O melhor guia online sobre Amsterdam, em português” – Estadão

Como ir de Amsterdam para Bruxelas na Bélgica

por Daniel Duclos em 24/01/2011

Ir de Amsterdam pra Bruxelas é bastante fácil. Há trem de hora em hora entre a Amsterdam Centraal Station (Estação Central de Amsterdam, em holandês), e, se você quer economizar, também dá pra ir de ônibus.

Ônibus entre Amsterdam e Bruxelas: Eurolines

Embora, pra te dizer a verdade, nunca fui de ônibus. A viagem demora umas três horas e meia e, dizem, é bem desconfortável (eu não saberia dizer. Se você fez essa viagem, conte nos comentários como foi). A Eurolines é a empresa que faz a conexão (faça a busca de preços e horários de ônibus entre Holanda e Bélgica).

Agora, de trem eu tenho mais experiência. Fiz a viagem diversas vezes, inclusive uma como baldeação de quando fui de Amsterdam à Londres de trem (eu fui também de Amsterdam à Londres da avião uma vez). Há dois trens que fazem a linha de Amsterdam à Bruxelas.

Bélgica: estação de trem Bruxelas Sul (Brussel-Zuid, Brussels-Midi)

Tintin só viaja de classe econômica

Trem entre Amsterdam e Bruxelas: Thalys

O primeiro, mais luxuoso, é operado pela Thalys. Ele é mais caro, requer que se faça reserva com antecedência — ou seja, seu lugar é marcado num determinado horário. A viagem dele dura cerca de 1h54 e é bem agradável, na verdade. Eu nunca peguei este trem pra Bruxelas, especificamente, mas já duas vezes pra Paris, e é o mesmo, inclusive parando em Bruxelas. Eu apenas continuei viagem.

(Eu escrevi um artigo com um monte de dicas de Paris. Se você também está indo pra lá, vale a pena ler!).

Thalys Amsterdam Centraal Station

Thalys parado na Central de Amsterdam

Thalys

Ele pára, porém, apenas na estação Brussel-Zuid (Ou Brussels-Midi em francês), o que pode ou não ser um problema pra você. Ok, hora de explicar as...

Estações de trem da Bélgica

Bruxelas tem 3 estações principais de tremNorte (fr: Bruxelles-Nord, nl: Brussel-Noord, en: Brussels North), Centro (fr: Bruxelles-Central , nl: Brussel-Centraal, en: Brussels-Central) e Sul (fr: Bruxelles-Midi, nl: Brussel-Zuid, en: Brussels-South). Atenção que “Estação de trem” em francês é Gare, então os nomes também aparecem por ai como Gare du Nord etc. Enfim, é simples: norte, centro, sul. O resto da confusão é só nome, já que a Bélgica é um país trilíngue (francês, a versão deles do holandês, o flamengo, e também alemão, falado numa pequena parte do país).

A estação Sul é a mais moderna, e onde param os trens de alta velocidade. É bastante grande e com muitas facilidades. A do centro é uma estação subterrânea. Quando fui estava em reforma, e estava bastante maltratada. Acredito que agora esteja bem melhor. É a melhor localizada se você quer ir pro centrão de Bruxelas, onde está localizada, perto da Gran place e outras atrações famosas da cidade. E a do norte é super bonita, moderna, mas a vizinhança é um pouco, bem, suspeita, ou assim me pareceu.

Agora, vamos pra outra opção de...

Trem entre Amsterdam e Bruxelas: NS

A NS é a companhia holandesa de trens (o nome NS é abreviação de Nederlandse Spoorwegen, Ferrovias Holandesas). Ela opera um trem entre a Amsterdam  Centraal Station e a Brussel-Zuid que sai de hora em hora (atualmente no minuto :53, começando às 5h53 e terminando às 20h53— mas ó, verifica isso, porque pode mudar. É verdade agora, quando tô escrevendo o artigo. Já te digo como verificar, pera um pouco).

Os trens são bem menos confortáveis do que os da Thalys (uma vez passei bastante frio em um deles, indo pra Bruges, mas a culpa foi da brasileira que insistia em abrir a janela) e a viagem demora mais  também: 2h49. E ele também faz bem mais paradas intermediárias entre Amsterdam e Bruxelas (o que pode ser uma vantagem, dependendo de onde você quer descer).

Em compensação, você não tem lugar nem hora marcada no dia (dia, sim, tem, na maioria dos casos). Se você perder o trem das 14h53, pode pegar o das 15h53 sem problemas.

História de trem entre Amsterdam e Bruxelas

Uma vez eu estava sentado no último vagão no trem entre Amsterdam e Bruxelas, quando notei um grupo de moleques (hã... pessoas bem jovens), com mochilas, indo sentar no espaço no fim do trem. Achei estranho, porque o trem estava cheio de lugar (desvantagem de não ter lugar e hora marcados: pode acontecer de o trem estar cheio anquele horário. Aí é esperar esvaziar em alguma estação...)

Bem, estávamos prestes a cruzar a fronteira entre Holanda e Bélgica (fronteira nominal: os países aboliram barreiras há bastante tempo, antes da União Européia. Aliás, o modelo de fronteiras aberta da Holanda, Bélgica e Luxemburgo, o BENELUX, serviu de modelo pra UE) quando os cobradores começaram a passar. Um pediu minha passagem (mostrei) e a colega dele foi pro fundo do trem, odne achou os moleques.

— Hã, pode me dar uma mão, disse ela pro colega.

— Sim?

— Tem cinco pessoas aqui atrás... sem passagem. Sem dinheiro. E sem passaporte.

Pãtz. Péssima ideia, eu diria se perguntado, isso de embarcar em trem internacional sem nenhum papel desses que costumam ser relevantes, tipo, passagem, euro e passaporte. Na próxima estação desembarcou todo mundo, molecada e cobradores, e um dos caras tentou dar o perdido, mas foi, hã, impedido pelo cobrador. Em segundos, caras grandes com escutas no ouvido apareceram e cercaram a todos. A última vez que vi os nossos intrépidos viajantes eles estavam sentados contra a parede da estação cercados de meganhas.

Talvez tenha sido um caso de "pareceu uma boa ideia na hora". Nunca saberei. Ainda bem.

Como pesquisar trens e horários e comprar a passagem de trem entre Amsterdam e Bruxelas

Aqui a situação fica um pouco complicada. Pra consultar horários e trens, é super simples: basta ir ao site holandês de trens internacionais (não se assuste, eu linkei a versão em inglês). Faça sua busca e pronto.

Comprar, nesse site, é que é mais complicado, porque até onde eu testei, eles só aceitam cartão de crédito europeu! Ahá, agora te peguei, hã? (Ou melhor, eles te pegaram. Eu não tenho culpa e acho uma idéia bem idiota num site de trens internacionais).

Como fazer? Bem, sempre dá pra tentar comprar no guichê, na hora — mas há o risco de estar esgotado ou só ter passagens mais caras.

Existem outros sites de venda de trens, mas não cheguei a testar. A Dione, leitora do blog, indicou esse como uma alternativa que aceita cartões não europeus: http://www.b-europe.com/Travel/Booking/Tickets.

E, claro, você pode sempre resolver o problema fazendo uma excursão de um dia para Bruxelas saindo de Amsterdam comprando um ingresso com a parceria Ducs Amsterdam / Ticketbar aqui (eu sou comissionado pela venda de ingresso desse passeio).

Não sei o preço da passagem porque ele varia o tempo todo!

Ah, sim, não me pergunte o preço da passagem! Cada companhia tem um preço, e dentro da mesma companhia varia o preço conforme o dia, horário, se é ida e volta ou só ida, quanto tempo antes você tá comprando e sei lá eu mais que fatores o departamento de marketing e preços usa pra determinar essas coisas (dois dados viciados e meia garrafa de tequila, me parece às vezes...) Tão, se você perguntar eu responderei: não sei! E é sincero: eu não sei mesmo :) Pesquise no site que linkei e você terá tudo bonitinho.

Precisa de hotel em Bruxelas ou Amsterdam?

Ok, chegando lá, talvez você precise de um hotel? Escolha um hotel na Bélgica seguindo essa dica, ou veja meu artigo cheio de dicas de hotéis, casa barco e acomodações em Amsterdam.

E, se seu pique é viajar de trem, veja meu artigo sobre como fui de trem de Amsterdam à Berlim em uma paisagem nevada pelo norte da Alemanha.

Berlin Estação de trem (S-bahn)

Uma estação de S-bahn em Berlin

Daniel Duclos (Daniduc), é um brazuca que mora na Holanda com a esposa, também brasileira, desde novembro de 2007. Criou o Ducs Amsterdam, o qual escreve, fotografa e edita. Em 2011 lançou um guia de Amsterdam e virou pai de uma linda garotinha, com quem redescobre o mundo todos os dias.


Procurando hotel pra sua viagem?

Eu escrevi um artigo com muitas Dicas de hospedagem.

Se você fizer sua reserva através dos links aqui no Ducs, eles repassam uma comissão pra gente. Então é uma forma de apoiar o Ducs em Amsterdam e ainda descolar um lugar legal, ter suporte em português! :) Todo mundo ganha!

Ah... e o Booking lista hotéis no mundo todo! Não precisa ser só em Amsterdam!

Ingressos pra atrações em Amsterdam

Outro jeito bacana de retribuir o Ducs e ainda se dar bem é comprar ingressos online comigo. Assim você evita ficar tomando vento em fila quando você devia estar passeando e dá uma força preciosa.

Dá uma olhada na página de ingressos do Ducs Amsterdam!

Ah, e se você está querendo comprar passagens aéreas, o Ducs Amsterdam tem uma parceria com a KLM:

Pessoal, o Ducs só existe com a força de vocês! Então, divulguem, comentem, usem os serviços que o Ducs oferece e vamos que vamos! Obrigado sempre!

Luiz Leal maio 7, 2013 às 04:33

Achei pelo google q teria dicas para viagem de carro entre Bruxelas e Amsterdã, mas não consegui localizar.
Então vai a pergunta -dicas para uma viagem de carro Paris – Bruxelas – Amsterdã? Recomenda?

Daniel Duclos maio 11, 2013 às 23:36

Já fiz de carro Amsterdam -> Bruxelas. Foi legal, é perto. Recomendo quue se vc não tiver GPS, comprar um GPS barato – dependendo do modelo, você paga o mesmo que pagaria em um aluguel, só que você fica com o GPS.

Ricardo abril 27, 2013 às 20:54

Ola Daniel, tudo bom? Como já disse, adorei seu site e seu guia de Amstedam. São ótimos. Obrigado pela atenção quando solicitei informação sobre a instalação do seu guia em um segundo aparelho. Funcionou. Estava lendo seu site sobre Bruxelas para obter algumas dicas. Observei que há um tópico sobre como marcar viagem de trem entre Amsterdam e Bruxelas. Como dica, informo que consegui comprar passagens da Thalys através do site http://www.raileurope.com.br/online-reserva com cartão de crédito do Brasil. Abraço.

gabriel toledo março 28, 2013 às 22:21

Ola Ducs!
vc acha que consigo ir e voltar no mesmo dia de Amsterdan à bruxelas ?

Gostaria de conhecer Bruxelas, mas minha passagem por Amsterdan será curta, 4 dias..

grato

Daniel Duclos abril 3, 2013 às 02:18

Que dá, dá, que um monte de gente faz isso. Eu particularmente acho cansativo e como disse em outro comentário, não gosto de fazer coisa correndo. Mas sim, possível é.

Nadja março 28, 2013 às 05:46

Daniel, primeiro que tudo muito legal sua página, valeu muito! Obrigada por todas as dicas.
Eu estou chegando em Amsterdã dia 18/abr depois (dia 22) sigo pra Bruxelas e queria saber se era viável ficar em um hotel em Antuerpia ou Bruges pois em Bruxelas está caríssimo. Estou indo de trem depois para Paris e Londres e vou com meu marido. Seria mais barato comprar um europass ou os trechos parcelados. Confesso que não entendi bem os preços e o papo da França agora so aceitar o global pass (ai nem compensa)

Daniel Duclos abril 3, 2013 às 02:17

OI Nadja, eu nunca fiz isso, mas me aprece que dá sim… eu não estou sabendo do global pass, vou pesquisar. Abraço

juliana março 15, 2013 às 18:45

Oi!
sensacional teu blog! tá de parabéns viu? :)
to pensando seriamente em comprar o eurail one country benelux por 3 dias por €97.
querendo fazer assim:

amsterdam> rotterdam (31/07)
rotterdam>bruxelas (31/7)
bruxelas>brugges (01/08)

e chegando dia 02 em amsterdam de novo.. o que vc acha? vc sabe como funciona se PRECISA DE RESERV para esse trecho? lembrando q é alta estação

Daniel Duclos abril 3, 2013 às 01:24

Até onde eu saiba não precisa reserva porque os lugares não são marcados. Porém, pode acontecer de o trem lotar e o povo se espremer… já aconteceu comigo.

Daniel Duclos fevereiro 20, 2013 às 02:45

1. Sim, tem metro

2. leia aqui: http://www.ducsamsterdam.net/hospedagem-europa/

Amanda Oliveira fevereiro 20, 2013 às 02:42

Graças a esse artigo descobri que tem como ir onibus (eurolines) de amsterdam para brixelas. É beeem mais em conta! Entao tenho uma pergunta:

1) De acordo com o site o onibus sai de amstel station. É fácil chegar nessa estação para pegar o onibus?

2) Que hoteis ou localização vc indica em amsterdam?

Obrigada

Amanda Oliveira fevereiro 18, 2013 às 22:48

olá Daniel!
primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Muito bem explicado. Tem sido muito útil.
Eu gostaria de saber como faço para ir de Bruxelas para Luxemburgo.
Li em !gum lugar que tem trem. Mas gostaria de saber se tem essa linha de ônibus. Obrigada!

Daniel Duclos fevereiro 19, 2013 às 19:02

Oi Amanda, nunca fui a Luxemburgo. Talvez algum outro leitor possa ajudar…? Pessoal, alguém tem dica pra Amanda?

Isabel fevereiro 14, 2013 às 04:34

Olá Daniel!!
Estou indo Pará Amsterdam agora em marco, claro que vou a Bruxelas de trem, estou pensando em pegar o trem cedo e voltar tarde da noite, tipo 11 hora da noite chegando em Amsterdam.
1- voce acha que um dia em Bruxelas consigo ver muita coisa?
2- voce acha que seria perigoso chegar 11 da noite na estação de Amsterdam e pegar um taxi Para ir para hotel ?
Obrigada , Isabel

Daniel Duclos fevereiro 15, 2013 às 00:51

Isabel, as cidades européias tem atrações pra encher um dia ou uma vida. Você vai se divertir lá não importa quantos dias passar, então a questão é quantos dias você quer se divertir lá. Em um dia você verá algumas das principais atrações. Eu fui algumas vezes à Bruxelas, e sempre passo dois dias por vez, e sempre vejo coisas diferentes (menos a Gran Place, que vejo sempre só porque é linda e eu adoro fotografar lá). Então, sim, dá pra ver coisas legais em um dia.

Eu sinceramente acho mais perigoso o taxi do que a central… eu não curto muito taxi em Amsterdam. Mas enfim, em princípio, Amsterdam é uma cidade segura, ainda mais pra brasileiros, que são 10 mil vezes mais cuidadosos e paranóicos que os nativos.

Isabel fevereiro 15, 2013 às 13:38

Daniel voce tem razão, vou ficar dois dias em Bruxelas, afinal ferias nao combina com horário e nem correria !!
Voce falou que nao gosta de taxi, dependendo da distancia da estação há possibilidades de ônibus ou ate mesmo andando ate o hotel sem problema nenhum?? Sou carioca desconfiada e paranóica mesmo, mais aqui tem que ser mesmo.
Obrigado pela atenção , abraço.

Daniel Duclos fevereiro 16, 2013 às 12:55

Oi Isabel. Eu tenhoc erta birra com os taxis de Amsterdam. Certamente as 23h00 tem ônibus e tram, e dependendo da distância rola andar sim (não entre em becos, mas fique nas avenidas principais). Olha, risco existe, com ou sem taxi, as 11 da noite ou da manhã, e sempre *algo* pode acontecer. Só não é comum.

Natália Viana fevereiro 8, 2013 às 17:02

Olá Daniel,

Vou fazer uma viagem para a Europa em maio/2013 e, no processo do planejamento do roteiro, estou devorando os posts do seu blog!!! Seus relatos e dicas são ótimos! Parabéns!

Você abordou um assunto aqui que ainda fiquei em dúvida: como funciona se eu quiser, no trecho Amsterdam-Bruxelas, fazer um pit-stop na Antuérpia?

A passagem que eu compro pela NSHispeed me dá direito a reembarcar na baldeação também em qualquer horário? Com a passagem Amsterdam-Bruxelas posso desembarcar na Antuérpia e reembarcar rumo a Bruxelas em qualquer horário mesmo? Ou eu teria que comprar outra passagem Antuérpia-Bruxelas?

Obrigada pela atenção!

Abs

Natália

Daniel Duclos fevereiro 9, 2013 às 10:06

Natália, não sei dizer com certeza, quem sabe alguém aqui pode te ajudar? Pessoal, alguém tem a dica pra Natália?

Rodrigo Roz janeiro 21, 2013 às 14:58

Prezado,
Boa tarde!
Parabéns pelo Blog! Praticamente montei meus 2 dias em Bruxelas, lendo seus posts.
Eu e minha esposa estamos indo para Belgica-Holanda dia 10 de Fevereiro (carnaval).
Chegamos por Amsterdã e pegaremos um trem para Bruges (1 dia 1/2), Bruxelas (2 dias), Antuérpia (passaremos o dia) e vamos retornar em Amsterdã (4 dias).

Tenho algumas dúvidas e gostaria que, se possível, me ajudasse.
Já comprei todos os trechos dos trens pela internet. O que eu preciso saber:
– Tenho que trocar meus TKTS impressos por TKTS físicos nos guichês ou apenas preciso validá-los (tkts impressos) nas máquinas?
– Em Bruxelas ficaremos no Ibis Hotel. Qual estação tenho que descer já que venho de Bruges?
– Na Estação Central da Antuérpia possui Lockers para poder deixar minhas malas?
Espero que possa me ajudar e obrigado!

Daniel Duclos janeiro 28, 2013 às 22:21

1: Até onde eu saiba não, basta lvar os impressos.
2: Na Centraal
3: Sim

Abs

Victor janeiro 21, 2013 às 14:19

Cara eh o seguinte to me planejando pra ir no meio do ano pra ai!! Mas a minha intencao eh aproveitar o maximo a vida de solteiro!! Quero conhecer tudo que amsterda tem de bom pra um solteiro como eu… Pegar muita mulher, fazer coisas que nunca fiz nesse grau de coisas que acredito que voce homem entende!! O que voce me aconselha a conhecer.. Bares, Boates, clubes de strippers!! Me diga ai por favor onde nao posso deixar de ir!!

Um abraco!!

Daniel Duclos janeiro 23, 2013 às 01:59

Victor, não estou criticando suas escolhas — cada um se diverte como bem entende, e se seu pique é esse, te dou todo o apoio. Mas, nem todos os homens são iguais nem tem as mesmas necessidades. Mesmo na minha época de balada eu não saia pra “pegar muita mulher”. E hoje em dia sou casado, pai de família, beirando so 40 anos. Desculpe, mas acho que realmente esse não é o blog pra você — como eu disse, nada contra, apenas não estamos no mesmo pique, portanto, não tenho dicas pra você. De toda forma, espero que vocÊ se divirta bastante em Amsterdam.

Felipe janeiro 9, 2013 às 01:59

Olá!

Primeiramente, parabéns pelo blog! Está muito bem feito e divertido de ler.

Irei para Amsterdam em maio, ficarei um pouco mais de 1 semana e também queria conhecer outras regiões por perto, como Bruxelas, Brugges, Luxemburgo, Antuérpia, etc, mas nada definido ainda.

Tava pesquisando os trens, e achei um que se chama Benelux Pass (no site http://www.raileurope.com.br/). Achei o preço mais em conta, pois pode-se usar quantos trens quiser em um dia. Comparando com os preços ponto a ponto, compensa bastante.

Mas será que vale a pena?

Eu achei um pouco complicado fazer a reserva online de trechos (para falar a verdade, nem consegui nada), então pensei em comprar esses passes em uma bilheteria, será q vendem lá? Se sim, o preço chega a ser parecido com o preço no site?
É que irei chegar no começo de maio só para fazer escala e voltarei uns 10 dias depois para ficar, então posso comprar e fazer reservas antecipadas no guichê, talvez seja melhor. Please amigo, me dê dicas sobre esses passes.

Abs.

Daniel Duclos janeiro 9, 2013 às 23:27

Felipe, se vale a pena ou não só mesmo você pra decidir, pois cada caso é um caso. Nos meus casos, quando viajei de trem, nunca valeu e eu sempre comprei os trechos em separado. Porém, minhas viagens certamente são diferentes da sua. Mais que isso não posso dizer porque realmente nunca usei esses passes, portanto não tenho experiência com eles pra falar. Abraço

Felipe janeiro 10, 2013 às 01:48

Hmmmm beleza.

Quando você usava o trem, vc podia parar em um lugar, e pegar o trem mais tarde sem pagar um adicional?

E outra: nas estações vendem esses passes tipo “viaje à vontade por 3 dias em 1 mês para região tal”, algo do tipo ?

Mais uma pergunta: normalmente os trens ficam lotados? Estava pensando em comprar na hora, meu receio é q fico sujeito à disponibilidade no dia. Estarei ao final de maio/13. Claro q vc pode dizer q não dá para garantir nada, mas pode-se dizer como é em média…e o risco fica por minha conta.

Abs.

Daniel Duclos janeiro 10, 2013 às 21:21

Felipe, depende do trem. Alguns podiam, outros não.

Nunca reparei se vendiam viagem ilimitada, pois como eu disse, eu nunca usei esse serviço.

E de novo, depende do trem, do trecho aser percorrido. Amsterdam-Paris costuma lotar, por exemplo. Amsterdam-Bruxelas é tranquilo.

E o que posso te dizer não é a média, mas a minha experiência apenas. Que é essa.

Abs

Felipe janeiro 11, 2013 às 22:43

Valeu!!
Abs.

ninapoh janeiro 10, 2013 às 07:26

Felipe, tudo joinha??

se voce soh vai a amsterdam…. eh legal comprar o passe benelux porque sai mais barato ir da belgica/para holanda e Luxembourg.,,para ir a cidade perto como brugge q eh linda fui lah ano passado por exemplo vc compra passe comum na estacao brussel mid… eh super barato e perto… e vc ker ir para Antwerp voce vai de Amsterdam tb é barato e perto e linda… estive lah ano passsado… o benelux eh bom porque eh um preço para 3 paises… as cidades,, voce conhece por trem comum muito barato e super legal… lindas paisagens…

soh viajo na europa de trem…. eh muito mais rapido legal e super divertido… soh seja pontual…pois os trens lah sao super pontuais…

qq coisa to aki…

abraços

nina

Felipe janeiro 11, 2013 às 22:42

Nossa Nina, muito obrigado pelo help.
Você comprou o Benelux Pass na estação mesmo?
Ou no site? Qual?
Grato! Felipe

juliana abril 3, 2013 às 13:46

Nina, comprei esse passe Benelux que vc disse, mas tenho quase certeza que eu posso fazer trechos DENTRO dos países também. Como Bruxelas-Bruges. Não é necessário comprar outro passe.
Não é isso mesmo?

Guilherme novembro 15, 2012 às 22:41

Olá Daniel, boa noite!
Em maio irei de Londres para Amsterdan de trem. Qual a melhor forma de fazer esse trajeto?
Parabéns pelo site.
Guilherme

Daniel Duclos novembro 16, 2012 às 19:23

Guilherme, existe apenas um serviço entre Londres e Bruxelas (onde você deve baldear), o Eurostar, e de Bruxelas a Amsterdam é o que está escrito nesse post.

João. outubro 22, 2012 às 02:15

Daniel, muito prazer!
Encontrei teu blog através do VnV e tem me ajudado bastante. Muito obrigado!
Gostaria de perguntar o seguinte: eu e minha esposa vamos fazer Amsterdam-Bruxelas dia 15/01 + Bruxelas-Londres dia 17/01 (2 niotes em Bruxelas para conhecer Bruges!).
É possível comprar a passagem on line para dias diferentes? Os horários e os assentos são previamente marcados?

PS – aceito resposta de outros trippers também! hehehe

Daniel Duclos outubro 22, 2012 às 13:10

Oi João, bem-vindo. Nesse caso, acredito que a operadora irá consdierar duas passagens diferentes, ou seja, duas viagens. Digo “acredito” porque nunca fiz desse jeito, quando fui de Ams pra Londres via Bruxelas de trem, eu fui no mesmo dia.

Mas sim, dá pra comprar as duas online. Sobre assentos marcados, depende da sua operadora. No caso Bruxelas-Londres é a Eurostar, então o assento é marcado sim. No caso Amsterdam-Bruxelas, depende da operadora. Se você for de NS, não é marcado, se for de Thalys, sim, é marcado.

Se alguém tiver mais alguma dica, manda ae :)

João. outubro 23, 2012 às 00:07

Obrigado, Daniel.
Vou ter que ver se comprando deste jeito, 2 passagens, não se torna mais caro.
Abs.

Dani Mathias outubro 19, 2012 às 03:39

Oi Daniel, que delicia encontrar seu site!!
Vou pra Amstedam no final de maio ficar na casa de uma amiga, e vou passar 15 dias na Europa, estou pensando em fazer amsterdam, paris, bélgica e alemanha e o que mais der. rsss
A minha grande dúvida, quantos euros eu levo pra gastar por dia, vou ficar hospedada em haia,( que eu não vou pagar) acho que uns 6 dias e depois vamos pra esses lugares que eu citei.
Será que uns 80 euros ou 100? Incluindo passagem de trem para esses paises?

Não vamos a restaurantes e essas coisas todas, vai ser uma viagem bem roots.

Obrigada desde já.

Daniel Duclos outubro 19, 2012 às 22:20

Dani, incluindo passagem de trem eu não tenho essa conta não. isso tem ver seu roteiro e fazer na ponta do lápis. Quando eu viajo eu semrpe vou a restaurantes, então realmente, não tenho como te dar uma base pro seu caso.

Fernando Silva Bernardes outubro 15, 2012 às 23:17

Ae pessoal, gostaria de saber em média os preços de trem de 2ª linha e de onibus para Bruxelas?

Além de algum lugar irado em Amsterdam para passar o ano novo (2012/2013).

Se pudesse me indicar alguns hostels bem em conta, ou quarto para duas pessoas.

Grato desde já

Daniel Duclos outubro 16, 2012 às 00:22

Poxa, Fernando, eu coloquei lá no post bem grandão “não pergunte o preço da passagem” e expliquei certinho os motivos e tudo e aí você me põe nessa saia justa :( No ducs tem post também sobre hospedagem, o link tá no menu lateral ali. Sobre ano novo, não tenho muitas dicas além de “fuja da comemoração oficial”…

nina outubro 7, 2012 às 04:58

FRED…

TEM TREM AMSTERDAM PARIS DIRETO…99 EUROS E O COM PARADA EM BRUSSELS…. MININO 148 EUROS….

VEJA PASSE BENELUX,,,

fred outubro 21, 2012 às 20:38

Oi Nina,

mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Vou correr atras disso…..mas ficou uma duvida: estamos falando dos trens da Thalys…certo?

Abs

Fred

nina outubro 7, 2012 às 04:54

FRED…

DESCOBRI…. O TREMA AMSTERDA PARIS FAZ UMA PARADINHA DE QUASE MEIA HORA NA ESTACAO DE BRUXELAS MIDI E SEGUE PARA PARIS OK??

COMPRE PASSE PONTO A PONTO,,, EH MAIS BARATO… MAS TEM Q PAGAR A RESERVA Q LUGAR Q EH UMA MIRRECA…HAHHAHAH

nina outubro 7, 2012 às 04:42

OI FRED, QDO FUI PRA BRUXELAS FIZ O TRECHO LONDON – BRUSSELS MIDI… E QDO FUI PARA AMSTERDAM FIZ BRUXELAS AMSTERDAM DE THALYS… RAPIDAO… .. EU CREIO QUE O TREM AMSTERDAM -PARIS,,, NAO PARA EM BRUXELAS,,,, ELE VAI DIRETO… QDO EU FUI PRA EUROPA ESSE ANO EU COMPREI O EUROSTAR… COMPREI EURAIL PASS 5 PAISES 2 MESES E TB O BRITRAIL PASS…Q FIZ A PARTE ESCOCIA E FUI DESCENDO ATEH CHEGAR EM LONDRES… ENTAO EU ACREDITO QUE VAI DIRETAO SEM PARAR EM BRUSSELS MIDI…. VEJA O SITE DA THALYS… QQ COISA GRITA…
ABÇS
NINA :D

Fred outubro 6, 2012 às 00:34

Nina,

já andei fazendo umas perguntas por aqui….vou fazer mais uma….sorry!!
andei vendo passagens de trem Amsterdam-Bruxelas….e, por incrível que pareça, elas são mais caras que Amsterdam-Paris. Dúvida? Você sabe se este trem Amsterdam-Paris….para em Bruxelas? Estou falando daquele trem da Thalys…..que é mais rápido….melhor….indicado pelo Daniel aqui.

abs

nina outubro 5, 2012 às 06:09

OI CLAUDIA,
NUNCA ALUGUEI CARRO NA EUROPA, POREM, ENTRE NESSES SITES QUE EU ACHEI BEM EXPLICATIVO…E PODEM SOLUCIONAR A SUA DUVIDA..

http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

E TAMBEM ESTE…

http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viajar-bem-barato/os-sete-mandamentos-para-alugar-carro-no-exterior/

QUALQUER COISA GRITA…HAHAHAHAHA

ABRAÇOS

NINA

Cláudia setembro 19, 2012 às 03:05

Oi Daniel,
Adorei as suas dicas, e andei vendo algumas dúvidas, mas não achei a resposta de uma que me interessou. Programamos uma viagem prá Amsterdam agora no final de novembro e pensamos em alugar uma carro para ir até Bruxelas e conhecer todos os arredores. Vc acha que vale a pena ou é melhor de trem? somos 2 casais. Obrigada,
Cláudia

Daniel Duclos setembro 20, 2012 às 23:11

“Vale a pena” é um conceito que varia de pessoa pra pessoa e viagem pra viagem. Pra mim já valeu a pena ir de trem e de carro, em viagens diferentes e circunstâncias diferentes. Não tenho como saber seu caso e gostos individuais. Em geral eu prefiro ir de trem, mas eu não posso dirigir, por exemplo, e não me importo em gastar tempo em conexões de trem. Você vai ter de realmente avaliar seu caso e tomar uma decisão.

nina setembro 22, 2012 às 05:11

OI CLAUDIA ACONSELHO CARRO… MUITO MAIS BACANA,,, E MAIS BARATO VISTO Q VOCES VAO ESTAR EM 2 CASAIS….

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 10:33

Poisé, eu já acho que vale mais a pena trem. Você vê como varia de pessoa pra pessoa?

Cláudia setembro 27, 2012 às 01:41

Oi Daniel,
E por que vc não pode dirigir? O fato de ser de trem não prende mais a gente pelos horários de chegada e partida?…queremos aproveitar o máximo as cidades do percurso… ainda não li o q vc escreveu sobre bruges, Antuerpia, Haia, etc…Será q vale a pena conhecer tudo?
Um abraço,
Cláudia

Cláudia setembro 27, 2012 às 01:43

Oi Nina,
obrigada pela dica..e vai mais umas perguntas…vale a pena conhecer bruges,Antuerpia,Roterdã,Haia? Quantos dias vc acha q a gte conhece Bruxelas legal?
Obrigada e um abraço
Cláudia

nina setembro 27, 2012 às 06:54

OI CLAUDIA,
PRA MIM EH UM PRAZER PODER AJUDAR, VISTO QUE TB PRECISEI DE DICAS QUANDO NAO CONHECIA…HEHEHEHE…,,,
VALE A PENA…DEMAISSSSSSSSSS CONHECER BRUGGE… (PARECE UM CONTO DE FADAS A CIDADE) LINDA DEMAIS… PEKENINA, LINDA E PERTO DE BRUXELAS (+- 50 min trem) 1 DIA PARA CONHECER……ANTUERPIA SAINDO DE BRUXELAS…EM TORNO DE 40 MIN 1 DIA TB PARA CONHECER…. MUITO LINDINHA …. ESTIVE EM NAS TRES E AMEI………EU FIKEI 4 NOITES EM BRUXELAS..(BRUXELAS VC CONHECE EM 1 A 2 DIAS DE BOA)…..PARA VOCE CONHECER ROTTERDAM E HAIA VC TEM QUE ESTAR EM AMSTERDAM ( 2 HORAS 1/2 DE BRUXELAS) Q EH PERTO.(EU FIKEI 4 NOITES TB)… AS DUAS SAINDO DE AMSTERDAM CENTRAL EM TORNO DE 50 MIN TREM.. SAO LINDAS… 1 DIA PRA CADA UMA … AGORA AMSTERDAM TEM Q SER NO MINIMO 2 NOITES EH LINDA DEMAISSSSSS….. ENFIM VALE SUPER PENA,,,,FIZ BELGICA E HOLANDA CONHECENDO TUDO EM 8 DIAS…. DE BOA…. AGORA SE FOR MEIO APERTADO DAH PRA FAZER TUDO EM 5 OU 6 DIAS…BELGICA E HOLANDA,,… QQ COISA TO AKI…ABRAÇOS

NINA

nina setembro 27, 2012 às 06:57

CLAUDIA O ROTEIRO Q TE FALEI EH DE TREM TAH??

Cláudia outubro 5, 2012 às 01:08

Oi NINA

Tô adorando suas dicas e me arrumando. Tentei ver carro p alugar, pegando em Amsterdam e devolvendo em Bruxelas, mas tive a informação que precisaria de habilitação internacional..é isso mesmo?
Um abraço,
Cláudia

Fred setembro 10, 2012 às 21:44

Oi Ducs,

li seu blog e o monte informações nele contidas. Muito bom!!!
Pergunta rápida: em dezembro ou janeiro, ou seja, inverno, quantos dias vc acha bacana ficar em Amsterdam …..pra conhecer os 5 top lugares, mais 5
lugares e mais 5 coisas que os turistas não conhecem.

Sem muita correria…mas sem dormir demais também.
Vou com mulher e duas filhas….16 e 12 anos.

Abs

Fred

Daniel Duclos setembro 11, 2012 às 12:11

Acho que entre 3 e 4 dias tá bom. Lembre-se que no inverno, andar pelas ruas é bem mais desconfortável, e o sightseeing fica um pouco prejudicado. Por outro lado, dá para passar mais tempo nos museus e atrações indoor. Abraço

nina setembro 22, 2012 às 05:10

FRED EM AMISTERDAM SEM PRESSA E DE BOA… 5 DIAS….

Fred setembro 22, 2012 às 16:20

Daniel e Nina,

obrigado pelas opiniões.

Vou ficar 5 dias……..pra conhecer tudo com calma…….pra relaxar……pra ir ao supermercado ( rsrs)……..já que vou alugar um apê ou houseboat ….e, finalmente, tentar pegar o espírito da cidade.

OBS.: Se alguém tiver uma dica bacana sobre apê ou houseboat pra alugar, estou aceitando. Dá um medo danado alugar essas coisas pela internet!!!….rsrsr

Depois de Amsterdam….vou fazer o básico: Bruxelas, Bruges e Paris.
Quando voltar……vou postar umas coisas aqui…..se o Daniel permitir, é claro. Espero poder contribuir um pouquinho com esse blog que me ajudou MUITO!!!!

Grande abraço a todos!

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 17:20

Fred, eu dou duas dicas de casa barco aqui: http://www.ducsamsterdam.net/hospedagem-europa/ veja o ítem 4. abs

Fred setembro 22, 2012 às 21:07

Daniel,

estava seguindo exatamente estes caminhos sugeridos por vc no link acima. Só pra ser pentelho: vc conhece a empresa do link….apartment unlimiteds? Os caras são sérios? Já andei vendo coisas ali….e tem que pagar um sinal via cartão de crédito.
Meu medo é pagar e chegar lá……nada! Vc sabe o quão fácil é colocar um site fake no ar.

Abs….e mais uma vez….thanks!!

Daniel Duclos setembro 22, 2012 às 21:35

Fred, eu conheço virtualmente o pessoal do Apartments Unlimited. Já teve diversos leitores que ficaram lá, inclusive a leitora que recomendou. Eu não tenho nenhuma relação com eles, portanto não posso assumir nenhuma responsabilidade pela transação. O que posso dizer é que tanto quanto eu tenha conhecimento, eles não são fakes e tem o negócio há diversos anos.

Fred setembro 22, 2012 às 23:06

Daniel,
valeu……era o que eu queria ouvir.
Acho que te deixo em paz agora!!!
Abs

Fabiano de Araujo agosto 14, 2012 às 14:34

Bom dia Brother, da ultima vez que viajei para Europa o meu roteiro na cidae de Amsterdã foi baseado nas tuas dicas, agora estou programando uma segunda viagem e queria fazer algo diferente. Ao contrario do que fiz na primeira vez que foi de Londres a Amsterdã de avião, quero agora ir de Amsterdã a Londres de trem e gostaria de saber quala melhor dica.
Abraços e sucesso.

Daniel Duclos agosto 14, 2012 às 20:42

Fabiano, eu fiz o trajeto de trem Amsterdam – Lodnres – Amsterdam. É preciso baldear em Bruxelas, pra pegar o Eurostar que cruzará o Canal da Mancha. Em Bruxelas é feita a imigração, portanto planeje pra chegar em bruxelas de Amsterdam com bastante antecedência (ao menos uma hora). De Amsterdam pra Bruxelas você pode ir de Thalys, ou de NS. De NS demora mais e é menos confortável, mas é bem mais barato. Sai trem de hora em hora da NS, com a passagem você pode pegar qualquer um. Já com o Tahlys é com horário e assento marcado.

Era isso. Have fun.

Fabricio julho 25, 2012 às 15:22

Ola tudo bem ? Estou indo pra amsteram em setembro e estou adorando suas dicas. Fiquei com uma duvida, como vou ficar tres dias em amsterdam vi que existe a possibilidade de ir a bruxelas, tem como fazer esse passeio tipo bate e volta , ir pela manha e voltar mais a noite ? Abraços

nina julho 31, 2012 às 06:58

FABRICIO…DE AMSTERDAM ATEH BRUXELAS SAO 3 HORAS DE TREM PRA IR E TRES PRA VOLTAR….UM TOTAL DE 6 HORAS… ATEH DAH MAS EH MUITO CORRIDO… VC TEM Q PEGAR O PRIMEIRO TREM,, O IDELA SERIA DORMIR UMA NOITE EM BRUXELAS ,,,

QQ COISA TO AKI…. JAH FUI PRA LAH…HEHEHEH

Nathaly abril 4, 2013 às 19:53

Olá
Vou para Amsterdã no domingo e ficarei la por 4 dias. Quaria ir a Bruxellas por 1 dia pegar o 1º trem e voltar no último. Porém nunca estive lá! Nem em Ams nem em Bru será que me dás umas dicas de onde visitar e passear em Bruxellas! Desço em que estação a Central ?
Ps: hã pretendo ir de trem .
obg

Daniel Duclos abril 16, 2013 às 19:48

Nathaly, em Bruxelas,a Gran Place e arreores é imperdível. O Manekin pis é uma das maiores decepções da Europa, e confesso que não gostei muito do Atomium. Alguém tem mais dicas?

Abraços

Betânia Leal maio 23, 2012 às 15:42

Vou para Amsterdam em junho…e de lá para Bruxelas – Bruges e depois Paris… Gostaria de saber se é tranquilo alugar um carro em Amsterdam e depois fazer todo o trajeto de carro….e devolver esse carro em Paris….
Desde já agradeço….

Retirado de: Como ir de Amsterdam para Bruxelas na Bélgica — Ducs Amsterdam http://www.ducsamsterdam.net/amsterdam-bruxelas-belgica-trem-onibus/#ixzz1vhSTED6d

Márcia fevereiro 26, 2012 às 15:50

Olá Daniel!

Você conhece o site http://www.raileurope.com.br/ ?
Sabe se ele é seguro para comprar?
Obrigada!
Márcia

Susana fevereiro 19, 2012 às 02:02

Oi Tudo bem?
Vou para Amsterdam em abril…e de lá para Bruxelas – Bruges e depois Paris… Gostaria de saber se é tranquilo alugar um carro em Amsterdam e depois fazer todo o trajeto de carro….e devolver esse carro em Paris….
Desde já agradeço…. :)

NINA fevereiro 10, 2012 às 00:53

leonardo sim voce pode comprar antecipadamente a passagem desde que consiga comprar online …. fica a mais ou menos 2 1/2 de trem de amsterdam;;;; ou senao voce pode comprar no dia ou um dia antes da viagem….vou estar em amsterdam dia 4 março…. good lock for you!!

nina

leonardo resende fevereiro 9, 2012 às 22:35

Ei Daniel.
Tudo bem?
Vou fazer minha primeira viagem internacional e estou me atualizando com as informações…
Chego no aeroporto em Amsterdao numa sexta feira.
Fico em Amsterdao de sexta até domingo meio dia.
E no domingo viajo pra Den Bosch onde vou morar por um ano.
Gostaria de saber se posso adquirir antecipadamente a passagem pra Den Bosch, já que chego na sexta feira, pois gostaria de estar com ela em mãos.
Na própria estação central de amsterdao eu posso comprar?

Att,

Leo

Rosana janeiro 11, 2012 às 04:48

Ah, eu fui de ônibus e foi uma aventurazinha. Não tanto o a viagem em si, mas o caminho até o ônibus. E não fui de Amsterdam pra Bruxelas, e sim de Utrecht pra Berlin. Mas como é Eurolines tb, acho que vale contar a experiência.

Escolhi ir de ônibus pq era mais barato e o horário era melhor. Nos horários disponíveis do trem eu ia chegar mais tarde em Berlin, já perdia parte do dia nisso. Eu ia ficar pouco tempo em cada lugar, e embora eu concorde que de trem dá pra aproveitar a paisagem e tal, eu ia viajar de noite mesmo, no bus eu ia chegar de manhã em Berlin, aproveitar mais o dia, e economizar na estadia (além da passagem, que era mais em conta que de trem). Outra vantagem era que não tinha nenhuma baldeação no caminho, dava pra dormir tranquila.

O detalhe é que eu estava em Groningen, fui de trem pra Utrecht. Quando fui comprar a passagem do ônibus na internet, em Groningen, vi que tinha um prazo de entrega e não chegaria a tempo (isso foi em 2008, não sei se agora é diferente). Ok, admito uma certa falta de planejamento, fui ver as passagens bem em cima da hora. O fato é que no site da Eurolines dizia que dava pra comprar a passagem na estação central de Utrecht, e o ponto do ônibus tb era lá, onde eu chegaria de trem, era só comprar na hora, sem problemas, tinha lugar disponível. Ok, fácil. Mas eu cheguei na estação lá pelas 23h, tudo fechando, o onibus saía 0h, e cade o lugar pra comprar a passagem do ônibus? E pior, o ponto do ônibus? Dei mil voltas, perguntei pra um monte de gente, mil informações divergentes e nada.

Nessa correria, aquele medinho batendo de perder o ônibus, sozinha, numa cidade estranha, em pleno inverno, de noite, o que aconteceu? Caí, literalmente, de cara no chão. Esfolei a bochecha, sobrancelha, cortei o lábio. Ninguém pra me ajudar, uma senhora que viu me perguntou onde eu ia (não se eu tava bem, se eu precisava de ajuda, só onde eu ia), balbuciei um “international bus station”, ela soltou um “over there” e se foi. Juntei minhas coisas, já meio brava, os ralados e a dor ficam pra depois, fui na direção apontada e nada. Acabei parando no estacionamento das bikes pra pedir direção e o cara que cuidava lá, em vez de responder onde eu pegava o ônibus, na maior gentileza, pediu o horário de saída, falou que eu tinha tempo e me indicou o banheiro pra eu lavar o rosto. Nesse meio tempo, juntou um pacotinho cheio de band-aid, esparadrapo, antisséptico, gaze, deu na minha mão, falou pra eu me cuidar e magicamente, indicou o lugar certinho onde pegar o ônibus e ainda avisou que a passagem era comprada direto com o motorista.

Enfim, achei. O ponto era uma plaquinha que não devia ter nem 20 cm de diâmetro, presa num poste, com o “e” do logo da Eurolines. Só! Passei mil vezes na frente sem ver, mas nessa hora tinha mais uma mulher, com quem confirmei que eu estava no lugar certo, e logo em seguida, finalmente peguei o ônibus.

Não é a coisa mais confortável do mundo, mas pra quem já tinha viajado de ônibus convencional de Curitiba a Recife, tava ótimo. Era como os ônibus executivos daqui do Brasil, espaço pras pernas (sou alta e sofro nos convencionais), mas sem travesseiro e coberta e outros mimos que as vezes a gte tem por aqui. O banheiro estava nojento. A viagem em si, ok, dormi a maior parte do caminho. Ah, sim, ao contrário daqui do Brasil, que até de madrugada tem as paradas nos postos pra tomar um café, comer alguma coisa, esticar as pernas, o ônibus só parou pra abastecer, mas não era pra ninguém descer. Quer comer, leve um lanche, padrão europeu, normal, hehe.

Ah, e mais um detalhe. Que eu me lembre, não tinha ticket pra bagagem. É na base da confiança. Vc guarda tua mala no bagageiro, vc pega depois. Se tem parada pra alguém descer no caminho, é melhor ficar de olho. Mas confesso que estava cansada, relaxei e confiei que daria tudo certo (e deu).

Pra resumir, não é muito diferente de viajar de ônibus no Brasil. Mas como fui com dinheirinho contado, que ganhei em real pra gastar em euro, a economia valia a pena. E apesar da confusão, depois aproveitei bastante Berlin. De óculos escuros, mesmo com tempo nublado, pra esconder os esfolados, hahaha! ;)

Daniduc, desculpa o cometárioquasepostnaoconvidado, hehe. Adoro o blog, acompanho faz tempo, espero que eu tenha ajudado um pouco! :)

Pedro Heictor dezembro 17, 2011 às 04:39

Daniel,me chamo Pedro e eu e um amigo temos planos de ir para a belgica em fevereiro de 2012.Já perguntei várias coisas ás pessoas q ja foram mais nunca me convenço de que entrarei lá.Um conhecido me disse para ir até a fraça e na hora da escala pegar um trem paris-bruxelas,compensa mesmo?
E gostaria de saber se os times de futebol deixam turista fazer teste ??

nina dezembro 21, 2011 às 03:26

pedro , to na msma duvida qu vc soh que trem de londres belgica….

se alguem puder ajudar… kero fazer um benelux partindo de londres…

obrigado

nina

Daniel Duclos dezembro 23, 2011 às 03:28

Pedro, eu sinceramente não entendi sua dúvida. É sobre a imigração? Eu nunca peguei imigração em Paris nem em Bruxelas pra te dizer, então não sei mesmo. Também desconheço a política dos times de futebol quanto a testes, essa é uma área completamente fora da minha esfera de conhecimento. De toda a forma, boa sorte.

Polyana Bittencourt novembro 24, 2011 às 11:18

Olá, parabéns pelo seviço prestado aqui. Já li muitos posts. Pretendo em janeiro/2012 conhecer Amsterdã. Sairei de Londres e passarei um dia e meio aí. Será que dá pra conhecer a cidade? Obrigada

Daniel Duclos novembro 29, 2011 às 18:00

Bem, sempre dá pra conhecer alguma coisa :) O segredo é ajustar seu programa ao tempo que voce tem. Abs e boa viagem

Beatriz outubro 24, 2011 às 20:06

Oi,
Cheguei em Amsterdam há uns 2 meses. Vira e mexe venho no seu blog a procura de umas dicas. Parabéns, ele é ótimo. Me identifiquei com várias situações.
Desde que cheguei ainda não tive muito tempo para viajar, mas agora que minhas provas acabaram. Estou pensando em ir pra Bélgica, queria saber se você gosta mais de Brugge ou Bruxelas? Vale a pena ficar uma noite em cada ou 2 noites em uma cidade só?
Obrigada

Rosangela julho 13, 2011 às 06:27

Oi Daniel, sera que vc pode me orientar de como ir de Luxemburgo para Amsterda? Trem ou onibus? Onde posso ver preços?
muito grata

Daniel Duclos julho 20, 2011 às 19:00

Oi Rosangela, Luxemburgo não tem conexão direta com Amsterdam de trem, é preciso baldear em Bruxelas. Siga as dicas desse post pra ir de Amsterdam pra Bruxelas e de lá pegue o trem pra Luxemburgo. Pra ver os preços, são os mesmos sites que indiquei aqui nesse artigo. boa viagem.

Raphael março 25, 2011 às 23:13

Oi Daniel
Comprei passagem Londres-Amsterdam via Bruxelas da cia. de trens SNCF. Recebi em casa 2 passagens. A 1a com hora de saída de Londres, chegada em Bruxelas, no. do trem, vagão e assento. A 2a passagem só informa que é de Bruxelas para Amsterdam, valida apenas pro mesmo dia. Minha dúvida é se com essas passagens eu posso sair da estação de trem e curtir algumas horas em Bruxelas, no mesmo dia. Abraços, obrigado.

Daniel Duclos março 25, 2011 às 23:14

Oi Raphael. Acredito que sim.

Bárbara março 20, 2011 às 23:53

Oi Daniel! Estou há dias pesquisando dicas para a viagem que farei em junho a Bruxelas, Amsterdam e Estocolmo e por acaso tive a sorte de me deparar com o seu site. Estava com uma certa insegurança em fazer baldeações pelo interior desses países e com as suas dicas agora, estou + tranquila, pois vou sozinha e meu inglês está more ou less. E aproveitando o seu conhecimento, qual o melhor transporte para eu ir de Amsterdam a Estocolmo? Tem trem? Obrigadíssima e parabéns pelo site.

Paloma março 4, 2011 às 05:00

Olá, Daniel!
Eu e meu marido estaremos pela primeira vez numa viagem ao exterior e por um motivo muito nobre, pois comemoraremos 2 anos de casados. Ficaremos em Paris de 16 a 23 de abril e queremos dar um “pulinho” tipo bate-e-volta de trem até Amsterdam. Você acha necessário comprarmos a passagem ainda no Brasil?
Outra pergunta: Como meu marido é apaixonado por futebol, gostaríamos de saber se há algum jogo (de qualquer que seja o time ou a divisão, acredite!) previsto para aquela semana?
Amamos a irreverência do seu blog! Parabéns!!
Abraços dos baianos aqui!
Obrigada.

Daniel Duclos março 9, 2011 às 17:05

OI Paloma

Eu gosto de comprar as passagens o quanto antes, mas tbm nao é nenhum drama comprar já aqui.

Na verdade eu nào acompanho futebvol então não sei dizer se há jogos nesse dia, mas sempre tem o estádio do Ajax que promove tours guiados, caso não haja jogo. Procure pelo Amsterdam Arena Ajax.

Abs

Mariana fevereiro 21, 2011 às 15:06

Olá Daniel,
Você acha corrido passar um dia apenas em Bruxelas chegando cedo e voltando a noite para Amsterdam?
Obrigada!!

Daniel Duclos março 9, 2011 às 17:03

Oi Mariana: eu pessoalmente acho, mas tem gente que topa. Depende do seu pique. Pra mim 3 hrs de ida mais 3hrs de volta, mais o tempo de deslocamente até a estaçao mais a espera do trem deixam meio corrido. Como eu disse, sei de gente que fez e gostou.

Eduardo fevereiro 20, 2011 às 17:57

Ducs,
Estou comprando pelo site Ns….indo de thalys e baldeando em bruxelles-midi, ele me dá 16 minutos para essa conexão…. curto demais (precisaria de qt tempo ao minimo) ? ou dá tempo ?
Valeu mais uma vez

Daniel Duclos fevereiro 21, 2011 às 16:18

Depende das plataformas. Se for uma aqui e a outra la do outro lado, pode ficar curto e resultar em correria (A midi é bem grande). Se forem proximas, é mais fácil. Eu acho que dá, mas é justo… não pode dar nada errado.

Manuella fevereiro 20, 2011 às 14:08

Olá!

Eu queria saber se comprando a passagem amsterdam-paris, eu posso parar em bruxelas sem problemas…É pq eu queria aproveitar um diazinho em Bruxelas antes de retornar a Paris.

Grata!

Aah, comprei no tgv-europe.

Daniel Duclos fevereiro 20, 2011 às 14:24

Até onde eu saiba não é possivel fazer isso, mas não pesquisei a fundo.

Eduardo fevereiro 16, 2011 às 20:12

Ducs,
Preciso de uma orientaçao:
Vou amsterdam-bruges, indo de Thalys, baldeaçao Bruxelas Sul, para seguir para Bruges:
– Tenho q comprar outro ticket nessa estaçao ou o troco de Thalys apenas ?
– É outro Thalys ou trem normal ?
– Há necessidade desse trajeto (bruxelas-bruges) comprar antecipado ? Qual site se nao for Thalys ?
Grato, mais umavez

Daniel Duclos fevereiro 20, 2011 às 14:23

Tanto qto eu saiba, vc compra o ticket com destino inicial e destino final apenas, não é preciso comprar tickets em cada parada — a Não ser q vc queira fazer assim, pra ter maior flexibilidade, de dias por exemplo.

Até onde eu saiba, é trem normal. Não pesquisei a fundo.

– Eu sempre gosto de comprar antecipado, evita surpresas e em geral consegue-se preço melhor. Mas Não é estritamente necessário. O site é o NSHIspeed, indicado nesse artigo mesmo.

Andrei Silva fevereiro 15, 2011 às 22:01

Eai Daniduc, eu apenas queria te dar os parabens pelo blog, cara eu gostei muito pois é meu sonho ir até ai ehhehe e com certeza seu site vai me ajudar muito a realizar meu sonho. Por inquanto é apenas um sonho mas ao primeiro passo de tornalo realidade eu te aviso so pra vc sabe q to xegando por ai hehe.. e q vc me ajudou muito.
Parabens.. e muitas felicidades à vc e sua esposa.
Abraço

Daniel Duclos fevereiro 20, 2011 às 14:19

Valeu Andrei. Fico feliz de ajudar a manter seu sonho. Tô torcendo pra vc realizá-lo logo!. Grande abraço

Silveira Neto janeiro 25, 2011 às 15:50

Eu fiz essa viagem entre Amsterdam para Bruxelas. Não lembro quanto foi. A estação é muito bem localizada e meu hotel era pertinho. Super prático. Além disso viajar de trem, embora as vezes mais caro é muito mais legal. Dá pra sentir mais as paisagens, o tempo e a distância passando.

Diego janeiro 25, 2011 às 15:20

Bom, já fiz este trajeto de trem, mas pelo trecho Bruxelas-Amsterdam, operado pela cia. Belga (trem vermelho com um “B”, no lugar do “NS” holandês), saí da Brussel-Zuid (Bruxelles-Midi). O que posso dizer é que, como há trens saindo de hora em hora, não é tão necessário comprar com antecedência – salvo algum evento importante onde todos vão pra Amsterdam/Bruxelas.

Falando em descontos, o cara do guichê me perguntou, inclusive sem que eu pedisse nada antes, quantos anos eu tinha. Como estava com 25, ele já selecionou a tarifa reduzida e pronto! Achei muito legal pois eu, cabeça de vento que às vezes sou, vira e mexe pago full fare quanto tenho direito a algum desconto… :D

Abraço!

Daniel Duclos janeiro 25, 2011 às 15:34

Valeu pelas dicas, Diego. Mas só ressaltando pro pessoal que aqui parar, o desconto que você menciona não vale pra trajetos dentro da Holanda operados pela NS e a facilidade de encontrar lugar/preço bom na compra de passagem na hora não se aplica pra Thalys. Abraço!

Hugo janeiro 25, 2011 às 03:59

Mais uma pergunta Daniel – abusando um pouco hoje! rs – o transporte entre cidades aí na holanda além de trem” Há uma ou mais empresas de onibus que cobrem o país? Há um link destas empresas?
Abs.

Daniel Duclos janeiro 25, 2011 às 04:25

O transporte intermunicipal de ônibus na Holanda varia grandemente, mas você não “compra passagem” pra uma viagem, como no Brasil. É pago como um ônibus municipal, via OV-Chipkaart ou com o cobrador/motorista na hora. O que eu queri dizer é que é mais tipo ônibus São Paulo-Osasco do que São Paulo Florianópolis . Pra você ver qual empresa faz qual trajeto, o melhor usar essa dica: http://www.ducsamsterdam.net/dicas-locais-de-amsterdam-que-os-turistas-em-geral-nao-conhecem/#rotas e selecionar só “bus”.

Hugo janeiro 25, 2011 às 03:13

hehehe, Vlw!!Tinha acabado de ler o tópico e vi postar q já tinha achado a resposta!! Abraçao!

Hugo janeiro 25, 2011 às 02:56

Boa Daniel, uma dúvida me surgiu ao ver o site da NS! Estou analisando ir de Maastricht para Amsterdam de trem, e pegando um trem de 2ª classe há uma opção com tarifa com desconto!

Vc saberia me dizer a quem se destina esses descontos (jovens, estudantes, menos de 26 anos, ets)?? Não encontrei algumas especificação no site deles!
Abraços

Daniel Duclos janeiro 25, 2011 às 03:03

A tarifa com desconto de 40% é pra quem tem o cartão de desconto pra horário fora de pico. Expliquei melhor aqui: http://www.ducsamsterdam.net/5-maneiras-economizar-holanda/ (veja ítem 2!) Crianças entre 4 e 11 anos sempre pagam com desconto.

Eduardo Alex janeiro 25, 2011 às 00:36

- vou vir de Paris e passar o dia em Bruxelas e pegar o trem a noite para amsterda. sera que tem guarda volumes na estacao central de bruxelas?

Daniel Duclos janeiro 25, 2011 às 00:48

Como regra geral, as estações de trem grandes (e às vezes algumas pequenas também) têm guarda volumes.

Taís março 28, 2012 às 04:38

Exatamente o que pretendo fazer! Iria direto de Paris a Amsterdam, mas juro que fiquei com uma certa pena de atravessar a Bélgica sem parar!

Taís março 28, 2012 às 04:39

Ah! mas vou pela estação MIDI.

{ 4 trackbacks }

Previous post:

Next post: