito) pessoas e já alugamos uma van.

O que você indica como principais pontos imperdíveis que deveríamos visitar, ou que neste curto tempo podemos visitar.

Em tempo, as aventuras que você teve com o reabastecimento do carro, dificuldade em se comunicar, risos, também tivemos em paris, depois é sempre engraçado, faz parte, sem estes imprevistos a viagem fica muito monótona, e o que contar depois.

Foi um grande prazer, até 2012 irei tirar várias dúvidas. Fotos espetaculares.

Grande Abraço, Valeu!

Responder

adriana novembro 13, 2011 às 12:32

Lindas fotos…
Gostaria de sua opinião e informações,estarei vindo de Veneza para paris de trem em janeiro/2012, e quero dar uma parada rapida na Suiça, pensei em parar em Genebra alugar um carro, ir até Montreux fazer aquele passeio do chocolate/queijo ,voltar e seguir viajem, tenho dúvidas no valor de pedagios neste trecho,estamos em 4 será que compensa ao invês de trem?
Tem algum site que calcula pedagios?

Responder

Daniel Duclos novembro 13, 2011 às 12:37

O pedágio na Suíça é pago anualmente. As locadoras alugam carros com o selo do pedágio incluso.

Responder

adriana novembro 13, 2011 às 15:18

obrigado Daniel, estou alugando com a aluguer, verificarei com eles sobre os selos.

Responder

adriana novembro 13, 2011 às 16:40

Daniel, vc conhece a aluguer?achei o preço bom (105,00 e)a diária, vou pegar de manhã e devolver a tarde.Tenho medo de surpresas adicionais ao devolver, o que vc acha?

Responder

Daniel Duclos novembro 13, 2011 às 16:50

O preço não sei dizer, pois não lembro. o que lembro é que devolvemos o carro e nem sequer olharam, pegaram a chave e deixaram em cima do balcão e se despediram de nós.

Responder

Leave a Comment

(Ah, você tem uma dúvida? Muitas das perguntas já foram respondidas! Dá uma lida lá, pode te poupar muito tempo!)

Você leu a Política de Comentários aqui no Ducs?

Dê lá o seu recado!

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

{ 3 trackbacks }


Previous post:

Next post: